O Ensino Médio no Brasil e o Instituto UNIBANCO: um caso de privatização da educação pública e as implicações para o trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Maria Raquel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4982
Resumo: RESUMOEste artigo analisa as implicações do Programa Jovem de Futuro, para a gestão da educação e das escolas de ensino médio no âmbito da parceria efetivada entre o público, representado pelo MEC, e o privado, pelo Instituto Unibanco, para efetivação do Programa nas redes estaduais de ensino. Parte do pressuposto de que a redefinição do papel do Estado ocorre como consequência da crise atual do capital e pelas estratégias de superação através das ações do Estado, fomentando reformas na educação no Brasil e no mundo. Dessa forma, analisaremos, neste artigo, como ocorre a privatização do público na proposta do Instituto Unibanco através do Programa Jovem de Futuro, abordando as implicações para o trabalho docente através da análise do conteúdo da proposta de gestão do programa.Palavras-chave: Gestão. Privatização. Programa Jovem de Futuro.ABSTRACTThis article analyzes the implications of Youth of Future Program for the management of education and high schools within the effective partnership between the public, epresented by MEC, and private, by Unibanco Institute, for realization of the program in state education networks. It assumes that the redefinition of the state’s role is as a result of the current crisis in the capital and the coping strategies through state actions, fostering reforms in education in Brazil and worldwide. Thus, we will analyze in this article, how privatization of the public occurs by the proposal of Unibanco Institute through the Youth of Future Program, addressing the implications for teaching by analyzing the content of the program management proposal.Keywords: Management. Privatization. Youth of Future Program.RESUMENEste artículo analisa las implicaciones del Programa Joven de Futuro, para la gestión de la educación y de la sescuelas secundarias en el ámbito de la asociación efectiva entre el público, representado por el MEC, y privado, por el Instituto Unibanco, para la efectivación del Programa en el sistema escolar estatal. Parte de la presuposición de que la redefinición del papel del Estado ocurre como consecuencia de la crisis actual del capital y por las estrategias de superación a través de las acciones del Estado, fomentando reformas en la educación en Brasil y en el mundo. Por lo tanto, analizaremos, en este artículo, como ocurre la privatización del público en la propuesta del Instituto Unibanco a través del Programa Joven de Futuro, enfocando las implicaciones para el trabajo docente mediante el análisis del contenido de la propuesta de gestión del programa.Palabras clave: Gestión. Privatización. Programa Jovem de Futuro.
id UFMA-3_0b30f4f1f2f66036015e74d5bfee7d63
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4982
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling O Ensino Médio no Brasil e o Instituto UNIBANCO: um caso de privatização da educação pública e as implicações para o trabalho docenteGestão. Privatização. Programa Jovem de Futuro.RESUMOEste artigo analisa as implicações do Programa Jovem de Futuro, para a gestão da educação e das escolas de ensino médio no âmbito da parceria efetivada entre o público, representado pelo MEC, e o privado, pelo Instituto Unibanco, para efetivação do Programa nas redes estaduais de ensino. Parte do pressuposto de que a redefinição do papel do Estado ocorre como consequência da crise atual do capital e pelas estratégias de superação através das ações do Estado, fomentando reformas na educação no Brasil e no mundo. Dessa forma, analisaremos, neste artigo, como ocorre a privatização do público na proposta do Instituto Unibanco através do Programa Jovem de Futuro, abordando as implicações para o trabalho docente através da análise do conteúdo da proposta de gestão do programa.Palavras-chave: Gestão. Privatização. Programa Jovem de Futuro.ABSTRACTThis article analyzes the implications of Youth of Future Program for the management of education and high schools within the effective partnership between the public, epresented by MEC, and private, by Unibanco Institute, for realization of the program in state education networks. It assumes that the redefinition of the state’s role is as a result of the current crisis in the capital and the coping strategies through state actions, fostering reforms in education in Brazil and worldwide. Thus, we will analyze in this article, how privatization of the public occurs by the proposal of Unibanco Institute through the Youth of Future Program, addressing the implications for teaching by analyzing the content of the program management proposal.Keywords: Management. Privatization. Youth of Future Program.RESUMENEste artículo analisa las implicaciones del Programa Joven de Futuro, para la gestión de la educación y de la sescuelas secundarias en el ámbito de la asociación efectiva entre el público, representado por el MEC, y privado, por el Instituto Unibanco, para la efectivación del Programa en el sistema escolar estatal. Parte de la presuposición de que la redefinición del papel del Estado ocurre como consecuencia de la crisis actual del capital y por las estrategias de superación a través de las acciones del Estado, fomentando reformas en la educación en Brasil y en el mundo. Por lo tanto, analizaremos, en este artículo, como ocurre la privatización del público en la propuesta del Instituto Unibanco a través del Programa Joven de Futuro, enfocando las implicaciones para el trabajo docente mediante el análisis del contenido de la propuesta de gestión del programa.Palabras clave: Gestión. Privatización. Programa Jovem de Futuro.Universidade Federal do Maranhão2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/498210.18764/2358-4319.v9n1p122-139Revista Educação e Emancipação; v.9, n.1, jan./jun. 2016; p. 122-1392358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4982/3062Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Maria Raquel2017-06-25T06:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4982Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:08:55Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Médio no Brasil e o Instituto UNIBANCO: um caso de privatização da educação pública e as implicações para o trabalho docente
title O Ensino Médio no Brasil e o Instituto UNIBANCO: um caso de privatização da educação pública e as implicações para o trabalho docente
spellingShingle O Ensino Médio no Brasil e o Instituto UNIBANCO: um caso de privatização da educação pública e as implicações para o trabalho docente
Caetano, Maria Raquel
Gestão. Privatização. Programa Jovem de Futuro.
