Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hannah Serrat de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147842
Resumo: este artigo investiga como o cinema acolhe politicamente os rostos, corpos e vozes daqueles que habitam as periferias urbanas no Brasil. Se “os povos estão expostos”, como nos diz Georges Didi-Huberman, buscamos compreender quais formas de exposição são produzidas e convocadas pelo cinema brasileiro em diferentes épocas e contextos. Para isso, analisamos algumas cenas de filmes realizados no Brasil entre os anos 1970 e 2010. Diante da chegada do cinema nas comunidades periféricas, refletimos sobre a constituição das imagens e dos imaginários dos povos quando estes passam a ser sujeitos de sua própria aparição.
id USP-12_6e16a51aa6c09521bb6fea3fb55e627f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/147842
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinemaBetween gleams and sparkles: people’s images and imaginaries in cinemacinemaperipheryimagesimaginariespeoplescinemaimagensimagináriospovosperiferiaeste artigo investiga como o cinema acolhe politicamente os rostos, corpos e vozes daqueles que habitam as periferias urbanas no Brasil. Se “os povos estão expostos”, como nos diz Georges Didi-Huberman, buscamos compreender quais formas de exposição são produzidas e convocadas pelo cinema brasileiro em diferentes épocas e contextos. Para isso, analisamos algumas cenas de filmes realizados no Brasil entre os anos 1970 e 2010. Diante da chegada do cinema nas comunidades periféricas, refletimos sobre a constituição das imagens e dos imaginários dos povos quando estes passam a ser sujeitos de sua própria aparição.This article investigates how the cinema politically assimilates the faces, bodies and voices of those who live in urban peripheries in Brazil. If “the people are exposed”, as Georges Didi Huberman argues, we seek to understand what types of exposure are produced and assembled by Brazilian cinema in different time periods and contexts. For such, we analyze selected scenes of films made in Brazil between the 1970s and 2010. Considering the arrival of cinema in peripheral communities, we reflect about the constitution of the images and imaginaries of peripheral peoples when they become the subjects of their own appearance.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14784210.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147842Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 51 (2019): Dossiê: História e AudiovisualSignificação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 51 (2019): Dossiê: História e Audiovisual2316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147842/150402https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147842/151539Copyright (c) 2019 Hannah Serrat de Souza Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Hannah Serrat de Souza2024-03-21T13:28:21Zoai:revistas.usp.br:article/147842Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:21Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema
Between gleams and sparkles: people’s images and imaginaries in cinema
title Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema
spellingShingle Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema
Santos, Hannah Serrat de Souza
cinema
periphery
images
imaginaries
peoples
cinema
imagens
imaginários
povos
periferia
title_short Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema
title_full Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema
title_fullStr Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema
title_full_unstemmed Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema
title_sort Entre clarões e lampejos: imagens e imaginários dos povos no cinema
author Santos, Hannah Serrat de Souza
author_facet Santos, Hannah Serrat de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Hannah Serrat de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
periphery
images
imaginaries
peoples
cinema
imagens
imaginários
povos
periferia
topic cinema
periphery
images
imaginaries
peoples
cinema
imagens
imaginários
povos
periferia
description este artigo investiga como o cinema acolhe politicamente os rostos, corpos e vozes daqueles que habitam as periferias urbanas no Brasil. Se “os povos estão expostos”, como nos diz Georges Didi-Huberman, buscamos compreender quais formas de exposição são produzidas e convocadas pelo cinema brasileiro em diferentes épocas e contextos. Para isso, analisamos algumas cenas de filmes realizados no Brasil entre os anos 1970 e 2010. Diante da chegada do cinema nas comunidades periféricas, refletimos sobre a constituição das imagens e dos imaginários dos povos quando estes passam a ser sujeitos de sua própria aparição.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147842
10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147842
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147842
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147842
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147842/150402
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147842/151539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Hannah Serrat de Souza Santos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Hannah Serrat de Souza Santos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 51 (2019): Dossiê: História e Audiovisual
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 51 (2019): Dossiê: História e Audiovisual
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526776020992