Ensino desenvolvimental: experiência de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marzari, Marilene
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, Hidelberto de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7724
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal analisar o aprendizado dos alunos do sexto semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Universitário do Araguaia - CUA/UFMT, em relação aos conteúdos de didática, organizados a partir do ensino desenvolvimental. Além desse, outros objetivos, como planejar as ações e operações a serem desenvolvidas nas aulas de didática; observar o desenvolvimento das ações e operações e acompanhar a participação dos alunos durante as aulas da disciplina de didática foram importantes para a análise do seu aprendizado. Para isso, contou-se com os fundamentos teóricos de Vygotsky, Leontiev, Davídov, Libâneo, Freitas, entre outros, que tratam de questões referentes ao processo ensino-aprendizagem. A metodologia qualitativa e os procedimentos de observação foram fundamentais para o acompanhamento, o envolvimento e a participação dos alunos durante a realização das ações, operações, tarefas e socialização das produções. Além disso, nos utilizamos de elaboração de desenhos e produção de textos que contribuíram para o levantamento dos dados e um questionário para a construção do perfil dos alunos. Os resultados indicam que existe, no meio acadêmico, uma prática de transmissão empírica dos conhecimentos que, por sua vez, influencia a forma de pensar dos alunos, que se colocam em situação de passividade e de descrença em relação a outras possibilidades de ensinar e aprender. Recriar essas prática e fazer com que os alunos entrem em atividade de aprendizagem tem sido um desafio possível, quando a organização do ensino faz com que os alunos se apropriem da essência dos conteúdos e formem o pensamento teórico.Palavras-chave: Ensino desenvolvimental. Aprendizagem. Pensamento teórico.Developmental teaching: classroom experienceAbstractThis study has as main objective to analyze the learning of the students of the sixth semester of the Biological Sciences Degree Course of the Institute of Biological Sciences and Health, Campos Universitário do Araguaia - CUA / UFMT, in relation to didactic contents, organized from developmental teaching. In addition to this, other objectives, such as planning the actions and operations to be developed in Didactics; observing the development of actions and operations and monitoring the participation of students during the Didactics course were important for the analysis of their learning. For this, it was taken in consideration the theoretical foundations of Vygotsky, Leontiev, Davídov, Libâneo, Freitas, among others, which deal with questions related to the teaching-learning process. The qualitative methodology and the observation procedures were fundamental for the follow-up the involvement and the participation of the students during the accomplishment of the actions, operations, tasks and socialization of the productions. In addition, we use as drawing and texts producing that contributed to the data collection. The results indicate that, there is in the academic environment, a practice of empirical transmission of knowledge that, in turn, influences students' way of thinking, which put themselves in a situation of passivity and disbelief in relation to other possibilities of teaching and learning. Recreating these practices and engaging students in learning activity have been a possible challenge, as the organization of teaching enables students to appropriate the essence of content and to form theoretical thinking.Keywords: Developmental Teaching. Learning. Theoretical thinking.Enseñanza para el desarrollo: experiencia en el salón de clasesResumenEste estudio tiene como objetivo principal analizar el aprendizaje de los alumnos de sexto semestre de la carrera de Licenciatura en Ciencias Biológicas, del  Instituto de Ciencias Biológicas y de la Salud, Campus Universitário delAraguaia-CUA/UFMT, en relación a los contenidos de didáctica, organizados a partir de la enseñanza para el desarrollo. Además, otros objetivos, como planear las acciones y operaciones a desarrollarse en clases de didáctica; observar el desarrollo de las acciones y seguir la participación de los alumnos durante las clases de la disciplina de didáctica, fueron  importantes para el análisis de su aprendizaje. Para eso, se cuenta con los fundamentos teóricos de Vygotsky, Leontiev, Davídov, Libâneo, Freitas, entre otros, que tratan de cuestiones referentes al proceso de la enseñanza-aprendizaje. La metodología cualitativa y los procedimientos de observación fueron fundamentales para el acompañamiento, la elaboración y la participación de los alumnos durante la realización de las acciones, operaciones, tareas y socialización de las producciones. Además, nos utilizamos de elaboración de dibujos y producción de textos que contribuyeron al desarrollo de los datos. Los resultados indican que existe, en el medio académico, una practica de transmisión  empírico de conocimiento que, por su vez, influencia en la forma de pensar de los alumnos que se colocan en situación de pasividad y de incredulidad en relación a otras posibilidades de enseñar y aprender.  Hacer con que los estudiantes retomen estas  practicas y entre en actividad de aprendizaje ha sido un reto posible, cuando la organización de la enseñanza hace con que los alumnos se apropien de la esencia de los contenidos y forman el pensamiento teórico.Palabras-clave: Enseñanza para el Desarrollo. Aprendizaje. Pensamiento teórico.
