Burocracia e escola: entre o ideal de ordem e a desordem necessária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3336 |
Resumo: | Este artigo tem a finalidade de mostrar como o ideal de ordemna escola, antes de ser uma condição para o desenvolvimento dainstituição, provoca uma estagnação no processo educativo, entendido como a condição sine qua non para seu autodesenvolvimento e para a promoção de sua criatividade. Utilizando um referencial baseado na teoria da burocracia de Max Weber e na desordem como fenômeno fundamental para a auto-organização complexa da organização, noção desenvolvida por Edgar Morin, busca-se, no texto, desenvolver a ideia de que a burocracia nunca se estabelece de modo puro, o que dá condiçõespara que a escola possa encontrar caminhos para se reencantar.Palavras-chave: Burocracia. Imprinting cultural. Desordem. Autoorganização. Complexidade. ABSTRACTThis article aims to demonstrate how the ideal of order inthe school, instead of being a condition for the development of theinstitution, it stagnates the educational process, understood as the sine qua non condition for its development and creativity. The author uses Max Weber´s theory of bureaucracy and the concept of disorder developed by Edgar Morin we search ,in the text, to develop the idea that the bureaucracy never sets of pure way, which gives conditions for the school to find ways to re-enchant.Keywords: Bureaucracy. Cultural imprinting. Desorder. Autoorganization. Complexity. |
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