Políticas e práticas da educação pública estadual cearense: entre a “beleza” e a “feiura”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4976 |
Resumo: | RESUMOA intensa discussão da educação pública no Brasil vinculada ao slogan “pátria educadora” parece simbolizar tanto uma crescente preocupação social com a melhoria do processo educativo no país como também um consenso quase generalizado de que a educação é a mola mestra do desenvolvimento social e econômico. A solução rápida – neoliberal – para os “problemas” da educação imprime novos desafios à escola pública democrática e cidadã como direito político e social. Através da metáfora “beleza” e “feiura”, este artigo objetiva refletir sobre as políticas e práticas da ofensiva neoliberal em diálogo com professores/as de duas escolas estaduais cearenses. O percurso metodológico parte das considerações reunidas da dissertação de mestrado concluída em 2010 e finaliza em entrevistas abertas com dois professores realizadas no início de 2016. Um dos principais resultados dessa reflexão é que a avaliação do que é “belo” e “feio” na educação cearense vai sendo modificada onforme a perspectiva de ensino que os docentes tomam como referência.Palavras-chave: Educação cearense. Política neoliberal. “Beleza”.ABSTRACTThe intense discussion of public education in Brazil linked to the slogan “educator country” seems to symbolize both a growing social concern for the improvement of the educational process in the country as well as an almost universal consensus that education is the mainspring of social and economic development. The quick fix - neoliberal - to the“problems” of education print new challenges to democratic and citizen public schools as a political and social rights. Through the metaphor of “beauty” and “ugliness”, this article aims to reflect on the policies and practices of the neoliberal offensive in dialogue with teachers from two Ceará state schools. The methodological approach comes from considerations gathered in the dissertation completed in 2010 and ends in open interviews with two teachers held in early 2016. One of the main results of this reflection is that the assessment of what is “beautiful” and“ugly” in cearence education will be modified according to the teaching perspective that teachers take as reference.Keywords: Ceará education. Neoliberal policy. “Beauty”.RESUMENEl intenso debate sobre la educación pública en Brasil relacionado con el eslogan “ patria educadora” parece simbolizar tanto una creciente preocupación social para la mejora del proceso educativo en el país, así como un consenso casi generalizado de que la educación es elmuelle principal del desarrollo social y económico. La solución rápida - neoliberal - de los “problemas” de la educación imprime nuevos desafíos para la escuela pública democrática y ciudadana como derecho político y social. A través de la metáfora “belleza” y “fealdad”, este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre las políticas y prácticas de la ofensiva neoliberal en diálogo con maestros/as de dos escuelas del estado de Ceará. El enfoque metodológico parte de las consideraciones reunidas en la disertación de maestría completa en 2010 y terminada en entrevistas abiertas con dos maestros realizadas a principios de 2016. Uno de los principales resultados de esta reflexión es que la evaluaciónde lo que es “bello” y “feo” en la educación de Ceará va siendo modificada de acuerdo con la perspectiva de enseñanza que los docentes toman como referencia.Palabras clave: Educación cearense. Política neoliberal. “Belleza”. |
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