Profissão Docente: uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8914 |
Resumo: | O estudo busca contribuir e incrementar debates sobre o que vem sendo produzido e disseminado, na Teoria das Representações Sociais sobre a profissão docente. Trata-se de uma revisão da literatura realizada no Portal de Periódicos da CAPES. Foram selecionados 53 artigos a partir dos descritores bem como seus correlatos em inglês e italiano: “representações sociais” and “profissão docente”; "representações sociais" and "profissão professor"; “representações sociais” and “professor”; "representações sociais" and "atividade docente". O período considerado foi de 2006 a 2015. Os dados foram processados no software IRAMUTEQ. Os resultados foram apresentados em 03 classes semânticas distribuídas em dois eixos principais: Profissão Docente e Teoria e Prática. Concluiu-se a necessidade da ampliação de pesquisas com os demais profissionais da área da educação, que não apenas os estudantes do curso de pedagogia, a fim de que sejam delineadas propostas de intervenção na formação e na atuação docente.Palavras chaves: Professores; IRAMUTEQ; Representações Sociais. Teaching Profession: a literature reviewABSTRACTThe study seeks to contribute and increase debates about what has been produced and disseminated, in the Theory of Social Representations about the teaching profession. This is a review of the literature carried out in the Portal of Periodicals of CAPES. We selected 53 articles from the descriptors as well as their correlates in English and Italian: "social representations" and "teaching profession"; "Social representations" and "teacher profession"; "Social representations" and "teacher"; "Social representations" and "teaching activity". The period considered was from 2006 to 2015. The data were processed in the IRAMUTEQ software. The results were presented in 03 semantic classes distributed in two main axes: Teaching Profession and Theory and Practice. It was concluded that there is a need to expand research with other professionals in the field of education, not only students of the pedagogy course, in order to outline proposals for intervention in training and teaching.Keywords: Teachers; IRAMUTEQ; Social Representations. Profesión Docente: una revisión de literaturaRESUMENEl estudio busca contribuir e incitar debates sobre lo que vienen siendo producido y diseminado, en la Teoría de las Representaciones Sociales sobre la profesión docente. Se trata de una revisión de literatura realizada en el Portal de Periódicos de la CAPES. Se seleccionaron 53 artículos desde los descriptores, así como sus correlatos en inglés y en italiano: “representaciones sociales” y “profesión docente”; “representaciones sociales” y “profesión profesor”; “representaciones sociales” y “actividad docente”. El período considerado fue de 2006 a 2015. Los datos fueron procesados en el software IRAMUTEQ. Los resultados fueron presentados en 03 clases semánticas distribuidas en dos ejes principales: Profesión Docente y Teoría y Práctica. Se concluye la necesidad de la ampliación de investigaciones con los demás profesionales del área de la Educación, que no solamente los estudiantes del curso de Pedagogía, a fin de que sean planteadas propuestas de intervención en la formación y en la actuación docente.Palabras clave: Profesores; IRAMUTEQ; Representaciones Sociales. |
id |
UFMA-3_6a49ec7d3b77334e1fc47a7ca809ef97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8914 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Profissão Docente: uma revisão de literaturaProfessoresIRAMUTEQRepresentações Sociais.O estudo busca contribuir e incrementar debates sobre o que vem sendo produzido e disseminado, na Teoria das Representações Sociais sobre a profissão docente. Trata-se de uma revisão da literatura realizada no Portal de Periódicos da CAPES. Foram selecionados 53 artigos a partir dos descritores bem como seus correlatos em inglês e italiano: “representações sociais” and “profissão docente”; "representações sociais" and "profissão professor"; “representações sociais” and “professor”; "representações sociais" and "atividade docente". O período considerado foi de 2006 a 2015. Os dados foram processados no software IRAMUTEQ. Os resultados foram apresentados em 03 classes semânticas distribuídas em dois eixos principais: Profissão Docente e Teoria e Prática. Concluiu-se a necessidade da ampliação de pesquisas com os demais profissionais da área da educação, que não apenas os estudantes do curso de pedagogia, a fim de que sejam delineadas propostas de intervenção na formação e na atuação docente.Palavras chaves: Professores; IRAMUTEQ; Representações Sociais. Teaching Profession: a literature reviewABSTRACTThe study seeks to contribute and increase debates about what has been produced and disseminated, in the Theory of Social Representations about the teaching profession. This is a review of the literature carried out in the Portal of Periodicals of CAPES. We selected 53 articles from the descriptors as well as their correlates in English and Italian: "social representations" and "teaching profession"; "Social representations" and "teacher profession"; "Social representations" and "teacher"; "Social representations" and "teaching activity". The period considered was from 2006 to 2015. The data were processed in the IRAMUTEQ software. The results were presented in 03 semantic classes distributed in two main axes: Teaching Profession and Theory and Practice. It was concluded that there is a need to expand research with other professionals in the field of education, not only students of the pedagogy course, in order to outline proposals for intervention in training and teaching.Keywords: Teachers; IRAMUTEQ; Social Representations. Profesión Docente: una revisión de literaturaRESUMENEl estudio busca contribuir e incitar debates sobre lo que vienen siendo producido y diseminado, en la Teoría de las Representaciones Sociales sobre la profesión docente. Se trata de una revisión de literatura realizada en