(De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cristiano Aparecido da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Eliton Perpétuo Rosa, Sá, Apolo de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20176
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender o conceito de (de)formação humana a partir da música por meio do estudo da teoria crítica adorniana. A pesquisa, de caráter bibliográfico, tomou como foco a relação entre música, educação e sociedade. A importância dessa pesquisa se justificou pela falta de estudos sobre música e educação que adotam a teoria crítica, portanto, a pesquisa visou estabelecer uma contribuição para a área e propiciar novas pesquisas sobre a temática. A partir das análises, pôde-se observar que a música tem grande potencial (de)formativo, podendo levar à deformação, perda da autonomia e alienação, quando estandardizada, mas podendo também se revelar um caminho para a formação, permitindo a apreensão da promesse du bonheur pelo indivíduo, não o deixando conformado ou contentado com a situação social vigente.
id UFMA-3_97adc39bd8d9ab4632a38c2786dbce54
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20176
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling (De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adornianaHuman (de)formation through music: conceptual analysis according to Adorno's critical theory (De)Formación humana a partir de la música: análisis conceptual a la luz de la teoría crítica adornianamúsicaformação humanateoria críticamúsicaformación humanateoría críticamusichuman formationcritical theoryO presente trabalho teve como objetivo compreender o conceito de (de)formação humana a partir da música por meio do estudo da teoria crítica adorniana. A pesquisa, de caráter bibliográfico, tomou como foco a relação entre música, educação e sociedade. A importância dessa pesquisa se justificou pela falta de estudos sobre música e educação que adotam a teoria crítica, portanto, a pesquisa visou estabelecer uma contribuição para a área e propiciar novas pesquisas sobre a temática. A partir das análises, pôde-se observar que a música tem grande potencial (de)formativo, podendo levar à deformação, perda da autonomia e alienação, quando estandardizada, mas podendo também se revelar um caminho para a formação, permitindo a apreensão da promesse du bonheur pelo indivíduo, não o deixando conformado ou contentado com a situação social vigente.The present work aimed to understand the human (de)formation through the music concept by studying Adorno's critical theory. Bibliographical research focused on the relationship between music, education, and society. The research's importance was justified by the lack of studies on music and education adopting critical theory; therefore, the research aimed to contribute to this field and promote further research on the subject. From the analyses, it is possible to observe that music has great (de)formative potential, leading to deformation, loss of autonomy and alienation, when it is standardized. Still, it can also reveal itself as a path to the formation, allowing the individual to capture the promesse du bonheur, not leaving him conformed or satisfied with the prevailing social situation.Este trabajo tuvo como objetivo comprender el concepto de (de)formación humana a partir de la música a través del estudio de la teoría crítica de Adorno. La investigación bibliográfica se centró en la relación entre música, educación y sociedad. La importancia de esta investigación se justificó por la falta de estudios sobre música y educación que adopten la teoría crítica, por lo que la investigación tuvo como objetivo establecer un aporte al área y brindar mayor investigación sobre el tema. De los análisis se pudo observar que la música tiene un gran potencial (de)formativo, que puede llevar a la deformación, pérdida de autonomía y alienación, cuando se estandariza, pero también puede revelar un camino hacia la formación, permitiendo la aprehensión de la promesse du bonheur para el individuo, no dejándolo satisfecho o conformado con la situación social actual.Universidade Federal do Maranhão2023-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2017610.18764/2358-4319v16n1.2023.14Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 344-3652358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20176/11740Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Cristiano Aparecido da Pereira, Eliton Perpétuo RosaSá, Apolo de Souza2023-05-07T02:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20176Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-05-07T02:41:33Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv (De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana
Human (de)formation through music: conceptual analysis according to Adorno's critical theory
(De)Formación humana a partir de la música: análisis conceptual a la luz de la teoría crítica adorniana
title (De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana
spellingShingle (De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana
Costa, Cristiano Aparecido da
música
formação humana
teoria crítica
música
formación humana
teoría crítica
music
human formation
critical theory
title_short (De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana
title_full (De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana
title_fullStr (De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana
title_full_unstemmed (De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana
title_sort (De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana
author Costa, Cristiano Aparecido da
author_facet Costa, Cristiano Aparecido da
Pereira, Eliton Perpétuo Rosa
Sá, Apolo de Souza
author_role author
author2 Pereira, Eliton Perpétuo Rosa
Sá, Apolo de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cristiano Aparecido da
Pereira, Eliton Perpétuo Rosa
Sá, Apolo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv música
formação humana
teoria crítica
música
formación humana
teoría crítica
music
human formation
critical theory
topic música
formação humana
teoria crítica
música
formación humana
teoría crítica
music
human formation
critical theory
description O presente trabalho teve como objetivo compreender o conceito de (de)formação humana a partir da música por meio do estudo da teoria crítica adorniana. A pesquisa, de caráter bibliográfico, tomou como foco a relação entre música, educação e sociedade. A importância dessa pesquisa se justificou pela falta de estudos sobre música e educação que adotam a teoria crítica, portanto, a pesquisa visou estabelecer uma contribuição para a área e propiciar novas pesquisas sobre a temática. A partir das análises, pôde-se observar que a música tem grande potencial (de)formativo, podendo levar à deformação, perda da autonomia e alienação, quando estandardizada, mas podendo também se revelar um caminho para a formação, permitindo a apreensão da promesse du bonheur pelo indivíduo, não o deixando conformado ou contentado com a situação social vigente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20176
10.18764/2358-4319v16n1.2023.14
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20176
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v16n1.2023.14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20176/11740
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 344-365
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711322249625600