Student´s support activities in private universities for students of the Programa Universidade para Todos (ProUni)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20965 |
Resumo: | Este artigo explora a oferta de apoio social e de atividades extracurriculares destinada aos bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) nas universidades privadas. Além disso, expõe resultados de uma pesquisa nos sítios institucionais de 57 universidades sem fins lucrativos de maneira a apresentar um inventário de como essas instituições oferecem ações de permanência. Os resultados indicam que somente uma parcela muito pequena dos bolsistas do ProUni tem acesso a ações relacionadas à permanência, número que decai ainda mais quando se consideram atividades com algum tipo de remuneração. Há diferenças muito grandes em favor do segmento não lucrativo em relação ao lucrativo. Outras dimensões, como moradia, transporte e alimentação, embora fundamentais, são praticamente inexistentes nas IES consultadas. Espera-se contribuir para o debate sobre a permanência dos bolsistas do ProUni, com destaque para a necessidade de se ampliarem ações sobre essas questões no segmento privado. |
id |
UFMA-3_38314499b63b8cd53420e8842b743f89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20965 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Student´s support activities in private universities for students of the Programa Universidade para Todos (ProUni)Permanencia de estudiantes en universidades privadas para estudiantes del Programa Universidad para Todos (ProUni)A permanência estudantil em universidades privadas para alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni)ProUniuniversidadpermanenciaProUniuniversidadepermanênciaProUniuniversitysupport activitiesEste artigo explora a oferta de apoio social e de atividades extracurriculares destinada aos bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) nas universidades privadas. Além disso, expõe resultados de uma pesquisa nos sítios institucionais de 57 universidades sem fins lucrativos de maneira a apresentar um inventário de como essas instituições oferecem ações de permanência. Os resultados indicam que somente uma parcela muito pequena dos bolsistas do ProUni tem acesso a ações relacionadas à permanência, número que decai ainda mais quando se consideram atividades com algum tipo de remuneração. Há diferenças muito grandes em favor do segmento não lucrativo em relação ao lucrativo. Outras dimensões, como moradia, transporte e alimentação, embora fundamentais, são praticamente inexistentes nas IES consultadas. Espera-se contribuir para o debate sobre a permanência dos bolsistas do ProUni, com destaque para a necessidade de se ampliarem ações sobre essas questões no segmento privado.Este artículo explora la oferta de apoyo social y actividades extracurriculares dirigidas a los becarios del Programa Universidad para Todos (ProUni) presentes en universidades privadas. Además, presenta resultados de una encuesta en sitios web institucionales de 57 universidades sin fines de lucro, con el fin de presentar un inventario de cómo estas instituciones ofrecen acciones de permanencia. Los resultados indican que solo una porción muy pequeña de los becarios ProUni acceden a acciones relacionadas con la permanencia, número que decrece aún más cuando se consideran actividades con algún tipo de remuneración. Existen diferencias muy grandes a favor del segmento sin fines de lucro en relación al segmento con fines de lucro. Otras dimensiones, como la vivienda, el transporte y la alimentación, aunque fundamentales, son prácticamente inexistentes en las IES consultadas. Se espera que contribuya al debate sobre la permanencia de los becarios ProUni, destacando la necesidad de ampliar las acciones en estos temas en el sector privado.This article explores social support actions and extracurricular activities aimed at scholarship holders of the Programa Universidade para Todos (ProUni) present at private universities. It also shares results of a survey on institutional websites of 57 non-profit universities, in order to present an inventory of how these institutions offer support actions. The results indicate that only a very small portion of ProUni scholarship holders have access to actions related to academic support, a number that decreases even more when considering activities with some type of remuneration. There are large differences in favor of the not-for-profit versus for-profit segment. Other dimensions, such as housing, transportation and food, although fundamental, are practically non-existent in the HEIs consulted. It is expected to contribute to the debate on the support and success of ProUni scholarship holders, with emphasis on the need to expand actions on these issues in the private sector.Universidade Federal do Maranhão2023-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2096510.18764/2358-4319v16n2.2023.31Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 2, maio/ago. 2023; 275-3012358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20965/11906Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPires, AndréRibeiro, Maynara de OliveiraPrinhorato, Henrique2023-07-13T22:20:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20965Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-07-13T22:20:46Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Student´s support activities in private universities for students of the Programa Universidade para Todos (ProUni) Permanencia de estudiantes en universidades privadas para estudiantes del Programa Universidad para Todos (ProUni) A permanência estudantil em universidades privadas para alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni) |
title |
Student´s support activities in private universities for students of the Programa Universidade para Todos (ProUni) |
spellingShingle |
Student´s support activities in private universities for students of the Programa Universidade para Todos (ProUni) Pires, André ProUni universidad permanencia ProUni universidade permanência ProUni university support activities |
title_short |
Student´s support activities in private universities for students of the Programa Universidade para Todos (ProUni) |
title_full |
Student´s support activities in private universities for students of the Programa Universidade para Todos (ProUni) |
title_fullStr |
Student´s support activities in private universities for students of the Programa Universidade para Todos (ProUni) |
title_full_unstemmed |
Student´s support activities in private universities for students of the Programa Universidade para Todos (ProUni) |
title_sort |
Student´s support activities in private universities for students of the Programa Universidade para Todos (ProUni) |
author |
Pires, André |
author_facet |
Pires, André Ribeiro, Maynara de Oliveira Prinhorato, Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Maynara de Oliveira Prinhorato, Henrique |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, André Ribeiro, Maynara de Oliveira Prinhorato, Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ProUni universidad permanencia ProUni universidade permanência ProUni university support activities |
topic |
ProUni universidad permanencia ProUni universidade permanência ProUni university support activities |
description |
Este artigo explora a oferta de apoio social e de atividades extracurriculares destinada aos bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) nas universidades privadas. Além disso, expõe resultados de uma pesquisa nos sítios institucionais de 57 universidades sem fins lucrativos de maneira a apresentar um inventário de como essas instituições oferecem ações de permanência. Os resultados indicam que somente uma parcela muito pequena dos bolsistas do ProUni tem acesso a ações relacionadas à permanência, número que decai ainda mais quando se consideram atividades com algum tipo de remuneração. Há diferenças muito grandes em favor do segmento não lucrativo em relação ao lucrativo. Outras dimensões, como moradia, transporte e alimentação, embora fundamentais, são praticamente inexistentes nas IES consultadas. Espera-se contribuir para o debate sobre a permanência dos bolsistas do ProUni, com destaque para a necessidade de se ampliarem ações sobre essas questões no segmento privado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20965 10.18764/2358-4319v16n2.2023.31 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20965 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v16n2.2023.31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20965/11906 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 2, maio/ago. 2023; 275-301 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711322380697600 |