Competência humana e digital - fronteiras ao aprender cooperativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Silvana Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Conte, Elaine, Dias, Márcia Guterres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7390
Resumo: Este artigo discute sobre as competências pedagógicas na educação à distância (EaD), como possibilidade de reflexão reconstrutiva da aprendizagem. Por meio da intercomunicação e da diversidade do saber, em relação às capacidades sempre renovadas do letramento e da fluência digital, visamos oferecer condições para a prática profissional do professor e para desenvolver a competência digital. A inquietação da proposta hermenêutica vem ao encontro da questão das diferenças e da ação processual necessária à constituição das competências de professores para atuarem em diferentes contextos da educação. Concluímos que a combinação de diversas competências da EaD, constitui-se no projetar-se de desafios em contínua transformação às fronteiras do aprender, intrínsecas ao agir socioeducativo.Palavras-chave: Educação à distância. Competência. Fluência digital.Human and digital competence - frontiers by cooperative learningABSTRACTThis article discusses pedagogical competences in distance education (EaD), as a possibility of reconstructive reflection on learning. Through intercommunication and the diversity of knowledge, in relation to the ever renewed capacities of literacy and digital fluency, we aim to offer the conditions to learn the professional practice of the teacher and to develop the digital competence. The uneasiness of the hermeneutic proposal addresses the issue of differences and procedural action necessary to build the competencies of teachers to act in different contexts of education. We conclude that the combination of several EaD skills consists in projecting challenges that are constantly changing to the boundaries of learning, intrinsic to socio-educational activity.Keywords: Distance education. Competence. Digital fluencyCompetencia humana y digital - fronteiras al aprender cooperativoRESUMENEste artículo discute sobre las competencias pedagógicas en la educación a distancia (EaD), como posibilidad de refl exión reconstructiva del aprendizaje. A través de la intercomunicación y de la diversidad del saber, en relación a las capacidades siempre renovadas del alfabetismo y de la fl uencia digital, pretendemos ofrecer condiciones para la práctica profesional del profesor y para desarrollar la competencia digital. La inquietud de la propuesta hermenéutica viene al encuentro de la cuestión de las diferencias y de la acción procesal necesaria para la constitución de las competencias de profesores para actuaren en diferentes contextos de la educación. Concluimos que la combinación de diversas competencias de la EaD, se constituye en el proyectarse de desafíos en continua transformación a las fronteras del aprendizaje, intrínsecas al actuar socioeducativo.Palabras clave: Educación a distancia. Competência. Fluidez digital
id UFMA-3_994b18d1afbb8f19d661c8464bc84b5b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7390
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Competência humana e digital - fronteiras ao aprender cooperativoEducação à distância. Competência. Fluência digital.Este artigo discute sobre as competências pedagógicas na educação à distância (EaD), como possibilidade de reflexão reconstrutiva da aprendizagem. Por meio da intercomunicação e da diversidade do saber, em relação às capacidades sempre renovadas do letramento e da fluência digital, visamos oferecer condições para a prática profissional do professor e para desenvolver a competência digital. A inquietação da proposta hermenêutica vem ao encontro da questão das diferenças e da ação processual necessária à constituição das competências de professores para atuarem em diferentes contextos da educação. Concluímos que a combinação de diversas competências da EaD, constitui-se no projetar-se de desafios em contínua transformação às fronteiras do aprender, intrínsecas ao agir socioeducativo.Palavras-chave: Educação à distância. Competência. Fluência digital.Human and digital competence - frontiers by cooperative learningABSTRACTThis article discusses pedagogical competences in distance education (EaD), as a possibility of reconstructive reflection on learning. Through intercommunication and the diversity of knowledge, in relation to the ever renewed capacities of literacy and digital fluency, we aim to offer the conditions to learn the professional practice of the teacher and to develop the digital competence. The uneasiness of the hermeneutic proposal addresses the issue of differences and procedural action necessary to build the competencies of teachers to act in different contexts of education. We conclude that the combination of several EaD skills consists in projecting challenges that are constantly changing to the boundaries of learning, intrinsic to socio-educational activity.Keywords: Distance education. Competence. Digital fluencyCompetencia humana y digital - fronteiras al aprender cooperativoRESUMENEste artículo discute sobre las competencias pedagógicas en la educación a distancia (EaD), como posibilidad de refl exión reconstructiva del aprendizaje. A través de la intercomunicación y de la diversidad del saber, en relación a las capacidades siempre renovadas del alfabetismo y de la fl uencia digital, pretendemos ofrecer condiciones para la práctica profesional del profesor y para desarrollar la competencia digital. La inquietud de la propuesta hermenéutica viene al encuentro de la cuestión de las diferencias y de la acción procesal necesaria para la constitución de las competencias de profesores para actuaren en diferentes contextos de la educación. Concluimos que la combinación de diversas competencias de la EaD, se constituye en el proyectarse de desafíos en continua transformación a las fronteras del aprendizaje, intrínsecas al actuar socioeducativo.Palabras clave: Educación a distancia. Competência. Fluidez digitalUniversidade Federal do Maranhão2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/739010.18764/2358-4319.v10n2p122-146Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 2, maio/ago. 2017; p.122-1462358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7390/4544Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Silvana FerreiraConte, ElaineDias, Márcia Guterres2017-08-01T15:34:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7390Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-08-01T15:34:42Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência humana e digital - fronteiras ao aprender cooperativo
title Competência humana e digital - fronteiras ao aprender cooperativo
spellingShingle Competência humana e digital - fronteiras ao aprender cooperativo
Pereira, Silvana Ferreira
Educação à distância. Competência. Fluência digital.
