Imagens da infância na escola pública de São Luís/MA: o lugar da criança no imaginário de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonteles, Lia Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barros, João de Deus Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3306
Resumo: Este artigo apresenta um recorte de um estudo compreensivo acerca do imaginário de professoras sobre a infância em uma escola de educação infantil pública de São Luís/MA. O caminho trilhado para essa tessitura se deu pela fenomenologia compreensiva, com base na hermenêutica, tendo como principal aporte teórico a antropologia do imaginário de Gilbert Durand (1993; 2002; 2010). As imagens foram coletadas a partir da aplicação de questionário, da realização de uma entrevista, darepresentação da infância através de imagens plásticas e da narrativa sobre tais imagens. Foram sujeitos dessa pesquisa seis professoras de uma escola municipal da referida cidade. Verifi camos que no imaginário do grupo pesquisado aparecem elementos que revelam um equilíbrio no que se refere à representação simbólica da infância. Porém, em termos gerais, constatamos a existência de uma tendência maior à representação diurna, com uma valorização antagônica da criança. A compreensão das imagens revelou atitudes das professoras perante a criança no contexto social, apontando um lugar simbólico para a infância no imaginário do grupo.Palavras-chave: Imaginário. Infância. Imagem.ABSTRACTThis paper presents part of a comprehensive study of teachers’ imaginary about children in a public kindergarten school in São Luis / MA. The path taken to that weaving is given by comprehensive phenomenology, based on hermeneutics, the main theoretical contribution was the Anthropology of Imaginary created by Gilbert Durand (1993; 2002; 2010). The images were collected from the questionnaires, conducting an interview, the representation of childhood through visual images andnarrative about these images. The subjects of the research were six (6) teachers at a public school of that city. We found that the imaginary of the group researched appear evidence that show a balance with regard to the symbolic representation of childhood, however, in general, we found that there is a greater tendency to daytime representation with an antagonistic value of the child. The understanding of the images revealed attitudes of teachers towards the child in the social context,pointing a symbolic place for childhood in the imaginary of the group.Keywords: Imaginary. Childhood. Image.
id UFMA-3_b35b0d9a073f123d010eb64a55a84821
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3306
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Imagens da infância na escola pública de São Luís/MA: o lugar da criança no imaginário de professoresImaginárioInfânciaImagem.Este artigo apresenta um recorte de um estudo compreensivo acerca do imaginário de professoras sobre a infância em uma escola de educação infantil pública de São Luís/MA. O caminho trilhado para essa tessitura se deu pela fenomenologia compreensiva, com base na hermenêutica, tendo como principal aporte teórico a antropologia do imaginário de Gilbert Durand (1993; 2002; 2010). As imagens foram coletadas a partir da aplicação de questionário, da realização de uma entrevista, darepresentação da infância através de imagens plásticas e da narrativa sobre tais imagens. Foram sujeitos dessa pesquisa seis professoras de uma escola municipal da referida cidade. Verifi camos que no imaginário do grupo pesquisado aparecem elementos que revelam um equilíbrio no que se refere à representação simbólica da infância. Porém, em termos gerais, constatamos a existência de uma tendência maior à representação diurna, com uma valorização antagônica da criança. A compreensão das imagens revelou atitudes das professoras perante a criança no contexto social, apontando um lugar simbólico para a infância no imaginário do grupo.Palavras-chave: Imaginário. Infância. Imagem.ABSTRACTThis paper presents part of a comprehensive study of teachers’ imaginary about children in a public kindergarten school in São Luis / MA. The path taken to that weaving is given by comprehensive phenomenology, based on hermeneutics, the main theoretical contribution was the Anthropology of Imaginary created by Gilbert Durand (1993; 2002; 2010). The images were collected from the questionnaires, conducting an interview, the representation of childhood through visual images andnarrative about these images. The subjects of the research were six (6) teachers at a public school of that city. We found that the imaginary of the group researched appear evidence that show a balance with regard to the symbolic representation of childhood, however, in general, we found that there is a greater tendency to daytime representation with an antagonistic value of the child. The understanding of the images revealed attitudes of teachers towards the child in the social context,pointing a symbolic place for childhood in the imaginary of the group.Keywords: Imaginary. Childhood. Image.Universidade Federal do Maranhão2015-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/330610.18764/Revista Educação e Emancipação; v.7, n.1, jan./jun. 2014; p.11-582358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3306/2566Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonteles, Lia SilvaBarros, João de Deus Vieira2017-06-25T06:16:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3306Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:16Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens da infância na escola pública de São Luís/MA: o lugar da criança no imaginário de professores
title Imagens da infância na escola pública de São Luís/MA: o lugar da criança no imaginário de professores
spellingShingle Imagens da infância na escola pública de São Luís/MA: o lugar da criança no imaginário de professores
Fonteles, Lia Silva
Imaginário
Infância
Imagem.
