Formação Continuada: concepções e práticas do programa “chão da escola”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Glauce Barros Santos Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dell'Osbel, Bruno Bottega, Oliveira, Eniz Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14960
Resumo: Este artigo é oriundo de uma parte da dissertação denominada “A integração curricular no Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo – Floriano/Piauí”, em que foram retratados os desafios encontrados pelos gestores para a efetivação de um currículo integrado. Dessa forma, o presente texto tem como objetivo abordar sobre a formação continuada “Chão da Escola” e sua contribuição para o fortalecimento da identidade do Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo. A pesquisa realizada tem abordagem qualitativa, descritiva e aproxima-se do estudo de caso. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado para quatro professores, cada um representando uma área do conhecimento; dois professores das áreas específicas e dois coordenadores. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que, para uma melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, se faz necessária a participação dos professores com os formadores da formação continuada, pois os docentes conhecem a realidade e o contexto social onde eles próprios e os alunos estão inseridos, podendo contribuir de forma efetiva nas discussões e trocas de experiências, aperfeiçoando ainda mais sua prática docente, como também sua percepção crítica e autonomia de suas ações.Palavras-chave: Formação continuada. Programa Chão da Escola. Ensino Médio Integrado ao Técnico.Continuing Education: conceptions and practices of the "school floor" programmeABSTRACTThis article comes from a part of the dissertation entitled "The curricular integration in the State Center of Professional Education Calisto Lobo - Floriano / Piauí", in which were portrayed the challenges found by the managers for the realization of an integrated curriculum. Thus, the present text aims to address the ongoing formation "Chão da Escola" and its contribution to the strengthening of the identity of the State Center of Professional Education Calisto Lobo. The research carried out has a qualitative, descriptive approach, and it is close to the case study. For the data collection, a semi-structured questionnaire was applied with four teachers, each representing an area of knowledge; two teachers from specific areas and two coordinators. Discursive Textual Analysis was used to analyze the data. It was concluded that, in order to improve the quality of teaching and learning, it is necessary the participation of the teachers with the trainers of the continuous formation, because the teachers know the reality and the social context where they themselves and the students are inserted, being able to contribute effectively to the discussions and exchanges of experiences, further improving their teaching practice, as well as their critical perception and autonomy of their actions.Keywords: Continuing education. “Chão da escola” Program. High School Integrated to Technical Education.Formación Continuada: concepciones y prácticas del programa “chão da escola”RESUMENEste artículo es oriundo de una parte de la tesis magistral denominada “A integração curricular no Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo – Floriano/Piauí”, en que fueron retratados los desafios encontrados por los gestores para la efectivización de un currículo integrado. De esa forma, el presente texto tiene como objetivo abordar sobre la formación continuada “Chão da Escola” y su contribución para el fortalecimiento de la identidad del Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo. La investigación realizada tiene abordaje cualitativo, descriptivo y se acerca del estudio de caso. Para la recogida de datos fue aplicado un cuestionario semiestructurado para cuatro profesores, cada uno representando un área de conocimiento; dos profesores de las áreas específicas y dos coordinadores. Para el análisis de datos fue utilizado el Análisis Textual Discursivo. Se concluye que, para una mejora de calidad de enseñanza y del aprendizaje, se hace necesaria la participación de los profesores con los formadores de la formación continuada, pues los profesores conocen la realidad y el contexto social donde ellos y los alumnos están incluidos, pudiendo contribuir de forma efectiva en las discusiones y cambio de experiencias, perfeccionando aún más su práctica docente, así también su percepción crítica y autonomía de sus acciones.Palabras clave: Formación continuada. Programa Chão da Escola. Enseñanza Media Integrada al Técnico.
