A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zandomeneghi, Ana Lucia Alexandre de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gobbo, André, Bonfiglio, Simoni Urnau
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3915
Resumo: Ao contrário dos métodos lineares de registro das informações, o MapaMental é um instrumento que auxilia o educando a registrar e organizar as informações processando os pensamentos, ideias ou fatos de acordo com o tema central. Este não depende de grandes quantidades de texto escrito, mas linhas, símbolos, palavras-chave, cores e imagens ou qualquer outra forma de comunicação estabelecida pelo usuário. Este artigo tem por objetivo analisar a percepção dos acadêmicos quanto à eficácia do uso do mapa mental na produção científica textual. A pesquisa bibliográfica aborda conceitos do processo metacognitivo, deautorregulação e a inclusão desta ferramenta em estudo no processo de aprendizagem. Tem abordagem quantitativa e qualitativa, sendo que se caracteriza como um estudo exploratório-descritivo para o qual se utilizou, como procedimento metodológico, o emprego de um questionário com perguntas fechadas e abertas, as quais exigiram uma análise descritiva e de discurso. O questionário é uma adaptação do instrumento criado e validado por Wille (2010). A população investigada é composta por 104 acadêmicos de duas instituições do ensino superior do Estado de Santa Catarina. O estudo emprega o método de abordagem indutivo e também se utiliza do método de procedimentocomparativo, por meio do qual se investigam fatos nas duas instituições e se busca explicá-los segundo suas semelhanças e diferenças.Notadamente, o mapa mental se mostra um instrumento regulatório da aprendizagem e um facilitador do processo de produção textual assim como um gerenciador na aquisição do conhecimento por se tratar de um instrumento autorregulatório do processo metacognitivo da aprendizagem, podendo ser utilizado no cotidiano do estudante desde que este esteja motivado e tenha objetivos claros e bem definidos.
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