As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7394 |
Resumo: | No presente artigo buscamos contextualizar os princípios de valorização do profissional do magistério público, inscrito na Resolução CNE/CP nº. 02/2015, com a atual conjuntura de privatização e mercantilização da educação pública, via precarização e flexibilização do trabalho docente. Mediante o recorte teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético operado por Antonio Gramsci, problematizamos os princípios postos na Resolução CNE/CP nº 02/2015, que definem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Com isso, pretendemos analisar as políticas implementadas e coordenadas pelo Ministério da Educação (MEC) que indicam um novo formato de “regime de colaboração com o empresariado”, cujo objetivo é imprimir nas instituições de ensino públicas a “pedagogia empresarial”.Palavras-chave: pedagogia empresarial; trabalho docente, precarização.The contradictions of the search for public teaching valorization: a context of the Resolution CNE/CP nº. 02/2015ABSTRACTIn this article we seek to contextualize the principles of professional valorization in public teaching, as it is set in Resolution CNE/CP nº. 2/2015, with the current conjecture of privatization and commodification of public education through the job insecurity. This is done through the theoretical and methodological framework of historical materialism, as it is operated by Antonio Gramsci, we problematize the principles established in Resolution CNE/CP nº/2/2015 which defines the National Curriculum Guidelines for initial and continued qualification in higher education. So we want to analyze the policies coordinated by the Education Ministry (MEC) that indicates a new approach to “regimens of collaboration with the business community” with the objective to imprint in public education institutions a “entrepreneurial pedagogy”.Keywords: Entrepreneurial Pedagogy; Teacher Labor, DeteriorationLas contradicciones de la búsqueda por la valorización magistério público: una contextualización de la Resolución CNE / CP nº 02/2015RESUMENEn el presente artículo buscamos contextualizar los principios de valorización del profesional del magisterio público, inscrito en la Resolución CNE / CP nº. 02/2015, con la actual coyuntura de privatización y mercantilización de la educación pública, vía precarización y flexibilización del trabajo docente. Mediante el recorte teórico-metodológico del materialismo histórico-dialéctico operado por Antonio Gramsci, problematizamos los principios puestos en la Resolución CNE / CP nº 02/2015, que definen las Directrices Curriculares Nacionales para la formación inicial en nivel superior y para la formación continuada. Con esto, pretendemos analizar las políticas implementadas y coordinadas por el Ministerio de Educación (MEC) que indican un nuevo formato de “régimen de colaboración con el empresariado”, cuyo objetivo es imprimir en las instituciones de enseñanza pública la “pedagogía empresarial”.Palabras-clave: Pedagogía empresarial. Trabajo docente, Precarización. |
id |
UFMA-3_a1d332ff7383073a939d606dc9aa3c9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7394 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015Pedagogia EmpresarialTrabalho DocentePrecarizaçãoNo presente artigo buscamos contextualizar os princípios de valorização do profissional do magistério público, inscrito na Resolução CNE/CP nº. 02/2015, com a atual conjuntura de privatização e mercantilização da educação pública, via precarização e flexibilização do trabalho docente. Mediante o recorte teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético operado por Antonio Gramsci, problematizamos os princípios postos na Resolução CNE/CP nº 02/2015, que definem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Com isso, pretendemos analisar as políticas implementadas e coordenadas pelo Ministério da Educação (MEC) que indicam um novo formato de “regime de colaboração com o empresariado”, cujo objetivo é imprimir nas instituições de ensino públicas a “pedagogia empresarial”.Palavras-chave: pedagogia empresarial; trabalho docente, precarização.The contradictions of the search for public teaching valorization: a context of the Resolution CNE/CP nº. 02/2015ABSTRACTIn this article we seek to contextualize the principles of professional valorization in public teaching, as it is set in Resolution CNE/CP nº. 2/2015, with the current conjecture of privatization and commodification of public education through the job insecurity. This is done through the theoretical and methodological framework of historical materialism, as it is operated by Antonio Gramsci, we problematize the principles established in Resolution CNE/CP nº/2/2015 which defines the National Curriculum Guidelines for initial and continued qualification in higher education. So we want to analyze the policies coordinated by the Education Ministry (MEC) that indicates a new approach to “regimens of collaboration with the business community” with the objective to imprint in public education institutions a “entrepreneurial pedagogy”.Keywords: Entrepreneurial Pedagogy; Teacher Labor, DeteriorationLas contradicciones de la búsqueda por la valorización magistério público: una contextualización de la Resolución CNE / CP nº 02/2015RESUMENEn el presente artículo buscamos contextualizar los principios de valorización del profesional del magisterio público, inscrito en la Resolución CNE / CP nº. 02/2015, con la actual coyuntura de privatización y mercantilización de la educación pública, vía precarización y flexibilización del trabajo docente. Mediante el