O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Luciana Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6960
Resumo: O escritor e educador russo Lev Nikolayevich Tolstoi (1828-1910), ao elaborar concepções e práticas para a instrução popular de seu tempo e criar uma escola rural em Iasnaia Poliana, local de propriedade de sua família, onde também residia, na Rússia, deixou impressionante legado ao campo da educação escolar de todos os tempos. A exposição desse rico ideário educacional e subsequente trabalho pedagógico constitui o principal alvo do presente artigo. Dessa maneira, em contraponto aos tradicionais métodos escolares opressores e especialmente relacionado ao pensamento libertário anarquista, as refl exões e experiências pedagógicas de Tolstói expõem uma concepção educativa de ampla feição humana, ética e cultural, desvelada numa busca e realização educacional contra os constrangimentos da inteligência e da criatividade, especialmente direcionada ao desenvolvimento infantil e juvenil. Uma concepção educativa reconhecida, sobretudo, a partir dos textos pedagógicos de autoria do próprio Tosltói, bem como através de seus métodos e processos educacionais aliados à ideia de proporcionar uma formação escolar compatível com as melhores potencialidades humanas.Palavras-chave: Educação libertária. Tolstói. Escola Iasnaia Poliana.The cultivation of freedom in Tolstoy PedagogyABSTRACTThe Russian writer and educator Lev Nikolayevich Tolstoy (1828-1910), to develop concepts and practices for the popular education of his time and to create a rural school in Iasnaia Poliana, property location of his family, where he also lived, in Russia, left impressive legacy to the fi eld of education of all time. Exposure of this rich educational and pedagogical work subsequent ideology is the primary focus of this article. Thus, in contrast to traditional school methods oppressors and especially related to the anarchist libertarian thinking, refl ections and pedagogical experiences of Tolstoy expose an educational conception of broad human form, ethical and cultural, unveiled a search and educational achievement against intelligence constraints and creativity, especially targeted at children and youth development. An educational design especially recognized from the pedagogical texts authored by Tosltoy himself as well as through his educational methods and processes together with the idea of providing an education consistent with the best human potential.Keywords: Libertarian education. Tolstoy. School Iasnaia Poliana.En el cultivo de la libertad Tosltói PedagogíaRESUMENEl escritor ruso Lev Nikolayevich y educador Tolstoi (1828-1910), para desarrollar conceptos y prácticas para la educación popular de su tiempo y crear una escuela rural en Iasnaia Poliana, ubicación de la propiedad de su familia, donde también residía en Rusia, a la izquierda impresionante legado en el campo de la educación de todos los tiempos. La exposición de este rico trabajo posterior ideología educativa y pedagógica es el objetivo principal de este artículo. Por lo tanto, en contraste con los métodos tradicionales de la escuela opresores y especialmente en relación con el pensamiento libertario anarquista, refl exiones y experiencias pedagógicas de Tolstoi exponen a uma concepción educativa de amplio forma humana, ética y cultural, dio a conocer una búsqueda y el logro educativo en contra de las restricciones de inteligencia y la creatividad, especialmente dirigido a los niños y el desarrollo juvenil. Un diseño educativo especialmente reconocido a partir de los textos pedagógicos escritos por sí Tosltói, así como a través de sus métodos y procesos educativos, junto con la idea de proporcionar una educación coherente con el mejor potencial humano.Palabras clave: Educación libertaria. Tolstoi. Escuela Iasnaia Poliana.
id UFMA-3_b12c9418e3560115d19e35c9ffba44b2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6960
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling O cultivo da liberdade na Pedagogia de TosltóiEducação libertária. Tolstói. Escola Iasnaia PolianaO escritor e educador russo Lev Nikolayevich Tolstoi (1828-1910), ao elaborar concepções e práticas para a instrução popular de seu tempo e criar uma escola rural em Iasnaia Poliana, local de propriedade de sua família, onde também residia, na Rússia, deixou impressionante legado ao campo da educação escolar de todos os tempos. A exposição desse rico ideário educacional e subsequente trabalho pedagógico constitui o principal alvo do presente artigo. Dessa maneira, em contraponto aos tradicionais métodos escolares opressores e especialmente relacionado ao pensamento libertário anarquista, as refl exões e experiências pedagógicas de Tolstói expõem uma concepção educativa de ampla feição humana, ética e cultural, desvelada numa busca e realização educacional contra os constrangimentos da inteligência e da criatividade, especialmente direcionada ao desenvolvimento infantil e juvenil. Uma concepção educativa reconhecida, sobretudo, a partir dos textos pedagógicos de autoria do próprio Tosltói, bem como através de seus métodos e processos educacionais aliados à ideia de proporcionar uma formação escolar compatível com as melhores potencialidades humanas.Palavras-chave: Educação libertária. Tolstói. Escola Iasnaia Poliana.The cultivation of freedom in Tolstoy PedagogyABSTRACTThe Russian writer and educator Lev Nikolayevich Tolstoy (1828-1910), to develop concepts and practices for the popular education of his time and to create a rural school in Iasnaia Poliana, property location of his family, where he also lived, in Russia, left impressive legacy to the fi eld of education of all time. Exposure of this rich educational and pedagogical work subsequent ideology is the primary focus of this article. Thus, in contrast to traditional school methods oppressors and especially related to the anarchist libertarian thinking, refl ections and pedagogical experiences of Tolstoy expose an educational conception of broad human form, ethical and cultural, unveiled a search and educational achievement against intelligence constraints and creativity, especially targeted at children and youth development. An educational design especially recognized from the pedagogical texts authored by Tosltoy himself as well as through his educational methods and processes together with the idea of providing an education consistent with the best human potential.Keywords: Libertarian education. Tolstoy. School Iasnaia Poliana.En el cultivo de la libertad Tosltói PedagogíaRESUMENEl escritor ruso Lev Nikolayevich y educador Tolstoi (1828-1910), para desarrollar conceptos y