Uma cidade, duas escolas: um olhar para as desigualdades sociais em tempos de pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchez Júnior, Sidney Lopes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Monteiro, Karina Jácob, Calazans, Silvia Gusmão Brandilla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17127
Resumo: Este estudo tem como objetivo problematizar a questão da educação escolar remota emergencial em tempos da pandemia da Covid-19, ao eleger como foco de estudo duas escolas situadas em uma cidade do interior de São Paulo, sendo uma localizada na região central (EC) e outra em um bairro periférico (EB). Assim, assume uma abordagem qualitativa, ao analisar de forma descritiva e comparativa os dados coletados por meio de um questionário online que foi respondido por 23 professores que atuam na rede municipal de ensino. Os dados revelam fatores que podem influenciar de forma negativa e positiva no desenvolvimento das atividades remotas, dentre os quais destacam-se a falta de organização da rotina escola, a baixa renda familiar, a formação acadêmica dos pais e a falta de acesso à internet e a equipamentos tecnológicos, o que aprofunda ainda mais o abismo das diferenças e desigualdades sociais e educacionais.Palavras-chave: Desigualdades Sociais. Pandemia da COVID-19. Educação Remota Emergencial.One city, two schools: a look at social inequalities in times of Covid-19 pandemicABSTRACTThis study aims to problematize the issue of Emergencial Remote School Education in times of the Covid-19 pandemic, by choosing as the focus of study two schools located in the countryside of São Paulo state, one school is located in the central region of the city (EC) and the other one is located in a peripheral region (EB). Thus, it takes a qualitative approach, when analyzing, in a descriptive and comparative method, the data collected through an online questionnaire that was answered by 23 teachers who work in the municipal school system. The data reveal factors that can negatively and positively influence the lack of development of remote activities, among which the organization of the school routine stands out, and also the low family income, the academic education of parents, and the difficult access to the internet and technological equipment, data that further deepen the abyss of social and educational differences and inequalities.Keywords: Social Inequalities. COVID-19 Pandemic. Emergency Remote Education.Una ciudad, dos escuelas: una mirada a las desigualdades sociales en tiempos de pandemia de Covid-19RESUMENEste estudio tiene como objetivo problematizar el tema de la educación escolar remota emergencial en tiempos de la pandemia de Covid-19, eligiendo como foco de estudio dos escuelas ubicadas en una ciudad en el interior de São Paulo, una ubicada en la región central (CE) y otra en un barrio periférico (EB). Por lo tanto, adopta un enfoque cualitativo al analizar de manera descriptiva y comparativa los datos recopilados a través de un cuestionario en línea que fue respondido por 23 maestros que trabajan en el sistema escolar municipal. Los datos revelan factores que pueden influir de manera negativa y positiva en el desarrollo de actividades remotas, entre los cuales la falta de organización de la rutina escolar, los bajos ingresos familiares, la educación académica de los padres y la falta de acceso a Internet y equipamiento tecnológico, que profundiza aún más el abismo de las diferencias y desigualdades sociales y educativas.Palabras clave: Desigualdades Sociales. Pandemia de COVID-19. Educación Remota Emergencial. 
id UFMA-3_50fc852afe18b515bcce4465044ef085
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17127
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Uma cidade, duas escolas: um olhar para as desigualdades sociais em tempos de pandemia da Covid-19Desigualdades Sociais. Pandemia da COVID-19. Educação Remota Emergencial.Este estudo tem como objetivo problematizar a questão da educação escolar remota emergencial em tempos da pandemia da Covid-19, ao eleger como foco de estudo duas escolas situadas em uma cidade do interior de São Paulo, sendo uma localizada na região central (EC) e outra em um bairro periférico (EB). Assim, assume uma abordagem qualitativa, ao analisar de forma descritiva e comparativa os dados coletados por meio de um questionário online que foi respondido por 23 professores que atuam na rede municipal de ensino. Os dados revelam fatores que podem influenciar de forma negativa e positiva no desenvolvimento das atividades remotas, dentre os quais destacam-se a falta de organização da rotina escola, a baixa renda familiar, a formação acadêmica dos pais e a falta de acesso à internet e a equipamentos tecnológicos, o que aprofunda ainda mais o abismo das diferenças e desigualdades sociais e educacionais.Palavras-chave: Desigualdades Sociais. Pandemia da COVID-19. Educação Remota Emergencial.One city, two schools: a look at social inequalities in times of Covid-19 pandemicABSTRACTThis study aims to problematize the issue of Emergencial Remote School Education in times of the Covid-19 pandemic, by choosing as the focus of study two schools located in the countryside of São Paulo state, one school is located in the central region of the city (EC) and the other one is located in a peripheral region (EB). Thus, it takes a qualitative approach, when analyzing, in a descriptive and comparative method, the data collected through an online questionnaire that was answered by 23 teachers who work in the municipal school system. The data reveal factors that can negatively and positively influence the lack of development of remote activities, among which the organization of the school routine stands out, and also the low family income, the academic education of parents, and the difficult access to the internet and technological equipment, data that further deepen the abyss of social and educational differences and inequalities.Keywords: Social Inequalities. COVID-19 Pandemic. Emergency Remote Education.Una ciudad, dos escuelas: una mirada a las desigualdades sociales en tiempos de pandemia de Covid-19RESUMENEste estudio tiene como objetivo problematizar el tema de la educación escolar remota emergencial en tiempos de la pandemia de Covid-19, eligiendo como foco de estudio dos escuelas ubicadas en una ciudad en el interior de São Paulo, una ubicada en la región central (CE) y otra en un barrio periférico (EB). Por lo tanto, adopta un enfoque cualitativo al analizar de manera descriptiva y comparativa los datos recopilados a través de un cuestionario en línea que fue respondido por 23 maestros que trabajan en el sistema escolar municipal. Los datos revelan factores que pueden influir de manera negativa y positiva en el desarrollo de actividades remotas, entre los cuales la falta de organización de la rutina escolar, los bajos ingresos familiares, la educación académica de los padres y la falta de acceso a Internet y equipamiento tecnológico, que profundiza aún más el abismo de las diferencias y desigualdades sociales y educativas.Palabras clave: Desigualdades Sociales. Pandemia de COVID-19. Educación Remota Emergencial. Universidade Federal do Maranhão2021-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1712710.18764/2358-4319.v14n2p38-61Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.38-612358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17127/9308Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanchez Júnior, Sidney LopesMonteiro, Karina JácobCalazans, Silvia Gusmão Brandilla2021-07-17T16:04:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17127Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2021-07-17T16:04:54Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma cidade, duas escolas: um olhar para as desigualdades sociais em tempos de pandemia da Covid-19
title Uma cidade, duas escolas: um olhar para as desigualdades sociais em tempos de pandemia da Covid-19
spellingShingle Uma cidade, duas escolas: um olhar para as desigualdades sociais em tempos de pandemia da Covid-19
Sanchez Júnior, Sidney Lopes
Desigualdades Sociais. Pandemia da COVID-19. Educação Remota Emergencial.