id UFMA-3_98a3ff1a780f6afe6dfd9428e1a5821a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7724
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Ensino desenvolvimental: experiência de sala de aulaEnsino desenvolvimental. Aprendizagem. Pensamento teóricoEste estudo tem como objetivo principal analisar o aprendizado dos alunos do sexto semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Universitário do Araguaia - CUA/UFMT, em relação aos conteúdos de didática, organizados a partir do ensino desenvolvimental. Além desse, outros objetivos, como planejar as ações e operações a serem desenvolvidas nas aulas de didática; observar o desenvolvimento das ações e operações e acompanhar a participação dos alunos durante as aulas da disciplina de didática foram importantes para a análise do seu aprendizado. Para isso, contou-se com os fundamentos teóricos de Vygotsky, Leontiev, Davídov, Libâneo, Freitas, entre outros, que tratam de questões referentes ao processo ensino-aprendizagem. A metodologia qualitativa e os procedimentos de observação foram fundamentais para o acompanhamento, o envolvimento e a participação dos alunos durante a realização das ações, operações, tarefas e socialização das produções. Além disso, nos utilizamos de elaboração de desenhos e produção de textos que contribuíram para o levantamento dos dados e um questionário para a construção do perfil dos alunos. Os resultados indicam que existe, no meio acadêmico, uma prática de transmissão empírica dos conhecimentos que, por sua vez, influencia a forma de pensar dos alunos, que se colocam em situação de passividade e de descrença em relação a outras possibilidades de ensinar e aprender. Recriar essas prática e fazer com que os alunos entrem em atividade de aprendizagem tem sido um desafio possível, quando a organização do ensino faz com que os alunos se apropriem da essência dos conteúdos e formem o pensamento teórico.Palavras-chave: Ensino desenvolvimental. Aprendizagem. Pensamento teórico.Developmental teaching: classroom experienceAbstractThis study has as main objective to analyze the learning of the students of the sixth semester of the Biological Sciences Degree Course of the Institute of Biological Sciences and Health, Campos Universitário do Araguaia - CUA / UFMT, in relation to didactic contents, organized from developmental teaching. In addition to this, other objectives, such as planning the actions and operations to be developed in Didactics; observing the development of actions and operations and monitoring the participation of students during the Didactics course were important for the analysis of their learning. For this, it was taken in consideration the theoretical foundations of Vygotsky, Leontiev, Davídov, Libâneo, Freitas, among others, which deal with questions related to the teaching-learning process. The qualitative methodology and the observation procedures were fundamental for the follow-up the involvement and the participation of the students during the accomplishment of the actions, operations, tasks and socialization of the productions. In addition, we use as drawing and texts producing that contributed to the data collection. The results indicate that, there is in the academic environment, a practice of empirical transmission of knowledge that, in turn, influences students' way of thinking, which put themselves in a situation of passivity and disbelief in relation to other possibilities of teaching and learning. Recreating these practices and engaging students in learning activity have been a possible challenge, as the organization of teaching enables students to appropriate the essence of content and to form theoretical thinking.Keywords: Developmental Teaching. Learning. Theoretical thinking.Enseñanza para el desarrollo: experiencia en el salón de clasesResumenEste estudio tiene como objetivo principal analizar el aprendizaje de los alumnos de sexto semestre de la carrera de Licenciatura en Ciencias Biológicas, del  Instituto de Ciencias Biológicas y de la Salud, Campus Universitário delAraguaia-CUA/UFMT, en relación a los contenidos de didáctica, organizados a partir de la enseñanza para el desarrollo. Además, otros objetivos, como planear las acciones y operaciones a desarrollarse en clases de didáctica; observar el desarrollo de las acciones y seguir la participación