A formação inicial de professores de ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Mário
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Medeiros, Ana, Peneda, Dulce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/613
Resumo: A definição do perfil geral de desempenho do professor do ensino básico bem como os padrões de qualidade da formação inicial são quadros de referência para a estruturação das actividades de iniciação à prática profissional. Assim, diferentes modalidades de formação inicial de professores de Ciências da Natureza têm sido implementadas, visando uma maior articulação entre a teoria e a prática, proporcionando aos futuros professores um contacto tão estreito e directo quanto possível com a realidade educativa vigente nas escolas. O presente trabalho pretende essencialmente, analisar comparativamente duas modalidades diferentes de formação, que vigoram em duas instituições de ensino superior responsáveis por essa formação, uma pública e outra privada. O estudo realizado revelou diferenças, sobretudo, ao nível do currículo proporcionado e da implementação da prática pedagógica.
id RCAP_e051ef3ab9384855d64bcc710c87e101
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/613
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação inicial de professores de ciências da naturezaestudo comparativo em duas escolas superiores de educaçãoFormação inicial de professoresCiências da naturezaA definição do perfil geral de desempenho do professor do ensino básico bem como os padrões de qualidade da formação inicial são quadros de referência para a estruturação das actividades de iniciação à prática profissional. Assim, diferentes modalidades de formação inicial de professores de Ciências da Natureza têm sido implementadas, visando uma maior articulação entre a teoria e a prática, proporcionando aos futuros professores um contacto tão estreito e directo quanto possível com a realidade educativa vigente nas escolas. O presente trabalho pretende essencialmente, analisar comparativamente duas modalidades diferentes de formação, que vigoram em duas instituições de ensino superior responsáveis por essa formação, uma pública e outra privada. O estudo realizado revelou diferenças, sobretudo, ao nível do currículo proporcionado e da implementação da prática pedagógica.Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLMendes, MárioMedeiros, AnaPeneda, Dulce2011-11-25T14:36:26Z2005-032005-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/613porDa Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2005 Vol VI Nº1 85-1050874-9620info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:37:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/613Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:51.801691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professores de ciências da natureza
estudo comparativo em duas escolas superiores de educação
title A formação inicial de professores de ciências da natureza
spellingShingle A formação inicial de professores de ciências da natureza
Mendes, Mário
Formação inicial de professores
Ciências da natureza
title_short A formação inicial de professores de ciências da natureza
title_full A formação inicial de professores de ciências da natureza
title_fullStr A formação inicial de professores de ciências da natureza
title_full_unstemmed A formação inicial de professores de ciências da natureza
title_sort A formação inicial de professores de ciências da natureza
author Mendes, Mário
author_facet Mendes, Mário
Medeiros, Ana
Peneda, Dulce
author_role author
author2 Medeiros, Ana
Peneda, Dulce
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Mário
Medeiros, Ana
Peneda, Dulce
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Ciências da natureza
topic Formação inicial de professores
Ciências da natureza
description A definição do perfil geral de desempenho do professor do ensino básico bem como os padrões de qualidade da formação inicial são quadros de referência para a estruturação das actividades de iniciação à prática profissional. Assim, diferentes modalidades de formação inicial de professores de Ciências da Natureza têm sido implementadas, visando uma maior articulação entre a teoria e a prática, proporcionando aos futuros professores um contacto tão estreito e directo quanto possível com a realidade educativa vigente nas escolas. O presente trabalho pretende essencialmente, analisar comparativamente duas modalidades diferentes de formação, que vigoram em duas instituições de ensino superior responsáveis por essa formação, uma pública e outra privada. O estudo realizado revelou diferenças, sobretudo, ao nível do currículo proporcionado e da implementação da prática pedagógica.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03
2005-03-01T00:00:00Z
2011-11-25T14:36:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/613
url http://hdl.handle.net/10400.21/613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2005 Vol VI Nº1 85-105
0874-9620
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133358572175360