Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Danilo Fernando Luz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alves, Ana Claudia Tasinaffo, Leão, Marcelo Franco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10756
Resumo: Esse estudo teve como objetivo descrever e analisar o processo de formação dos professores de ciências naturais na região Araguaia/Xingu, desde a década de 80 a atualidade. Foram investigados o projeto Inajá, o programa Parceladas da UNEMAT e as licenciaturas e especialização em Ensino de Ciências do IFMT Campus Confresa. De natureza básica, o estudo é descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa documental. Inicialmente, os leigos lutam por sua formação e a conseguem com o curso de magistério do Projeto Inajá. A UNEMAT implanta na cidade de Luciara o Campus Médio do Araguaia com a oferta de Licenciaturas Parceladas com habilitação específica em ciências. Também são apresentados avanços proporcionados pelo IFMT para a formação inicial e continuada de professores de ciências na região, presencial e a distância. Logo, esses avanços para formação específica na área certamente favoreceram o ensino de ciências naturais nas escolas da região.Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico. Consolidation of the formation of teachers of Natural Sciences in the Araguaia/Xingu Region (1980 - 2016)ABSTRACTThe objective of this study is to describe and analyze the natural sciences teacher formation in the Araguaia/Xingu region from the 1980s to the present. It investigated the Inajá project, the UNEMAT staggered program and the licentiate degrees and specialization in Sciences Teaching at the IFMT Confresa Campus. The study is of a basic nature and is descriptive and exploratory from a qualitative approach and is characterized as a document research. Initially, lay people struggle for their formation and obtain it through the Projeto Inajá mastership. UNEMAT has implemented in the city of Luciara the Médio do Araguaia Campus and offers Staggered Licentiate Degrees with specific qualification in sciences. It also presents advancements made possible by the IFMT for early and continuous sciences teacher formation in the region, both presential and distance. Thus, such advancements for specific training in the area will most certainly favor the teaching of natural sciences in the region.Keywords: Teacher training. Sciences teaching. Historical hindsight. Consolidación de la formación de los profesores de Ciencias Naturales en la Región Araguaia/Xingu (1980 – 2016)RESUMENEste estudio tuvo como objetivo describir y analizar el proceso de formación de los profesores de ciencias naturales en la región Araguaia / Xingu, de la década de 80 para acá. Se investigó el proyecto Inajá, el programa Parceladas de UNEMAT y las licenciaturas y especialización en Enseñanza de Ciencias del IFMT Campus Confresa. De carácter básico, el estudio es descriptivo y exploratorio, de abordaje cualitativo y se caracteriza como una investigación documental. Inicialmente, los laicos luchan por su formación y la logran con el curso de magisterio del Proyecto Inajá. La UNEMAT implanta en la ciudad de Luciara el Campus Medio del Araguaia con la oferta de Licenciaturas Parceladas con habilitación específica en ciencias. También se presentan avances proporcionados por el IFMT para la formación inicial y continuada de profesores de ciencias en la región, presencial ya distancia. Por lo tanto, estos avances para formación específica en el área ciertamente favorecieron la enseñanza de ciencias naturales en las escuelas de la región.Palabras-clave: Formación de profesores. Enseñanza de ciencias. Retrospectiva histórica
id UFMA-3_145795bde3688eea8fbac71d715ac81d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10756
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016)Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico.Esse estudo teve como objetivo descrever e analisar o processo de formação dos professores de ciências naturais na região Araguaia/Xingu, desde a década de 80 a atualidade. Foram investigados o projeto Inajá, o programa Parceladas da UNEMAT e as licenciaturas e especialização em Ensino de Ciências do IFMT Campus Confresa. De natureza básica, o estudo é descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa documental. Inicialmente, os leigos lutam por sua formação e a conseguem com o curso de magistério do Projeto Inajá. A UNEMAT implanta na cidade de Luciara o Campus Médio do Araguaia com a oferta de Licenciaturas Parceladas com habilitação específica em ciências. Também são apresentados avanços proporcionados pelo IFMT para a formação inicial e continuada de professores de ciências na região, presencial e a distância. Logo, esses avanços para formação específica na área certamente favoreceram o ensino de ciências naturais nas escolas da região.Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico. Consolidation of the formation of teachers of Natural Sciences in the Araguaia/Xingu Region (1980 - 2016)ABSTRACTThe objective of this study is to describe and analyze the natural sciences teacher formation in the Araguaia/Xingu region from the 1980s to the present. It investigated the Inajá project, the UNEMAT staggered program and the licentiate degrees and specialization in Sciences Teaching at the IFMT Confresa Campus. The study is of a basic nature and is descriptive and exploratory from a qualitative approach and is characterized as a document research. Initially, lay people struggle for their formation and obtain it through the Projeto Inajá mastership. UNEMAT has implemented in the city of Luciara the Médio do Araguaia Campus and offers Staggered Licentiate Degrees with specific qualification in sciences. It also presents advancements made possible by the IFMT for early and continuous sciences teacher formation in the region, both presential and distance. Thus, such advancements for specific training in the area will most certainly favor the teaching of natural sciences in the region.Keywords: Teacher training. Sciences teaching. Historical hindsight. Consolidación de la formación de los profesores de Ciencias Naturales en la Región Araguaia/Xingu (1980 – 2016)RESUMENEste estudio tuvo como objetivo describir y analizar el proceso de formación de los profesores de ciencias naturales en la región Araguaia / Xingu, de la década de 80 para acá. Se investigó el proyecto Inajá, el programa Parceladas de UNEMAT y las licenciaturas y especialización en Enseñanza de Ciencias del IFMT Campus Confresa. De carácter básico, el estudio es descriptivo y exploratorio, de abordaje cualitativo y se caracteriza como una investigación documental. Inicialmente, los laicos luchan por su formación y la logran con el curso de magisterio del Proyecto Inajá. La UNEMAT implanta en la ciudad de Luciara el Campus Medio del Araguaia con la oferta de Licenciaturas Parceladas con habilitación específica en ciencias. También se presentan avances proporcionados por el IFMT para la formación inicial y continuada de profesores de ciencias en la región, presencial ya distancia. Por lo tanto, estos avances para formación específica en el área ciertamente favorecieron la enseñanza de ciencias naturales en las escuelas de la región.Palabras-clave: Formación de profesores. Enseñanza de ciencias. Retrospectiva históricaUniversidade Federal do Maranhão2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1075610.18764/2358-4319.v12n1p272-296Revista Educação e Emancipação; v.12, n.1, jan./abr.2019; p.272-2962358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10756/6240Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Danilo Fernando LuzAlves, Ana Claudia TasinaffoLeão, Marcelo Franco2019-01-30T23:17:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10756Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-30T23:17:09Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016)
title Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016)
spellingShingle Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016)
Oliveira, Danilo Fernando Luz
Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico.
