PROJETO JOVEM DE FUTURO: UMA TECNOLOGIA DO INSTITUTO UNIBANCO PARA A GESTÃO DE ESCOLAS PÚBICAS DE ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Regina Tereza Cestari de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Balduino, Maria Aparecida Canale
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9794
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre o público e o privado na Educação Básica. Para tanto, focaliza o Projeto Jovem de Futuro, apresentado pelo Instituto Unibanco, pré-qualificado no Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC), efetivado por meio de parceria realizada com o MEC, governos dos estados (Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí) e o Instituto, no âmbito do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, para a gestão de escolas de Ensino Médio. Mostra que se trata de proposta de gestão escolar para resultados, com base na lógica de mercado e busca problematizar, mediante análise documental, as orientações do Programa, que influenciam as políticas educacionais brasileiras para o Ensino Médio.
id UNESP-7_013496339b7e58b0752a79a057c1a0d5
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9794
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling PROJETO JOVEM DE FUTURO: UMA TECNOLOGIA DO INSTITUTO UNIBANCO PARA A GESTÃO DE ESCOLAS PÚBICAS DE ENSINO MÉDIOpolíticas educacionaisParceria público-privada na educaçãoTerceiro setorProjeto Jovem de FuturoGestão escolar por resultadosEste artigo tem como objetivo discutir a relação entre o público e o privado na Educação Básica. Para tanto, focaliza o Projeto Jovem de Futuro, apresentado pelo Instituto Unibanco, pré-qualificado no Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC), efetivado por meio de parceria realizada com o MEC, governos dos estados (Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí) e o Instituto, no âmbito do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, para a gestão de escolas de Ensino Médio. Mostra que se trata de proposta de gestão escolar para resultados, com base na lógica de mercado e busca problematizar, mediante análise documental, as orientações do Programa, que influenciam as políticas educacionais brasileiras para o Ensino Médio.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/979410.18675/1981-8106.vol25.n50.p534-548Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 534-548Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 534-548Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 534-5481981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9794/7333https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9794/10446Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Regina Tereza Cestari deBalduino, Maria Aparecida Canale2018-04-11T13:52:20Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9794Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T13:52:20EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO JOVEM DE FUTURO: UMA TECNOLOGIA DO INSTITUTO UNIBANCO PARA A GESTÃO DE ESCOLAS PÚBICAS DE ENSINO MÉDIO
title PROJETO JOVEM DE FUTURO: UMA TECNOLOGIA DO INSTITUTO UNIBANCO PARA A GESTÃO DE ESCOLAS PÚBICAS DE ENSINO MÉDIO
spellingShingle PROJETO JOVEM DE FUTURO: UMA TECNOLOGIA DO INSTITUTO UNIBANCO PARA A GESTÃO DE ESCOLAS PÚBICAS DE ENSINO MÉDIO
Oliveira, Regina Tereza Cestari de
políticas educacionais
Parceria público-privada na educação
Terceiro setor
Projeto Jovem de Futuro
Gestão escolar por resultados
title_short PROJETO JOVEM DE FUTURO: UMA TECNOLOGIA DO INSTITUTO UNIBANCO PARA A GESTÃO DE ESCOLAS PÚBICAS DE ENSINO MÉDIO
title_full PROJETO JOVEM DE FUTURO: UMA TECNOLOGIA DO INSTITUTO UNIBANCO PARA A GESTÃO DE ESCOLAS PÚBICAS DE ENSINO MÉDIO
title_fullStr PROJETO JOVEM DE FUTURO: UMA TECNOLOGIA DO INSTITUTO UNIBANCO PARA A GESTÃO DE ESCOLAS PÚBICAS DE ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed PROJETO JOVEM DE FUTURO: UMA TECNOLOGIA DO INSTITUTO UNIBANCO PARA A GESTÃO DE ESCOLAS PÚBICAS DE ENSINO MÉDIO
title_sort PROJETO JOVEM DE FUTURO: UMA TECNOLOGIA DO INSTITUTO UNIBANCO PARA A GESTÃO DE ESCOLAS PÚBICAS DE ENSINO MÉDIO
author Oliveira, Regina Tereza Cestari de
author_facet Oliveira, Regina Tereza Cestari de
Balduino, Maria Aparecida Canale
author_role author
author2 Balduino, Maria Aparecida Canale
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Regina Tereza Cestari de
Balduino, Maria Aparecida Canale
dc.subject.por.fl_str_mv políticas educacionais
Parceria público-privada na educação
Terceiro setor
Projeto Jovem de Futuro
Gestão escolar por resultados
topic políticas educacionais
Parceria público-privada na educação
Terceiro setor
Projeto Jovem de Futuro
Gestão escolar por resultados
description Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre o público e o privado na Educação Básica. Para tanto, focaliza o Projeto Jovem de Futuro, apresentado pelo Instituto Unibanco, pré-qualificado no Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC), efetivado por meio de parceria realizada com o MEC, governos dos estados (Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí) e o Instituto, no âmbito do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, para a gestão de escolas de Ensino Médio. Mostra que se trata de proposta de gestão escolar para resultados, com base na lógica de mercado e busca problematizar, mediante análise documental, as orientações do Programa, que influenciam as políticas educacionais brasileiras para o Ensino Médio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9794
10.18675/1981-8106.vol25.n50.p534-548
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9794
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.vol25.n50.p534-548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9794/7333
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9794/10446
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 534-548
Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 534-548
Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 534-548
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215812425908224