de los alumnos durante las clases de la disciplina de didáctica, fueron  importantes para el análisis de su aprendizaje. Para eso, se cuenta con los fundamentos teóricos de Vygotsky, Leontiev, Davídov, Libâneo, Freitas, entre otros, que tratan de cuestiones referentes al proceso de la enseñanza-aprendizaje. La metodología cualitativa y los procedimientos de observación fueron fundamentales para el acompañamiento, la elaboración y la participación de los alumnos durante la realización de las acciones, operaciones, tareas y socialización de las producciones. Además, nos utilizamos de elaboración de dibujos y producción de textos que contribuyeron al desarrollo de los datos. Los resultados indican que existe, en el medio académico, una practica de transmisión  empírico de conocimiento que, por su vez, influencia en la forma de pensar de los alumnos que se colocan en situación de pasividad y de incredulidad en relación a otras posibilidades de enseñar y aprender.  Hacer con que los estudiantes retomen estas  practicas y entre en actividad de aprendizaje ha sido un reto posible, cuando la organización de la enseñanza hace con que los alumnos se apropien de la esencia de los contenidos y forman el pensamiento teórico.Palabras-clave: Enseñanza para el Desarrollo. Aprendizaje. Pensamiento teórico.Universidade Federal do Maranhão2017-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/772410.18764/2358-4319.v10n3p217-240Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 3, set./dez. 2017; p.217-2402358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7724/4723Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarzari, MarileneRibeiro, Hidelberto de Sousa2018-12-31T23:40:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7724Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-12-31T23:40:14Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino desenvolvimental: experiência de sala de aula
title Ensino desenvolvimental: experiência de sala de aula
spellingShingle Ensino desenvolvimental: experiência de sala de aula
Marzari, Marilene
Ensino desenvolvimental. Aprendizagem. Pensamento teórico
title_short Ensino desenvolvimental: experiência de sala de aula
title_full Ensino desenvolvimental: experiência de sala de aula
title_fullStr Ensino desenvolvimental: experiência de sala de aula
title_full_unstemmed Ensino desenvolvimental: experiência de sala de aula
title_sort Ensino desenvolvimental: experiência de sala de aula
author Marzari, Marilene
author_facet Marzari, Marilene
Ribeiro, Hidelberto de Sousa
author_role author
author2 Ribeiro, Hidelberto de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marzari, Marilene
Ribeiro, Hidelberto de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino desenvolvimental. Aprendizagem. Pensamento teórico
topic Ensino desenvolvimental. Aprendizagem. Pensamento teórico
description Este estudo tem como objetivo principal analisar o aprendizado dos alunos do sexto semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Universitário do Araguaia - CUA/UFMT, em relação aos conteúdos de didática, organizados a partir do ensino desenvolvimental. Além desse, outros objetivos, como planejar as ações e operações a serem desenvolvidas nas aulas de didática; observar o desenvolvimento das ações e operações e acompanhar a participação dos alunos durante as aulas da disciplina de didática foram importantes para a análise do seu aprendizado. Para isso, contou-se com os fundamentos teóricos de Vygotsky, Leontiev, Davídov, Libâneo, Freitas, entre outros, que tratam de questões referentes ao processo ensino-aprendizagem. A metodologia qualitativa e os procedimentos de observação foram fundamentais para o acompanhamento, o envolvimento e a participação dos alunos durante a realização das ações, operações, tarefas e socialização das produções. Além disso, nos utilizamos de elaboração de desenhos e produção de textos que contribuíram para o levantamento dos dados e um questionário para a construção do perfil dos alunos. Os resultados indicam que existe, no meio acadêmico, uma prática de transmissão empírica dos conhecimentos que, por sua vez, influencia a forma de pensar dos alunos, que se colocam em situação de passividade e de descrença em relação a outras possibilidades de ensinar e aprender. Recriar essas prática e fazer com que os alunos