title_short O Ensino Médio no Brasil e o Instituto UNIBANCO: um caso de privatização da educação pública e as implicações para o trabalho docente
title_full O Ensino Médio no Brasil e o Instituto UNIBANCO: um caso de privatização da educação pública e as implicações para o trabalho docente
title_fullStr O Ensino Médio no Brasil e o Instituto UNIBANCO: um caso de privatização da educação pública e as implicações para o trabalho docente
title_full_unstemmed O Ensino Médio no Brasil e o Instituto UNIBANCO: um caso de privatização da educação pública e as implicações para o trabalho docente
title_sort O Ensino Médio no Brasil e o Instituto UNIBANCO: um caso de privatização da educação pública e as implicações para o trabalho docente
author Caetano, Maria Raquel
author_facet Caetano, Maria Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Maria Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão. Privatização. Programa Jovem de Futuro.
topic Gestão. Privatização. Programa Jovem de Futuro.
description RESUMOEste artigo analisa as implicações do Programa Jovem de Futuro, para a gestão da educação e das escolas de ensino médio no âmbito da parceria efetivada entre o público, representado pelo MEC, e o privado, pelo Instituto Unibanco, para efetivação do Programa nas redes estaduais de ensino. Parte do pressuposto de que a redefinição do papel do Estado ocorre como consequência da crise atual do capital e pelas estratégias de superação através das ações do Estado, fomentando reformas na educação no Brasil e no mundo. Dessa forma, analisaremos, neste artigo, como ocorre a privatização do público na proposta do Instituto Unibanco através do Programa Jovem de Futuro, abordando as implicações para o trabalho docente através da análise do conteúdo da proposta de gestão do programa.Palavras-chave: Gestão. Privatização. Programa Jovem de Futuro.ABSTRACTThis article analyzes the implications of Youth of Future Program for the management of education and high schools within the effective partnership between the public, epresented by MEC, and private, by Unibanco Institute, for realization of the program in state education networks. It assumes that the redefinition of the state’s role is as a result of the current crisis in the capital and the coping strategies through state actions, fostering reforms in education in Brazil and worldwide. Thus, we will analyze in this article, how privatization of the public occurs by the proposal of Unibanco Institute through the Youth of Future Program, addressing the implications for teaching by analyzing the content of the program management proposal.Keywords: Management. Privatization. Youth of Future Program.RESUMENEste artículo analisa las implicaciones del Programa Joven de Futuro, para la gestión de la educación y de la sescuelas secundarias en el ámbito de la asociación efectiva entre el público, representado por el MEC, y privado, por el Instituto Unibanco, para la efectivación del Programa en el sistema escolar estatal. Parte de la presuposición de que la redefinición del papel del Estado ocurre como consecuencia de la crisis actual del capital y por las estrategias de superación a través de las acciones del Estado, fomentando reformas en la educación en Brasil y en el mundo. Por lo tanto, analizaremos, en este artículo, como ocurre la privatización del público en la propuesta del Instituto Unibanco a través del Programa Joven de Futuro, enfocando las implicaciones para el trabajo docente mediante el análisis del contenido de la propuesta de gestión del programa.Palabras clave: Gestión. Privatización. Programa Jovem de Futuro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4982
10.18764/2358-4319.v9n1p122-139
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4982
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v9n1p122-139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4982/3062
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.9, n.1, jan./jun. 2016; p. 122-139
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320113676288