As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argollo, Juliana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Amanda Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7394
Resumo: No presente artigo buscamos contextualizar os princípios de valorização do profissional do magistério público, inscrito na Resolução CNE/CP nº. 02/2015, com a atual conjuntura de privatização e mercantilização da educação pública, via precarização e flexibilização do trabalho docente. Mediante o recorte teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético operado por Antonio Gramsci, problematizamos os princípios postos na Resolução CNE/CP nº 02/2015, que definem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Com isso, pretendemos analisar as políticas implementadas e coordenadas pelo Ministério da Educação (MEC) que indicam um novo formato de “regime de colaboração com o empresariado”, cujo objetivo é imprimir nas instituições de ensino públicas a “pedagogia empresarial”.Palavras-chave: pedagogia empresarial; trabalho docente, precarização.The contradictions of the search for public teaching valorization: a context of the Resolution CNE/CP nº. 02/2015ABSTRACTIn this article we seek to contextualize the principles of professional valorization in public teaching, as it is set in Resolution CNE/CP nº. 2/2015, with the current conjecture of privatization and commodification of public education through the job insecurity. This is done through the theoretical and methodological framework of historical materialism, as it is operated by Antonio Gramsci, we problematize the principles established in Resolution CNE/CP nº/2/2015 which defines the National Curriculum Guidelines for initial and continued qualification in higher education. So we want to analyze the policies coordinated by the Education Ministry (MEC) that indicates a new approach to “regimens of collaboration with the business community” with the objective to imprint in public education institutions a “entrepreneurial pedagogy”.Keywords: Entrepreneurial Pedagogy; Teacher Labor, DeteriorationLas contradicciones de la búsqueda por la valorización magistério público: una contextualización de la Resolución CNE / CP nº 02/2015RESUMENEn el presente artículo buscamos contextualizar los principios de valorización del profesional del magisterio público, inscrito en la Resolución CNE / CP nº. 02/2015, con la actual coyuntura de privatización y mercantilización de la educación pública, vía precarización y flexibilización del trabajo docente. Mediante el recorte teórico-metodológico del materialismo histórico-dialéctico operado por Antonio Gramsci, problematizamos los principios puestos en la Resolución CNE / CP nº 02/2015, que definen las Directrices Curriculares Nacionales para la formación inicial en nivel superior y para la formación continuada. Con esto, pretendemos analizar las políticas implementadas y coordinadas por el Ministerio de Educación (MEC) que indican un nuevo formato de “régimen de colaboración con el empresariado”, cuyo objetivo es imprimir en las instituciones de enseñanza pública la “pedagogía empresarial”.Palabras-clave: Pedagogía empresarial. Trabajo docente, Precarización.
id UFMA-3_a1d332ff7383073a939d606dc9aa3c9f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7394
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015Pedagogia EmpresarialTrabalho DocentePrecarizaçãoNo presente artigo buscamos contextualizar os princípios de valorização do profissional do magistério público, inscrito na Resolução CNE/CP nº. 02/2015, com a atual conjuntura de privatização e mercantilização da educação pública, via precarização e flexibilização do trabalho docente. Mediante o recorte teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético operado por Antonio Gramsci, problematizamos os princípios postos na Resolução CNE/CP nº 02/2015, que definem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Com isso, pretendemos analisar as políticas implementadas e coordenadas pelo Ministério da Educação (MEC) que indicam um novo formato de “regime de colaboração com o empresariado”, cujo objetivo é imprimir nas instituições de ensino públicas a “pedagogia empresarial”.Palavras-chave: pedagogia empresarial; trabalho docente, precarização.The contradictions of the search for public teaching valorization: a context of the Resolution CNE/CP nº. 02/2015ABSTRACTIn this article we seek to contextualize the principles of professional valorization in public teaching, as it is set in Resolution CNE/CP nº. 2/2015, with the current conjecture of privatization and commodification of public education through the job insecurity. This is done through the theoretical and methodological framework of historical materialism, as it is operated by Antonio Gramsci, we problematize the principles established in Resolution CNE/CP nº/2/2015 which defines the National Curriculum Guidelines for initial and continued qualification in higher education. So we want to analyze the policies coordinated by the Education Ministry (MEC) that indicates a new approach to “regimens of collaboration with the business community” with the objective to imprint in public education institutions a “entrepreneurial pedagogy”.Keywords: Entrepreneurial Pedagogy; Teacher Labor, DeteriorationLas contradicciones de la búsqueda por la valorización magistério público: una contextualización de la Resolución CNE / CP nº 02/2015RESUMENEn el presente artículo buscamos contextualizar los principios de valorización del profesional del magisterio público, inscrito en la Resolución CNE / CP nº. 02/2015, con la actual coyuntura de privatización y mercantilización de la educación pública, vía