As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Talita Santana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9530
Resumo: Localiza-se em Vygotski o precursor das elaborações teóricas do que atualmente denomina-se como Enfoque Histórico-Cultural, o qual, com base nos escritos de Marx, coloca o estudo da condição social da gênese da consciência humana como o núcleo central de seu estatuto epistemológico. Ao se debruçar sobre a Psicologia e sobre o desenvolvimento humano, o pensamento de Vygotski trouxe implicações revolucionárias para o campo da educação. Portanto, o objetivo deste texto é apresentar elementos teóricos que possam viabilizar ao leitor a compreensão de algumas das ideias sistematizadas por este pensador soviético, e contribuir, sobretudo, no que concerne à educação escolar. Assim, ao descrever sua trajetória e os pilares que sustentam sua teorização, pretende-se evidenciar o impacto de sua obra para o cotidiano escolar e a centralidade da educação na constituição de funções psicológicas superiores, as quais permitem ao gênero humano o autodomínio de sua vontade e ações.Palavras-chave: Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Epistemologia da Aprendizagem. Educação Escolar. The contributions of Vygotski studies to education: notes on a revolutionary thoughtABSTRACTVygotsky is the precursor of the theoretical elaborations of what is now called the Historical-Cultural Approach, which, based on Marx’s writings, places the study of the social condition of the genesis of human consciousness as the central nucleus of its epistemological statute. In dealing with psychology and human development, Vygotsky’s thought brought revolutionary implications to the fi eld of education. Therefore, the objective of this text is to present theoretical elements that can enable the reader to understand some of the ideas systematized by this soviet thinker, and to contribute, above all, to school education. Thus, when describing its trajectory and the pillars that support its theorization, it is tried to evidence the impact of its work to the school quotidian and the centrality of the education in the constitution of superior psychological functions, which allow to the human genus the auto dominion of its will and actions.Keywords: Historical-Cultural Approach. Epistemology of Learning. School Education. Las contribuciones de los estudios de Vygotski para la educación: notas acerca de un pensamiento revolucionarioRESUMENSe encuentra en Vygotsky el precursor de las elaboraciones teoréticas de lo que actualmente se conoce como el Enfoque Histórico-Cultural, que, basada en los escritos de Marx, pone el estudio de la condición social de la génesis de la conciencia humana como núcleo central de su estatuto epistemológico. Al inclinarse sobre la psicología y sobre el desarrollo humano, el pensamiento de Vygotsky trajo implicaciones revolucionarias para el campo de la educación. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo es presentar los elementos teóricos que pueden permitir al lector a entender algunas de las ideas sistematizadas por este pensador soviético, y contribuir, especialmente para la educación escolar. De esta forma, al describir su trayectoria y los pilares que sostienen su teoría, se pretende poner de relieve el impacto de su obra para la rutina de la escuela y la centralidad de la educación en la formación de las funciones psicológicas superiores, que permiten a la humanidad el autocontrol de su voluntad y acciones.Palabras clave: Teoría Socio-Histórico-Cultural. Epistemología de Aprendizaje. Educación Escolar.
id UFMA-3_37a396a1ea606c04607cf60a6afec8ee
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9530
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionárioTeoria Sócio-Histórico-Cultural. Epistemologia da Aprendizagem. Educação Escolar.Localiza-se em Vygotski o precursor das elaborações teóricas do que atualmente denomina-se como Enfoque Histórico-Cultural, o qual, com base nos escritos de Marx, coloca o estudo da condição social da gênese da consciência humana como o núcleo central de seu estatuto epistemológico. Ao se debruçar sobre a Psicologia e sobre o desenvolvimento humano, o pensamento de Vygotski trouxe implicações revolucionárias para o campo da educação. Portanto, o objetivo deste texto é apresentar elementos teóricos que possam viabilizar ao leitor a compreensão de algumas das ideias sistematizadas por este pensador soviético, e contribuir, sobretudo, no que concerne à educação escolar. Assim, ao descrever sua trajetória e os pilares que sustentam sua teorização, pretende-se evidenciar o impacto de sua obra para o cotidiano escolar e a centralidade da educação na constituição de funções psicológicas superiores, as quais permitem ao gênero humano o autodomínio de sua vontade e ações.Palavras-chave: Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Epistemologia da Aprendizagem. Educação Escolar. The contributions of Vygotski studies to education: notes on a revolutionary thoughtABSTRACTVygotsky is the precursor of the theoretical elaborations of what is now called the Historical-Cultural Approach, which, based on Marx’s writings, places the study of the social condition of the genesis of human consciousness as the central nucleus of its epistemological statute. In dealing with psychology and human development, Vygotsky’s thought brought revolutionary implications to the fi eld of education. Therefore, the objective of this text is to present theoretical elements that can enable the reader to understand some of the ideas systematized by this soviet thinker, and to contribute, above all, to school education. Thus, when describing its trajectory and the pillars that support its theorization, it is tried to evidence the impact of its work to the school quotidian and the centrality of the education in the constitution of superior psychological functions, which allow to the human genus the auto dominion of its will and actions.Keywords: Historical-Cultural Approach. Epistemology of Learning. School Education. Las contribuciones de los estudios de Vygotski para la educación: notas acerca de un pensamiento revolucionarioRESUMENSe encuentra en Vygotsky el precursor de las elaboraciones teoréticas de lo que actualmente se conoce como el Enfoque Histórico-Cultural, que, basada en los escritos de Marx, pone el estudio de la condición social de la génesis de la conciencia humana como núcleo central de su estatuto epistemológico. Al inclinarse sobre la psicología y sobre el desarrollo humano, el pensamiento de Vygotsky trajo implicaciones revolucionarias para el campo de la educación. