Interseccionalidade e imagens de controle: os conceitos de raça, gênero e infância e a constituição da autoidentificação de meninas negras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Ana Maria
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Costa, Juliana dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21551
Resumo: Intersectionality, a concept originally developed by Black women, highlights inequalities and oppressions within the social structure. Thinking in an intersectional way refers to the recognition of multiple exclusions. It is about how the identity of a social group is influenced not only by racism but also by other structures and oppressions when considering data related to ethnicity, gender, and socio-economic context. This article aims to relate fundamental concepts such as identity, race, ethnicity, and childhood to fuel the debate about the social space of Black girls in Brazil. To achieve this goal, a qualitative approach was adopted, developed through bibliographic research, prioritizing the work of Black researchers to contribute to the reflection on environments and relationships that foster the development of a positive Black identity.  
id UFMA-3_09778ae369b6cb380e19ae5851e60334
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21551
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Interseccionalidade e imagens de controle: os conceitos de raça, gênero e infância e a constituição da autoidentificação de meninas negras Intersectionality and controlling images: the concepts of race, gender, and childhood and the formation of selft-identification for black gilrs Interseccionalidad y imagen de control: los conceptos de raza, género e infancia y la construcción de la autoidentificación de niñas negras educação antirracistainterseccionalidade menina negraRacismoInfância Negraeducación antirracistainterseccionalidadniña negraanti-racist educationintersectionalityblack girlIntersectionality, a concept originally developed by Black women, highlights inequalities and oppressions within the social structure. Thinking in an intersectional way refers to the recognition of multiple exclusions. It is about how the identity of a social group is influenced not only by racism but also by other structures and oppressions when considering data related to ethnicity, gender, and socio-economic context. This article aims to relate fundamental concepts such as identity, race, ethnicity, and childhood to fuel the debate about the social space of Black girls in Brazil. To achieve this goal, a qualitative approach was adopted, developed through bibliographic research, prioritizing the work of Black researchers to contribute to the reflection on environments and relationships that foster the development of a positive Black identity.  La interseccionalidad, un concepto elaborado originalmente por mujeres negras, pone de relieve las desigualdades y opresiones dentro de la estructura social. Pensar de manera interseccional alude a la revelación de múltiples exclusiones. Se trata de cómo la identidad de un grupo social está atravesada no solo por el racismo, sino también por otras estructuras y opresiones al considerar conjuntamente datos relacionados con la etnia, el género y el contexto socioeconómico. Este artículo tiene como objetivo relacionar conceptos fundamentales como identidad, raza, etnia e infancia para alimentar el debate sobre el espacio social de las niñas negras en Brasil. Para lograr este objetivo, se adoptó un enfoque cualitativo, desarrollado a través de investigación bibliográfica, priorizando la producción de investigadores negros y negras para contribuir a la reflexión sobre entornos y relaciones favorables a la construcción de una identidad negra positiva.A interseccionalidade, conceito elaborado originariamente por mulheres negras, evidencia desigualdades e opressões dentro da estrutura social. Pensar de modo interseccional alude à revelação das múltiplas exclusões. Trata-se de como a identidade de um grupo social é perpassado não só pelo racismo como por outras estruturas e opressões ao considerar conjuntamente dados relacionados à etnia, gênero e contexto socioeconômico.  Este artigo visa a relacionar conceitos fundamentais como: identidade, raça, etnia e infância a fim de alimentar o debate sobre o espaço social das meninas negras no Brasil. Para atingir este objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica priorizando a produção de pesquisadores negros e negras com o intuito de contribuir para a reflexão sobre ambientes e relações favoráveis à edificação de uma identidade negra positiva.Universidade Federal do Maranhão2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2155110.18764/2358-4319v16n3.2023.44Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023; 174-2022358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21551/12119Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKlein, Ana MariaCosta, Juliana dos Santos2023-11-20T21:20:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21551Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-11-20T21:20:13Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Interseccionalidade e imagens de controle: os conceitos de raça, gênero e infância e a constituição da autoidentificação de meninas negras
Intersectionality and controlling images: the concepts of race, gender, and childhood and the formation of selft-identification for black gilrs
Interseccionalidad y imagen de control: los conceptos de raza, género e infancia y la construcción de la autoidentificación de niñas negras
title Interseccionalidade e imagens de controle: os conceitos de raça, gênero e infância e a constituição da autoidentificação de meninas negras
spellingShingle Interseccionalidade e imagens de controle: os conceitos de raça, gênero e infância e a constituição da autoidentificação de meninas negras
Klein, Ana Maria
educação antirracista
interseccionalidade
menina negra
Racismo
Infância Negra
educación antirracista
interseccionalidad
niña negra
anti-racist education
intersectionality
black girl
title_short Interseccionalidade e imagens de controle: os conceitos de raça, gênero e infância e a constituição da autoidentificação de meninas negras
title_full Interseccionalidade e imagens de controle: os conceitos de raça, gênero e infância e a constituição da autoidentificação de meninas negras
title_fullStr Interseccionalidade e imagens de controle: os conceitos de raça, gênero e infância e a constituição da autoidentificação de meninas negras
title_full_unstemmed Interseccionalidade e imagens de controle: os conceitos de raça, gênero e infância e a constituição da autoidentificação de meninas negras
title_sort Interseccionalidade e imagens de controle: os conceitos de raça, gênero e infância e a constituição da autoidentificação de meninas negras
author Klein, Ana Maria
author_facet Klein, Ana Maria
Costa, Juliana dos Santos
author_role author
author2 Costa, Juliana dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Ana Maria
Costa, Juliana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv educação antirracista
interseccionalidade
menina negra
Racismo
Infância Negra
educación antirracista
interseccionalidad
niña negra
anti-racist education
intersectionality
black girl
topic educação antirracista
interseccionalidade
menina negra
Racismo
Infância Negra
educación antirracista
interseccionalidad
niña negra
anti-racist education
intersectionality
black girl
description Intersectionality, a concept originally developed by Black women, highlights inequalities and oppressions within the social structure. Thinking in an intersectional way refers to the recognition of multiple exclusions. It is about how the identity of a social group is influenced not only by racism but also by other structures and oppressions when considering data related to ethnicity, gender, and socio-economic context. This article aims to relate fundamental concepts such as identity, race, ethnicity, and childhood to fuel the debate about the social space of Black girls in Brazil. To achieve this goal, a qualitative approach was adopted, developed through bibliographic research, prioritizing the work of Black researchers to contribute to the reflection on environments and relationships that foster the development of a positive Black identity.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21551
10.18764/2358-4319v16n3.2023.44
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21551
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v16n3.2023.44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21551/12119
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023; 174-202
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711322486603776