title_short Competência humana e digital - fronteiras ao aprender cooperativo
title_full Competência humana e digital - fronteiras ao aprender cooperativo
title_fullStr Competência humana e digital - fronteiras ao aprender cooperativo
title_full_unstemmed Competência humana e digital - fronteiras ao aprender cooperativo
title_sort Competência humana e digital - fronteiras ao aprender cooperativo
author Pereira, Silvana Ferreira
author_facet Pereira, Silvana Ferreira
Conte, Elaine
Dias, Márcia Guterres
author_role author
author2 Conte, Elaine
Dias, Márcia Guterres
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Silvana Ferreira
Conte, Elaine
Dias, Márcia Guterres
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância. Competência. Fluência digital.
topic Educação à distância. Competência. Fluência digital.
description Este artigo discute sobre as competências pedagógicas na educação à distância (EaD), como possibilidade de reflexão reconstrutiva da aprendizagem. Por meio da intercomunicação e da diversidade do saber, em relação às capacidades sempre renovadas do letramento e da fluência digital, visamos oferecer condições para a prática profissional do professor e para desenvolver a competência digital. A inquietação da proposta hermenêutica vem ao encontro da questão das diferenças e da ação processual necessária à constituição das competências de professores para atuarem em diferentes contextos da educação. Concluímos que a combinação de diversas competências da EaD, constitui-se no projetar-se de desafios em contínua transformação às fronteiras do aprender, intrínsecas ao agir socioeducativo.Palavras-chave: Educação à distância. Competência. Fluência digital.Human and digital competence - frontiers by cooperative learningABSTRACTThis article discusses pedagogical competences in distance education (EaD), as a possibility of reconstructive reflection on learning. Through intercommunication and the diversity of knowledge, in relation to the ever renewed capacities of literacy and digital fluency, we aim to offer the conditions to learn the professional practice of the teacher and to develop the digital competence. The uneasiness of the hermeneutic proposal addresses the issue of differences and procedural action necessary to build the competencies of teachers to act in different contexts of education. We conclude that the combination of several EaD skills consists in projecting challenges that are constantly changing to the boundaries of learning, intrinsic to socio-educational activity.Keywords: Distance education. Competence. Digital fluencyCompetencia humana y digital - fronteiras al aprender cooperativoRESUMENEste artículo discute sobre las competencias pedagógicas en la educación a distancia (EaD), como posibilidad de refl exión reconstructiva del aprendizaje. A través de la intercomunicación y de la diversidad del saber, en relación a las capacidades siempre renovadas del alfabetismo y de la fl uencia digital, pretendemos ofrecer condiciones para la práctica profesional del profesor y para desarrollar la competencia digital. La inquietud de la propuesta hermenéutica viene al encuentro de la cuestión de las diferencias y de la acción procesal necesaria para la constitución de las competencias de profesores para actuaren en diferentes contextos de la educación. Concluimos que la combinación de diversas competencias de la EaD, se constituye en el proyectarse de desafíos en continua transformación a las fronteras del aprendizaje, intrínsecas al actuar socioeducativo.Palabras clave: Educación a distancia. Competência. Fluidez digital
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7390
10.18764/2358-4319.v10n2p122-146
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7390
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v10n2p122-146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7390/4544
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 2, maio/ago. 2017; p.122-146
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320556175360