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo es presentar los elementos teóricos que pueden permitir al lector a entender algunas de las ideas sistematizadas por este pensador soviético, y contribuir, especialmente para la educación escolar. De esta forma, al describir su trayectoria y los pilares que sostienen su teoría, se pretende poner de relieve el impacto de su obra para la rutina de la escuela y la centralidad de la educación en la formación de las funciones psicológicas superiores, que permiten a la humanidad el autocontrol de su voluntad y acciones.Palabras clave: Teoría Socio-Histórico-Cultural. Epistemología de Aprendizaje. Educación Escolar.Universidade Federal do Maranhão2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/953010.18764/2358-4319.v11n2p83-107Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.83-1072358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9530/5553Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Talita SantanaOliveira, Anna Augusta Sampaio de2019-01-01T00:12:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9530Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-01T00:12:32Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário
title As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário
spellingShingle As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário
Maciel, Talita Santana
Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Epistemologia da Aprendizagem. Educação Escolar.
title_short As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário
title_full As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário
title_fullStr As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário
title_full_unstemmed As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário
title_sort As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário
author Maciel, Talita Santana
author_facet Maciel, Talita Santana
Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
author_role author
author2 Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Talita Santana
Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Epistemologia da Aprendizagem. Educação Escolar.
topic Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Epistemologia da Aprendizagem. Educação Escolar.
description Localiza-se em Vygotski o precursor das elaborações teóricas do que atualmente denomina-se como Enfoque Histórico-Cultural, o qual, com base nos escritos de Marx, coloca o estudo da condição social da gênese da consciência humana como o núcleo central de seu estatuto epistemológico. Ao se debruçar sobre a Psicologia e sobre o desenvolvimento humano, o pensamento de Vygotski trouxe implicações revolucionárias para o campo da educação. Portanto, o objetivo deste texto é apresentar elementos teóricos que possam viabilizar ao leitor a compreensão de algumas das ideias sistematizadas por este pensador soviético, e contribuir, sobretudo, no que concerne à educação escolar. Assim, ao descrever sua trajetória e os pilares que sustentam sua teorização, pretende-se evidenciar o impacto de sua obra para o cotidiano escolar e a centralidade da educação na constituição de funções psicológicas superiores, as quais permitem ao gênero humano o autodomínio de sua vontade e ações.Palavras-chave: Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Epistemologia da Aprendizagem. Educação Escolar. The contributions of Vygotski studies to education: notes on a revolutionary thoughtABSTRACTVygotsky is the precursor of the theoretical elaborations of what is now called the Historical-Cultural Approach, which, based on Marx’s writings, places the study of the social condition of the genesis of human consciousness as the central nucleus of its epistemological statute. In dealing with psychology and human development, Vygotsky’s thought brought revolutionary implications to the fi eld of education. Therefore, the objective of this text is to present theoretical elements that can enable the reader to understand some of the ideas systematized by this soviet thinker, and to contribute, above all, to school education. Thus, when describing its trajectory and the pillars that support its theorization, it is tried to evidence the impact of its work to the school quotidian and the centrality of the education in the constitution of superior psychological functions, which allow to the human genus the auto dominion of its will and actions.Keywords: Historical-Cultural Approach. Epistemology of Learning. School Education. Las contribuciones de los estudios de Vygotski para la educación: notas acerca de un pensamiento revolucionarioRESUMENSe encuentra en Vygotsky el precursor de las elaboraciones teoréticas de lo que actualmente se conoce como el Enfoque Histórico-Cultural, que, basada en los escritos de Marx, pone el estudio de la condición social de la génesis de la conciencia humana como núcleo central de su estatuto epistemológico. Al inclinarse sobre la psicología y sobre el desarrollo humano, el pensamiento de Vygotsky trajo implicaciones revolucionarias para el campo de la educación. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo es presentar los elementos teóricos que pueden permitir al lector a entender algunas de las ideas sistematizadas por este pensador soviético, y contribuir, especialmente para la educación escolar. De esta forma, al describir su trayectoria y los pilares que sostienen su teoría, se pretende poner de relieve el impacto de su obra para la rutina de la escuela y la centralidad de la educación en la formación de las funciones psicológicas superiores, que permiten a la humanidad el autocontrol de su voluntad y acciones.Palabras clave: Teoría Socio-Histórico-Cultural. Epistemología de Aprendizaje. Educación Escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9530
10.18764/2358-4319.v11n2p83-107
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9530
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v11n2p83-107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9530/5553
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.83-107
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320698781696