O ensino superior : as Antígonas de nosso tempo pandêmico e o agravo das desigualdades sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Magali Mendes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Pedro de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220552
Resumo: A pandemia que vivemos escancarou e, ao mesmo tempo, provocou um agravo nas desigualdades sociais históricas do Brasil. Essa condição é consequência de processos de colonização que são vividos até hoje, pois não conseguimos enfrentar o racismo, a violência de gênero, a exploração do trabalho e outras mazelas sociais. Todas estas questões, em um tempo de profunda fragilidade sanitária, nos mostram que os que mais sofrem continuam sendo os mais pobres. A COVID-19 nos apresenta a face mais violenta desta desigualdade. O campo da educação também é afetado por este cenário, e neste texto discutimos o caso da educação superior em um uma universidade pública, para problematizar a permanência de processos de exclusão. Com a suspensão das aulas, busca-se compensar o ensino presencial através de propostas de atividades remotas (ERE). A implementação da proposta poderá aprofundar as desigualdades, dadas as condições precárias com que está se dando essa discussão, na qual aparecem invisibilizadas as dificuldades daquele público que tem sido trazido para a universidade nos últimos anos através de políticas afirmativas.
id UFRGS-2_f65c5ea49d46465fadaafddcb814f344
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220552
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menezes, Magali Mendes deCosta, Pedro de Almeida2021-05-05T04:28:56Z20212317-1219http://hdl.handle.net/10183/220552001125039A pandemia que vivemos escancarou e, ao mesmo tempo, provocou um agravo nas desigualdades sociais históricas do Brasil. Essa condição é consequência de processos de colonização que são vividos até hoje, pois não conseguimos enfrentar o racismo, a violência de gênero, a exploração do trabalho e outras mazelas sociais. Todas estas questões, em um tempo de profunda fragilidade sanitária, nos mostram que os que mais sofrem continuam sendo os mais pobres. A COVID-19 nos apresenta a face mais violenta desta desigualdade. O campo da educação também é afetado por este cenário, e neste texto discutimos o caso da educação superior em um uma universidade pública, para problematizar a permanência de processos de exclusão. Com a suspensão das aulas, busca-se compensar o ensino presencial através de propostas de atividades remotas (ERE). A implementação da proposta poderá aprofundar as desigualdades, dadas as condições precárias com que está se dando essa discussão, na qual aparecem invisibilizadas as dificuldades daquele público que tem sido trazido para a universidade nos últimos anos através de políticas afirmativas.Brazilian historical social inequalities have been highlighted in the present COVID-19 pandemic. As consequences of colonization processes that shaped our society, such inequalities make possible to remain present amongst us, without proper confrontation, the racism, gender violence and the exploitation of work. All of these issues, in a time of profound health weakness, show us that those who suffer the most remain the poorest. COVID-19 shows us the most violent face of this inequality. The field of Education is also affected by this scenario. Once presential classes have been suspended, Emergency Remote Teaching (ERT) is shown as the best solution, but the case of Federal University of Rio Grande do Sul, here described, allows us to stand that this solution may probably deepen the mentioned inequalities.La pandemia que estamos experimentando ha agravado las desigualdades sociales históricas en Brasil. Las desigualdades que presenciamos son consecuencias de los procesos de colonización experimentados hasta el presente, una vez que no podemos enfrentar el racismo, la violencia de género y la explotación del trabajo. Todos estos problemas, en un momento de profunda debilidad de la salud, nos muestran que quienes más sufren en crisis como estas, siguen siendo los más pobres. La COVID-19 nos muestra la cara más violenta de esta desigualdad. El campo de la educación también se ve afectado por este escenario. Con la suspensión de las clases presenciales, se buscó compensar la enseñanza a través de propuestas de actividades remotas (ERE), pero nuestras reflexiones preliminares permiten sostener que tales estrategias pueden agravar aún más las desigualdades referidas. Para ejemplificar, el presente artículo discute el caso de la Universidad de Rio Grande do Sul, y los riesgos implicados en este proceso.application/pdfporRevista entreideias: educação, cultura e sociedade. Salvador, BA: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação. Vol. 10, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 10-117Desigualdade socialEnsino Remoto Emergencial (ERE)Ensino superiorPandemiasCOVID-19ColonizationPandemicEmergency Remote TeachingSocial InequalitiesColonizaciónPandemiaEnseñanza Remota de EmergenciaDesigualdades socio educacionalesO ensino superior : as Antígonas de nosso tempo pandêmico e