Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negreiros, Fauston
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa, Carolina Machado de, Moura, Francisca Kétsia Lourenço Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8910
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar como ocorrem as práticas pedagógicas psicomotoras na escola de Educação Infantil e qual a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança. Utilizou-se abordagem qualitativa, etnográfica e descritiva. Realizou-se observação não participante, diários de campo e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados de acordo com a técnica da Hermenêutica de Profundidade, seguindo três etapas: análise sócio-histórica; análise Formal ou Discursiva e (Re) Interpretação. Os resultados revelaram que as práticas psicomotoras utilizadas pelas professoras de Educação Infantil da escola analisada são atividades voltadas às brincadeiras, canções, recorte, colagem, pintura, massinha de modelar e o desenvolvimento da coordenação motora. Apesar da instituição escolar ser muito pequena e não disponibilizar materiais para que a psicomotricidade possa ser estimulada de forma mais ampla, as educadoras se esforçam com o que tem para que os aspectos psicomotores sejam realizadas com as crianças, pois elas sabem da importância dessa ciência para o desenvolvimento integral infantil, englobando o lado motor, psíquico e afetivo.Palavras- Chaves: Psicomotricidade. Práticas.  Educação infantil. Psychomotricity and pedagogical practices in the context of Early Childhood Education: a school ethnographyABSTRACTThe study aims to analyze how the psychomotor pedagogical practices occur in the School of Early Childhood Education and what is the importance of psychomotricity for the development of the child. A qualitative, ethnographic and descriptive approach was used. Non-participant observation, field diaries and semi-structured interviews were carried out. The data were analyzed according to the Depth Hermeneutics technique, following three stages: sociohistorical analysis; Formal or Discursive analysis and (Re) Interpretation. The results showed that the psychomotor practices used by the teachers of Early Childhood Education of the analyzed school are activities related to the games, songs, cut, collage, painting, modeling clay and the development of motor coordination. Although the school institution is very small and does not provide materials for psychomotricity to develop, the educators strive with what they have for the psychomotor aspects to be carried out with the children, because they know the importance of this science for the integral development of the child, encompassing the motor, psychic and affective side.Keywords: Psychomotricity. Practices. Child education Psicomotricidad y prácticas pedagógicas en el contexto de la Educación Infantil: una etnografía escolarRESUMENEl estudio tiene como objetivo analizar cómo ocurren las prácticas pedagógicas psicomotoras en la escuela de Educación Infantil y cuál es la importancia de la psicomotricidad para el desarrollo del niño. Se utilizó el abordaje cualitativo, etnográfico y descriptivo. Se realizó observación no participante, diarios de campo y entrevistas semiestructuradas. Los datos fueron analizados de acuerdo con la técnica de la Hermenéutica de Profundidad, siguiendo tres etapas: análisis sociohistórico, análisis formal o discursivo y (re) interpretación. Los resultados evidencian que las prácticas psicomotoras utilizadas por las profesoras de Educación Infantil de la escuela investigada son actividades direccionadas a la jugada, canciones, recorte, collage, pintura, modelaje y el desarrollo de la coordinación motora. A pesar de la institución escolar ser muy pequeña y no brindar materiales para que la psicomotricidad pueda ser estimulada de forma más amplia, las educadoras se esfuerzan con lo que tienen para que los aspectos psicomotrices sean realizados con los niños, pues ellas saben la importancia de dicho aspecto para el desarrollo integral infantil, englobando el lado motor, psíquico y afectivo.Palabras clave: Psicomotricidad. Prácticas. Educación Infantil.
