Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10756 |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo descrever e analisar o processo de formação dos professores de ciências naturais na região Araguaia/Xingu, desde a década de 80 a atualidade. Foram investigados o projeto Inajá, o programa Parceladas da UNEMAT e as licenciaturas e especialização em Ensino de Ciências do IFMT Campus Confresa. De natureza básica, o estudo é descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa documental. Inicialmente, os leigos lutam por sua formação e a conseguem com o curso de magistério do Projeto Inajá. A UNEMAT implanta na cidade de Luciara o Campus Médio do Araguaia com a oferta de Licenciaturas Parceladas com habilitação específica em ciências. Também são apresentados avanços proporcionados pelo IFMT para a formação inicial e continuada de professores de ciências na região, presencial e a distância. Logo, esses avanços para formação específica na área certamente favoreceram o ensino de ciências naturais nas escolas da região.Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico. Consolidation of the formation of teachers of Natural Sciences in the Araguaia/Xingu Region (1980 - 2016)ABSTRACTThe objective of this study is to describe and analyze the natural sciences teacher formation in the Araguaia/Xingu region from the 1980s to the present. It investigated the Inajá project, the UNEMAT staggered program and the licentiate degrees and specialization in Sciences Teaching at the IFMT Confresa Campus. The study is of a basic nature and is descriptive and exploratory from a qualitative approach and is characterized as a document research. Initially, lay people struggle for their formation and obtain it through the Projeto Inajá mastership. UNEMAT has implemented in the city of Luciara the Médio do Araguaia Campus and offers Staggered Licentiate Degrees with specific qualification in sciences. It also presents advancements made possible by the IFMT for early and continuous sciences teacher formation in the region, both presential and distance. Thus, such advancements for specific training in the area will most certainly favor the teaching of natural sciences in the region.Keywords: Teacher training. Sciences teaching. Historical hindsight. Consolidación de la formación de los profesores de Ciencias Naturales en la Región Araguaia/Xingu (1980 – 2016)RESUMENEste estudio tuvo como objetivo describir y analizar el proceso de formación de los profesores de ciencias naturales en la región Araguaia / Xingu, de la década de 80 para acá. Se investigó el proyecto Inajá, el programa Parceladas de UNEMAT y las licenciaturas y especialización en Enseñanza de Ciencias del IFMT Campus Confresa. De carácter básico, el estudio es descriptivo y exploratorio, de abordaje cualitativo y se caracteriza como una investigación documental. Inicialmente, los laicos luchan por su formación y la logran con el curso de magisterio del Proyecto Inajá. La UNEMAT implanta en la ciudad de Luciara el Campus Medio del Araguaia con la oferta de Licenciaturas Parceladas con habilitación específica en ciencias. También se presentan avances proporcionados por el IFMT para la formación inicial y continuada de profesores de ciencias en la región, presencial ya distancia. Por lo tanto, estos avances para formación específica en el área ciertamente favorecieron la enseñanza de ciencias naturales en las escuelas de la región.Palabras-clave: Formación de profesores. Enseñanza de ciencias. Retrospectiva histórica |
id |
UFMA-3_145795bde3688eea8fbac71d715ac81d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10756 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016)Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico.Esse estudo teve como objetivo descrever e analisar o processo de formação dos professores de ciências naturais na região Araguaia/Xingu, desde a década de 80 a atualidade. Foram investigados o projeto Inajá, o programa Parceladas da UNEMAT e as licenciaturas e especialização em Ensino de Ciências do IFMT Campus Confresa. De natureza básica, o estudo é descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa documental. Inicialmente, os leigos lutam por sua formação e a conseguem com o curso de magistério do Projeto Inajá. A UNEMAT implanta na cidade de Luciara o Campus Médio do Araguaia com a oferta de Licenciaturas Parceladas com habilitação específica em ciências. Também são apresentados avanços proporcionados pelo IFMT para a formação inicial e continuada de professores de ciências na região, presencial e a distância. Logo, esses avanços para formação específica na área certamente favoreceram o ensino de ciências naturais nas escolas da região.Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico. Consolidation of the formation of teachers of Natural Sciences in the Araguaia/Xingu Region (1980 - 2016)ABSTRACTThe objective of this study is to describe and analyze the natural sciences teacher formation in the Araguaia/Xingu region from the 1980s to the present. It investigated the Inajá project, the UNEMAT staggered program and the licentiate degrees and specialization in Sciences Teaching at the IFMT Confresa Campus. The study is of a basic nature and is descriptive and exploratory from a qualitative approach and is characterized as a document research. Initially, lay people struggle for their formation and obtain it through the Projeto Inajá mastership. UNEMAT has implemented in the city of Luciara the Médio do Araguaia Campus and offers Staggered Licentiate Degrees with specific qualification in sciences. It also presents advancements made possible by the IFMT for early and continuous sciences teacher formation in the region, both presential and distance. Thus, such advancements for specific training in the area will most certainly favor the teaching of natural sciences in the region.Keywords: Teacher training. Sciences teaching. Historical hindsight. Consolidación de la formación de los profesores de Ciencias Naturales en la Región Araguaia/Xingu (1980 – 2016)RESUMENEste estudio tuvo como objetivo describir y analizar el proceso de formación de los profesores de ciencias naturales en la región Araguaia / Xingu, de la década de 80 para acá. Se investigó el proyecto Inajá, el programa Parceladas de UNEMAT y las licenciaturas y especialización en Enseñanza de Ciencias del IFMT Campus