Usos pedagógicos das NTIC em sala de aula: entre maneiras de fazer e táticas a ressignificação do trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria José dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2611
Resumo: Esta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação acerca dos usos pedagógicos das novas tecnologias da informação e da comunicação (NITC) em sala de aula do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de São Luís - MA. Como os professores utilizam as tecnologias disponibilizadas na escola em suas aulas? Com essa pergunta de partida, a presente dissertação foi desenvolvida. Visamos apreender, a partir da investigação da prática dos professores em sala de aula e das falas por meio de entrevistas e da aplicação de um questionário, que maneiras de fazer estavam sendo produzidas no exercício da docência quando dos usos pedagógicos das tecnologias disponibilizadas no espaço escolar. As análises basearam-se prioritariamente nos conceitos de uso ou consumo, estratégias, táticas e usuários de Michel Certeau (2008), de habitus de Pierre Bourdieu (2007c) e de técnica de Pierre Lévy (1999). Os usos ou consumo das NTIC na sala de aula do Ensino Médio constituem o foco do trabalho e são entendidos a partir da produção de formas próprias de consumo pelos usuários desses bens culturais. Partimos da hipótese de que no desenvolvimento do trabalho docente quando do uso das NTIC, ensino e aprendizagem relacionam-se como uma forma especial de produção e consumo. Neste sentido, o uso não ocorre de forma passiva como uma resposta às propostas e imposições expressas nos dispositivos legais (PCNEM e DCNEM), mas são práticas que surgem e são passíveis de subverterem a lógica dos fabricantes pensada para o uso dessas ferramentas, às quais subjaz o ideário mercadológico que sustenta o novo modelo econômico global.Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação. Usos. Maneiras de fazer. Trabalho docente.  
id UFMA-3_1fd1e22d2d93e018ff65c2d40d04ceca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2611
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Usos pedagógicos das NTIC em sala de aula: entre maneiras de fazer e táticas a ressignificação do trabalho docenteNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoUsosManeiras de fazerTrabalho docenteEsta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação acerca dos usos pedagógicos das novas tecnologias da informação e da comunicação (NITC) em sala de aula do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de São Luís - MA. Como os professores utilizam as tecnologias disponibilizadas na escola em suas aulas? Com essa pergunta de partida, a presente dissertação foi desenvolvida. Visamos apreender, a partir da investigação da prática dos professores em sala de aula e das falas por meio de entrevistas e da aplicação de um questionário, que maneiras de fazer estavam sendo produzidas no exercício da docência quando dos usos pedagógicos das tecnologias disponibilizadas no espaço escolar. As análises basearam-se prioritariamente nos conceitos de uso ou consumo, estratégias, táticas e usuários de Michel Certeau (2008), de habitus de Pierre Bourdieu (2007c) e de técnica de Pierre Lévy (1999). Os usos ou consumo das NTIC na sala de aula do Ensino Médio constituem o foco do trabalho e são entendidos a partir da produção de formas próprias de consumo pelos usuários desses bens culturais. Partimos da hipótese de que no desenvolvimento do trabalho docente quando do uso das NTIC, ensino e aprendizagem relacionam-se como uma forma especial de produção e consumo. Neste sentido, o uso não ocorre de forma passiva como uma resposta às propostas e imposições expressas nos dispositivos legais (PCNEM e DCNEM), mas são práticas que surgem e são passíveis de subverterem a lógica dos fabricantes pensada para o uso dessas ferramentas, às quais subjaz o ideário mercadológico que sustenta o novo modelo econômico global.Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação. Usos. Maneiras de fazer. Trabalho docente.  Universidade Federal do Maranhão2014-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/261110.18764/Revista Educação e Emancipação; v.6, n.1, jan./jun. 2013; 2182358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2611/641Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria José dos2017-06-25T06:18:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2611Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:18:15Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Usos pedagógicos das NTIC em sala de aula: entre maneiras de fazer e táticas a ressignificação do trabalho docente
title Usos pedagógicos das NTIC em sala de aula: entre maneiras de fazer e táticas a ressignificação do trabalho docente
spellingShingle Usos pedagógicos das NTIC em sala de aula: entre maneiras de fazer e táticas a ressignificação do trabalho docente
Santos, Maria José dos
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Usos
Maneiras de fazer
Trabalho docente
title_short Usos pedagógicos das NTIC em sala de aula: entre maneiras de fazer e táticas a ressignificação do trabalho docente
title_full Usos pedagógicos das NTIC em sala de aula: entre maneiras de fazer e táticas a ressignificação do trabalho docente
title_fullStr Usos pedagógicos das NTIC em sala de aula: entre maneiras de fazer e táticas a ressignificação do trabalho docente
title_full_unstemmed Usos pedagógicos das NTIC em sala de aula: entre maneiras de fazer e táticas a ressignificação do trabalho docente
title_sort Usos pedagógicos das NTIC em sala de aula: entre maneiras de fazer e táticas a ressignificação do trabalho docente
author Santos, Maria José dos
author_facet Santos, Maria José dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria José dos
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias da informação e da comunicação
Usos
Maneiras de fazer
Trabalho docente
topic Novas tecnologias da informação e da comunicação
Usos
Maneiras de fazer
Trabalho docente
description Esta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação acerca dos usos pedagógicos das novas tecnologias da informação e da comunicação (NITC) em sala de aula do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de São Luís - MA. Como os professores utilizam as tecnologias disponibilizadas na escola em suas aulas? Com essa pergunta de partida, a presente dissertação foi desenvolvida. Visamos apreender, a partir da investigação da prática dos professores em sala de aula e das falas por meio de entrevistas e da aplicação de um questionário, que maneiras de fazer estavam sendo produzidas no exercício da docência quando dos usos pedagógicos das tecnologias disponibilizadas no espaço escolar. As análises basearam-se prioritariamente nos conceitos de uso ou consumo, estratégias, táticas e usuários de Michel Certeau (2008), de habitus de Pierre Bourdieu (2007c) e de técnica de Pierre Lévy (1999). Os usos ou consumo das NTIC na sala de aula do Ensino Médio constituem o foco do trabalho e são entendidos a partir da produção de formas próprias de consumo pelos usuários desses bens culturais. Partimos da hipótese de que no desenvolvimento do trabalho docente quando do uso das NTIC, ensino e aprendizagem relacionam-se como uma forma especial de produção e consumo. Neste sentido, o uso não ocorre de forma passiva como uma resposta às propostas e imposições expressas nos dispositivos legais (PCNEM e DCNEM), mas são práticas que surgem e são passíveis de subverterem a lógica dos fabricantes pensada para o uso dessas ferramentas, às quais subjaz o ideário mercadológico que sustenta o novo modelo econômico global.Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação. Usos. Maneiras de fazer. Trabalho docente.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2611
10.18764/
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2611
identifier_str_mv 10.18764/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2611/641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.6, n.1, jan./jun. 2013; 218
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711319499210752