id UFMA-3_043d771f557d3b766f0a490520102589
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8910
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolarPsicomotricidade. Práticas. Educação infantil.O estudo tem como objetivo analisar como ocorrem as práticas pedagógicas psicomotoras na escola de Educação Infantil e qual a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança. Utilizou-se abordagem qualitativa, etnográfica e descritiva. Realizou-se observação não participante, diários de campo e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados de acordo com a técnica da Hermenêutica de Profundidade, seguindo três etapas: análise sócio-histórica; análise Formal ou Discursiva e (Re) Interpretação. Os resultados revelaram que as práticas psicomotoras utilizadas pelas professoras de Educação Infantil da escola analisada são atividades voltadas às brincadeiras, canções, recorte, colagem, pintura, massinha de modelar e o desenvolvimento da coordenação motora. Apesar da instituição escolar ser muito pequena e não disponibilizar materiais para que a psicomotricidade possa ser estimulada de forma mais ampla, as educadoras se esforçam com o que tem para que os aspectos psicomotores sejam realizadas com as crianças, pois elas sabem da importância dessa ciência para o desenvolvimento integral infantil, englobando o lado motor, psíquico e afetivo.Palavras- Chaves: Psicomotricidade. Práticas.  Educação infantil. Psychomotricity and pedagogical practices in the context of Early Childhood Education: a school ethnographyABSTRACTThe study aims to analyze how the psychomotor pedagogical practices occur in the School of Early Childhood Education and what is the importance of psychomotricity for the development of the child. A qualitative, ethnographic and descriptive approach was used. Non-participant observation, field diaries and semi-structured interviews were carried out. The data were analyzed according to the Depth Hermeneutics technique, following three stages: sociohistorical analysis; Formal or Discursive analysis and (Re) Interpretation. The results showed that the psychomotor practices used by the teachers of Early Childhood Education of the analyzed school are activities related to the games, songs, cut, collage, painting, modeling clay and the development of motor coordination. Although the school institution is very small and does not provide materials for psychomotricity to develop, the educators strive with what they have for the psychomotor aspects to be carried out with the children, because they know the importance of this science for the integral development of the child, encompassing the motor, psychic and affective side.Keywords: Psychomotricity. Practices. Child education Psicomotricidad y prácticas pedagógicas en el contexto de la Educación Infantil: una etnografía escolarRESUMENEl estudio tiene como objetivo analizar cómo ocurren las prácticas pedagógicas psicomotoras en la escuela de Educación Infantil y cuál es la importancia de la psicomotricidad para el desarrollo del niño. Se utilizó el abordaje cualitativo, etnográfico y descriptivo. Se realizó observación no participante, diarios de campo y entrevistas semiestructuradas. Los datos fueron analizados de acuerdo con la técnica de la Hermenéutica de Profundidad, siguiendo tres etapas: análisis sociohistórico, análisis formal o discursivo y (re) interpretación. Los resultados evidencian que las prácticas psicomotoras utilizadas por las profesoras de Educación Infantil de la escuela investigada son actividades direccionadas a la jugada, canciones, recorte, collage, pintura, modelaje y el desarrollo de la coordinación motora. A pesar de la institución escolar ser muy pequeña y no brindar materiales para que la psicomotricidad pueda ser estimulada de forma más amplia, las educadoras se esfuerzan con lo que tienen para que los aspectos psicomotrices sean realizados con los niños, pues ellas saben la importancia de dicho aspecto para el desarrollo integral infantil, englobando el lado motor, psíquico y afectivo.Palabras clave: Psicomotricidad. Prácticas. Educación Infantil.Universidade Federal do Maranhão2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/891010.18764/2358-4319.v11n1p130-151Revista Educação e Emancipação; v.11, n. 1, jan./abr. 2018; p.130-1512358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8910/5399Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNegreiros, FaustonSousa, Carolina Machado deMoura, Francisca Kétsia Lourenço Gomes de2018-11-28T13:44:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8910Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-11-28T13:44:53Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
title Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
spellingShingle Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
Negreiros, Fauston
Psicomotricidade. Práticas. Educação infantil.
title_short Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
title_full Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
title_fullStr Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
title_full_unstemmed Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
title_sort Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
author Negreiros, Fauston
author_facet Negreiros, Fauston
Sousa, Carolina Machado de
Moura, Francisca Kétsia Lourenço Gomes de
author_role author
author2 Sousa, Carolina Machado de
Moura, Francisca Kétsia Lourenço Gomes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Negreiros, Fauston
Sousa, Carolina Machado de
Moura, Francisca Kétsia Lourenço Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade. Práticas. Educação infantil.
