Tempos escolares e tempos de vida: (re)pensando práticas pedagógicas da EJA na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7387 |
Resumo: | As práticas estão desconsiderando os tempos de vida dos alunos. Isso está provocando uma crise na escola contemporânea, afetando a ordem dos discursos que, historicamente detém-se, tão somente, ao currículo, desconsiderando os tempos de vida dos sujeitos. Desse modo, não é sobre o produto do conhecimento que se deve recair o foco das discussões curriculares, mas sobre os processos de construção e consideração dos tempos escolares no currículo da EJA. Assim, ao longo do presente artigo, reforçaremos que as construções temporais melhor se desenvolvem e se estabilizam quando estas são afirmadas como resultado da interseção de políticas públicas e de práticas escolares, estruturando-o da seguinte forma: Iniciaremos com tema: Adultos Jovens – Jovens Alunos: uma relação transversal com o tempo, que trará alguns esclarecimentos acerca dos conceitos de adulto, jovem e sua relação com o tempo. Bem como, alguns tópicos relevantes sobre Currículo, Escola e Aluno. Em tempo, traremos algumas inferências a respeito dos tempos sombreados nos discursos escolares e, finalizaremos com uma análise, resultado do trabalho de campo se desenrolou entre junho 2014 a agosto de 2015, com visitas periódicas à unidade escolar NEEJA3. O trabalho de campo mesclou instrumentos de investigação (entrevistas e observações) ligados às diversas dimensões constituintes do tempo escolar, que envolveram alunos das totalidades sete, oito e nove, que equivalem a séries fi nais do Ensino Médio, que estimou escores para tal.Palavras – chave: EJA. Currículo. TempoSchool times and lifetimes: (re) thinking pedagogical practices of the EJA in contemporary timesABSTRACTThe practices are disregarding the lives of students times. This is causing a crisis in contemporary school, affecting the order of speeches that historically dwells, alone, to the curriculum, disregarding the lifetimes of subjects. Thus, it is not about the product knowledge that should bear the focus of curriculum discussions, but on building processes and consideration of school time in the curriculum of EJA. Like this, throughout this article, we will strengthen the temporal constructions better develop and stabilize when they are asserted as a result of the intersection of public policies and school practices, structuring in the following way: in the First Chapter, we treat the theme: Young adults - Young students: a cross-relationship with time, which will bring some clarification about adult concepts, young man and his relationship with time. Just like, some relevant topics on Curriculum, School and Student. Follows with the Second Chapter where we will make some inferences about the shady times in school and speeches, and we conclude with an analysis result of the field work that was conducted between June 2014 to August 2015, with periodical visits to the school unit NEEJA. Fieldwork merged research instruments (interviews and observations) connected to the various constituent dimensions of school time, involving students of wholes seven, eight, nine, equivalent to final grades of high school, which estimated scores for such.Keywords: EJA. Curriculum. TimeTiempos escolares y tiempos de vida: (re) pensando prácticas pedagógicas de la EJA en la contemporaneidadRESUMENLas prácticas están desconsiderando los tiempos de vida de los alumnos. Esto está provocando una crisis en la escuela contemporánea, afectando el orden de los discursos que, históricamente, se detiene, tan sólo, al currículo, desconsiderando los tiempos de vida de los sujetos. De este modo, no es sobre el producto del conocimiento que se debe recaer el foco de las discusiones curriculares, sino sobre los procesos de construcción y consideración de los tiempos escolares en el currículo de la EJA. Así, a lo largo del presente artículo, reforzaremos que las construcciones temporales mejor se desarrollan y se estabilizan cuando éstas se afirman como resultado de la intersección de políticas públicas y de prácticas escolares, estructurándolo de la siguiente forma: Comenzaremos con tema: Adultos Jóvenes - Jóvenes Alumnos: una relación transversal con el tiempo, que traerá algunas aclaraciones acerca de los conceptos de adulto, joven y su relación con el tiempo. Así como, algunos temas relevantes sobre Currículo, Escuela y Alumno. En tiempo, traemos algunas inferencias respecto a los tiempos sombreados en los discursos escolares y, fi nalizaremos con un análisis, resultado del trabajo de campo se desarrolló entre junio de 2014 a agosto de 2015, con visitas periódicas a la unidad escolar NEEJA. El trabajo de campo combinó instrumentos de investigación (entrevistas y observaciones) ligados a las diversas dimensiones constituyentes del tiempo escolar, que involucraron a alumnos de las totalidades siete, ocho y nueve, que equivalen a las series finales de la Enseñanza Media, que estimó escores para tal.Palabras clave: EJA. Currículum. Tiempo. |