title_short Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016)
title_full Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016)
title_fullStr Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016)
title_full_unstemmed Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016)
title_sort Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016)
author Oliveira, Danilo Fernando Luz
author_facet Oliveira, Danilo Fernando Luz
Alves, Ana Claudia Tasinaffo
Leão, Marcelo Franco
author_role author
author2 Alves, Ana Claudia Tasinaffo
Leão, Marcelo Franco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Danilo Fernando Luz
Alves, Ana Claudia Tasinaffo
Leão, Marcelo Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico.
topic Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico.
description Esse estudo teve como objetivo descrever e analisar o processo de formação dos professores de ciências naturais na região Araguaia/Xingu, desde a década de 80 a atualidade. Foram investigados o projeto Inajá, o programa Parceladas da UNEMAT e as licenciaturas e especialização em Ensino de Ciências do IFMT Campus Confresa. De natureza básica, o estudo é descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa documental. Inicialmente, os leigos lutam por sua formação e a conseguem com o curso de magistério do Projeto Inajá. A UNEMAT implanta na cidade de Luciara o Campus Médio do Araguaia com a oferta de Licenciaturas Parceladas com habilitação específica em ciências. Também são apresentados avanços proporcionados pelo IFMT para a formação inicial e continuada de professores de ciências na região, presencial e a distância. Logo, esses avanços para formação específica na área certamente favoreceram o ensino de ciências naturais nas escolas da região.Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico. Consolidation of the formation of teachers of Natural Sciences in the Araguaia/Xingu Region (1980 - 2016)ABSTRACTThe objective of this study is to describe and analyze the natural sciences teacher formation in the Araguaia/Xingu region from the 1980s to the present. It investigated the Inajá project, the UNEMAT staggered program and the licentiate degrees and specialization in Sciences Teaching at the IFMT Confresa Campus. The study is of a basic nature and is descriptive and exploratory from a qualitative approach and is characterized as a document research. Initially, lay people struggle for their formation and obtain it through the Projeto Inajá mastership. UNEMAT has implemented in the city of Luciara the Médio do Araguaia Campus and offers Staggered Licentiate Degrees with specific qualification in sciences. It also presents advancements made possible by the IFMT for early and continuous sciences teacher formation in the region, both presential and distance. Thus, such advancements for specific training in the area will most certainly favor the teaching of natural sciences in the region.Keywords: Teacher training. Sciences teaching. Historical hindsight. Consolidación de la formación de los profesores de Ciencias Naturales en la Región Araguaia/Xingu (1980 – 2016)RESUMENEste estudio tuvo como objetivo describir y analizar el proceso de formación de los profesores de ciencias naturales en la región Araguaia / Xingu, de la década de 80 para acá. Se investigó el proyecto Inajá, el programa Parceladas de UNEMAT y las licenciaturas y especialización en Enseñanza de Ciencias del IFMT Campus Confresa. De carácter básico, el estudio es descriptivo y exploratorio, de abordaje cualitativo y se caracteriza como una investigación documental. Inicialmente, los laicos luchan por su formación y la logran con el curso de magisterio del Proyecto Inajá. La UNEMAT implanta en la ciudad de Luciara el Campus Medio del Araguaia con la oferta de Licenciaturas Parceladas con habilitación específica en ciencias. También se presentan avances proporcionados por el IFMT para la formación inicial y continuada de profesores de ciencias en la región, presencial ya distancia. Por lo tanto, estos avances para formación específica en el área ciertamente favorecieron la enseñanza de ciencias naturales en las escuelas de la región.Palabras-clave: Formación de profesores. Enseñanza de ciencias. Retrospectiva histórica
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10756
10.18764/2358-4319.v12n1p272-296
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10756
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v12n1p272-296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10756/6240
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.12, n.1, jan./abr.2019; p.272-296
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1750226202541424640