id UFMA-3_3923985bc5036e29426f0ac002031a06
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14960
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Formação Continuada: concepções e práticas do programa “chão da escola”Formação continuadaPrograma Chão da EscolaEnsino Médio Integrado ao TécnicoEste artigo é oriundo de uma parte da dissertação denominada “A integração curricular no Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo – Floriano/Piauí”, em que foram retratados os desafios encontrados pelos gestores para a efetivação de um currículo integrado. Dessa forma, o presente texto tem como objetivo abordar sobre a formação continuada “Chão da Escola” e sua contribuição para o fortalecimento da identidade do Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo. A pesquisa realizada tem abordagem qualitativa, descritiva e aproxima-se do estudo de caso. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado para quatro professores, cada um representando uma área do conhecimento; dois professores das áreas específicas e dois coordenadores. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que, para uma melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, se faz necessária a participação dos professores com os formadores da formação continuada, pois os docentes conhecem a realidade e o contexto social onde eles próprios e os alunos estão inseridos, podendo contribuir de forma efetiva nas discussões e trocas de experiências, aperfeiçoando ainda mais sua prática docente, como também sua percepção crítica e autonomia de suas ações.Palavras-chave: Formação continuada. Programa Chão da Escola. Ensino Médio Integrado ao Técnico.Continuing Education: conceptions and practices of the "school floor" programmeABSTRACTThis article comes from a part of the dissertation entitled "The curricular integration in the State Center of Professional Education Calisto Lobo - Floriano / Piauí", in which were portrayed the challenges found by the managers for the realization of an integrated curriculum. Thus, the present text aims to address the ongoing formation "Chão da Escola" and its contribution to the strengthening of the identity of the State Center of Professional Education Calisto Lobo. The research carried out has a qualitative, descriptive approach, and it is close to the case study. For the data collection, a semi-structured questionnaire was applied with four teachers, each representing an area of knowledge; two teachers from specific areas and two coordinators. Discursive Textual Analysis was used to analyze the data. It was concluded that, in order to improve the quality of teaching and learning, it is necessary the participation of the teachers with the trainers of the continuous formation, because the teachers know the reality and the social context where they themselves and the students are inserted, being able to contribute effectively to the discussions and exchanges of experiences, further improving their teaching practice, as well as their critical perception and autonomy of their actions.Keywords: Continuing education. “Chão da escola” Program. High School Integrated to Technical Education.Formación Continuada: concepciones y prácticas del programa “chão da escola”RESUMENEste artículo es oriundo de una parte de la tesis magistral denominada “A integração curricular no Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo – Floriano/Piauí”, en que fueron retratados los desafios encontrados por los gestores para la efectivización de un currículo integrado. De esa forma, el presente texto tiene como objetivo abordar sobre la formación continuada “Chão da Escola” y su contribución para el fortalecimiento de la identidad del Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo. La investigación realizada tiene abordaje cualitativo, descriptivo y se acerca del estudio de caso. Para la recogida de datos fue aplicado un cuestionario semiestructurado para cuatro profesores, cada uno representando un área de conocimiento; dos profesores de las áreas específicas y dos coordinadores. Para el análisis de datos fue utilizado el Análisis Textual Discursivo. Se concluye que, para una mejora de calidad de enseñanza y del aprendizaje, se hace necesaria la participación de los profesores con los formadores de la formación continuada, pues los profesores conocen la realidad y el contexto social donde ellos y los alumnos están incluidos, pudiendo contribuir de forma efectiva en las discusiones y cambio de experiencias, perfeccionando aún más su práctica docente, así también su percepción crítica y autonomía de sus acciones.Palabras clave: Formación continuada. Programa Chão da Escola. Enseñanza Media Integrada al Técnico.Universidade Federal do Maranhão2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1496010.18764/2358-4319.v13n2p315-333Revista Educação e Emancipação; v.13, n.2, maio/ago.2020; p.315-3332358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14960/7940Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Glauce Barros Santos SousaDell'Osbel, Bruno BottegaOliveira, Eniz Conceição2020-09-17T00:59:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14960Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-09-17T00:59:08Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Continuada: concepções e práticas do programa “chão da escola”
title Formação Continuada: concepções e práticas do programa “chão da escola”
spellingShingle Formação Continuada: concepções e práticas do programa “chão da escola”
Araujo, Glauce Barros Santos Sousa
Formação continuada
Programa Chão da Escola
Ensino Médio Integrado ao Técnico
title_short Formação Continuada: concepções e práticas do programa “chão da escola”
