O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15687 |
Resumo: | A escola como um ambiente especializado para o ensino-aprendizagem se desenvolveu a partir do século XVII e, nesse ambiente, foi introduzido um mobiliário escolar desenvolvido de acordo com o método pedagógico utilizado. Este artigo parte dessa premissa para investigar, a partir da função social, o mobiliário escolar das Escolas Cristãs, rede de escolas criada por João Batista de La Salle (1651-1719) na França a partir de 1689. O objetivo é mostrar que a escolha desse mobiliário tinha, mais do que uma função prática, uma função social. Para tanto, o artigo faz uma leitura hermenêutica do Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle, para concluir que o padrão científico dos móveis desenhados para a sala de aula seguia o mesmo princípio pedagógico das Escolas Cristãs e tinha a mesma função: dar dignidade para as crianças pobres.Palavras-chave: Mobiliário escolar. Escolas cristãs. La Salle.The Christian Schools Furniture in the 17th Century: a Humanizing ElementABSTRACTThe School as a specialized environment for teaching and learning was developed from the 17th century on. In that environment, school furniture was developed according to the pedagogical method. This article starts from this premise to investigate, from the social function, the school furniture of the Christian Schools, a network of schools created by John Baptist de La Salle (1651-1719) in France as from 1689. The objective is to show that the choice of this furniture had, more than a practical function, a social function. Therefore, the article makes a hermeneutic reading of the “The Conduct of the Christian Schools”, La Salle's pedagogical work, to conclude that the scientific standard of the furniture designed for the classroom followed the same pedagogical principle of the Christian Schools and had the same function: to provide dignity for poor children.Keywords: School furniture. Christian schools. La Salle.El Mobiliario Escolar de las Escuelas Cristianas del Siglo XVII: un Elemento HumanizadorRESUMENLa escuela como un lugar especializado para la enseñanza y el aprendizaje se desarrolló a partir del siglo XVII y, en ese lugar, el mobiliario escolar se desarrolló de acuerdo con el método pedagógico utilizado. Este artículo parte de esta premisa para investigar, a partir de la función social de la escuela, el mobiliario escolar de las Escuelas Cristianas, una red de escuelas creada por Juan Bautista de La Salle (1651-1719) en Francia desde 1689. El objetivo es mostrar que la elección de este mobiliario tenía, más que una función práctica, una función social. Por lo tanto, el artículo hace una lectura hermenéutica de la “Guía de las Escuelas Cristianas”, el trabajo pedagógico de La Salle, para concluir que el estándar científico de los muebles diseñados para el aula siguió el mismo principio pedagógico de las Escuelas Cristianas y tuvo la misma función: dar dignidad a los niños pobres.Palabras clave: Mobiliario escolar. Escuelas cristianas. La Salle. |
id |
UFMA-3_522ab9f8d343f1703b4cb1b8659320b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15687 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizadorMobiliário escolarEscolas cristãsLa SalleA escola como um ambiente especializado para o ensino-aprendizagem se desenvolveu a partir do século XVII e, nesse ambiente, foi introduzido um mobiliário escolar desenvolvido de acordo com o método pedagógico utilizado. Este artigo parte dessa premissa para investigar, a partir da função social, o mobiliário escolar das Escolas Cristãs, rede de escolas criada por João Batista de La Salle (1651-1719) na França a partir de 1689. O objetivo é mostrar que a escolha desse mobiliário tinha, mais do que uma função prática, uma função social. Para tanto, o artigo faz uma leitura hermenêutica do Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle, para concluir que o padrão científico dos móveis desenhados para a sala de aula seguia o mesmo princípio pedagógico das Escolas Cristãs e tinha a mesma função: dar dignidade para as crianças pobres.Palavras-chave: Mobiliário escolar. Escolas cristãs. La Salle.The Christian Schools Furniture in the 17th Century: a Humanizing ElementABSTRACTThe School as a specialized environment for teaching and learning was developed from the 17th century on. In that environment, school furniture was developed according to the pedagogical method. This article starts from this premise to investigate, from the social function, the school furniture of the Christian Schools, a network of schools created by John Baptist de La Salle (1651-1719) in France as from 1689. The objective is to show that the choice of this furniture had, more than a practical function, a social function. Therefore, the article makes a hermeneutic reading of the “The Conduct of the Christian Schools”, La Salle's pedagogical work, to conclude that the scientific standard of the furniture designed for the classroom followed the same pedagogical principle of the Christian Schools and had the same function: to provide dignity for poor children.Keywords: School furniture. Christian schools. La Salle.El Mobiliario Escolar de las Escuelas Cristianas del Siglo XVII: un Elemento HumanizadorRESUMENLa escuela como un lugar especializado para la enseñanza y el aprendizaje se desarrolló a partir del siglo XVII y, en ese lugar, el mobiliario escolar se desarrolló de acuerdo con el método pedagógico utilizado. Este artículo parte de esta