O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6960 |
Resumo: | O escritor e educador russo Lev Nikolayevich Tolstoi (1828-1910), ao elaborar concepções e práticas para a instrução popular de seu tempo e criar uma escola rural em Iasnaia Poliana, local de propriedade de sua família, onde também residia, na Rússia, deixou impressionante legado ao campo da educação escolar de todos os tempos. A exposição desse rico ideário educacional e subsequente trabalho pedagógico constitui o principal alvo do presente artigo. Dessa maneira, em contraponto aos tradicionais métodos escolares opressores e especialmente relacionado ao pensamento libertário anarquista, as refl exões e experiências pedagógicas de Tolstói expõem uma concepção educativa de ampla feição humana, ética e cultural, desvelada numa busca e realização educacional contra os constrangimentos da inteligência e da criatividade, especialmente direcionada ao desenvolvimento infantil e juvenil. Uma concepção educativa reconhecida, sobretudo, a partir dos textos pedagógicos de autoria do próprio Tosltói, bem como através de seus métodos e processos educacionais aliados à ideia de proporcionar uma formação escolar compatível com as melhores potencialidades humanas.Palavras-chave: Educação libertária. Tolstói. Escola Iasnaia Poliana.The cultivation of freedom in Tolstoy PedagogyABSTRACTThe Russian writer and educator Lev Nikolayevich Tolstoy (1828-1910), to develop concepts and practices for the popular education of his time and to create a rural school in Iasnaia Poliana, property location of his family, where he also lived, in Russia, left impressive legacy to the fi eld of education of all time. Exposure of this rich educational and pedagogical work subsequent ideology is the primary focus of this article. Thus, in contrast to traditional school methods oppressors and especially related to the anarchist libertarian thinking, refl ections and pedagogical experiences of Tolstoy expose an educational conception of broad human form, ethical and cultural, unveiled a search and educational achievement against intelligence constraints and creativity, especially targeted at children and youth development. An educational design especially recognized from the pedagogical texts authored by Tosltoy himself as well as through his educational methods and processes together with the idea of providing an education consistent with the best human potential.Keywords: Libertarian education. Tolstoy. School Iasnaia Poliana.En el cultivo de la libertad Tosltói PedagogíaRESUMENEl escritor ruso Lev Nikolayevich y educador Tolstoi (1828-1910), para desarrollar conceptos y prácticas para la educación popular de su tiempo y crear una escuela rural en Iasnaia Poliana, ubicación de la propiedad de su familia, donde también residía en Rusia, a la izquierda impresionante legado en el campo de la educación de todos los tiempos. La exposición de este rico trabajo posterior ideología educativa y pedagógica es el objetivo principal de este artículo. Por lo tanto, en contraste con los métodos tradicionales de la escuela opresores y especialmente en relación con el pensamiento libertario anarquista, refl exiones y experiencias pedagógicas de Tolstoi exponen a uma concepción educativa de amplio forma humana, ética y cultural, dio a conocer una búsqueda y el logro educativo en contra de las restricciones de inteligencia y la creatividad, especialmente dirigido a los niños y el desarrollo juvenil. Un diseño educativo especialmente reconocido a partir de los textos pedagógicos escritos por sí Tosltói, así como a través de sus métodos y procesos educativos, junto con la idea de proporcionar una educación coherente con el mejor potencial humano.Palabras clave: Educación libertaria. Tolstoi. Escuela Iasnaia Poliana. |
id |
UFMA-3_b12c9418e3560115d19e35c9ffba44b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6960 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
O cultivo da liberdade na Pedagogia de TosltóiEducação libertária. Tolstói. Escola Iasnaia PolianaO escritor e educador russo Lev Nikolayevich Tolstoi (1828-1910), ao elaborar concepções e práticas para a instrução popular de seu tempo e criar uma escola rural em Iasnaia Poliana, local de propriedade de sua família, onde também residia, na Rússia, deixou impressionante legado ao campo da educação escolar de todos os tempos. A exposição desse rico ideário educacional e subsequente trabalho pedagógico constitui o principal alvo do presente artigo. Dessa maneira, em contraponto aos tradicionais métodos escolares opressores e especialmente relacionado ao pensamento libertário anarquista, as refl exões e experiências pedagógicas de Tolstói expõem uma concepção educativa de ampla feição humana, ética e cultural, desvelada numa busca e realização educacional contra os constrangimentos da inteligência e da criatividade, especialmente direcionada ao desenvolvimento infantil e juvenil. Uma concepção educativa reconhecida, sobretudo, a partir dos textos pedagógicos de autoria do próprio Tosltói, bem como através de seus métodos e processos educacionais aliados à ideia de proporcionar uma formação escolar compatível com as melhores potencialidades humanas.Palavras-chave: Educação libertária. Tolstói. Escola Iasnaia Poliana.The cultivation of freedom in Tolstoy PedagogyABSTRACTThe Russian writer and educator Lev Nikolayevich Tolstoy (1828-1910), to develop concepts and practices for the popular education of his time and to create a rural school in Iasnaia Poliana, property location of his family, where he also lived, in Russia, left impressive legacy to the fi eld of education of all time. Exposure of this rich educational and pedagogical work subsequent ideology is the primary focus of this article. Thus, in contrast to traditional school methods oppressors and especially related to the anarchist libertarian thinking, refl ections and pedagogical experiences of Tolstoy expose an educational conception of broad human form, ethical and cultural, unveiled a search and educational achievement against intelligence constraints and creativity, especially targeted at children and youth development. An educational design especially recognized from the pedagogical texts authored by Tosltoy himself as well as through his educational methods and processes together with the idea of providing an education consistent with the best human potential.Keywords: Libertarian education. Tolstoy. School Iasnaia Poliana.En el cultivo de la libertad Tosltói PedagogíaRESUMENEl escritor ruso Lev Nikolayevich y educador Tolstoi (1828-1910), para desarrollar conceptos y prácticas para la educación popular de su tiempo y crear