Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clot, Yves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643626
Resumo: O texto propõe uma reinterpretação da teoria histórico-cultural de Vygotski, defendendo a idéia de que a contribuição do pesquisador russo não se limita nem ao terreno da Psicologia Cognitiva, nem tampouco ao da Psicologia do Desenvolvimento, pois sua preocupação foi a elaboração de uma Psicologia Geral. Para tanto, o texto aponta, como fundamentais, aspectos tratados por Vygotski que são, com freqüência, relegados a um plano secundário e/ ou esquecidos pelos estudiosos desse assunto, a saber – os conflitos, as paixões e o inconsciente. É, portanto, nessa nova perspectiva, que os grandes temas da Psicologia – a linguagem, a mediação, a subjetividade, as relações entre afeto e conceito e entre desenvolvimento e aprendizagem – devem ser compreendidos e abordadosAbstract: This text proposes a reinterpretation of Vygotsky’s cultural-historical theory, arguing that this Russian researcher’s contribution is not limited to the sphere of cognitive psychology or developmental psychology, for his main concern was the elaboration of a general psychology theory. To accomplish this aim, this text points at some aspects which were discussed by Vygotsky as being fundamental, but frequently demoted to a secondary plan and/or forgotten by scholars: the conflicts, the passions and the unconscious. It is, thus, in this new perspective that the great themes of psychology – language, mediation, subjectivity, the relationship between affect and concept, and between development and learning – should be understood and approached.Key words: Cultural-historical. Psychology. Consciousness. Unconscious. Emotions
id UNICAMP-18_5542eabf9c767e43cc745e15b5aafe6b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643626
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1Psicologia histórico-cultural. Consciência. Inconsciente. EmoçõesEducaçãoO texto propõe uma reinterpretação da teoria histórico-cultural de Vygotski, defendendo a idéia de que a contribuição do pesquisador russo não se limita nem ao terreno da Psicologia Cognitiva, nem tampouco ao da Psicologia do Desenvolvimento, pois sua preocupação foi a elaboração de uma Psicologia Geral. Para tanto, o texto aponta, como fundamentais, aspectos tratados por Vygotski que são, com freqüência, relegados a um plano secundário e/ ou esquecidos pelos estudiosos desse assunto, a saber – os conflitos, as paixões e o inconsciente. É, portanto, nessa nova perspectiva, que os grandes temas da Psicologia – a linguagem, a mediação, a subjetividade, as relações entre afeto e conceito e entre desenvolvimento e aprendizagem – devem ser compreendidos e abordadosAbstract: This text proposes a reinterpretation of Vygotsky’s cultural-historical theory, arguing that this Russian researcher’s contribution is not limited to the sphere of cognitive psychology or developmental psychology, for his main concern was the elaboration of a general psychology theory. To accomplish this aim, this text points at some aspects which were discussed by Vygotsky as being fundamental, but frequently demoted to a secondary plan and/or forgotten by scholars: the conflicts, the passions and the unconscious. It is, thus, in this new perspective that the great themes of psychology – language, mediation, subjectivity, the relationship between affect and concept, and between development and learning – should be understood and approached.Key words: Cultural-historical. Psychology. Consciousness. Unconscious. EmotionsUniversidade Estadual de Campinas2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643626Pro-Posições; Vol. 17 No. 2: maio./ago.2006[50]; 19-30Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 2: maio./ago.2006[50]; 19-30Pro-Posições; v. 17 n. 2: maio./ago.2006[50]; 19-301980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643626/11145Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessClot, Yves2016-02-29T14:03:44Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643626Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-29T14:03:44Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1
title Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1
spellingShingle Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1
Clot, Yves
Psicologia histórico-cultural. Consciência. Inconsciente. Emoções
Educação
title_short Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1
title_full Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1
title_fullStr Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1
title_full_unstemmed Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1
title_sort Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1
author Clot, Yves
author_facet Clot, Yves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clot, Yves
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia histórico-cultural. Consciência. Inconsciente. Emoções
Educação
topic Psicologia histórico-cultural. Consciência. Inconsciente. Emoções
Educação
description O texto propõe uma reinterpretação da teoria histórico-cultural de Vygotski, defendendo a idéia de que a contribuição do pesquisador russo não se limita nem ao terreno da Psicologia Cognitiva, nem tampouco ao da Psicologia do Desenvolvimento, pois sua preocupação foi a elaboração de uma Psicologia Geral. Para tanto, o texto aponta, como fundamentais, aspectos tratados por Vygotski que são, com freqüência, relegados a um plano secundário e/ ou esquecidos pelos estudiosos desse assunto, a saber – os conflitos, as paixões e o inconsciente. É, portanto, nessa nova perspectiva, que os grandes temas da Psicologia – a linguagem, a mediação, a subjetividade, as relações entre afeto e conceito e entre desenvolvimento e aprendizagem – devem ser compreendidos e abordadosAbstract: This text proposes a reinterpretation of Vygotsky’s cultural-historical theory, arguing that this Russian researcher’s contribution is not limited to the sphere of cognitive psychology or developmental psychology, for his main concern was the elaboration of a general psychology theory. To accomplish this aim, this text points at some aspects which were discussed by Vygotsky as being fundamental, but frequently demoted to a secondary plan and/or forgotten by scholars: the conflicts, the passions and the unconscious. It is, thus, in this new perspective that the great themes of psychology – language, mediation, subjectivity, the relationship between affect and concept, and between development and learning – should be understood and approached.Key words: Cultural-historical. Psychology. Consciousness. Unconscious. Emotions
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643626
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643626/11145
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 17 No. 2: maio./ago.2006[50]; 19-30
Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 2: maio./ago.2006[50]; 19-30
Pro-Posições; v. 17 n. 2: maio./ago.2006[50]; 19-30
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185718632448