Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643626 |
Resumo: | O texto propõe uma reinterpretação da teoria histórico-cultural de Vygotski, defendendo a idéia de que a contribuição do pesquisador russo não se limita nem ao terreno da Psicologia Cognitiva, nem tampouco ao da Psicologia do Desenvolvimento, pois sua preocupação foi a elaboração de uma Psicologia Geral. Para tanto, o texto aponta, como fundamentais, aspectos tratados por Vygotski que são, com freqüência, relegados a um plano secundário e/ ou esquecidos pelos estudiosos desse assunto, a saber – os conflitos, as paixões e o inconsciente. É, portanto, nessa nova perspectiva, que os grandes temas da Psicologia – a linguagem, a mediação, a subjetividade, as relações entre afeto e conceito e entre desenvolvimento e aprendizagem – devem ser compreendidos e abordadosAbstract: This text proposes a reinterpretation of Vygotsky’s cultural-historical theory, arguing that this Russian researcher’s contribution is not limited to the sphere of cognitive psychology or developmental psychology, for his main concern was the elaboration of a general psychology theory. To accomplish this aim, this text points at some aspects which were discussed by Vygotsky as being fundamental, but frequently demoted to a secondary plan and/or forgotten by scholars: the conflicts, the passions and the unconscious. It is, thus, in this new perspective that the great themes of psychology – language, mediation, subjectivity, the relationship between affect and concept, and between development and learning – should be understood and approached.Key words: Cultural-historical. Psychology. Consciousness. Unconscious. Emotions |
id |
UNICAMP-18_5542eabf9c767e43cc745e15b5aafe6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643626 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1Psicologia histórico-cultural. Consciência. Inconsciente. EmoçõesEducaçãoO texto propõe uma reinterpretação da teoria histórico-cultural de Vygotski, defendendo a idéia de que a contribuição do pesquisador russo não se limita nem ao terreno da Psicologia Cognitiva, nem tampouco ao da Psicologia do Desenvolvimento, pois sua preocupação foi a elaboração de uma Psicologia Geral. Para tanto, o texto aponta, como fundamentais, aspectos tratados por Vygotski que são, com freqüência, relegados a um plano secundário e/ ou esquecidos pelos estudiosos desse assunto, a saber – os conflitos, as paixões e o inconsciente. É, portanto, nessa nova perspectiva, que os grandes temas da Psicologia – a linguagem, a mediação, a subjetividade, as relações entre afeto e conceito e entre desenvolvimento e aprendizagem – devem ser compreendidos e abordadosAbstract: This text proposes a reinterpretation of Vygotsky’s cultural-historical theory, arguing that this Russian researcher’s contribution is not limited to the sphere of cognitive psychology or developmental psychology, for his main concern was the elaboration of a general psychology theory. To accomplish this aim, this text points at some aspects which were discussed by Vygotsky as being fundamental, but frequently demoted to a secondary plan and/or forgotten by scholars: the conflicts, the passions and the unconscious. It is, thus, in this new perspective that the great themes of psychology – language, mediation, subjectivity, the relationship between affect and concept, and between development and learning – should be understood and approached.Key words: Cultural-historical. Psychology. Consciousness. Unconscious. EmotionsUniversidade Estadual de Campinas2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643626Pro-Posições; Vol. 17 No. 2: maio./ago.2006[50]; 19-30Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 2: maio./ago.2006[50]; 19-30Pro-Posições; v. 17 n. 2: maio./ago.2006[50]; 19-301980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643626/11145Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessClot, Yves2016-02-29T14:03:44Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643626Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-29T14:03:44Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1 |
title |
Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1 |
spellingShingle |
Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1 Clot, Yves Psicologia histórico-cultural. Consciência. Inconsciente. Emoções Educação |
title_short |
Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1 |
title_full |
Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1 |
title_fullStr |
Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1 |
title_full_unstemmed |
Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1 |
title_sort |
Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1 |
author |
Clot, Yves |
author_facet |
Clot, Yves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clot, Yves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia histórico-cultural. Consciência. Inconsciente. Emoções Educação |
topic |
Psicologia histórico-cultural. Consciência. Inconsciente. Emoções Educação |
description |
O texto propõe uma reinterpretação da teoria histórico-cultural de Vygotski, defendendo a idéia de que a contribuição do pesquisador russo não se limita nem ao terreno da Psicologia Cognitiva, nem tampouco ao da Psicologia do Desenvolvimento, pois sua preocupação foi a elaboração de uma Psicologia Geral. Para tanto, o texto aponta, como fundamentais, aspectos tratados por Vygotski que são, com freqüência, relegados a um plano secundário e/ ou esquecidos pelos estudiosos desse assunto, a saber – os conflitos, as paixões e o inconsciente. É, portanto, nessa nova perspectiva, que os grandes temas da Psicologia – a linguagem, a mediação, a subjetividade, as relações entre afeto e conceito e entre desenvolvimento e aprendizagem – devem ser compreendidos e abordadosAbstract: This text proposes a reinterpretation of Vygotsky’s cultural-historical theory, arguing that this Russian researcher’s contribution is not limited to the sphere of cognitive psychology or developmental psychology, for his main concern was the elaboration of a general psychology theory. To accomplish this aim, this text points at some aspects which were discussed by Vygotsky as being fundamental, but frequently demoted to a secondary plan and/or forgotten by scholars: the conflicts, the passions and the unconscious. It is, thus, in this new perspective that the great themes of psychology – language, mediation, subjectivity, the relationship between affect and concept, and between development and learning – should be understood and approached.Key words: Cultural-historical. Psychology. Consciousness. Unconscious. Emotions |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643626 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643626/11145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 17 No. 2: maio./ago.2006[50]; 19-30 Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 2: maio./ago.2006[50]; 19-30 Pro-Posições; v. 17 n. 2: maio./ago.2006[50]; 19-30 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185718632448 |