Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20891 |
Resumo: | Nesta pesquisa, foram analisados artigos e notícias publicadas nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Correio da Manhã, O Globo e Jornal do Brasil, que expressaram ideologicamente, assim como outros órgãos de imprensa, a defesa da ditadura civil-militar (1984-1985) e a construção de um consenso em torno do projeto de desenvolvimento associado e dependente ao capital financeiro internacional, notadamente o Norte-americano. Verifica-se que as reformas educacionais promovidas pelos governos militares, foram justificadas com base na Teoria do Capital Humano (TCH), da eficiência técnica, do desenvolvimento e das liberdades democráticas. Concomitantemente, a ampliação da escolarização não significou ruptura alguma com o dualismo educacional em nosso país, mas inversamente ocorreu seu aprofundamento, além da precarização das condições de trabalho docente. Por fim, as pesquisas foram realizadas nos bancos de dados dos jornais do período e na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, tomando como parâmetros as análises de Sucupira (2020), Moraes (2014), entre outros. |
id |
UFMA-3_451da99dc155534cd4c9fda16050ffd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20891 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no BrasilEducación, imprenta y hegemonía en la dictadura cívico-militar en Brasil Education, press and hegemony in the civil-military dictatorship in Brazilescuela vocacionalteoría del capital humanoenseñanza superiordictadura cívico-militarescola profissionalizanteteoria do capital humanoensino superiorditadura civil-militarvocational schooltheory of human capitalhigher educationcivil-military dictatorshipNesta pesquisa, foram analisados artigos e notícias publicadas nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Correio da Manhã, O Globo e Jornal do Brasil, que expressaram ideologicamente, assim como outros órgãos de imprensa, a defesa da ditadura civil-militar (1984-1985) e a construção de um consenso em torno do projeto de desenvolvimento associado e dependente ao capital financeiro internacional, notadamente o Norte-americano. Verifica-se que as reformas educacionais promovidas pelos governos militares, foram justificadas com base na Teoria do Capital Humano (TCH), da eficiência técnica, do desenvolvimento e das liberdades democráticas. Concomitantemente, a ampliação da escolarização não significou ruptura alguma com o dualismo educacional em nosso país, mas inversamente ocorreu seu aprofundamento, além da precarização das condições de trabalho docente. Por fim, as pesquisas foram realizadas nos bancos de dados dos jornais do período e na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, tomando como parâmetros as análises de Sucupira (2020), Moraes (2014), entre outros.En esta investigación se analizaron artículos y noticias publicadas en la prensa brasileña y que expresaban ideológicamente la defensa de la dictadura cívico-militar (1984-1985) y la construcción de un consenso en torno al proyecto de desarrollo asociado y dependiente del capital financiero internacional, notablemente el norteamericano. Parece que las reformas educativas impulsadas por los gobiernos militares se justificaron con base en la Teoría del Capital Humano (HCT), la eficiencia técnica, el desarrollo y las libertades democráticas. Concomitantemente, la expansión de la escolarización no significó ruptura alguna con el dualismo educativo en nuestro país, sino que, por el contrario, se produjo su profundización, además de la precariedad de las condiciones de trabajo docente. Finalmente, la investigación se realizó en las bases de datos de periódicos de la época y en la Hemeroteca Digital de la Biblioteca Nacional, tomando como parámetros los análisis de Sucupira (2020), Moraes (2014), entre otros.In this research, articles and news published in the Brazilian press were analyzed and which ideologically expressed the defense of the civil-military dictatorship (1984-1985) and the construction of a consensus around the project of development associated and dependent on international financial capital, notably the North American. It appears that the educational reforms promoted by the military governments were justified based on the Theory of Human Capital (HCT), technical efficiency, development and democratic freedoms. Concomitantly, the expansion of schooling did not mean any rupture with the educational dualism in our country, but, conversely, its deepening occurred, in addition to the precariousness of teaching work conditions. Finally, the research was carried out in the databases of newspapers of the period and in the Hemeroteca Digital of the National Library, taking as parameters the analyzes of Sucupira (2020), Moraes (2014), among others.Universidade Federal do Maranhão2023-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2089110.18764/2358-4319v16n2.2023.23Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 2, maio/ago. 2023; 61-862358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20891/11894Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marco Antônio de OliveiraLombardi, José Claudinei Colares, Maria Lilia Imbiriba Sousa2023-07-13T22:20:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20891Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-07-13T22:20:46Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil Educación, imprenta y hegemonía en la dictadura cívico-militar en Brasil Education, press and hegemony in the civil-military dictatorship in Brazil |
title |
Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil |
spellingShingle |
Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil Gomes, Marco Antônio de Oliveira escuela vocacional teoría del capital humano enseñanza superior dictadura cívico-militar escola profissionalizante teoria do capital humano ensino superior ditadura civil-militar vocational school theory of human capital higher education civil-military dictatorship |
title_short |
Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil |
title_full |
Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil |
title_fullStr |
Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil |
title_full_unstemmed |
Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil |
title_sort |
Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil |
author |
Gomes, Marco Antônio de Oliveira |
author_facet |
Gomes, Marco Antônio de Oliveira Lombardi, José Claudinei Colares, Maria Lilia Imbiriba Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Lombardi, José Claudinei Colares, Maria Lilia Imbiriba Sousa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Marco Antônio de Oliveira Lombardi, José Claudinei Colares, Maria Lilia Imbiriba Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escuela vocacional teoría del capital humano enseñanza superior dictadura cívico-militar escola profissionalizante teoria do capital humano ensino superior ditadura civil-militar vocational school theory of human capital higher education civil-military dictatorship |
topic |
escuela vocacional teoría del capital humano enseñanza superior dictadura cívico-militar escola profissionalizante teoria do capital humano ensino superior ditadura civil-militar vocational school theory of human capital higher education civil-military dictatorship |
description |
Nesta pesquisa, foram analisados artigos e notícias publicadas nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Correio da Manhã, O Globo e Jornal do Brasil, que expressaram ideologicamente, assim como outros órgãos de imprensa, a defesa da ditadura civil-militar (1984-1985) e a construção de um consenso em torno do projeto de desenvolvimento associado e dependente ao capital financeiro internacional, notadamente o Norte-americano. Verifica-se que as reformas educacionais promovidas pelos governos militares, foram justificadas com base na Teoria do Capital Humano (TCH), da eficiência técnica, do desenvolvimento e das liberdades democráticas. Concomitantemente, a ampliação da escolarização não significou ruptura alguma com o dualismo educacional em nosso país, mas inversamente ocorreu seu aprofundamento, além da precarização das condições de trabalho docente. Por fim, as pesquisas foram realizadas nos bancos de dados dos jornais do período e na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, tomando como parâmetros as análises de Sucupira (2020), Moraes (2014), entre outros. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20891 10.18764/2358-4319v16n2.2023.23 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20891 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v16n2.2023.23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20891/11894 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 2, maio/ago. 2023; 61-86 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711322375454720 |