prácticas para la educación popular de su tiempo y crear una escuela rural en Iasnaia Poliana, ubicación de la propiedad de su familia, donde también residía en Rusia, a la izquierda impresionante legado en el campo de la educación de todos los tiempos. La exposición de este rico trabajo posterior ideología educativa y pedagógica es el objetivo principal de este artículo. Por lo tanto, en contraste con los métodos tradicionales de la escuela opresores y especialmente en relación con el pensamiento libertario anarquista, refl exiones y experiencias pedagógicas de Tolstoi exponen a uma concepción educativa de amplio forma humana, ética y cultural, dio a conocer una búsqueda y el logro educativo en contra de las restricciones de inteligencia y la creatividad, especialmente dirigido a los niños y el desarrollo juvenil. Un diseño educativo especialmente reconocido a partir de los textos pedagógicos escritos por sí Tosltói, así como a través de sus métodos y procesos educativos, junto con la idea de proporcionar una educación coherente con el mejor potencial humano.Palabras clave: Educación libertaria. Tolstoi. Escuela Iasnaia Poliana.Universidade Federal do Maranhão2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/696010.18764/2358-4319.v10n1p58-75Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 1, jan./abr. 2017; p.58-752358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6960/4388Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Luciana Fernandes2017-07-31T21:23:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6960Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-07-31T21:23:05Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói
title O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói
spellingShingle O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói
Teixeira, Luciana Fernandes
Educação libertária. Tolstói. Escola Iasnaia Poliana
title_short O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói
title_full O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói
title_fullStr O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói
title_full_unstemmed O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói
title_sort O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói
author Teixeira, Luciana Fernandes
author_facet Teixeira, Luciana Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Luciana Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação libertária. Tolstói. Escola Iasnaia Poliana
topic Educação libertária. Tolstói. Escola Iasnaia Poliana
description O escritor e educador russo Lev Nikolayevich Tolstoi (1828-1910), ao elaborar concepções e práticas para a instrução popular de seu tempo e criar uma escola rural em Iasnaia Poliana, local de propriedade de sua família, onde também residia, na Rússia, deixou impressionante legado ao campo da educação escolar de todos os tempos. A exposição desse rico ideário educacional e subsequente trabalho pedagógico constitui o principal alvo do presente artigo. Dessa maneira, em contraponto aos tradicionais métodos escolares opressores e especialmente relacionado ao pensamento libertário anarquista, as refl exões e experiências pedagógicas de Tolstói expõem uma concepção educativa de ampla feição humana, ética e cultural, desvelada numa busca e realização educacional contra os constrangimentos da inteligência e da criatividade, especialmente direcionada ao desenvolvimento infantil e juvenil. Uma concepção educativa reconhecida, sobretudo, a partir dos textos pedagógicos de autoria do próprio Tosltói, bem como através de seus métodos e processos educacionais aliados à ideia de proporcionar uma formação escolar compatível com as melhores potencialidades humanas.Palavras-chave: Educação libertária. Tolstói. Escola Iasnaia Poliana.The cultivation of freedom in Tolstoy PedagogyABSTRACTThe Russian writer and educator Lev Nikolayevich Tolstoy (1828-1910), to develop concepts and practices for the popular education of his time and to create a rural school in Iasnaia Poliana, property location of his family, where he also lived, in Russia, left impressive legacy to the fi eld of education of all time. Exposure of this rich educational and pedagogical work subsequent ideology is the primary focus of this article. Thus, in contrast to traditional school methods oppressors and especially related to the anarchist libertarian thinking, refl ections and pedagogical experiences of Tolstoy expose an educational conception of broad human form, ethical and cultural, unveiled a search and educational achievement against intelligence constraints and creativity, especially targeted at children and youth development. An educational design especially recognized from the pedagogical texts authored by Tosltoy himself as well as through his educational methods and processes together with the idea of providing an education consistent with the best human potential.Keywords: Libertarian education. Tolstoy. School Iasnaia Poliana.En el cultivo de la libertad Tosltói PedagogíaRESUMENEl escritor ruso Lev Nikolayevich y educador Tolstoi (1828-1910), para desarrollar conceptos y prácticas para la educación popular de su tiempo y crear una escuela rural en Iasnaia Poliana, ubicación de la propiedad de su familia, donde también residía en Rusia, a la izquierda impresionante legado en el campo de la educación de todos los tiempos. La exposición de este rico trabajo posterior ideología educativa y pedagógica es el objetivo principal de este artículo. Por lo tanto, en contraste con los métodos tradicionales de la escuela opresores y especialmente en relación con el pensamiento libertario anarquista, refl exiones y experiencias pedagógicas de Tolstoi exponen a uma concepción educativa de amplio forma humana, ética y cultural, dio a conocer una búsqueda y el logro educativo en contra de las restricciones de inteligencia y la creatividad, especialmente dirigido a los niños y el desarrollo juvenil. Un diseño educativo especialmente reconocido a partir de los textos pedagógicos escritos por sí Tosltói, así como a través de sus métodos y procesos educativos, junto con la idea de proporcionar una educación coherente con el mejor potencial humano.Palabras clave: Educación libertaria. Tolstoi. Escuela Iasnaia Poliana.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6960
10.18764/2358-4319.v10n1p58-75
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6960
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v10n1p58-75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6960/4388
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 1, jan./abr. 2017; p.58-75
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320513183744