title_full Formação Continuada: concepções e práticas do programa “chão da escola”
title_fullStr Formação Continuada: concepções e práticas do programa “chão da escola”
title_full_unstemmed Formação Continuada: concepções e práticas do programa “chão da escola”
title_sort Formação Continuada: concepções e práticas do programa “chão da escola”
author Araujo, Glauce Barros Santos Sousa
author_facet Araujo, Glauce Barros Santos Sousa
Dell'Osbel, Bruno Bottega
Oliveira, Eniz Conceição
author_role author
author2 Dell'Osbel, Bruno Bottega
Oliveira, Eniz Conceição
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Glauce Barros Santos Sousa
Dell'Osbel, Bruno Bottega
Oliveira, Eniz Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Programa Chão da Escola
Ensino Médio Integrado ao Técnico
topic Formação continuada
Programa Chão da Escola
Ensino Médio Integrado ao Técnico
description Este artigo é oriundo de uma parte da dissertação denominada “A integração curricular no Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo – Floriano/Piauí”, em que foram retratados os desafios encontrados pelos gestores para a efetivação de um currículo integrado. Dessa forma, o presente texto tem como objetivo abordar sobre a formação continuada “Chão da Escola” e sua contribuição para o fortalecimento da identidade do Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo. A pesquisa realizada tem abordagem qualitativa, descritiva e aproxima-se do estudo de caso. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado para quatro professores, cada um representando uma área do conhecimento; dois professores das áreas específicas e dois coordenadores. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que, para uma melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, se faz necessária a participação dos professores com os formadores da formação continuada, pois os docentes conhecem a realidade e o contexto social onde eles próprios e os alunos estão inseridos, podendo contribuir de forma efetiva nas discussões e trocas de experiências, aperfeiçoando ainda mais sua prática docente, como também sua percepção crítica e autonomia de suas ações.Palavras-chave: Formação continuada. Programa Chão da Escola. Ensino Médio Integrado ao Técnico.Continuing Education: conceptions and practices of the "school floor" programmeABSTRACTThis article comes from a part of the dissertation entitled "The curricular integration in the State Center of Professional Education Calisto Lobo - Floriano / Piauí", in which were portrayed the challenges found by the managers for the realization of an integrated curriculum. Thus, the present text aims to address the ongoing formation "Chão da Escola" and its contribution to the strengthening of the identity of the State Center of Professional Education Calisto Lobo. The research carried out has a qualitative, descriptive approach, and it is close to the case study. For the data collection, a semi-structured questionnaire was applied with four teachers, each representing an area of knowledge; two teachers from specific areas and two coordinators. Discursive Textual Analysis was used to analyze the data. It was concluded that, in order to improve the quality of teaching and learning, it is necessary the participation of the teachers with the trainers of the continuous formation, because the teachers know the reality and the social context where they themselves and the students are inserted, being able to contribute effectively to the discussions and exchanges of experiences, further improving their teaching practice, as well as their critical perception and autonomy of their actions.Keywords: Continuing education. “Chão da escola” Program. High School Integrated to Technical Education.Formación Continuada: concepciones y prácticas del programa “chão da escola”RESUMENEste artículo es oriundo de una parte de la tesis magistral denominada “A integração curricular no Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo – Floriano/Piauí”, en que fueron retratados los desafios encontrados por los gestores para la efectivización de un currículo integrado. De esa forma, el presente texto tiene como objetivo abordar sobre la formación continuada “Chão da Escola” y su contribución para el fortalecimiento de la identidad del Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo. La investigación realizada tiene abordaje cualitativo, descriptivo y se acerca del estudio de caso. Para la recogida de datos fue aplicado un cuestionario semiestructurado para cuatro profesores, cada uno representando un área de conocimiento; dos profesores de las áreas específicas y dos coordinadores. Para el análisis de datos fue utilizado el Análisis Textual Discursivo. Se concluye que, para una mejora de calidad de enseñanza y del aprendizaje, se hace necesaria la participación de los profesores con los formadores de la formación continuada, pues los profesores conocen la realidad y el contexto social donde ellos y los alumnos están incluidos, pudiendo contribuir de forma efectiva en las discusiones y cambio de experiencias, perfeccionando aún más su práctica docente, así también su percepción crítica y autonomía de sus acciones.Palabras clave: Formación continuada. Programa Chão da Escola. Enseñanza Media Integrada al Técnico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14960
10.18764/2358-4319.v13n2p315-333
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14960
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v13n2p315-333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14960/7940
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.13, n.2, maio/ago.2020; p.315-333
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321572245504