A construcao da profissionalidade polivalente na docência nos anos iniciais do ensino fundamental: refletindo sobre elementos estruturantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Cruz, Shirleide Pereira da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Neto, José Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2584
Resumo: A pesquisa tem como objeto de estudo a docência nos anos iniciais do ensino fundamental e a questão do domínio dos conteúdos das disciplinas de referências na constituição da profissionalidade docente polivalente. Tem como objetivo principal compreender a constituição da profissionalidade docente polivalente, destacando o domínio dos conteúdos das disciplinas de referências das áreas de conhecimento e sua relação com os conhecimentos didáticos pedagógicos. Os dados apresentados referem-se a fase exploratória na qual foram aplicados questionários, desenvolvidas duas entrevistas pilotos e um grupo focal experimental em abril e novembro de 2009 e em marco de 2010, respectivamente. Tanto as respostas aos questionários como os protocolos de dados obtidos a partir das falas dos sujeitos foram submetidos a analise de conteúdo, apoiada em Bardin (1979). Os dados iniciais apontam para três eixos estruturantes da profissionalidade polivalente: a relação professor-aluno, a relação escola e sociedade e a organização do trabalho pedagógico. Esses três elementos podem ser considerados como elementos gerais da formação e atuação docente, contudo, apresentam-se de uma maneira peculiar no contexto da construção da profissionalidade polivalente.Palavras-chave: Profissionalidade Docente. Polivalência. Ensino Fundamental.AbstractThe research has as object of study the teaching in the early years of primary school and the command of the reference subject content in constitution of the professionality versatile teaching. Has main objective to understand the constitution of the professionality versatile component of teaching, highlighting the the connection between command of the reference subject knowledge of the reference subjects and didacticpedagogical knowledge. The data presented refer to exploratory phase in which they were applied questionnaires, developed two pilots interviews and a focus group experimental in April and  November 2009 and in March 2010, respectively. Both the answers to questionnaires such as the protocols of data obtained from the speeches of the subjects were submitted to analysis content, supported by Bardin (1979). The initial data point to structural axes of the three professionality versatile teaching: teacher-student relationships,the school-society relationship and the organization of the teaching work. These three elements can be considered as elements of training and teaching acting, however, are of a peculiar way in the context of the construction of professionality versatile teaching.Keysword: Professionality Teaching. Versatility. Primary School.
id UFMA-3_374871165787a6411bfd914a12062c64
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2584
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling A construcao da profissionalidade polivalente na docência nos anos iniciais do ensino fundamental: refletindo sobre elementos estruturantesProfissionalidade docentePolivalênciaEnsino FundamentalA pesquisa tem como objeto de estudo a docência nos anos iniciais do ensino fundamental e a questão do domínio dos conteúdos das disciplinas de referências na constituição da profissionalidade docente polivalente. Tem como objetivo principal compreender a constituição da profissionalidade docente polivalente, destacando o domínio dos conteúdos das disciplinas de referências das áreas de conhecimento e sua relação com os conhecimentos didáticos pedagógicos. Os dados apresentados referem-se a fase exploratória na qual foram aplicados questionários, desenvolvidas duas entrevistas pilotos e um grupo focal experimental em abril e novembro de 2009 e em marco de 2010, respectivamente. Tanto as respostas aos questionários como os protocolos de dados obtidos a partir das falas dos sujeitos foram submetidos a analise de conteúdo, apoiada em Bardin (1979). Os dados iniciais apontam para três eixos estruturantes da profissionalidade polivalente: a relação professor-aluno, a relação escola e sociedade e a organização do trabalho pedagógico. Esses três elementos podem ser considerados como elementos gerais da formação e atuação docente, contudo, apresentam-se de uma maneira peculiar no contexto da construção da profissionalidade polivalente.Palavras-chave: Profissionalidade Docente. Polivalência. Ensino Fundamental.AbstractThe research has as object of study the teaching in the early years of primary school and the command of the reference subject content in constitution of the professionality versatile teaching. Has main objective to understand the constitution of the professionality versatile component of teaching, highlighting the the connection between command of the reference subject knowledge of the reference subjects and didacticpedagogical knowledge. The data presented refer to exploratory phase in which they were applied questionnaires, developed two pilots interviews and a focus group experimental in April and  November 2009 and in March 2010, respectively. Both the answers to questionnaires such as the protocols of data obtained from the speeches of the subjects were submitted to analysis content, supported by Bardin (1979). The initial data point to structural axes of the three professionality versatile teaching: teacher-student relationships,the school-society relationship and the organization of the teaching work. These three elements can be considered as elements of training and teaching acting, however, are of a peculiar way in the context of the construction of professionality versatile teaching.Keysword: Professionality Teaching. Versatility. Primary School. Universidade Federal do Maranhão2014-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/258410.18764/Revista Educação e Emancipação; v.6, n.1, jan./jun. 2013; 57-752358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2584/616Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Cruz, Shirleide Pereira daNeto, José Batista2017-06-25T06:18:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2584Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:18:15Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A construcao da profissionalidade polivalente na docência nos anos iniciais do ensino fundamental: refletindo sobre elementos estruturantes
title A construcao da profissionalidade polivalente na docência nos anos iniciais do ensino fundamental: refletindo sobre elementos estruturantes
spellingShingle A construcao da profissionalidade polivalente na docência nos anos iniciais do ensino fundamental: refletindo sobre elementos estruturantes
Silva Cruz, Shirleide Pereira da
Profissionalidade docente
Polivalência
Ensino Fundamental
title_short A construcao da profissionalidade polivalente na docência nos anos iniciais do ensino fundamental: refletindo sobre elementos estruturantes
title_full A construcao da profissionalidade polivalente na docência nos anos iniciais do ensino fundamental: refletindo sobre elementos estruturantes
title_fullStr A construcao da profissionalidade polivalente na docência nos anos iniciais do ensino fundamental: refletindo sobre elementos estruturantes
title_full_unstemmed A construcao da profissionalidade polivalente na docência nos anos iniciais do ensino fundamental: refletindo sobre elementos estruturantes
title_sort A construcao da profissionalidade polivalente na docência nos anos iniciais do ensino fundamental: refletindo sobre elementos estruturantes
author Silva Cruz, Shirleide Pereira da
author_facet Silva Cruz, Shirleide Pereira da
Neto, José Batista
author_role author
author2 Neto, José Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Cruz, Shirleide Pereira da
Neto, José Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalidade docente
Polivalência
Ensino Fundamental
topic Profissionalidade docente
Polivalência
Ensino Fundamental
description A pesquisa tem como objeto de estudo a docência nos anos iniciais do ensino fundamental e a questão do domínio dos conteúdos das disciplinas de referências na constituição da profissionalidade docente polivalente. Tem como objetivo principal compreender a constituição da profissionalidade docente polivalente, destacando o domínio dos conteúdos das disciplinas de referências das áreas de conhecimento e sua relação com os conhecimentos didáticos pedagógicos. Os dados apresentados referem-se a fase exploratória na qual foram aplicados questionários, desenvolvidas duas entrevistas pilotos e um grupo focal experimental em abril e novembro de 2009 e em marco de 2010, respectivamente. Tanto as respostas aos questionários como os protocolos de dados obtidos a partir das falas dos sujeitos foram submetidos a analise de conteúdo, apoiada em Bardin (1979). Os dados iniciais apontam para três eixos estruturantes da profissionalidade polivalente: a relação professor-aluno, a relação escola e sociedade e a organização do trabalho pedagógico. Esses três elementos podem ser considerados como elementos gerais da formação e atuação docente, contudo, apresentam-se de uma maneira peculiar no contexto da construção da profissionalidade polivalente.Palavras-chave: Profissionalidade Docente. Polivalência. Ensino Fundamental.AbstractThe research has as object of study the teaching in the early years of primary school and the command of the reference subject content in constitution of the professionality versatile teaching. Has main objective to understand the constitution of the professionality versatile component of teaching, highlighting the the connection between command of the reference subject knowledge of the reference subjects and didacticpedagogical knowledge. The data presented refer to exploratory phase in which they were applied questionnaires, developed two pilots interviews and a focus group experimental in April and  November 2009 and in March 2010, respectively. Both the answers to questionnaires such as the protocols of data obtained from the speeches of the subjects were submitted to analysis content, supported by Bardin (1979). The initial data point to structural axes of the three professionality versatile teaching: teacher-student relationships,the school-society relationship and the organization of the teaching work. These three elements can be considered as elements of training and teaching acting, however, are of a peculiar way in the context of the construction of professionality versatile teaching.Keysword: Professionality Teaching. Versatility. Primary School.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2584
10.18764/
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2584
identifier_str_mv 10.18764/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2584/616
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.6, n.1, jan./jun. 2013; 57-75
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711319431053312