recorte teórico-metodológico del materialismo histórico-dialéctico operado por Antonio Gramsci, problematizamos los principios puestos en la Resolución CNE / CP nº 02/2015, que definen las Directrices Curriculares Nacionales para la formación inicial en nivel superior y para la formación continuada. Con esto, pretendemos analizar las políticas implementadas y coordinadas por el Ministerio de Educación (MEC) que indican un nuevo formato de “régimen de colaboración con el empresariado”, cuyo objetivo es imprimir en las instituciones de enseñanza pública la “pedagogía empresarial”.Palabras-clave: Pedagogía empresarial. Trabajo docente, Precarización.Universidade Federal do Maranhão2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/739410.18764/2358-4319.v10n2p205-229Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 2, maio/ago. 2017; p.205-2292358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7394/4548Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArgollo, JulianaSilva, Amanda Moreira2017-08-01T15:43:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7394Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-08-01T15:43:28Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015 |
title |
As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015 |
spellingShingle |
As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015 Argollo, Juliana Pedagogia Empresarial Trabalho Docente Precarização |
title_short |
As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015 |
title_full |
As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015 |
title_fullStr |
As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015 |
title_full_unstemmed |
As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015 |
title_sort |
As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015 |
author |
Argollo, Juliana |
author_facet |
Argollo, Juliana Silva, Amanda Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Amanda Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Argollo, Juliana Silva, Amanda Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Empresarial Trabalho Docente Precarização |
topic |
Pedagogia Empresarial Trabalho Docente Precarização |
description |
No presente artigo buscamos contextualizar os princípios de valorização do profissional do magistério público, inscrito na Resolução CNE/CP nº. 02/2015, com a atual conjuntura de privatização e mercantilização da educação pública, via precarização e flexibilização do trabalho docente. Mediante o recorte teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético operado por Antonio Gramsci, problematizamos os princípios postos na Resolução CNE/CP nº 02/2015, que definem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Com isso, pretendemos analisar as políticas implementadas e coordenadas pelo Ministério da Educação (MEC) que indicam um novo formato de “regime de colaboração com o empresariado”, cujo objetivo é imprimir nas instituições de ensino públicas a “pedagogia empresarial”.Palavras-chave: pedagogia empresarial; trabalho docente, precarização.The contradictions of the search for public teaching valorization: a context of the Resolution CNE/CP nº. 02/2015ABSTRACTIn this article we seek to contextualize the principles of professional valorization in public teaching, as it is set in Resolution CNE/CP nº. 2/2015, with the current conjecture of privatization and commodification of public education through the job insecurity. This is done through the theoretical and methodological framework of historical materialism, as it is operated by Antonio Gramsci, we problematize the principles established in Resolution CNE/CP nº/2/2015 which defines the National Curriculum Guidelines for initial and continued qualification in higher education. So we want to analyze the policies coordinated by the Education Ministry (MEC) that indicates a new approach to “regimens of collaboration with the business community” with the objective to imprint in public education institutions a “entrepreneurial pedagogy”.Keywords: Entrepreneurial Pedagogy; Teacher Labor, DeteriorationLas contradicciones de la búsqueda por la valorización magistério público: una contextualización de la Resolución CNE / CP nº 02/2015RESUMENEn el presente artículo buscamos contextualizar los principios de valorización del profesional del magisterio público, inscrito en la Resolución CNE / CP nº. 02/2015, con la actual coyuntura de privatización y mercantilización de la educación pública, vía precarización y flexibilización del trabajo docente. Mediante el recorte teórico-metodológico del materialismo histórico-dialéctico operado por Antonio Gramsci, problematizamos los principios puestos en la Resolución CNE / CP nº 02/2015, que definen las Directrices Curriculares Nacionales para la formación inicial en nivel superior y para la formación continuada. Con esto, pretendemos analizar las políticas implementadas y coordinadas por el Ministerio de Educación (MEC) que indican un nuevo formato de “régimen de colaboración con el empresariado”, cuyo objetivo es imprimir en las instituciones de enseñanza pública la “pedagogía empresarial”.Palabras-clave: Pedagogía empresarial. Trabajo docente, Precarización. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7394 10.18764/2358-4319.v10n2p205-229 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7394 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v10n2p205-229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7394/4548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 2, maio/ago. 2017; p.205-229 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320566661120 |