precarización y flexibilización del trabajo docente. Mediante el recorte teórico-metodológico del materialismo histórico-dialéctico operado por Antonio Gramsci, problematizamos los principios puestos en la Resolución CNE / CP nº 02/2015, que definen las Directrices Curriculares Nacionales para la formación inicial en nivel superior y para la formación continuada. Con esto, pretendemos analizar las políticas implementadas y coordinadas por el Ministerio de Educación (MEC) que indican un nuevo formato de “régimen de colaboración con el empresariado”, cuyo objetivo es imprimir en las instituciones de enseñanza pública la “pedagogía empresarial”.Palabras-clave: Pedagogía empresarial. Trabajo docente, Precarización.Universidade Federal do Maranhão2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/739410.18764/2358-4319.v10n2p205-229Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 2, maio/ago. 2017; p.205-2292358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7394/4548Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArgollo, JulianaSilva, Amanda Moreira2017-08-01T15:43:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7394Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-08-01T15:43:28Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015
title As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015
spellingShingle As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015
Argollo, Juliana
Pedagogia Empresarial
Trabalho Docente
Precarização
title_short As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015
title_full As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015
title_fullStr As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015
title_full_unstemmed As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015
title_sort As contradições da busca pela valorização do magistério público: uma contextualização da Resolução CNE/CP nº. 02/2015
author Argollo, Juliana
author_facet Argollo, Juliana
Silva, Amanda Moreira
author_role author
author2 Silva, Amanda Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Argollo, Juliana
Silva, Amanda Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Empresarial
Trabalho Docente
Precarização
topic Pedagogia Empresarial
Trabalho Docente
Precarização
description No presente artigo buscamos contextualizar os princípios de valorização do profissional do magistério público, inscrito na Resolução CNE/CP nº. 02/2015, com a atual conjuntura de privatização e mercantilização da educação pública, via precarização e flexibilização do trabalho docente. Mediante o recorte teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético operado por Antonio Gramsci, problematizamos os princípios postos na Resolução CNE/CP nº 02/2015, que definem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Com isso, pretendemos analisar as políticas implementadas e coordenadas pelo Ministério da Educação (MEC) que indicam um novo formato de “regime de colaboração com o empresariado”, cujo objetivo é imprimir nas instituições de ensino públicas a “pedagogia empresarial”.Palavras-chave: pedagogia empresarial; trabalho docente, precarização.The contradictions of the search for public teaching valorization: a context of the Resolution CNE/CP nº. 02/2015ABSTRACTIn this article we seek to contextualize the principles of professional valorization in public teaching, as it is set in Resolution CNE/CP nº. 2/2015, with the current conjecture of privatization and commodification of public education through the job insecurity. This is done through the theoretical and methodological framework of historical materialism, as it is operated by Antonio Gramsci, we problematize the principles established in Resolution CNE/CP nº/2/2015 which defines the National Curriculum Guidelines for initial and continued qualification in higher education. So we want to analyze the policies coordinated by the Education Ministry (MEC) that indicates a new approach to “regimens of collaboration with the business community” with the objective to imprint in public education institutions a “entrepreneurial pedagogy”.Keywords: Entrepreneurial Pedagogy; Teacher Labor, DeteriorationLas contradicciones de la búsqueda por la valorización magistério público: una contextualización de la Resolución CNE / CP nº 02/2015RESUMENEn el presente artículo buscamos contextualizar los principios de valorización del profesional del magisterio público, inscrito en la Resolución CNE / CP nº. 02/2015, con la actual coyuntura de privatización y mercantilización de la educación pública, vía precarización y flexibilización del trabajo docente. Mediante el recorte teórico-metodológico del materialismo histórico-dialéctico operado por Antonio Gramsci, problematizamos los principios puestos en la Resolución CNE / CP nº 02/2015, que definen las Directrices Curriculares Nacionales para la formación inicial en nivel superior y para la formación continuada. Con esto, pretendemos analizar las políticas implementadas y coordinadas por el Ministerio de Educación (MEC) que indican un nuevo formato de “régimen de colaboración con el empresariado”, cuyo objetivo es imprimir en las instituciones de enseñanza pública la “pedagogía empresarial”.Palabras-clave: Pedagogía empresarial. Trabajo docente, Precarización.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7394
10.18764/2358-4319.v10n2p205-229
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7394
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v10n2p205-229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7394/4548
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 2, maio/ago. 2017; p.205-229
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320566661120