O jocoso na feiura e na beleza: dualismo e feminilidade na música popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazer, Dulce
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/339
Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre as representações sociais jocosas na música popular brasileira. Baseia-se na análise da narrativa musical A mulher bonita e a feia. Composta por Caju & Castanha, o repente privilegia um enredo que evidencia conhecimentos sociais ligados à jocosidade. Na narrativa, dois oponentes travam uma disputa hedonista sobre a beleza e feiura femininas. A desconstrução narrativa permite uma análise a partir das teorias das representações e dos estudos culturais. A fundamentação teórica abrange o feminismo e a história das mulheres. Conclui-se que a narrativa regional ganha notoriedade nacional a partir de um processo de midiatização. Assim também, resulta que a feminilidade está atrelada à beleza normativa e sua ausência gera escárnio. A canção popular se baseia na representação dual de feiura e beleza. A jocosidade está nesta música popular, como em tantas outras, pela compreensão das questões simples do cotidiano.
id UFRJ-12_13cc7a22bdf64390b18688fcf780331e
oai_identifier_str oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/339
network_acronym_str UFRJ-12
network_name_str Revista Lumina
spelling O jocoso na feiura e na beleza: dualismo e feminilidade na música popularJocoso. Feiura. Beleza. Representação. Mulher.Este artigo é uma reflexão sobre as representações sociais jocosas na música popular brasileira. Baseia-se na análise da narrativa musical A mulher bonita e a feia. Composta por Caju & Castanha, o repente privilegia um enredo que evidencia conhecimentos sociais ligados à jocosidade. Na narrativa, dois oponentes travam uma disputa hedonista sobre a beleza e feiura femininas. A desconstrução narrativa permite uma análise a partir das teorias das representações e dos estudos culturais. A fundamentação teórica abrange o feminismo e a história das mulheres. Conclui-se que a narrativa regional ganha notoriedade nacional a partir de um processo de midiatização. Assim também, resulta que a feminilidade está atrelada à beleza normativa e sua ausência gera escárnio. A canção popular se baseia na representação dual de feiura e beleza. A jocosidade está nesta música popular, como em tantas outras, pela compreensão das questões simples do cotidiano.LuminaMazer, Dulce2015-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/339Lumina; v. 8, n. 2 (2014): Dossiê Mídia e Ditadura Militare-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/339/343https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/downloadSuppFile/339/33Direitos autorais 2015 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:27:19Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O jocoso na feiura e na beleza: dualismo e feminilidade na música popular
title O jocoso na feiura e na beleza: dualismo e feminilidade na música popular
spellingShingle O jocoso na feiura e na beleza: dualismo e feminilidade na música popular
Mazer, Dulce
Jocoso. Feiura. Beleza. Representação. Mulher.
title_short O jocoso na feiura e na beleza: dualismo e feminilidade na música popular
title_full O jocoso na feiura e na beleza: dualismo e feminilidade na música popular
title_fullStr O jocoso na feiura e na beleza: dualismo e feminilidade na música popular
title_full_unstemmed O jocoso na feiura e na beleza: dualismo e feminilidade na música popular
title_sort O jocoso na feiura e na beleza: dualismo e feminilidade na música popular
author Mazer, Dulce
author_facet Mazer, Dulce
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazer, Dulce
dc.subject.por.fl_str_mv Jocoso. Feiura. Beleza. Representação. Mulher.
topic Jocoso. Feiura. Beleza. Representação. Mulher.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo é uma reflexão sobre as representações sociais jocosas na música popular brasileira. Baseia-se na análise da narrativa musical A mulher bonita e a feia. Composta por Caju & Castanha, o repente privilegia um enredo que evidencia conhecimentos sociais ligados à jocosidade. Na narrativa, dois oponentes travam uma disputa hedonista sobre a beleza e feiura femininas. A desconstrução narrativa permite uma análise a partir das teorias das representações e dos estudos culturais. A fundamentação teórica abrange o feminismo e a história das mulheres. Conclui-se que a narrativa regional ganha notoriedade nacional a partir de um processo de midiatização. Assim também, resulta que a feminilidade está atrelada à beleza normativa e sua ausência gera escárnio. A canção popular se baseia na representação dual de feiura e beleza. A jocosidade está nesta música popular, como em tantas outras, pela compreensão das questões simples do cotidiano.
description Este artigo é uma reflexão sobre as representações sociais jocosas na música popular brasileira. Baseia-se na análise da narrativa musical A mulher bonita e a feia. Composta por Caju & Castanha, o repente privilegia um enredo que evidencia conhecimentos sociais ligados à jocosidade. Na narrativa, dois oponentes travam uma disputa hedonista sobre a beleza e feiura femininas. A desconstrução narrativa permite uma análise a partir das teorias das representações e dos estudos culturais. A fundamentação teórica abrange o feminismo e a história das mulheres. Conclui-se que a narrativa regional ganha notoriedade nacional a partir de um processo de midiatização. Assim também, resulta que a feminilidade está atrelada à beleza normativa e sua ausência gera escárnio. A canção popular se baseia na representação dual de feiura e beleza. A jocosidade está nesta música popular, como em tantas outras, pela compreensão das questões simples do cotidiano.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/339
url https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/339/343
https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/downloadSuppFile/339/33
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lumina
publisher.none.fl_str_mv Lumina
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 8, n. 2 (2014): Dossiê Mídia e Ditadura Militar
e-1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron:UFRJ
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1624478394761609216