premisa para investigar, a partir de la función social de la escuela, el mobiliario escolar de las Escuelas Cristianas, una red de escuelas creada por Juan Bautista de La Salle (1651-1719) en Francia desde 1689. El objetivo es mostrar que la elección de este mobiliario tenía, más que una función práctica, una función social. Por lo tanto, el artículo hace una lectura hermenéutica de la “Guía de las Escuelas Cristianas”, el trabajo pedagógico de La Salle, para concluir que el estándar científico de los muebles diseñados para el aula siguió el mismo principio pedagógico de las Escuelas Cristianas y tuvo la misma función: dar dignidad a los niños pobres.Palabras clave: Mobiliario escolar. Escuelas cristianas. La Salle.Universidade Federal do Maranhão2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1568710.18764/2358-4319.v13n3p189-207Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.189-2072358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15687/8269Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrezzi, Clóvis2020-12-22T16:47:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15687Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-22T16:47:51Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador |
title |
O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador |
spellingShingle |
O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador Trezzi, Clóvis Mobiliário escolar Escolas cristãs La Salle |
title_short |
O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador |
title_full |
O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador |
title_fullStr |
O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador |
title_full_unstemmed |
O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador |
title_sort |
O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador |
author |
Trezzi, Clóvis |
author_facet |
Trezzi, Clóvis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trezzi, Clóvis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobiliário escolar Escolas cristãs La Salle |
topic |
Mobiliário escolar Escolas cristãs La Salle |
description |
A escola como um ambiente especializado para o ensino-aprendizagem se desenvolveu a partir do século XVII e, nesse ambiente, foi introduzido um mobiliário escolar desenvolvido de acordo com o método pedagógico utilizado. Este artigo parte dessa premissa para investigar, a partir da função social, o mobiliário escolar das Escolas Cristãs, rede de escolas criada por João Batista de La Salle (1651-1719) na França a partir de 1689. O objetivo é mostrar que a escolha desse mobiliário tinha, mais do que uma função prática, uma função social. Para tanto, o artigo faz uma leitura hermenêutica do Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle, para concluir que o padrão científico dos móveis desenhados para a sala de aula seguia o mesmo princípio pedagógico das Escolas Cristãs e tinha a mesma função: dar dignidade para as crianças pobres.Palavras-chave: Mobiliário escolar. Escolas cristãs. La Salle.The Christian Schools Furniture in the 17th Century: a Humanizing ElementABSTRACTThe School as a specialized environment for teaching and learning was developed from the 17th century on. In that environment, school furniture was developed according to the pedagogical method. This article starts from this premise to investigate, from the social function, the school furniture of the Christian Schools, a network of schools created by John Baptist de La Salle (1651-1719) in France as from 1689. The objective is to show that the choice of this furniture had, more than a practical function, a social function. Therefore, the article makes a hermeneutic reading of the “The Conduct of the Christian Schools”, La Salle's pedagogical work, to conclude that the scientific standard of the furniture designed for the classroom followed the same pedagogical principle of the Christian Schools and had the same function: to provide dignity for poor children.Keywords: School furniture. Christian schools. La Salle.El Mobiliario Escolar de las Escuelas Cristianas del Siglo XVII: un Elemento HumanizadorRESUMENLa escuela como un lugar especializado para la enseñanza y el aprendizaje se desarrolló a partir del siglo XVII y, en ese lugar, el mobiliario escolar se desarrolló de acuerdo con el método pedagógico utilizado. Este artículo parte de esta premisa para investigar, a partir de la función social de la escuela, el mobiliario escolar de las Escuelas Cristianas, una red de escuelas creada por Juan Bautista de La Salle (1651-1719) en Francia desde 1689. El objetivo es mostrar que la elección de este mobiliario tenía, más que una función práctica, una función social. Por lo tanto, el artículo hace una lectura hermenéutica de la “Guía de las Escuelas Cristianas”, el trabajo pedagógico de La Salle, para concluir que el estándar científico de los muebles diseñados para el aula siguió el mismo principio pedagógico de las Escuelas Cristianas y tuvo la misma función: dar dignidad a los niños pobres.Palabras clave: Mobiliario escolar. Escuelas cristianas. La Salle. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15687 10.18764/2358-4319.v13n3p189-207 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15687 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v13n3p189-207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15687/8269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.189-207 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711321602654208 |