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Assim, ao longo do presente artigo, reforçaremos que as construções temporais melhor se desenvolvem e se estabilizam quando estas são afirmadas como resultado da interseção de políticas públicas e de práticas escolares, estruturando-o da seguinte forma: Iniciaremos com tema: Adultos Jovens – Jovens Alunos: uma relação transversal com o tempo, que trará alguns esclarecimentos acerca dos conceitos de adulto, jovem e sua relação com o tempo. Bem como, alguns tópicos relevantes sobre Currículo, Escola e Aluno. Em tempo, traremos algumas inferências a respeito dos tempos sombreados nos discursos escolares e, finalizaremos com uma análise, resultado do trabalho de campo se desenrolou entre junho 2014 a agosto de 2015, com visitas periódicas à unidade escolar NEEJA3. O trabalho de campo mesclou instrumentos de investigação (entrevistas e observações) ligados às diversas dimensões constituintes do tempo escolar, que envolveram alunos das totalidades sete, oito e nove, que equivalem a séries fi nais do Ensino Médio, que estimou escores para tal.Palavras – chave: EJA. Currículo. TempoSchool times and lifetimes: (re) thinking pedagogical practices of the EJA in contemporary timesABSTRACTThe practices are disregarding the lives of students times. This is causing a crisis in contemporary school, affecting the order of speeches that historically dwells, alone, to the curriculum, disregarding the lifetimes of subjects. Thus, it is not about the product knowledge that should bear the focus of curriculum discussions, but on building processes and consideration of school time in the curriculum of EJA. Like this, throughout this article, we will strengthen the temporal constructions better develop and stabilize when they are asserted as a result of the intersection of public policies and school practices, structuring in the following way: in the First Chapter, we treat the theme: Young adults - Young students: a cross-relationship with time, which will bring some clarification about adult concepts, young man and his relationship with time. Just like, some relevant topics on Curriculum, School and Student. Follows with the Second Chapter where we will make some inferences about the shady times in school and speeches, and we conclude with an analysis result of the field work that was conducted between June 2014 to August 2015, with periodical visits to the school unit NEEJA. Fieldwork merged research instruments (interviews and observations) connected to the various constituent dimensions of school time, involving students of wholes seven, eight, nine, equivalent to final grades of high school, which estimated scores for such.Keywords: EJA. Curriculum. TimeTiempos escolares y tiempos de vida: (re) pensando prácticas pedagógicas de la EJA en la contemporaneidadRESUMENLas prácticas están desconsiderando los tiempos de vida de los alumnos. Esto está provocando una crisis en la escuela contemporánea, afectando el orden de los discursos que, históricamente, se detiene, tan sólo, al currículo, desconsiderando los tiempos de vida de los sujetos. De este modo, no es sobre el producto del conocimiento que se debe recaer el foco de las discusiones curriculares, sino sobre los procesos de construcción y consideración de los tiempos escolares en el currículo de la EJA. Así, a lo largo del presente artículo, reforzaremos que las construcciones temporales mejor se desarrollan y se estabilizan cuando éstas se afirman como resultado de la intersección de políticas públicas y de prácticas escolares, estructurándolo de la siguiente forma: Comenzaremos con tema: Adultos Jóvenes - Jóvenes Alumnos: una relación transversal con el tiempo, que traerá algunas aclaraciones acerca de los conceptos de adulto, joven y su relación con el tiempo. Así como, algunos temas relevantes sobre Currículo, Escuela y Alumno. En tiempo, traemos algunas inferencias respecto a los tiempos sombreados en los discursos escolares y, fi nalizaremos con un análisis, resultado del trabajo de campo se desarrolló entre junio de 2014 a agosto de 2015, con visitas periódicas a la unidad escolar NEEJA. El trabajo de campo combinó instrumentos de investigación (entrevistas y observaciones) ligados a las diversas dimensiones constituyentes del tiempo escolar, que involucraron a alumnos de las totalidades siete, ocho y nueve, que equivalen a las series finales de la Enseñanza Media, que estimó escores para tal.Palabras clave: EJA. Currículum. 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