CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUS

Bibliographic Details
Main Author: Míglio, Marnice Araújo
Publication Date: 2015
Other Authors: Terán, Augusto Fachín
Format: Article
Language: por
Source: Revista Educação e Emancipação
Download full: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3245
Summary: O embate provocado no saber produzido pelos cientistas e o saber produzido pelos homens no seu dia-a-dia, provocam sérias discussões acerca da legitimidade do segundo. O saber sábio sofre uma transformação em seu estatuto epistemológico não sendo ensinado em seu estado puro, mas em forma de conteúdos de ensino. Nesse artigo discutimos as possibilidades teóricas e práticas provenientes da articulação das categorias“saberes” e “transposição didática” no ensino de Biologia e Ciências. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores de três escolas da rede pública de ensino. A análise das infomações sugere que os professores não possuem uma concepção do conceito de Transposição Didática, tanto no período da formação inicial como no decorrer do exercício da docência, mesmo aqueles com mais tempo de Magistério.Palavras-chave: Transposição Didática. Ensino de Biologia. Formação continuada.ABSTRACTThe discussion originated from the knowledge produced by science and the knowledge produced by the men in daily life, results in a serious discussion concerning the legitimacy of the second. The wise knowledge becomes in an epistemological statute, not to being taught in pure status, but in teaching contents. This article discusses the theoretical and practical possibilities from the articulating “knowledge” categories and “didactical transposition” in Biology and Science teaching. The research subjects: ten teachers from 3 public schools. Data analyses indicates that: teachers has no conceptions concerning didactical transposition, as well in their initial training as in teaching praxis, even those with a long period teaching.Keywords: Didactical transposition. Teaching Biology. Continuous Training.
id UFMA-3_7f1b3ba0e5afa099b661599422225051
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3245
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUSTransposição DidáticaEnsino de BiologiaFormação continuada.O embate provocado no saber produzido pelos cientistas e o saber produzido pelos homens no seu dia-a-dia, provocam sérias discussões acerca da legitimidade do segundo. O saber sábio sofre uma transformação em seu estatuto epistemológico não sendo ensinado em seu estado puro, mas em forma de conteúdos de ensino. Nesse artigo discutimos as possibilidades teóricas e práticas provenientes da articulação das categorias“saberes” e “transposição didática” no ensino de Biologia e Ciências. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores de três escolas da rede pública de ensino. A análise das infomações sugere que os professores não possuem uma concepção do conceito de Transposição Didática, tanto no período da formação inicial como no decorrer do exercício da docência, mesmo aqueles com mais tempo de Magistério.Palavras-chave: Transposição Didática. Ensino de Biologia. Formação continuada.ABSTRACTThe discussion originated from the knowledge produced by science and the knowledge produced by the men in daily life, results in a serious discussion concerning the legitimacy of the second. The wise knowledge becomes in an epistemological statute, not to being taught in pure status, but in teaching contents. This article discusses the theoretical and practical possibilities from the articulating “knowledge” categories and “didactical transposition” in Biology and Science teaching. The research subjects: ten teachers from 3 public schools. Data analyses indicates that: teachers has no conceptions concerning didactical transposition, as well in their initial training as in teaching praxis, even those with a long period teaching.Keywords: Didactical transposition. Teaching Biology. Continuous Training.Universidade Federal do Maranhão2015-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3245Revista Educação e Emancipação; v.5, n.2, jul./dez. 2012; 183-1982358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3245/2668Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMíglio, Marnice AraújoTerán, Augusto Fachín2017-12-19T11:53:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3245Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-12-19T11:53Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUS
title CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUS
spellingShingle CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUS
Míglio, Marnice Araújo
Transposição Didática
Ensino de Biologia
Formação continuada.
title_short CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUS
title_full CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUS
title_fullStr CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUS
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUS
title_sort CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUS
author Míglio, Marnice Araújo
author_facet Míglio, Marnice Araújo
Terán, Augusto Fachín
author_role author
author2 Terán, Augusto Fachín
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Míglio, Marnice Araújo
Terán, Augusto Fachín
dc.subject.por.fl_str_mv Transposição Didática
Ensino de Biologia
Formação continuada.
topic Transposição Didática
Ensino de Biologia
Formação continuada.
description O embate provocado no saber produzido pelos cientistas e o saber produzido pelos homens no seu dia-a-dia, provocam sérias discussões acerca da legitimidade do segundo. O saber sábio sofre uma transformação em seu estatuto epistemológico não sendo ensinado em seu estado puro, mas em forma de conteúdos de ensino. Nesse artigo discutimos as possibilidades teóricas e práticas provenientes da articulação das categorias“saberes” e “transposição didática” no ensino de Biologia e Ciências. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores de três escolas da rede pública de ensino. A análise das infomações sugere que os professores não possuem uma concepção do conceito de Transposição Didática, tanto no período da formação inicial como no decorrer do exercício da docência, mesmo aqueles com mais tempo de Magistério.Palavras-chave: Transposição Didática. Ensino de Biologia. Formação continuada.ABSTRACTThe discussion originated from the knowledge produced by science and the knowledge produced by the men in daily life, results in a serious discussion concerning the legitimacy of the second. The wise knowledge becomes in an epistemological statute, not to being taught in pure status, but in teaching contents. This article discusses the theoretical and practical possibilities from the articulating “knowledge” categories and “didactical transposition” in Biology and Science teaching. The research subjects: ten teachers from 3 public schools. Data analyses indicates that: teachers has no conceptions concerning didactical transposition, as well in their initial training as in teaching praxis, even those with a long period teaching.Keywords: Didactical transposition. Teaching Biology. Continuous Training.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3245
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3245/2668
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.5, n.2, jul./dez. 2012; 183-198
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1750226201391136768