BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5360 |
Resumo: | ResumoNeste artigo analisam-se questões referentes a um grupo que compõe uma Banda de Música no nível do instituinte. Identifica-se neste grupo presença de rituais e práticas simbólicas engendradas pela organização espaçotempona formação musical. A ênfase para estes rituais será destinada para os ritos de representação simbólica da articulação música e educação.Palavras–chave: Música. Educação. Cotidiano. Inserção Social. Sujeito.AbstractIn this article are analyzed referring question to a group that composes a Band of Music in the level of the instituinte. Presence of symbolic practical rituals and produced by the organization is identified in this group spacetimein the musical formation. The emphasis for these rituals will be destined for the rites of symbolic representation of the joint music and education.Keywords: Music. Education. Daily. Social Insertion. Citizen. |
id |
UFMA-3_b7463f6cc85546a3c33916621ad30ac4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5360 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagensMúsicaEducaçãoCotidianoInserção SocialSujeito.ResumoNeste artigo analisam-se questões referentes a um grupo que compõe uma Banda de Música no nível do instituinte. Identifica-se neste grupo presença de rituais e práticas simbólicas engendradas pela organização espaçotempona formação musical. A ênfase para estes rituais será destinada para os ritos de representação simbólica da articulação música e educação.Palavras–chave: Música. Educação. Cotidiano. Inserção Social. Sujeito.AbstractIn this article are analyzed referring question to a group that composes a Band of Music in the level of the instituinte. Presence of symbolic practical rituals and produced by the organization is identified in this group spacetimein the musical formation. The emphasis for these rituals will be destined for the rites of symbolic representation of the joint music and education.Keywords: Music. Education. Daily. Social Insertion. Citizen.Universidade Federal do Maranhão2016-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5360Revista Educação e Emancipação; v.5, n.1, jan./jun. 2012; p. 137-1572358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5360/3252Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Suely Simone CostaBarros, João de Deus Vieira2017-06-25T03:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5360Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T03:19:57Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens |
title |
BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens |
spellingShingle |
BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens Lima, Suely Simone Costa Música Educação Cotidiano Inserção Social Sujeito. |
title_short |
BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens |
title_full |
BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens |
title_fullStr |
BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens |
title_full_unstemmed |
BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens |
title_sort |
BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens |
author |
Lima, Suely Simone Costa |
author_facet |
Lima, Suely Simone Costa Barros, João de Deus Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Barros, João de Deus Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Suely Simone Costa Barros, João de Deus Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Educação Cotidiano Inserção Social Sujeito. |
topic |
Música Educação Cotidiano Inserção Social Sujeito. |
description |
ResumoNeste artigo analisam-se questões referentes a um grupo que compõe uma Banda de Música no nível do instituinte. Identifica-se neste grupo presença de rituais e práticas simbólicas engendradas pela organização espaçotempona formação musical. A ênfase para estes rituais será destinada para os ritos de representação simbólica da articulação música e educação.Palavras–chave: Música. Educação. Cotidiano. Inserção Social. Sujeito.AbstractIn this article are analyzed referring question to a group that composes a Band of Music in the level of the instituinte. Presence of symbolic practical rituals and produced by the organization is identified in this group spacetimein the musical formation. The emphasis for these rituals will be destined for the rites of symbolic representation of the joint music and education.Keywords: Music. Education. Daily. Social Insertion. Citizen. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5360 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5360/3252 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.5, n.1, jan./jun. 2012; p. 137-157 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1750226201848315904 |