title_short Imagens da infância na escola pública de São Luís/MA: o lugar da criança no imaginário de professores
title_full Imagens da infância na escola pública de São Luís/MA: o lugar da criança no imaginário de professores
title_fullStr Imagens da infância na escola pública de São Luís/MA: o lugar da criança no imaginário de professores
title_full_unstemmed Imagens da infância na escola pública de São Luís/MA: o lugar da criança no imaginário de professores
title_sort Imagens da infância na escola pública de São Luís/MA: o lugar da criança no imaginário de professores
author Fonteles, Lia Silva
author_facet Fonteles, Lia Silva
Barros, João de Deus Vieira
author_role author
author2 Barros, João de Deus Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonteles, Lia Silva
Barros, João de Deus Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
Infância
Imagem.
topic Imaginário
Infância
Imagem.
description Este artigo apresenta um recorte de um estudo compreensivo acerca do imaginário de professoras sobre a infância em uma escola de educação infantil pública de São Luís/MA. O caminho trilhado para essa tessitura se deu pela fenomenologia compreensiva, com base na hermenêutica, tendo como principal aporte teórico a antropologia do imaginário de Gilbert Durand (1993; 2002; 2010). As imagens foram coletadas a partir da aplicação de questionário, da realização de uma entrevista, darepresentação da infância através de imagens plásticas e da narrativa sobre tais imagens. Foram sujeitos dessa pesquisa seis professoras de uma escola municipal da referida cidade. Verifi camos que no imaginário do grupo pesquisado aparecem elementos que revelam um equilíbrio no que se refere à representação simbólica da infância. Porém, em termos gerais, constatamos a existência de uma tendência maior à representação diurna, com uma valorização antagônica da criança. A compreensão das imagens revelou atitudes das professoras perante a criança no contexto social, apontando um lugar simbólico para a infância no imaginário do grupo.Palavras-chave: Imaginário. Infância. Imagem.ABSTRACTThis paper presents part of a comprehensive study of teachers’ imaginary about children in a public kindergarten school in São Luis / MA. The path taken to that weaving is given by comprehensive phenomenology, based on hermeneutics, the main theoretical contribution was the Anthropology of Imaginary created by Gilbert Durand (1993; 2002; 2010). The images were collected from the questionnaires, conducting an interview, the representation of childhood through visual images andnarrative about these images. The subjects of the research were six (6) teachers at a public school of that city. We found that the imaginary of the group researched appear evidence that show a balance with regard to the symbolic representation of childhood, however, in general, we found that there is a greater tendency to daytime representation with an antagonistic value of the child. The understanding of the images revealed attitudes of teachers towards the child in the social context,pointing a symbolic place for childhood in the imaginary of the group.Keywords: Imaginary. Childhood. Image.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3306
10.18764/
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3306
identifier_str_mv 10.18764/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3306/2566
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.7, n.1, jan./jun. 2014; p.11-58
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711319578902528