el Portal de Periódicos de la CAPES. Se seleccionaron 53 artículos desde los descriptores, así como sus correlatos en inglés y en italiano: “representaciones sociales” y “profesión docente”; “representaciones sociales” y “profesión profesor”; “representaciones sociales” y “actividad docente”. El período considerado fue de 2006 a 2015. Los datos fueron procesados en el software IRAMUTEQ. Los resultados fueron presentados en 03 clases semánticas distribuidas en dos ejes principales: Profesión Docente y Teoría y Práctica. Se concluye la necesidad de la ampliación de investigaciones con los demás profesionales del área de la Educación, que no solamente los estudiantes del curso de Pedagogía, a fin de que sean planteadas propuestas de intervención en la formación y en la actuación docente.Palabras clave: Profesores; IRAMUTEQ; Representaciones Sociales.Universidade Federal do Maranhão2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/891410.18764/2358-4319.v11n1p214-231Revista Educação e Emancipação; v.11, n. 1, jan./abr. 2018; p.214-2312358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8914/5403Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbiéri, Elaine da Silva FerrettiFranco, Maria Laura Puglisi Barbosa2018-07-06T02:25:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8914Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-07-06T02:25:43Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissão Docente: uma revisão de literatura |
title |
Profissão Docente: uma revisão de literatura |
spellingShingle |
Profissão Docente: uma revisão de literatura Barbiéri, Elaine da Silva Ferretti Professores IRAMUTEQ Representações Sociais. |
title_short |
Profissão Docente: uma revisão de literatura |
title_full |
Profissão Docente: uma revisão de literatura |
title_fullStr |
Profissão Docente: uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Profissão Docente: uma revisão de literatura |
title_sort |
Profissão Docente: uma revisão de literatura |
author |
Barbiéri, Elaine da Silva Ferretti |
author_facet |
Barbiéri, Elaine da Silva Ferretti Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbiéri, Elaine da Silva Ferretti Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores IRAMUTEQ Representações Sociais. |
topic |
Professores IRAMUTEQ Representações Sociais. |
description |
O estudo busca contribuir e incrementar debates sobre o que vem sendo produzido e disseminado, na Teoria das Representações Sociais sobre a profissão docente. Trata-se de uma revisão da literatura realizada no Portal de Periódicos da CAPES. Foram selecionados 53 artigos a partir dos descritores bem como seus correlatos em inglês e italiano: “representações sociais” and “profissão docente”; "representações sociais" and "profissão professor"; “representações sociais” and “professor”; "representações sociais" and "atividade docente". O período considerado foi de 2006 a 2015. Os dados foram processados no software IRAMUTEQ. Os resultados foram apresentados em 03 classes semânticas distribuídas em dois eixos principais: Profissão Docente e Teoria e Prática. Concluiu-se a necessidade da ampliação de pesquisas com os demais profissionais da área da educação, que não apenas os estudantes do curso de pedagogia, a fim de que sejam delineadas propostas de intervenção na formação e na atuação docente.Palavras chaves: Professores; IRAMUTEQ; Representações Sociais. Teaching Profession: a literature reviewABSTRACTThe study seeks to contribute and increase debates about what has been produced and disseminated, in the Theory of Social Representations about the teaching profession. This is a review of the literature carried out in the Portal of Periodicals of CAPES. We selected 53 articles from the descriptors as well as their correlates in English and Italian: "social representations" and "teaching profession"; "Social representations" and "teacher profession"; "Social representations" and "teacher"; "Social representations" and "teaching activity". The period considered was from 2006 to 2015. The data were processed in the IRAMUTEQ software. The results were presented in 03 semantic classes distributed in two main axes: Teaching Profession and Theory and Practice. It was concluded that there is a need to expand research with other professionals in the field of education, not only students of the pedagogy course, in order to outline proposals for intervention in training and teaching.Keywords: Teachers; IRAMUTEQ; Social Representations. Profesión Docente: una revisión de literaturaRESUMENEl estudio busca contribuir e incitar debates sobre lo que vienen siendo producido y diseminado, en la Teoría de las Representaciones Sociales sobre la profesión docente. Se trata de una revisión de literatura realizada en el Portal de Periódicos de la CAPES. Se seleccionaron 53 artículos desde los descriptores, así como sus correlatos en inglés y en italiano: “representaciones sociales” y “profesión docente”; “representaciones sociales” y “profesión profesor”; “representaciones sociales” y “actividad docente”. El período considerado fue de 2006 a 2015. Los datos fueron procesados en el software IRAMUTEQ. Los resultados fueron presentados en 03 clases semánticas distribuidas en dos ejes principales: Profesión Docente y Teoría y Práctica. Se concluye la necesidad de la ampliación de investigaciones con los demás profesionales del área de la Educación, que no solamente los estudiantes del curso de Pedagogía, a fin de que sean planteadas propuestas de intervención en la formación y en la actuación docente.Palabras clave: Profesores; IRAMUTEQ; Representaciones Sociales. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8914 10.18764/2358-4319.v11n1p214-231 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8914 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v11n1p214-231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8914/5403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.11, n. 1, jan./abr. 2018; p.214-231 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320679907328 |