As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9530 |
Resumo: | Localiza-se em Vygotski o precursor das elaborações teóricas do que atualmente denomina-se como Enfoque Histórico-Cultural, o qual, com base nos escritos de Marx, coloca o estudo da condição social da gênese da consciência humana como o núcleo central de seu estatuto epistemológico. Ao se debruçar sobre a Psicologia e sobre o desenvolvimento humano, o pensamento de Vygotski trouxe implicações revolucionárias para o campo da educação. Portanto, o objetivo deste texto é apresentar elementos teóricos que possam viabilizar ao leitor a compreensão de algumas das ideias sistematizadas por este pensador soviético, e contribuir, sobretudo, no que concerne à educação escolar. Assim, ao descrever sua trajetória e os pilares que sustentam sua teorização, pretende-se evidenciar o impacto de sua obra para o cotidiano escolar e a centralidade da educação na constituição de funções psicológicas superiores, as quais permitem ao gênero humano o autodomínio de sua vontade e ações.Palavras-chave: Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Epistemologia da Aprendizagem. Educação Escolar. The contributions of Vygotski studies to education: notes on a revolutionary thoughtABSTRACTVygotsky is the precursor of the theoretical elaborations of what is now called the Historical-Cultural Approach, which, based on Marx’s writings, places the study of the social condition of the genesis of human consciousness as the central nucleus of its epistemological statute. In dealing with psychology and human development, Vygotsky’s thought brought revolutionary implications to the fi eld of education. Therefore, the objective of this text is to present theoretical elements that can enable the reader to understand some of the ideas systematized by this soviet thinker, and to contribute, above all, to school education. Thus, when describing its trajectory and the pillars that support its theorization, it is tried to evidence the impact of its work to the school quotidian and the centrality of the education in the constitution of superior psychological functions, which allow to the human genus the auto dominion of its will and actions.Keywords: Historical-Cultural Approach. Epistemology of Learning. School Education. Las contribuciones de los estudios de Vygotski para la educación: notas acerca de un pensamiento revolucionarioRESUMENSe encuentra en Vygotsky el precursor de las elaboraciones teoréticas de lo que actualmente se conoce como el Enfoque Histórico-Cultural, que, basada en los escritos de Marx, pone el estudio de la condición social de la génesis de la conciencia humana como núcleo central de su estatuto epistemológico. Al inclinarse sobre la psicología y sobre el desarrollo humano, el pensamiento de Vygotsky trajo implicaciones revolucionarias para el campo de la educación. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo es presentar los elementos teóricos que pueden permitir al lector a entender algunas de las ideas sistematizadas por este pensador soviético, y contribuir, especialmente para la educación escolar. De esta forma, al describir su trayectoria y los pilares que sostienen su teoría, se pretende poner de relieve el impacto de su obra para la rutina de la escuela y la centralidad de la educación en la formación de las funciones psicológicas superiores, que permiten a la humanidad el autocontrol de su voluntad y acciones.Palabras clave: Teoría Socio-Histórico-Cultural. Epistemología de Aprendizaje. Educación Escolar. |
id |
UFMA-3_37a396a1ea606c04607cf60a6afec8ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9530 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionárioTeoria Sócio-Histórico-Cultural. Epistemologia da Aprendizagem. Educação Escolar.Localiza-se em Vygotski o precursor das elaborações teóricas do que atualmente denomina-se como Enfoque Histórico-Cultural, o qual, com base nos escritos de Marx, coloca o estudo da condição social da gênese da consciência humana como o núcleo central de seu estatuto epistemológico. Ao se debruçar sobre a Psicologia e sobre o desenvolvimento humano, o pensamento de Vygotski trouxe implicações revolucionárias para o campo da educação. Portanto, o objetivo deste texto é apresentar elementos teóricos que possam viabilizar ao leitor a compreensão de algumas das ideias sistematizadas por este pensador soviético, e contribuir, sobretudo, no que concerne à educação escolar. Assim, ao descrever sua trajetória e os pilares que sustentam sua teorização, pretende-se evidenciar o impacto de sua obra para o cotidiano escolar e a centralidade da educação na constituição de funções psicológicas superiores, as quais permitem ao gênero humano o autodomínio de sua vontade e ações.Palavras-chave: Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Epistemologia da Aprendizagem. Educação Escolar. The contributions of Vygotski studies to education: notes on a revolutionary thoughtABSTRACTVygotsky is the precursor of the theoretical elaborations of what is now called the Historical-Cultural Approach, which, based on Marx’s writings, places the study of the social condition of the genesis of human consciousness as the central nucleus of its epistemological statute. In dealing with psychology and human development, Vygotsky’s thought brought revolutionary implications to the fi eld of education. Therefore, the objective of this text is to present theoretical elements that can enable the reader to understand some of the ideas systematized by this soviet thinker, and to contribute, above all, to school education. Thus, when describing its trajectory and the pillars that support its theorization, it is tried to evidence the impact of its work to the school quotidian and the centrality of the education in the constitution of superior psychological functions, which allow to the human genus the auto dominion of its will and actions.Keywords: Historical-Cultural Approach. Epistemology of Learning. School Education. Las contribuciones de los estudios de Vygotski para la educación: notas acerca de un pensamiento revolucionarioRESUMENSe encuentra en Vygotsky el precursor de las elaboraciones teoréticas de lo que actualmente se conoce como el Enfoque Histórico-Cultural, que, basada en los escritos de Marx, pone el estudio de la condición social de la génesis de la conciencia humana como núcleo central de su estatuto epistemológico. Al inclinarse sobre la psicología y sobre el desarrollo humano, el pensamiento de Vygotsky trajo implicaciones revolucionarias para el campo de la educación. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo es presentar los elementos teóricos que pueden permitir al lector a entender algunas de las ideas sistematizadas por este pensador soviético, y contribuir, especialmente para la educación escolar. De esta forma, al describir su trayectoria y los pilares que sostienen su teoría, se pretende poner de relieve el impacto de su obra para la rutina de la escuela y la centralidad de la educación en la formación de las funciones psicológicas superiores, que permiten a la humanidad el autocontrol de su voluntad y acciones.Palabras clave: Teoría Socio-Histórico-Cultural. Epistemología de Aprendizaje. Educación Escolar.Universidade Federal do Maranhão2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/953010.18764/2358-4319.v11n2p83-107Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.83-1072358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9530/5553Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Talita SantanaOliveira, Anna Augusta Sampaio de2019-01-01T00:12:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9530Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-01T00:12:32Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário |
title |
As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário |
spellingShingle |
As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário Maciel, Talita Santana Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Epistemologia da Aprendizagem. Educação Escolar. |
title_short |
As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário |
title_full |
As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário |
title_fullStr |
As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário |
title_full_unstemmed |
As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário |
title_sort |
As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário |
author |
Maciel, Talita Santana |
author_facet |
Maciel, Talita Santana Oliveira, Anna Augusta Sampaio de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Anna Augusta Sampaio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Talita Santana Oliveira, Anna Augusta Sampaio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Epistemologia da Aprendizagem. Educação Escolar. |
topic |
Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Epistemologia da Aprendizagem. Educação Escolar. |
description |
Localiza-se em Vygotski o precursor das elaborações teóricas do que atualmente denomina-se como Enfoque Histórico-Cultural, o qual, com base nos escritos de Marx, coloca o estudo da condição social da gênese da consciência humana como o núcleo central de seu estatuto epistemológico. Ao se debruçar sobre a Psicologia e sobre o desenvolvimento humano, o pensamento de Vygotski trouxe implicações revolucionárias para o campo da educação. Portanto, o objetivo deste texto é apresentar elementos teóricos que possam viabilizar ao leitor a compreensão de algumas das ideias sistematizadas por este pensador soviético, e contribuir, sobretudo, no que concerne à educação escolar. Assim, ao descrever sua trajetória e os pilares que sustentam sua teorização, pretende-se evidenciar o impacto de sua obra para o cotidiano escolar e a centralidade da educação na constituição de funções psicológicas superiores, as quais permitem ao gênero humano o autodomínio de sua vontade e ações.Palavras-chave: Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Epistemologia da Aprendizagem. Educação Escolar. The contributions of Vygotski studies to education: notes on a revolutionary thoughtABSTRACTVygotsky is the precursor of the theoretical elaborations of what is now called the Historical-Cultural Approach, which, based on Marx’s writings, places the study of the social condition of the genesis of human consciousness as the central nucleus of its epistemological statute. In dealing with psychology and human development, Vygotsky’s thought brought revolutionary implications to the fi eld of education. Therefore, the objective of this text is to present theoretical elements that can enable the reader to understand some of the ideas systematized by this soviet thinker, and to contribute, above all, to school education. Thus, when describing its trajectory and the pillars that support its theorization, it is tried to evidence the impact of its work to the school quotidian and the centrality of the education in the constitution of superior psychological functions, which allow to the human genus the auto dominion of its will and actions.Keywords: Historical-Cultural Approach. Epistemology of Learning. School Education. Las contribuciones de los estudios de Vygotski para la educación: notas acerca de un pensamiento revolucionarioRESUMENSe encuentra en Vygotsky el precursor de las elaboraciones teoréticas de lo que actualmente se conoce como el Enfoque Histórico-Cultural, que, basada en los escritos de Marx, pone el estudio de la condición social de la génesis de la conciencia humana como núcleo central de su estatuto epistemológico. Al inclinarse sobre la psicología y sobre el desarrollo humano, el pensamiento de Vygotsky trajo implicaciones revolucionarias para el campo de la educación. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo es presentar los elementos teóricos que pueden permitir al lector a entender algunas de las ideas sistematizadas por este pensador soviético, y contribuir, especialmente para la educación escolar. De esta forma, al describir su trayectoria y los pilares que sostienen su teoría, se pretende poner de relieve el impacto de su obra para la rutina de la escuela y la centralidad de la educación en la formación de las funciones psicológicas superiores, que permiten a la humanidad el autocontrol de su voluntad y acciones.Palabras clave: Teoría Socio-Histórico-Cultural. Epistemología de Aprendizaje. Educación Escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9530 10.18764/2358-4319.v11n2p83-107 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9530 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v11n2p83-107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9530/5553 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.83-107 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320698781696 |