una escuela rural en Iasnaia Poliana, ubicación de la propiedad de su familia, donde también residía en Rusia, a la izquierda impresionante legado en el campo de la educación de todos los tiempos. La exposición de este rico trabajo posterior ideología educativa y pedagógica es el objetivo principal de este artículo. Por lo tanto, en contraste con los métodos tradicionales de la escuela opresores y especialmente en relación con el pensamiento libertario anarquista, refl exiones y experiencias pedagógicas de Tolstoi exponen a uma concepción educativa de amplio forma humana, ética y cultural, dio a conocer una búsqueda y el logro educativo en contra de las restricciones de inteligencia y la creatividad, especialmente dirigido a los niños y el desarrollo juvenil. Un diseño educativo especialmente reconocido a partir de los textos pedagógicos escritos por sí Tosltói, así como a través de sus métodos y procesos educativos, junto con la idea de proporcionar una educación coherente con el mejor potencial humano.Palabras clave: Educación libertaria. Tolstoi. Escuela Iasnaia Poliana.Universidade Federal do Maranhão2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/696010.18764/2358-4319.v10n1p58-75Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 1, jan./abr. 2017; p.58-752358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6960/4388Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Luciana Fernandes2017-07-31T21:23:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6960Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-07-31T21:23:05Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói |
title |
O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói |
spellingShingle |
O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói Teixeira, Luciana Fernandes Educação libertária. Tolstói. Escola Iasnaia Poliana |
title_short |
O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói |
title_full |
O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói |
title_fullStr |
O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói |
title_full_unstemmed |
O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói |
title_sort |
O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói |
author |
Teixeira, Luciana Fernandes |
author_facet |
Teixeira, Luciana Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Luciana Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação libertária. Tolstói. Escola Iasnaia Poliana |
topic |
Educação libertária. Tolstói. Escola Iasnaia Poliana |
description |
O escritor e educador russo Lev Nikolayevich Tolstoi (1828-1910), ao elaborar concepções e práticas para a instrução popular de seu tempo e criar uma escola rural em Iasnaia Poliana, local de propriedade de sua família, onde também residia, na Rússia, deixou impressionante legado ao campo da educação escolar de todos os tempos. A exposição desse rico ideário educacional e subsequente trabalho pedagógico constitui o principal alvo do presente artigo. Dessa maneira, em contraponto aos tradicionais métodos escolares opressores e especialmente relacionado ao pensamento libertário anarquista, as refl exões e experiências pedagógicas de Tolstói expõem uma concepção educativa de ampla feição humana, ética e cultural, desvelada numa busca e realização educacional contra os constrangimentos da inteligência e da criatividade, especialmente direcionada ao desenvolvimento infantil e juvenil. Uma concepção educativa reconhecida, sobretudo, a partir dos textos pedagógicos de autoria do próprio Tosltói, bem como através de seus métodos e processos educacionais aliados à ideia de proporcionar uma formação escolar compatível com as melhores potencialidades humanas.Palavras-chave: Educação libertária. Tolstói. Escola Iasnaia Poliana.The cultivation of freedom in Tolstoy PedagogyABSTRACTThe Russian writer and educator Lev Nikolayevich Tolstoy (1828-1910), to develop concepts and practices for the popular education of his time and to create a rural school in Iasnaia Poliana, property location of his family, where he also lived, in Russia, left impressive legacy to the fi eld of education of all time. Exposure of this rich educational and pedagogical work subsequent ideology is the primary focus of this article. Thus, in contrast to traditional school methods oppressors and especially related to the anarchist libertarian thinking, refl ections and pedagogical experiences of Tolstoy expose an educational conception of broad human form, ethical and cultural, unveiled a search and educational achievement against intelligence constraints and creativity, especially targeted at children and youth development. An educational design especially recognized from the pedagogical texts authored by Tosltoy himself as well as through his educational methods and processes together with the idea of providing an education consistent with the best human potential.Keywords: Libertarian education. Tolstoy. School Iasnaia Poliana.En el cultivo de la libertad Tosltói PedagogíaRESUMENEl escritor ruso Lev Nikolayevich y educador Tolstoi (1828-1910), para desarrollar conceptos y prácticas para la educación popular de su tiempo y crear una escuela rural en Iasnaia Poliana, ubicación de la propiedad de su familia, donde también residía en Rusia, a la izquierda impresionante legado en el campo de la educación de todos los tiempos. La exposición de este rico trabajo posterior ideología educativa y pedagógica es el objetivo principal de este artículo. Por lo tanto, en contraste con los métodos tradicionales de la escuela opresores y especialmente en relación con el pensamiento libertario anarquista, refl exiones y experiencias pedagógicas de Tolstoi exponen a uma concepción educativa de amplio forma humana, ética y cultural, dio a conocer una búsqueda y el logro educativo en contra de las restricciones de inteligencia y la creatividad, especialmente dirigido a los niños y el desarrollo juvenil. Un diseño educativo especialmente reconocido a partir de los textos pedagógicos escritos por sí Tosltói, así como a través de sus métodos y procesos educativos, junto con la idea de proporcionar una educación coherente con el mejor potencial humano.Palabras clave: Educación libertaria. Tolstoi. Escuela Iasnaia Poliana. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6960 10.18764/2358-4319.v10n1p58-75 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6960 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v10n1p58-75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6960/4388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 1, jan./abr. 2017; p.58-75 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320513183744 |