Ensino de Artes Visuais no novo ensino médio : o que dizem os docentes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedra, Débora Gabriela Machado
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272866
Resumo: Este trabalho propôs compreender o Novo Ensino Médio em implementação no Brasil. Durante o curso de licenciatura em Artes Visuais, em vários momentos, se problematizou a documentação legal que trouxe mudanças na Educação Básica, em especial no Ensino Médio. Mesmo com as discussões, a inquietação sobre o que vinha ocorrendo nas escolas e na prática docente, a partir dessas mudanças, se manteve e mobilizou esta pesquisa. Para sua realização buscou-se em autoras Barbosa e Coutinho entender os processos que envolvem o ensino de Arte na educação formal; e em documentos legais, como a Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular Gaúcho suporte para compreender o que está sendo proposto hoje a partir da documentação oficial. Ainda, para vislumbrar o que, de fato, vem acontecendo nas escolas, foram realizadas entrevistas com docentes do município de Novo Hamburgo/RS. Ao final, percebeu-se que o processo, até mesmo por estar em andamento, tem se caracterizado por cansativo e confuso. A implementação do Novo Ensino Médio nas escolas aponta alunos, docentes e instituições sobrecarregadas e tentando cumprir a legislação do modo que é possível em tempo curto, sem muita reflexão e compreensão sobre o que de fato se propõe.
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