entrem em atividade de aprendizagem tem sido um desafio possível, quando a organização do ensino faz com que os alunos se apropriem da essência dos conteúdos e formem o pensamento teórico.Palavras-chave: Ensino desenvolvimental. Aprendizagem. Pensamento teórico.Developmental teaching: classroom experienceAbstractThis study has as main objective to analyze the learning of the students of the sixth semester of the Biological Sciences Degree Course of the Institute of Biological Sciences and Health, Campos Universitário do Araguaia - CUA / UFMT, in relation to didactic contents, organized from developmental teaching. In addition to this, other objectives, such as planning the actions and operations to be developed in Didactics; observing the development of actions and operations and monitoring the participation of students during the Didactics course were important for the analysis of their learning. For this, it was taken in consideration the theoretical foundations of Vygotsky, Leontiev, Davídov, Libâneo, Freitas, among others, which deal with questions related to the teaching-learning process. The qualitative methodology and the observation procedures were fundamental for the follow-up the involvement and the participation of the students during the accomplishment of the actions, operations, tasks and socialization of the productions. In addition, we use as drawing and texts producing that contributed to the data collection. The results indicate that, there is in the academic environment, a practice of empirical transmission of knowledge that, in turn, influences students' way of thinking, which put themselves in a situation of passivity and disbelief in relation to other possibilities of teaching and learning. Recreating these practices and engaging students in learning activity have been a possible challenge, as the organization of teaching enables students to appropriate the essence of content and to form theoretical thinking.Keywords: Developmental Teaching. Learning. Theoretical thinking.Enseñanza para el desarrollo: experiencia en el salón de clasesResumenEste estudio tiene como objetivo principal analizar el aprendizaje de los alumnos de sexto semestre de la carrera de Licenciatura en Ciencias Biológicas, del  Instituto de Ciencias Biológicas y de la Salud, Campus Universitário delAraguaia-CUA/UFMT, en relación a los contenidos de didáctica, organizados a partir de la enseñanza para el desarrollo. Además, otros objetivos, como planear las acciones y operaciones a desarrollarse en clases de didáctica; observar el desarrollo de las acciones y seguir la participación de los alumnos durante las clases de la disciplina de didáctica, fueron  importantes para el análisis de su aprendizaje. Para eso, se cuenta con los fundamentos teóricos de Vygotsky, Leontiev, Davídov, Libâneo, Freitas, entre otros, que tratan de cuestiones referentes al proceso de la enseñanza-aprendizaje. La metodología cualitativa y los procedimientos de observación fueron fundamentales para el acompañamiento, la elaboración y la participación de los alumnos durante la realización de las acciones, operaciones, tareas y socialización de las producciones. Además, nos utilizamos de elaboración de dibujos y producción de textos que contribuyeron al desarrollo de los datos. Los resultados indican que existe, en el medio académico, una practica de transmisión  empírico de conocimiento que, por su vez, influencia en la forma de pensar de los alumnos que se colocan en situación de pasividad y de incredulidad en relación a otras posibilidades de enseñar y aprender.  Hacer con que los estudiantes retomen estas  practicas y entre en actividad de aprendizaje ha sido un reto posible, cuando la organización de la enseñanza hace con que los alumnos se apropien de la esencia de los contenidos y forman el pensamiento teórico.Palabras-clave: Enseñanza para el Desarrollo. Aprendizaje. Pensamiento teórico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7724
10.18764/2358-4319.v10n3p217-240
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7724
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v10n3p217-240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7724/4723
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 3, set./dez. 2017; p.217-240
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320605458432