Confresa. De carácter básico, el estudio es descriptivo y exploratorio, de abordaje cualitativo y se caracteriza como una investigación documental. Inicialmente, los laicos luchan por su formación y la logran con el curso de magisterio del Proyecto Inajá. La UNEMAT implanta en la ciudad de Luciara el Campus Medio del Araguaia con la oferta de Licenciaturas Parceladas con habilitación específica en ciencias. También se presentan avances proporcionados por el IFMT para la formación inicial y continuada de profesores de ciencias en la región, presencial ya distancia. Por lo tanto, estos avances para formación específica en el área ciertamente favorecieron la enseñanza de ciencias naturales en las escuelas de la región.Palabras-clave: Formación de profesores. Enseñanza de ciencias. Retrospectiva históricaUniversidade Federal do Maranhão2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1075610.18764/2358-4319.v12n1p272-296Revista Educação e Emancipação; v.12, n.1, jan./abr.2019; p.272-2962358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10756/6240Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Danilo Fernando LuzAlves, Ana Claudia TasinaffoLeão, Marcelo Franco2019-01-30T23:17:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10756Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-30T23:17:09Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016) |
title |
Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016) |
spellingShingle |
Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016) Oliveira, Danilo Fernando Luz Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico. |
title_short |
Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016) |
title_full |
Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016) |
title_fullStr |
Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016) |
title_full_unstemmed |
Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016) |
title_sort |
Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016) |
author |
Oliveira, Danilo Fernando Luz |
author_facet |
Oliveira, Danilo Fernando Luz Alves, Ana Claudia Tasinaffo Leão, Marcelo Franco |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Ana Claudia Tasinaffo Leão, Marcelo Franco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Danilo Fernando Luz Alves, Ana Claudia Tasinaffo Leão, Marcelo Franco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico. |
topic |
Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico. |
description |
Esse estudo teve como objetivo descrever e analisar o processo de formação dos professores de ciências naturais na região Araguaia/Xingu, desde a década de 80 a atualidade. Foram investigados o projeto Inajá, o programa Parceladas da UNEMAT e as licenciaturas e especialização em Ensino de Ciências do IFMT Campus Confresa. De natureza básica, o estudo é descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa documental. Inicialmente, os leigos lutam por sua formação e a conseguem com o curso de magistério do Projeto Inajá. A UNEMAT implanta na cidade de Luciara o Campus Médio do Araguaia com a oferta de Licenciaturas Parceladas com habilitação específica em ciências. Também são apresentados avanços proporcionados pelo IFMT para a formação inicial e continuada de professores de ciências na região, presencial e a distância. Logo, esses avanços para formação específica na área certamente favoreceram o ensino de ciências naturais nas escolas da região.Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico. Consolidation of the formation of teachers of Natural Sciences in the Araguaia/Xingu Region (1980 - 2016)ABSTRACTThe objective of this study is to describe and analyze the natural sciences teacher formation in the Araguaia/Xingu region from the 1980s to the present. It investigated the Inajá project, the UNEMAT staggered program and the licentiate degrees and specialization in Sciences Teaching at the IFMT Confresa Campus. The study is of a basic nature and is descriptive and exploratory from a qualitative approach and is characterized as a document research. Initially, lay people struggle for their formation and obtain it through the Projeto Inajá mastership. UNEMAT has implemented in the city of Luciara the Médio do Araguaia Campus and offers Staggered Licentiate Degrees with specific qualification in sciences. It also presents advancements made possible by the IFMT for early and continuous sciences teacher formation in the region, both presential and distance. Thus, such advancements for specific training in the area will most certainly favor the teaching of natural sciences in the region.Keywords: Teacher training. Sciences teaching. Historical hindsight. Consolidación de la formación de los profesores de Ciencias Naturales en la Región Araguaia/Xingu (1980 – 2016)RESUMENEste estudio tuvo como objetivo describir y analizar el proceso de formación de los profesores de ciencias naturales en la región Araguaia / Xingu, de la década de 80 para acá. Se investigó el proyecto Inajá, el programa Parceladas de UNEMAT y las licenciaturas y especialización en Enseñanza de Ciencias del IFMT Campus Confresa. De carácter básico, el estudio es descriptivo y exploratorio, de abordaje cualitativo y se caracteriza como una investigación documental. Inicialmente, los laicos luchan por su formación y la logran con el curso de magisterio del Proyecto Inajá. La UNEMAT implanta en la ciudad de Luciara el Campus Medio del Araguaia con la oferta de Licenciaturas Parceladas con habilitación específica en ciencias. También se presentan avances proporcionados por el IFMT para la formación inicial y continuada de profesores de ciencias en la región, presencial ya distancia. Por lo tanto, estos avances para formación específica en el área ciertamente favorecieron la enseñanza de ciencias naturales en las escuelas de la región.Palabras-clave: Formación de profesores. Enseñanza de ciencias. Retrospectiva histórica |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10756 10.18764/2358-4319.v12n1p272-296 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10756 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v12n1p272-296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10756/6240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.12, n.1, jan./abr.2019; p.272-296 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1750226202541424640 |