title_short Uma cidade, duas escolas: um olhar para as desigualdades sociais em tempos de pandemia da Covid-19
title_full Uma cidade, duas escolas: um olhar para as desigualdades sociais em tempos de pandemia da Covid-19
title_fullStr Uma cidade, duas escolas: um olhar para as desigualdades sociais em tempos de pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Uma cidade, duas escolas: um olhar para as desigualdades sociais em tempos de pandemia da Covid-19
title_sort Uma cidade, duas escolas: um olhar para as desigualdades sociais em tempos de pandemia da Covid-19
author Sanchez Júnior, Sidney Lopes
author_facet Sanchez Júnior, Sidney Lopes
Monteiro, Karina Jácob
Calazans, Silvia Gusmão Brandilla
author_role author
author2 Monteiro, Karina Jácob
Calazans, Silvia Gusmão Brandilla
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchez Júnior, Sidney Lopes
Monteiro, Karina Jácob
Calazans, Silvia Gusmão Brandilla
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdades Sociais. Pandemia da COVID-19. Educação Remota Emergencial.
topic Desigualdades Sociais. Pandemia da COVID-19. Educação Remota Emergencial.
description Este estudo tem como objetivo problematizar a questão da educação escolar remota emergencial em tempos da pandemia da Covid-19, ao eleger como foco de estudo duas escolas situadas em uma cidade do interior de São Paulo, sendo uma localizada na região central (EC) e outra em um bairro periférico (EB). Assim, assume uma abordagem qualitativa, ao analisar de forma descritiva e comparativa os dados coletados por meio de um questionário online que foi respondido por 23 professores que atuam na rede municipal de ensino. Os dados revelam fatores que podem influenciar de forma negativa e positiva no desenvolvimento das atividades remotas, dentre os quais destacam-se a falta de organização da rotina escola, a baixa renda familiar, a formação acadêmica dos pais e a falta de acesso à internet e a equipamentos tecnológicos, o que aprofunda ainda mais o abismo das diferenças e desigualdades sociais e educacionais.Palavras-chave: Desigualdades Sociais. Pandemia da COVID-19. Educação Remota Emergencial.One city, two schools: a look at social inequalities in times of Covid-19 pandemicABSTRACTThis study aims to problematize the issue of Emergencial Remote School Education in times of the Covid-19 pandemic, by choosing as the focus of study two schools located in the countryside of São Paulo state, one school is located in the central region of the city (EC) and the other one is located in a peripheral region (EB). Thus, it takes a qualitative approach, when analyzing, in a descriptive and comparative method, the data collected through an online questionnaire that was answered by 23 teachers who work in the municipal school system. The data reveal factors that can negatively and positively influence the lack of development of remote activities, among which the organization of the school routine stands out, and also the low family income, the academic education of parents, and the difficult access to the internet and technological equipment, data that further deepen the abyss of social and educational differences and inequalities.Keywords: Social Inequalities. COVID-19 Pandemic. Emergency Remote Education.Una ciudad, dos escuelas: una mirada a las desigualdades sociales en tiempos de pandemia de Covid-19RESUMENEste estudio tiene como objetivo problematizar el tema de la educación escolar remota emergencial en tiempos de la pandemia de Covid-19, eligiendo como foco de estudio dos escuelas ubicadas en una ciudad en el interior de São Paulo, una ubicada en la región central (CE) y otra en un barrio periférico (EB). Por lo tanto, adopta un enfoque cualitativo al analizar de manera descriptiva y comparativa los datos recopilados a través de un cuestionario en línea que fue respondido por 23 maestros que trabajan en el sistema escolar municipal. Los datos revelan factores que pueden influir de manera negativa y positiva en el desarrollo de actividades remotas, entre los cuales la falta de organización de la rutina escolar, los bajos ingresos familiares, la educación académica de los padres y la falta de acceso a Internet y equipamiento tecnológico, que profundiza aún más el abismo de las diferencias y desigualdades sociales y educativas.Palabras clave: Desigualdades Sociales. Pandemia de COVID-19. Educación Remota Emergencial. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17127
10.18764/2358-4319.v14n2p38-61
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17127
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v14n2p38-61
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17127/9308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.38-61
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321691783168