Atletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Emanoel Richardson Amorim
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57808
Resumo: O ensino desenvolvimental tem surgido como uma possibilidade teórico metodológica que contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico em diferentes componentes curriculares e níveis de ensino. O problema desta pesquisa consiste em saber como o ensino desenvolvimental contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico em alunos do ensino médio a partir do atletismo como conteúdo da cultura corporal. O estudo tem como objetivo analisar os resultados de um experimento didático junto aos alunos em uma unidade de ensino de Educação Física no ensino médio baseado na teoria do ensino desenvolvimental, tendo o atletismo como conteúdo e a partir daí elaborar um produto educacional que represente o contexto de ensino específico e suas possibilidades de generalização a partir das ações de ensino baseadas nesta teoria em uma unidade de ensino da educação física, com o conteúdo Atletismo. Trata-se de um experimento didático-formativo, de abordagem qualitativa, do tipo descritivo que atua ao mesmo tempo como método de investigação e de ensino experimental. O estudo foi desenvolvido com uma amostra de 30 participantes, estudantes de uma turma do ensino médio que frequentam as aulas de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, no Campus Valença do Piauí, com idades entre 14 e 17 anos. Os alunos participaram da realização de um experimento didático tendo o atletismo como conteúdo, utilizando os preceitos da teoria da atividade de estudo, baseada na solução de problemas, para cumprir as tarefas de estudo, através das ações determinadas, preconizadas por Davydov (1988) durante as 8 aulas. Os dados foram coletados também por meio da aplicação de um questionário diagnóstico, das anotações feitas em um diário de campo e da transcrição de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram indícios do pensamento teórico na formação dos conceitos do atletismo e avanços rumo à prática de movimentos corporais conscientes, sugerindo o ensino desenvolvimental de Davydov como uma possibilidade teórico metodológica na Educação Física no ensino médio e propõe-se que sejam feitos mais experimentos sobre o tema. Após a aplicação do experimento foi confeccionado um produto educacional na forma de um blog que será utilizado para divulgação e discussões sobre a teoria do ensino desenvolvimental na Educação Física
id UFRN_466c24a045d6bcb86ee79805a6df5e44
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57808
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Sousa, Emanoel Richardson Amorimhttp://lattes.cnpq.br/7948213675014344https://orcid.org/0000-0001-5140-2032http://lattes.cnpq.br/9002864045147738Miranda, Made Júniorhttps://orcid.org/0000-0002-5236-2367http://lattes.cnpq.br/6833748026466876Oliveira, Marcio Romeu Ribas Dehttps://orcid.org/0000-0003-2629-920Xhttp://lattes.cnpq.br/0118293761427492Baptista, Tadeu Joao Ribeiro2024-03-06T20:12:06Z2024-03-06T20:12:06Z2023-08-18SOUSA, Emanoel Richardson Amorim. Atletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimental. Orientador: Tadeu João Ribeiro Baptista. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57808O ensino desenvolvimental tem surgido como uma possibilidade teórico metodológica que contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico em diferentes componentes curriculares e níveis de ensino. O problema desta pesquisa consiste em saber como o ensino desenvolvimental contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico em alunos do ensino médio a partir do atletismo como conteúdo da cultura corporal. O estudo tem como objetivo analisar os resultados de um experimento didático junto aos alunos em uma unidade de ensino de Educação Física no ensino médio baseado na teoria do ensino desenvolvimental, tendo o atletismo como conteúdo e a partir daí elaborar um produto educacional que represente o contexto de ensino específico e suas possibilidades de generalização a partir das ações de ensino baseadas nesta teoria em uma unidade de ensino da educação física, com o conteúdo Atletismo. Trata-se de um experimento didático-formativo, de abordagem qualitativa, do tipo descritivo que atua ao mesmo tempo como método de investigação e de ensino experimental. O estudo foi desenvolvido com uma amostra de 30 participantes, estudantes de uma turma do ensino médio que frequentam as aulas de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, no Campus Valença do Piauí, com idades entre 14 e 17 anos. Os alunos participaram da realização de um experimento didático tendo o atletismo como conteúdo, utilizando os preceitos da teoria da atividade de estudo, baseada na solução de problemas, para cumprir as tarefas de estudo, através das ações determinadas, preconizadas por Davydov (1988) durante as 8 aulas. Os dados foram coletados também por meio da aplicação de um questionário diagnóstico, das anotações feitas em um diário de campo e da transcrição de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram indícios do pensamento teórico na formação dos conceitos do atletismo e avanços rumo à prática de movimentos corporais conscientes, sugerindo o ensino desenvolvimental de Davydov como uma possibilidade teórico metodológica na Educação Física no ensino médio e propõe-se que sejam feitos mais experimentos sobre o tema. Após a aplicação do experimento foi confeccionado um produto educacional na forma de um blog que será utilizado para divulgação e discussões sobre a teoria do ensino desenvolvimental na Educação FísicaThe theory of developmental teaching by Russian educational psychologists who followed Vygotsky, especially Vasili V. Davydov, has gained greater attention from researchers and teachers in the practical field because it has a consolidated theoretical basis, which contributes to the development of theoretical thinking in different components. curricula and teaching levels. The problem of this research is to know how developmental teaching contributes to the development of theoretical thinking in high school students based on athletics as a content of body culture. The study aims to analyze the results of a didactic experiment with students in a Physical Education teaching unit in high school based on the theory of developmental teaching, with athletics as content and from there develop an educational product that represents the context of specific teaching and its generalization possibilities based on teaching actions based on this theory. This is a didactic-formative experiment, with a qualitative approach, of a descriptive type that acts at the same time as a method of investigation and experimental teaching. The study was developed with 30 participants, students from a high school class who attend Physical Education classes at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí – IFPI, at the Valença do Piauí Campus, aged between 14 and 17 years old. The