A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Heloísa Barreto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Solange Mary Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2582
Resumo: O presente estudo buscou investigar de que forma o professor pode utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC na prática docente como uma ferramenta de aprendizagem significativa dos discentes da Educação Básica. Frente às inovações tecnológicas, a escola pública precisa se preparar para ensinar aos alunos a usar produtivamente as ferramentas digitais, cabendo ao professor apreender as competências técnicas que lhe são impostas para cumprir seus propósitos pedagógicos. Seu preparo engloba não só a utilização dos instrumentos tecnológicos, mas também o domínio crítico de seu uso de acordo com os princípios fundamentais da educação, sem se sentir subjugado a eles. Esta investigação norteou-se por uma metodologia qualitativa com abordagem na pesquisa-ação, tendo como finalidade estabelecer uma relação direta com uma ação coletiva, de modo cooperativo e participativo, entre pesquisadores e participantes envolvidos. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a realização de um grupo focal e de oficinas com os professores. Estes perceberam a compreensão acerca da importância das tecnologias e as dificuldades que enfrentam para utilizá-las nas suas atividades escolares.Palavras-chave: Tecnologia. Formação. Prática docente.AbstractThis study investigates how a teacher can use Information and Communication Technologies - ICT in teaching practices as a tool for meaningful learning of students of Basic Education. In the face of technological innovations, the public school must be prepared to teach students how to use digital tools productively, whereas the teacher has to acquire the technical competences that are imposed to them to fulfill their pedagogical purposes. Their preparation includes not only the use of technological tools, but also the critical domain of their use according to the fundamental principles of education, without feeling overwhelmed by them. This research is based on a qualitative methodology with an action research approach, and aims to establish a direct relationship with a collective action, in a cooperative and participative way, in which researchers and participants are involved. Literature research, conduction of a focus group, and workshops with teachers were used as instruments of data collection. The teachers realized the importance of understanding the technologies and the difficulties they face up to use them in their school activities.Keywords: Technology. Training. Teaching practice.
id UFMA-3_0f5032576aac5f8efa8bc1d951920b9d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2582
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicaçãoTecnologiaFormaçãoPrática docenteO presente estudo buscou investigar de que forma o professor pode utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC na prática docente como uma ferramenta de aprendizagem significativa dos discentes da Educação Básica. Frente às inovações tecnológicas, a escola pública precisa se preparar para ensinar aos alunos a usar produtivamente as ferramentas digitais, cabendo ao professor apreender as competências técnicas que lhe são impostas para cumprir seus propósitos pedagógicos. Seu preparo engloba não só a utilização dos instrumentos tecnológicos, mas também o domínio crítico de seu uso de acordo com os princípios fundamentais da educação, sem se sentir subjugado a eles. Esta investigação norteou-se por uma metodologia qualitativa com abordagem na pesquisa-ação, tendo como finalidade estabelecer uma relação direta com uma ação coletiva, de modo cooperativo e participativo, entre pesquisadores e participantes envolvidos. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a realização de um grupo focal e de oficinas com os professores. Estes perceberam a compreensão acerca da importância das tecnologias e as dificuldades que enfrentam para utilizá-las nas suas atividades escolares.Palavras-chave: Tecnologia. Formação. Prática docente.AbstractThis study investigates how a teacher can use Information and Communication Technologies - ICT in teaching practices as a tool for meaningful learning of students of Basic Education. In the face of technological innovations, the public school must be prepared to teach students how to use digital tools productively, whereas the teacher has to acquire the technical competences that are imposed to them to fulfill their pedagogical purposes. Their preparation includes not only the use of technological tools, but also the critical domain of their use according to the fundamental principles of education, without feeling overwhelmed by them. This research is based on a qualitative methodology with an action research approach, and aims to establish a direct relationship with a collective action, in a cooperative and participative way, in which researchers and participants are involved. Literature research, conduction of a focus group, and workshops with teachers were used as instruments of data collection. The teachers realized the importance of understanding the technologies and the difficulties they face up to use them in their school activities.Keywords: Technology. Training. Teaching practice.Universidade Federal do Maranhão2014-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/258210.18764/Revista Educação e Emancipação; v.6, n.1, jan./jun. 2013; 13-342358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2582/2619Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Heloísa BarretoSantos, Solange Mary Moreira2017-06-25T06:18:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2582Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:18:15Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação
title A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação
spellingShingle A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação
Borges, Heloísa Barreto
Tecnologia
Formação
Prática docente
title_short A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação
title_full A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação
title_fullStr A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação
title_full_unstemmed A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação
title_sort A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação
author Borges, Heloísa Barreto
author_facet Borges, Heloísa Barreto
Santos, Solange Mary Moreira
author_role author
author2 Santos, Solange Mary Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Heloísa Barreto
Santos, Solange Mary Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Formação
Prática docente
topic Tecnologia
Formação
Prática docente
description O presente estudo buscou investigar de que forma o professor pode utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC na prática docente como uma ferramenta de aprendizagem significativa dos discentes da Educação Básica. Frente às inovações tecnológicas, a escola pública precisa se preparar para ensinar aos alunos a usar produtivamente as ferramentas digitais, cabendo ao professor apreender as competências técnicas que lhe são impostas para cumprir seus propósitos pedagógicos. Seu preparo engloba não só a utilização dos instrumentos tecnológicos, mas também o domínio crítico de seu uso de acordo com os princípios fundamentais da educação, sem se sentir subjugado a eles. Esta investigação norteou-se por uma metodologia qualitativa com abordagem na pesquisa-ação, tendo como finalidade estabelecer uma relação direta com uma ação coletiva, de modo cooperativo e participativo, entre pesquisadores e participantes envolvidos. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a realização de um grupo focal e de oficinas com os professores. Estes perceberam a compreensão acerca da importância das tecnologias e as dificuldades que enfrentam para utilizá-las nas suas atividades escolares.Palavras-chave: Tecnologia. Formação. Prática docente.AbstractThis study investigates how a teacher can use Information and Communication Technologies - ICT in teaching practices as a tool for meaningful learning of students of Basic Education. In the face of technological innovations, the public school must be prepared to teach students how to use digital tools productively, whereas the teacher has to acquire the technical competences that are imposed to them to fulfill their pedagogical purposes. Their preparation includes not only the use of technological tools, but also the critical domain of their use according to the fundamental principles of education, without feeling overwhelmed by them. This research is based on a qualitative methodology with an action research approach, and aims to establish a direct relationship with a collective action, in a cooperative and participative way, in which researchers and participants are involved. Literature research, conduction of a focus group, and workshops with teachers were used as instruments of data collection. The teachers realized the importance of understanding the technologies and the difficulties they face up to use them in their school activities.Keywords: Technology. Training. Teaching practice.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2582
10.18764/
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2582
identifier_str_mv 10.18764/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2582/2619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.6, n.1, jan./jun. 2013; 13-34
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711319428956160