A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2582 |
Resumo: | O presente estudo buscou investigar de que forma o professor pode utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC na prática docente como uma ferramenta de aprendizagem significativa dos discentes da Educação Básica. Frente às inovações tecnológicas, a escola pública precisa se preparar para ensinar aos alunos a usar produtivamente as ferramentas digitais, cabendo ao professor apreender as competências técnicas que lhe são impostas para cumprir seus propósitos pedagógicos. Seu preparo engloba não só a utilização dos instrumentos tecnológicos, mas também o domínio crítico de seu uso de acordo com os princípios fundamentais da educação, sem se sentir subjugado a eles. Esta investigação norteou-se por uma metodologia qualitativa com abordagem na pesquisa-ação, tendo como finalidade estabelecer uma relação direta com uma ação coletiva, de modo cooperativo e participativo, entre pesquisadores e participantes envolvidos. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a realização de um grupo focal e de oficinas com os professores. Estes perceberam a compreensão acerca da importância das tecnologias e as dificuldades que enfrentam para utilizá-las nas suas atividades escolares.Palavras-chave: Tecnologia. Formação. Prática docente.AbstractThis study investigates how a teacher can use Information and Communication Technologies - ICT in teaching practices as a tool for meaningful learning of students of Basic Education. In the face of technological innovations, the public school must be prepared to teach students how to use digital tools productively, whereas the teacher has to acquire the technical competences that are imposed to them to fulfill their pedagogical purposes. Their preparation includes not only the use of technological tools, but also the critical domain of their use according to the fundamental principles of education, without feeling overwhelmed by them. This research is based on a qualitative methodology with an action research approach, and aims to establish a direct relationship with a collective action, in a cooperative and participative way, in which researchers and participants are involved. Literature research, conduction of a focus group, and workshops with teachers were used as instruments of data collection. The teachers realized the importance of understanding the technologies and the difficulties they face up to use them in their school activities.Keywords: Technology. Training. Teaching practice. |
id |
UFMA-3_0f5032576aac5f8efa8bc1d951920b9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2582 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicaçãoTecnologiaFormaçãoPrática docenteO presente estudo buscou investigar de que forma o professor pode utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC na prática docente como uma ferramenta de aprendizagem significativa dos discentes da Educação Básica. Frente às inovações tecnológicas, a escola pública precisa se preparar para ensinar aos alunos a usar produtivamente as ferramentas digitais, cabendo ao professor apreender as competências técnicas que lhe são impostas para cumprir seus propósitos pedagógicos. Seu preparo engloba não só a utilização dos instrumentos tecnológicos, mas também o domínio crítico de seu uso de acordo com os princípios fundamentais da educação, sem se sentir subjugado a eles. Esta investigação norteou-se por uma metodologia qualitativa com abordagem na pesquisa-ação, tendo como finalidade estabelecer uma relação direta com uma ação coletiva, de modo cooperativo e participativo, entre pesquisadores e participantes envolvidos. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a realização de um grupo focal e de oficinas com os professores. Estes perceberam a compreensão acerca da importância das tecnologias e as dificuldades que enfrentam para utilizá-las nas suas atividades escolares.Palavras-chave: Tecnologia. Formação. Prática docente.AbstractThis study investigates how a teacher can use Information and Communication Technologies - ICT in teaching practices as a tool for meaningful learning of students of Basic Education. In the face of technological innovations, the public school must be prepared to teach students how to use digital tools productively, whereas the teacher has to acquire the technical competences that are imposed to them to fulfill their pedagogical purposes. Their preparation includes not only the use of technological tools, but also the critical domain of their use according to the fundamental principles of education, without feeling overwhelmed by them. This research is based on a qualitative methodology with an action research approach, and aims to establish a direct relationship with a collective action, in a cooperative and participative way, in which researchers and participants are involved. Literature research, conduction of a focus group, and workshops with teachers were used as instruments of data collection. The teachers realized the importance of understanding the technologies and the difficulties they face up to use them in their school activities.Keywords: Technology. Training. Teaching practice.Universidade Federal do Maranhão2014-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/258210.18764/Revista Educação e Emancipação; v.6, n.1, jan./jun. 2013; 13-342358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2582/2619Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Heloísa BarretoSantos, Solange Mary Moreira2017-06-25T06:18:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2582Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:18:15Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação |
title |
A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação |
spellingShingle |
A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação Borges, Heloísa Barreto Tecnologia Formação Prática docente |
title_short |
A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação |
title_full |
A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação |
title_fullStr |
A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação |
title_full_unstemmed |
A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação |
title_sort |
A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação |
author |
Borges, Heloísa Barreto |
author_facet |
Borges, Heloísa Barreto Santos, Solange Mary Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Solange Mary Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Heloísa Barreto Santos, Solange Mary Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Formação Prática docente |
topic |
Tecnologia Formação Prática docente |
description |
O presente estudo buscou investigar de que forma o professor pode utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC na prática docente como uma ferramenta de aprendizagem significativa dos discentes da Educação Básica. Frente às inovações tecnológicas, a escola pública precisa se preparar para ensinar aos alunos a usar produtivamente as ferramentas digitais, cabendo ao professor apreender as competências técnicas que lhe são impostas para cumprir seus propósitos pedagógicos. Seu preparo engloba não só a utilização dos instrumentos tecnológicos, mas também o domínio crítico de seu uso de acordo com os princípios fundamentais da educação, sem se sentir subjugado a eles. Esta investigação norteou-se por uma metodologia qualitativa com abordagem na pesquisa-ação, tendo como finalidade estabelecer uma relação direta com uma ação coletiva, de modo cooperativo e participativo, entre pesquisadores e participantes envolvidos. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a realização de um grupo focal e de oficinas com os professores. Estes perceberam a compreensão acerca da importância das tecnologias e as dificuldades que enfrentam para utilizá-las nas suas atividades escolares.Palavras-chave: Tecnologia. Formação. Prática docente.AbstractThis study investigates how a teacher can use Information and Communication Technologies - ICT in teaching practices as a tool for meaningful learning of students of Basic Education. In the face of technological innovations, the public school must be prepared to teach students how to use digital tools productively, whereas the teacher has to acquire the technical competences that are imposed to them to fulfill their pedagogical purposes. Their preparation includes not only the use of technological tools, but also the critical domain of their use according to the fundamental principles of education, without feeling overwhelmed by them. This research is based on a qualitative methodology with an action research approach, and aims to establish a direct relationship with a collective action, in a cooperative and participative way, in which researchers and participants are involved. Literature research, conduction of a focus group, and workshops with teachers were used as instruments of data collection. The teachers realized the importance of understanding the technologies and the difficulties they face up to use them in their school activities.Keywords: Technology. Training. Teaching practice. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2582 10.18764/ |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2582 |
identifier_str_mv |
10.18764/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2582/2619 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.6, n.1, jan./jun. 2013; 13-34 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711319428956160 |