students participated in a didactic experiment with athletics as content, using the precepts of the study activity theory, based on problem solving, to fulfill the study tasks, through determined actions, recommended by Davydov (1988) during the 8 classes. Data were also collected through the application of a diagnostic questionnaire, notes made in a field diary and the transcription of semi-structured interviews. The results demonstrate evidence of theoretical thinking in the formation of athletics concepts and advances towards the practice of conscious body movements, suggesting Davydov's developmental teaching as a theoretical methodological possibility in Physical Education in high school and it is proposed that more experiments be carried out on the theme. After applying the experiment, an educational product was created in the form of a blog that will be used for dissemination and discussions about the theory of developmental teaching in Physical EducationUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em Educação Física em Rede NacionalUFRNBrasilEnsino de Educação FísicaEnsino médioEnsino desenvolvimentalPensamento teóricoAtletismoPhysical Education LearningHigh schoolTheoretical ThoughtDevelopmental teachingAthleticsAtletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAtletismoEnsinoMedio_Sousa_2023.pdfapplication/pdf1190626https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57808/1/AtletismoEnsinoMedio_Sousa_2023.pdf1a6d8a350280de3d2f12b485eb5febe3MD51123456789/578082024-03-06 17:13:13.034oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57808Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-06T20:13:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimental
title Atletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimental
spellingShingle Atletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimental
Sousa, Emanoel Richardson Amorim
Ensino de Educação Física
Ensino médio
Ensino desenvolvimental
Pensamento teórico
Atletismo
Physical Education Learning
High school
Theoretical Thought
Developmental teaching
Athletics
title_short Atletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimental
title_full Atletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimental
title_fullStr Atletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimental
title_full_unstemmed Atletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimental
title_sort Atletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimental
author Sousa, Emanoel Richardson Amorim
author_facet Sousa, Emanoel Richardson Amorim
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7948213675014344
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5140-2032
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9002864045147738
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Miranda, Made Júnior
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5236-2367
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6833748026466876
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Marcio Romeu Ribas De
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2629-920X
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0118293761427492
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Emanoel Richardson Amorim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baptista, Tadeu Joao Ribeiro
contributor_str_mv Baptista, Tadeu Joao Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Educação Física
Ensino médio
Ensino desenvolvimental
Pensamento teórico
Atletismo
Physical Education Learning
High school
Theoretical Thought
Developmental teaching
Athletics
topic Ensino de Educação Física
Ensino médio
Ensino desenvolvimental
Pensamento teórico
Atletismo
Physical Education Learning
High school
Theoretical Thought
Developmental teaching
Athletics
description O ensino desenvolvimental tem surgido como uma possibilidade teórico metodológica que contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico em diferentes componentes curriculares e níveis de ensino. O problema desta pesquisa consiste em saber como o ensino desenvolvimental contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico em alunos do ensino médio a partir do atletismo como conteúdo da cultura corporal. O estudo tem como objetivo analisar os resultados de um experimento didático junto aos alunos em uma unidade de ensino de Educação Física no ensino médio baseado na teoria do ensino desenvolvimental, tendo o atletismo como conteúdo e a partir daí elaborar um produto educacional que represente o contexto de ensino específico e suas possibilidades de generalização a partir das ações de ensino baseadas nesta teoria em uma unidade de ensino da educação física, com o conteúdo Atletismo. Trata-se de um experimento didático-formativo, de abordagem qualitativa, do tipo descritivo que atua ao mesmo tempo como método de investigação e de ensino experimental. O estudo foi desenvolvido com uma amostra de 30 participantes, estudantes de uma turma do ensino médio que frequentam as aulas de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, no Campus Valença do Piauí, com idades entre 14 e 17 anos. Os alunos participaram da realização de um experimento didático tendo o atletismo como conteúdo, utilizando os preceitos da teoria da atividade de estudo, baseada na solução de problemas, para cumprir as tarefas de estudo, através das ações determinadas, preconizadas por Davydov (1988) durante as 8 aulas. Os dados foram coletados também por meio da aplicação de um questionário diagnóstico, das anotações feitas em um diário de campo e da transcrição de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram indícios do pensamento teórico na formação dos conceitos do atletismo e avanços rumo à prática de movimentos corporais conscientes, sugerindo o ensino desenvolvimental de Davydov como uma possibilidade teórico metodológica na Educação Física no ensino médio e propõe-se que sejam feitos mais experimentos sobre o tema. Após a aplicação do experimento foi confeccionado um produto educacional na forma de um blog que será utilizado para divulgação e discussões sobre a teoria do ensino desenvolvimental na Educação Física
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-06T20:12:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-06T20:12:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Emanoel Richardson Amorim. Atletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimental. Orientador: Tadeu João Ribeiro Baptista. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57808
identifier_str_mv SOUSA, Emanoel Richardson Amorim. Atletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimental. Orientador: Tadeu João Ribeiro Baptista. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação Física em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57808/1/AtletismoEnsinoMedio_Sousa_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a6d8a350280de3d2f12b485eb5febe3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832934443548672