USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: as maneiras de fazer de uma professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Taíza Ferreira de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Alexsandro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11096
Resumo: Neste artigo, apresentamos resultados de um estudo que teve como objetivo analisar os usos que uma professora de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental fazia de um livro didático. Como procedimentos metodológicos, realizamos observações de aula e entrevistas semiestruturadas, cujos dados foram analisados e interpretados por meio da análise de conteúdo, tendo como suporte a teoria do cotidiano de Michel de Certeau. Os resultados evidenciaram que a professora fabricava maneiras de fazer particulares para “consumir” as propostas do livro didático (seleção, reordenação e ampliação das atividades), adequando-as às necessidades do contexto da sala de aula. Compreendemos assim que a docente comportava-se como autora de suas práticas, e o livro didático constituía para ela um dispositivo que permitia a (re)criação/ampliação dos fazeres cotidianos, oferecendo múltiplas possibilidades de criação pedagógica.USES OF THE PORTUGUESE LANGUAGE TEXTBOOK: the ways to do of a teacherAbstract: In this article, we present results of a study that had as objective to understand the uses that a teacher of Portuguese language of middle school would do of a textbook. As methodological procedures, we performed classroom observations and semi-structured interviews, whose data were analyzed and interpreted through content analysis, supported by Michel de Certeau's theory of everyday. The results showed that the teacher made private ways to make ones to "consume" the textbook proposals (selection, reordering and expansion of activities), adapting them to the needs of the context of the classroom. Thus, we understood that the teacher behaved as the author of her practices, and the textbook was a device that allowed the (re) creation / expansion of the daily tasks, offering multiple possibilities of pedagogical creation.Keywords: Uses of textbook. Ways to do. Daily practices.USOS DEL LIBRO DE TEXTO DE LENGUA PORTUGUESA: las maneras de hacer de una profesoraResumen: En este artículo, presentamos los resultados de un estudio que tuvo como objetivo comprender los usos que una profesora de lengua portuguesa de los años finales de la enseñanza fundamental hacía de un libro de texto. Como procedimientos metodológicos, realizamos observaciones de clase y entrevistas semiestructuradas, cuyos datos fueron analizados e interpretados por medio del análisis de contenido, teniendo como soporte la teoría del cotidiano de Michel de Certeau. Los resultados evidenciaron que la profesora fabricaba maneras de hacer particulares para "consumir" las propuestas del libro de texto (selección, reordenación y ampliación de las actividades), adecuándolas a las necesidades del contexto del aula. Comprendemos así que la docente se comportaba como autora de sus prácticas, y el libro de texto constituía para ella un dispositivo que le permitía la (re)creación/ ampliación de los haceres cotidianos, ofreciéndole múltiples posibilidades de creación pedagógica.Palabras clave: Usos del libro de texto. Maneras de hacer. Prácticas cotidianas.
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