(De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20176 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo compreender o conceito de (de)formação humana a partir da música por meio do estudo da teoria crítica adorniana. A pesquisa, de caráter bibliográfico, tomou como foco a relação entre música, educação e sociedade. A importância dessa pesquisa se justificou pela falta de estudos sobre música e educação que adotam a teoria crítica, portanto, a pesquisa visou estabelecer uma contribuição para a área e propiciar novas pesquisas sobre a temática. A partir das análises, pôde-se observar que a música tem grande potencial (de)formativo, podendo levar à deformação, perda da autonomia e alienação, quando estandardizada, mas podendo também se revelar um caminho para a formação, permitindo a apreensão da promesse du bonheur pelo indivíduo, não o deixando conformado ou contentado com a situação social vigente. |
id |
UFMA-3_97adc39bd8d9ab4632a38c2786dbce54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20176 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
(De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adornianaHuman (de)formation through music: conceptual analysis according to Adorno's critical theory (De)Formación humana a partir de la música: análisis conceptual a la luz de la teoría crítica adornianamúsicaformação humanateoria críticamúsicaformación humanateoría críticamusichuman formationcritical theoryO presente trabalho teve como objetivo compreender o conceito de (de)formação humana a partir da música por meio do estudo da teoria crítica adorniana. A pesquisa, de caráter bibliográfico, tomou como foco a relação entre música, educação e sociedade. A importância dessa pesquisa se justificou pela falta de estudos sobre música e educação que adotam a teoria crítica, portanto, a pesquisa visou estabelecer uma contribuição para a área e propiciar novas pesquisas sobre a temática. A partir das análises, pôde-se observar que a música tem grande potencial (de)formativo, podendo levar à deformação, perda da autonomia e alienação, quando estandardizada, mas podendo também se revelar um caminho para a formação, permitindo a apreensão da promesse du bonheur pelo indivíduo, não o deixando conformado ou contentado com a situação social vigente.The present work aimed to understand the human (de)formation through the music concept by studying Adorno's critical theory. Bibliographical research focused on the relationship between music, education, and society. The research's importance was justified by the lack of studies on music and education adopting critical theory; therefore, the research aimed to contribute to this field and promote further research on the subject. From the analyses, it is possible to observe that music has great (de)formative potential, leading to deformation, loss of autonomy and alienation, when it is standardized. Still, it can also reveal itself as a path to the formation, allowing the individual to capture the promesse du bonheur, not leaving him conformed or satisfied with the prevailing social situation.Este trabajo tuvo como objetivo comprender el concepto de (de)formación humana a partir de la música a través del estudio de la teoría crítica de Adorno. La investigación bibliográfica se centró en la relación entre música, educación y sociedad. La importancia de esta investigación se justificó por la falta de estudios sobre música y educación que adopten la teoría crítica, por lo que la investigación tuvo como objetivo establecer un aporte al área y brindar mayor investigación sobre el tema. De los análisis se pudo observar que la música tiene un gran potencial (de)formativo, que puede llevar a la deformación, pérdida de autonomía y alienación, cuando se estandariza, pero también puede revelar un camino hacia la formación, permitiendo la aprehensión de la promesse du bonheur para el individuo, no dejándolo satisfecho o conformado con la situación social actual.Universidade Federal do Maranhão2023-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2017610.18764/2358-4319v16n1.2023.14Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 344-3652358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20176/11740Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Cristiano Aparecido da Pereira, Eliton Perpétuo RosaSá, Apolo de Souza2023-05-07T02:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20176Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-05-07T02:41:33Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana Human (de)formation through music: conceptual analysis according to Adorno's critical theory (De)Formación humana a partir de la música: análisis conceptual a la luz de la teoría crítica adorniana |
title |
(De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana |
spellingShingle |
(De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana Costa, Cristiano Aparecido da música formação humana teoria crítica música formación humana teoría crítica music human formation critical theory |
title_short |
(De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana |
title_full |
(De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana |
title_fullStr |
(De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana |
title_full_unstemmed |
(De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana |
title_sort |
(De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana |
author |
Costa, Cristiano Aparecido da |
author_facet |
Costa, Cristiano Aparecido da Pereira, Eliton Perpétuo Rosa Sá, Apolo de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Eliton Perpétuo Rosa Sá, Apolo de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cristiano Aparecido da Pereira, Eliton Perpétuo Rosa Sá, Apolo de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
música formação humana teoria crítica música formación humana teoría crítica music human formation critical theory |
topic |
música formação humana teoria crítica música formación humana teoría crítica music human formation critical theory |
description |
O presente trabalho teve como objetivo compreender o conceito de (de)formação humana a partir da música por meio do estudo da teoria crítica adorniana. A pesquisa, de caráter bibliográfico, tomou como foco a relação entre música, educação e sociedade. A importância dessa pesquisa se justificou pela falta de estudos sobre música e educação que adotam a teoria crítica, portanto, a pesquisa visou estabelecer uma contribuição para a área e propiciar novas pesquisas sobre a temática. A partir das análises, pôde-se observar que a música tem grande potencial (de)formativo, podendo levar à deformação, perda da autonomia e alienação, quando estandardizada, mas podendo também se revelar um caminho para a formação, permitindo a apreensão da promesse du bonheur pelo indivíduo, não o deixando conformado ou contentado com a situação social vigente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20176 10.18764/2358-4319v16n1.2023.14 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20176 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v16n1.2023.14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20176/11740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 344-365 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711322249625600 |