Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147842 |
Resumo: | este artigo investiga como o cinema acolhe politicamente os rostos, corpos e vozes daqueles que habitam as periferias urbanas no Brasil. Se “os povos estão expostos”, como nos diz Georges Didi-Huberman, buscamos compreender quais formas de exposição são produzidas e convocadas pelo cinema brasileiro em diferentes épocas e contextos. Para isso, analisamos algumas cenas de filmes realizados no Brasil entre os anos 1970 e 2010. Diante da chegada do cinema nas comunidades periféricas, refletimos sobre a constituição das imagens e dos imaginários dos povos quando estes passam a ser sujeitos de sua própria aparição. |
id |
USP-12_6e16a51aa6c09521bb6fea3fb55e627f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/147842 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinemaBetween gleams and sparkles: people’s images and imaginaries in cinemacinemaperipheryimagesimaginariespeoplescinemaimagensimagináriospovosperiferiaeste artigo investiga como o cinema acolhe politicamente os rostos, corpos e vozes daqueles que habitam as periferias urbanas no Brasil. Se “os povos estão expostos”, como nos diz Georges Didi-Huberman, buscamos compreender quais formas de exposição são produzidas e convocadas pelo cinema brasileiro em diferentes épocas e contextos. Para isso, analisamos algumas cenas de filmes realizados no Brasil entre os anos 1970 e 2010. Diante da chegada do cinema nas comunidades periféricas, refletimos sobre a constituição das imagens e dos imaginários dos povos quando estes passam a ser sujeitos de sua própria aparição.This article investigates how the cinema politically assimilates the faces, bodies and voices of those who live in urban peripheries in Brazil. If “the people are exposed”, as Georges Didi Huberman argues, we seek to understand what types of exposure are produced and assembled by Brazilian cinema in different time periods and contexts. For such, we analyze selected scenes of films made in Brazil between the 1970s and 2010. Considering the arrival of cinema in peripheral communities, we reflect about the constitution of the images and imaginaries of peripheral peoples when they become the subjects of their own appearance.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14784210.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147842Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 51 (2019): Dossiê: História e AudiovisualSignificação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 51 (2019): Dossiê: História e Audiovisual2316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147842/150402https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147842/151539Copyright (c) 2019 Hannah Serrat de Souza Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Hannah Serrat de Souza2024-03-21T13:28:21Zoai:revistas.usp.br:article/147842Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:21Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema Between gleams and sparkles: people’s images and imaginaries in cinema |
title |
Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema |
spellingShingle |
Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema Santos, Hannah Serrat de Souza cinema periphery images imaginaries peoples cinema imagens imaginários povos periferia |
title_short |
Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema |
title_full |
Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema |
title_fullStr |
Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema |
title_full_unstemmed |
Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema |
title_sort |
Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema |
author |
Santos, Hannah Serrat de Souza |
author_facet |
Santos, Hannah Serrat de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Hannah Serrat de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinema periphery images imaginaries peoples cinema imagens imaginários povos periferia |
topic |
cinema periphery images imaginaries peoples cinema imagens imaginários povos periferia |
description |
este artigo investiga como o cinema acolhe politicamente os rostos, corpos e vozes daqueles que habitam as periferias urbanas no Brasil. Se “os povos estão expostos”, como nos diz Georges Didi-Huberman, buscamos compreender quais formas de exposição são produzidas e convocadas pelo cinema brasileiro em diferentes épocas e contextos. Para isso, analisamos algumas cenas de filmes realizados no Brasil entre os anos 1970 e 2010. Diante da chegada do cinema nas comunidades periféricas, refletimos sobre a constituição das imagens e dos imaginários dos povos quando estes passam a ser sujeitos de sua própria aparição. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147842 10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147842 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147842 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147842/150402 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147842/151539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Hannah Serrat de Souza Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Hannah Serrat de Souza Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 51 (2019): Dossiê: História e Audiovisual Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 51 (2019): Dossiê: História e Audiovisual 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1800237526776020992 |