La transformación de la Identidad docente en lo Novo ensino médio: ¿Maestro o Consejero?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23179 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre a transformação da identidade do professor a partir da implementação do Novo ensino médio (lei nº 13.415 de 2017). Tendo como recorte o componente curricular Projeto de vida, propomos uma análise sobre a transformação do professor na figura do orientador. A alteração na identidade profissional dos educadores é permeada por um movimento de modificação do perfil docente, desta vez, mais alinhado a uma ideia de orientador para o autoconhecimento e para o trabalho socioemocional dos estudantes. O método de análise é o da reconstrução sociológica dos documentos normativos. A perspectiva da metodologia sociológica contribuiu para compreendermos a identidade docente subjacente aos documentos normativos do Novo ensino médio. Nesse sentido, a análise aponta para o cenário complexo de transformação da identidade docente e das possibilidades de resistência dos educadores. As mudanças na identidade do professor trazem consigo, por um lado, o potencial reflexivo para o desenvolvimento da produção de projetos de vida emancipadores, por outro lado, são também o reflexo da precarização do trabalho docente, na medida em que o professor incorpora em seu labor diário funções de profissionais como psicólogo e educador educacional. Concluímos o artigo com uma reflexão sobre o potencial do Projeto de vida como meio de enfrentamento ao problema do não-pertencimento escolar, a partir de uma prática pedagógica de fomento a autonomia e de escuta da juventude. |
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La transformación de la Identidad docente en lo Novo ensino médio: ¿Maestro o Consejero?The transformation of Teacher identity in the Novo Ensino Médio: Teacher or Counselor? A transformação da identidade docente no Novo ensino médio: professor ou orientador?teaching workNovo Ensino Médiolife projecttrabalho docenteNovo Ensino Médioprojeto de vidaSociologia da educaçãoprática de ensinoNovo ensino médiojuventudetrabajo docenteNovo Ensino Médioproyecto de vidaEste artigo tem como objetivo refletir sobre a transformação da identidade do professor a partir da implementação do Novo ensino médio (lei nº 13.415 de 2017). Tendo como recorte o componente curricular Projeto de vida, propomos uma análise sobre a transformação do professor na figura do orientador. A alteração na identidade profissional dos educadores é permeada por um movimento de modificação do perfil docente, desta vez, mais alinhado a uma ideia de orientador para o autoconhecimento e para o trabalho socioemocional dos estudantes. O método de análise é o da reconstrução sociológica dos documentos normativos. A perspectiva da metodologia sociológica contribuiu para compreendermos a identidade docente subjacente aos documentos normativos do Novo ensino médio. Nesse sentido, a análise aponta para o cenário complexo de transformação da identidade docente e das possibilidades de resistência dos educadores. As mudanças na identidade do professor trazem consigo, por um lado, o potencial reflexivo para o desenvolvimento da produção de projetos de vida emancipadores, por outro lado, são também o reflexo da precarização do trabalho docente, na medida em que o professor incorpora em seu labor diário funções de profissionais como psicólogo e educador educacional. Concluímos o artigo com uma reflexão sobre o potencial do Projeto de vida como meio de enfrentamento ao problema do não-pertencimento escolar, a partir de uma prática pedagógica de fomento a autonomia e de escuta da juventude.Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la transformación de la identidad del profesor a partir de la implementación del Novo ensino médio (Ley N° 13.415 de 2017). Centrándonos en el componente curricular "Projeto de Vida" (Proyecto de Vida), proponemos un análisis sobre la transformación del profesor en la figura del orientador. El cambio en la identidad profesional de los educadores está marcado por un movimiento en el perfil del docente, ahora más alineado con la idea de guiar a los estudiantes hacia la autoconciencia y el trabajo socioemocional. El método de análisis es el de la reconstrución sociológica de los documentos normativos. La perspectiva de la metodologia sociológica contribuyó a compreender la identidade docente subyacente en los documentos normativos de la nueva educación media. En este sentido, el análisis señala el complejo escenario de transformarción de la identidade docente y las posibilidades de resistencia de los educadores. Los cambios en la identidad del profesor traen consigo, por un lado, el potencial reflexivo para el desarrollo de proyectos de vida emancipadores, pero por otro lado, también reflejan la precariedad del trabajo docente, ya que los profesores incorporan tareas diarias similares a las de psicólogos y consejeros educativos. Concluimos el artículo con una reflexión sobre el potencial del "Projeto de Vida" como medio para abordar el problema del desapego escolar a través de prácticas pedagógicas que promueven la autonomía y escuchan las voces de los jóvenes.This article aims to reflect on the transformation of the teacher's identity following the implementation of the Novo Ensino médio (Law No. 13,415 of 2017). Focusing on the curricular component "Projeto de Vida" (Life Project), we propose an analysis of the transformation of the teacher into the role of a counselor. The change in the professional identity of educators is marked by a shift in the teacher profile, now more aligned with the idea of guiding students towards self-awareness and socio-emotional work. The perspective of sociological methodology has contributed to our understanding of the teaching identity underlying the normative documents of the Novo Ensino médio curriculum. In this sense, the analysis points to the complex scenario of transformation of teaching identity and the possibilities of resistance from educators. The changes in the teacher's identity bring with them, on the one hand, the reflective potential for the development of emancipatory life projects, but on the other hand, they also reflect the precariousness of teaching work, as teachers incorporate daily tasks similar to those of psychologists and educational counselors. We conclude the article with a reflection on the potential of the "Projeto de Vida" as a means of addressing the issue of school disengagement through pedagogical practices that promote autonomy and listen to the voices of youth.Universidade Federal do Maranhão2024-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2317910.18764/2358-4319v17n2.2024.30Revista Educação e Emancipação; v. 17, n. 2, maio/ago. 2024; 295-3162358-4319reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23179/12891Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Wanderson Barbosa dos2024-08-15T19:07:18Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/23179Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2024-08-15T19:07:18Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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