topic Psicomotricidade. Práticas. Educação infantil.
description O estudo tem como objetivo analisar como ocorrem as práticas pedagógicas psicomotoras na escola de Educação Infantil e qual a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança. Utilizou-se abordagem qualitativa, etnográfica e descritiva. Realizou-se observação não participante, diários de campo e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados de acordo com a técnica da Hermenêutica de Profundidade, seguindo três etapas: análise sócio-histórica; análise Formal ou Discursiva e (Re) Interpretação. Os resultados revelaram que as práticas psicomotoras utilizadas pelas professoras de Educação Infantil da escola analisada são atividades voltadas às brincadeiras, canções, recorte, colagem, pintura, massinha de modelar e o desenvolvimento da coordenação motora. Apesar da instituição escolar ser muito pequena e não disponibilizar materiais para que a psicomotricidade possa ser estimulada de forma mais ampla, as educadoras se esforçam com o que tem para que os aspectos psicomotores sejam realizadas com as crianças, pois elas sabem da importância dessa ciência para o desenvolvimento integral infantil, englobando o lado motor, psíquico e afetivo.Palavras- Chaves: Psicomotricidade. Práticas.  Educação infantil. Psychomotricity and pedagogical practices in the context of Early Childhood Education: a school ethnographyABSTRACTThe study aims to analyze how the psychomotor pedagogical practices occur in the School of Early Childhood Education and what is the importance of psychomotricity for the development of the child. A qualitative, ethnographic and descriptive approach was used. Non-participant observation, field diaries and semi-structured interviews were carried out. The data were analyzed according to the Depth Hermeneutics technique, following three stages: sociohistorical analysis; Formal or Discursive analysis and (Re) Interpretation. The results showed that the psychomotor practices used by the teachers of Early Childhood Education of the analyzed school are activities related to the games, songs, cut, collage, painting, modeling clay and the development of motor coordination. Although the school institution is very small and does not provide materials for psychomotricity to develop, the educators strive with what they have for the psychomotor aspects to be carried out with the children, because they know the importance of this science for the integral development of the child, encompassing the motor, psychic and affective side.Keywords: Psychomotricity. Practices. Child education Psicomotricidad y prácticas pedagógicas en el contexto de la Educación Infantil: una etnografía escolarRESUMENEl estudio tiene como objetivo analizar cómo ocurren las prácticas pedagógicas psicomotoras en la escuela de Educación Infantil y cuál es la importancia de la psicomotricidad para el desarrollo del niño. Se utilizó el abordaje cualitativo, etnográfico y descriptivo. Se realizó observación no participante, diarios de campo y entrevistas semiestructuradas. Los datos fueron analizados de acuerdo con la técnica de la Hermenéutica de Profundidad, siguiendo tres etapas: análisis sociohistórico, análisis formal o discursivo y (re) interpretación. Los resultados evidencian que las prácticas psicomotoras utilizadas por las profesoras de Educación Infantil de la escuela investigada son actividades direccionadas a la jugada, canciones, recorte, collage, pintura, modelaje y el desarrollo de la coordinación motora. A pesar de la institución escolar ser muy pequeña y no brindar materiales para que la psicomotricidad pueda ser estimulada de forma más amplia, las educadoras se esfuerzan con lo que tienen para que los aspectos psicomotrices sean realizados con los niños, pues ellas saben la importancia de dicho aspecto para el desarrollo integral infantil, englobando el lado motor, psíquico y afectivo.Palabras clave: Psicomotricidad. Prácticas. Educación Infantil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8910
10.18764/2358-4319.v11n1p130-151
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8910
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v11n1p130-151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8910/5399
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.11, n. 1, jan./abr. 2018; p.130-151
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320668372992