A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3915 |
Resumo: | Ao contrário dos métodos lineares de registro das informações, o MapaMental é um instrumento que auxilia o educando a registrar e organizar as informações processando os pensamentos, ideias ou fatos de acordo com o tema central. Este não depende de grandes quantidades de texto escrito, mas linhas, símbolos, palavras-chave, cores e imagens ou qualquer outra forma de comunicação estabelecida pelo usuário. Este artigo tem por objetivo analisar a percepção dos acadêmicos quanto à eficácia do uso do mapa mental na produção científica textual. A pesquisa bibliográfica aborda conceitos do processo metacognitivo, deautorregulação e a inclusão desta ferramenta em estudo no processo de aprendizagem. Tem abordagem quantitativa e qualitativa, sendo que se caracteriza como um estudo exploratório-descritivo para o qual se utilizou, como procedimento metodológico, o emprego de um questionário com perguntas fechadas e abertas, as quais exigiram uma análise descritiva e de discurso. O questionário é uma adaptação do instrumento criado e validado por Wille (2010). A população investigada é composta por 104 acadêmicos de duas instituições do ensino superior do Estado de Santa Catarina. O estudo emprega o método de abordagem indutivo e também se utiliza do método de procedimentocomparativo, por meio do qual se investigam fatos nas duas instituições e se busca explicá-los segundo suas semelhanças e diferenças.Notadamente, o mapa mental se mostra um instrumento regulatório da aprendizagem e um facilitador do processo de produção textual assim como um gerenciador na aquisição do conhecimento por se tratar de um instrumento autorregulatório do processo metacognitivo da aprendizagem, podendo ser utilizado no cotidiano do estudante desde que este esteja motivado e tenha objetivos claros e bem definidos. |
id |
UFMA-3_779eb6a9c212d718f6c1a103a50ccaa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3915 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escritaMapa MentalMetacogniçãoAutorregulaçãoProdução TextualEnsino Superior.Ao contrário dos métodos lineares de registro das informações, o MapaMental é um instrumento que auxilia o educando a registrar e organizar as informações processando os pensamentos, ideias ou fatos de acordo com o tema central. Este não depende de grandes quantidades de texto escrito, mas linhas, símbolos, palavras-chave, cores e imagens ou qualquer outra forma de comunicação estabelecida pelo usuário. Este artigo tem por objetivo analisar a percepção dos acadêmicos quanto à eficácia do uso do mapa mental na produção científica textual. A pesquisa bibliográfica aborda conceitos do processo metacognitivo, deautorregulação e a inclusão desta ferramenta em estudo no processo de aprendizagem. Tem abordagem quantitativa e qualitativa, sendo que se caracteriza como um estudo exploratório-descritivo para o qual se utilizou, como procedimento metodológico, o emprego de um questionário com perguntas fechadas e abertas, as quais exigiram uma análise descritiva e de discurso. O questionário é uma adaptação do instrumento criado e validado por Wille (2010). A população investigada é composta por 104 acadêmicos de duas instituições do ensino superior do Estado de Santa Catarina. O estudo emprega o método de abordagem indutivo e também se utiliza do método de procedimentocomparativo, por meio do qual se investigam fatos nas duas instituições e se busca explicá-los segundo suas semelhanças e diferenças.Notadamente, o mapa mental se mostra um instrumento regulatório da aprendizagem e um facilitador do processo de produção textual assim como um gerenciador na aquisição do conhecimento por se tratar de um instrumento autorregulatório do processo metacognitivo da aprendizagem, podendo ser utilizado no cotidiano do estudante desde que este esteja motivado e tenha objetivos claros e bem definidos.Universidade Federal do Maranhão2015-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/391510.18764/Revista Educação e Emancipação; v.8, n.1, jan./jun. 2015; p. 11-482358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3915/2063Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZandomeneghi, Ana Lucia Alexandre de OliveiraGobbo, AndréBonfiglio, Simoni Urnau2017-06-25T06:10:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3915Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:10:52Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita |
title |
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita |
spellingShingle |
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita Zandomeneghi, Ana Lucia Alexandre de Oliveira Mapa Mental Metacognição Autorregulação Produção Textual Ensino Superior. |
title_short |
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita |
title_full |
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita |
title_fullStr |
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita |
title_full_unstemmed |
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita |
title_sort |
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita |
author |
Zandomeneghi, Ana Lucia Alexandre de Oliveira |
author_facet |
Zandomeneghi, Ana Lucia Alexandre de Oliveira Gobbo, André Bonfiglio, Simoni Urnau |
author_role |
author |
author2 |
Gobbo, André Bonfiglio, Simoni Urnau |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zandomeneghi, Ana Lucia Alexandre de Oliveira Gobbo, André Bonfiglio, Simoni Urnau |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapa Mental Metacognição Autorregulação Produção Textual Ensino Superior. |
topic |
Mapa Mental Metacognição Autorregulação Produção Textual Ensino Superior. |
description |
Ao contrário dos métodos lineares de registro das informações, o MapaMental é um instrumento que auxilia o educando a registrar e organizar as informações processando os pensamentos, ideias ou fatos de acordo com o tema central. Este não depende de grandes quantidades de texto escrito, mas linhas, símbolos, palavras-chave, cores e imagens ou qualquer outra forma de comunicação estabelecida pelo usuário. Este artigo tem por objetivo analisar a percepção dos acadêmicos quanto à eficácia do uso do mapa mental na produção científica textual. A pesquisa bibliográfica aborda conceitos do processo metacognitivo, deautorregulação e a inclusão desta ferramenta em estudo no processo de aprendizagem. Tem abordagem quantitativa e qualitativa, sendo que se caracteriza como um estudo exploratório-descritivo para o qual se utilizou, como procedimento metodológico, o emprego de um questionário com perguntas fechadas e abertas, as quais exigiram uma análise descritiva e de discurso. O questionário é uma adaptação do instrumento criado e validado por Wille (2010). A população investigada é composta por 104 acadêmicos de duas instituições do ensino superior do Estado de Santa Catarina. O estudo emprega o método de abordagem indutivo e também se utiliza do método de procedimentocomparativo, por meio do qual se investigam fatos nas duas instituições e se busca explicá-los segundo suas semelhanças e diferenças.Notadamente, o mapa mental se mostra um instrumento regulatório da aprendizagem e um facilitador do processo de produção textual assim como um gerenciador na aquisição do conhecimento por se tratar de um instrumento autorregulatório do processo metacognitivo da aprendizagem, podendo ser utilizado no cotidiano do estudante desde que este esteja motivado e tenha objetivos claros e bem definidos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3915 10.18764/ |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3915 |
identifier_str_mv |
10.18764/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3915/2063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.8, n.1, jan./jun. 2015; p. 11-48 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320049713153 |