o agravo das desigualdades sociaisHigher education : the Antígonas of our pandemic times and the social inequalities worseningLa educación superior : las Antígonas de nuestro tiempo pandémico y el agravamiento de las desigualdades socialesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125039.pdf.txt001125039.pdf.txtExtracted Texttext/plain42074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220552/2/001125039.pdf.txt9beb741813ae0f36f85c7a7d4d5a40a4MD52ORIGINAL001125039.pdfTexto completoapplication/pdf561724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220552/1/001125039.pdf9e24ba90f20db6fa83dc8e035239284bMD5110183/2205522021-09-19 04:33:48.287752oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220552Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:33:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino superior : as Antígonas de nosso tempo pandêmico e o agravo das desigualdades sociais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Higher education : the Antígonas of our pandemic times and the social inequalities worsening
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La educación superior : las Antígonas de nuestro tiempo pandémico y el agravamiento de las desigualdades sociales
title O ensino superior : as Antígonas de nosso tempo pandêmico e o agravo das desigualdades sociais
spellingShingle O ensino superior : as Antígonas de nosso tempo pandêmico e o agravo das desigualdades sociais
Menezes, Magali Mendes de
Desigualdade social
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Ensino superior
Pandemias
COVID-19
Colonization
Pandemic
Emergency Remote Teaching
Social Inequalities
Colonización
Pandemia
Enseñanza Remota de Emergencia
Desigualdades socio educacionales
title_short O ensino superior : as Antígonas de nosso tempo pandêmico e o agravo das desigualdades sociais
title_full O ensino superior : as Antígonas de nosso tempo pandêmico e o agravo das desigualdades sociais
title_fullStr O ensino superior : as Antígonas de nosso tempo pandêmico e o agravo das desigualdades sociais
title_full_unstemmed O ensino superior : as Antígonas de nosso tempo pandêmico e o agravo das desigualdades sociais
title_sort O ensino superior : as Antígonas de nosso tempo pandêmico e o agravo das desigualdades sociais
author Menezes, Magali Mendes de
author_facet Menezes, Magali Mendes de
Costa, Pedro de Almeida
author_role author
author2 Costa, Pedro de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Magali Mendes de
Costa, Pedro de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade social
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Ensino superior
Pandemias
COVID-19
topic Desigualdade social
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Ensino superior
Pandemias
COVID-19
Colonization
Pandemic
Emergency Remote Teaching
Social Inequalities
Colonización
Pandemia
Enseñanza Remota de Emergencia
Desigualdades socio educacionales
dc.subject.eng.fl_str_mv Colonization
Pandemic
Emergency Remote Teaching
Social Inequalities
Colonización
Pandemia
Enseñanza Remota de Emergencia
Desigualdades socio educacionales
description A pandemia que vivemos escancarou e, ao mesmo tempo, provocou um agravo nas desigualdades sociais históricas do Brasil. Essa condição é consequência de processos de colonização que são vividos até hoje, pois não conseguimos enfrentar o racismo, a violência de gênero, a exploração do trabalho e outras mazelas sociais. Todas estas questões, em um tempo de profunda fragilidade sanitária, nos mostram que os que mais sofrem continuam sendo os mais pobres. A COVID-19 nos apresenta a face mais violenta desta desigualdade. O campo da educação também é afetado por este cenário, e neste texto discutimos o caso da educação superior em um uma universidade pública, para problematizar a permanência de processos de exclusão. Com a suspensão das aulas, busca-se compensar o ensino presencial através de propostas de atividades remotas (ERE). A implementação da proposta poderá aprofundar as desigualdades, dadas as condições precárias com que está se dando essa discussão, na qual aparecem invisibilizadas as dificuldades daquele público que tem sido trazido para a universidade nos últimos anos através de políticas afirmativas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-05T04:28:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220552
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-1219
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125039
identifier_str_mv 2317-1219
001125039
url http://hdl.handle.net/10183/220552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista entreideias: educação, cultura e sociedade. Salvador, BA: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação. Vol. 10, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 10-117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220552/2/001125039.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220552/1/001125039.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9beb741813ae0f36f85c7a7d4d5a40a4
9e24ba90f20db6fa83dc8e035239284b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225016183881728