BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Suely Simone Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barros, João de Deus Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5360
Resumo: ResumoNeste artigo analisam-se questões referentes a um grupo que compõe uma Banda de Música no nível do instituinte. Identifica-se neste grupo presença de rituais e práticas simbólicas engendradas pela organização espaçotempona formação musical. A ênfase para estes rituais será destinada para os ritos de representação simbólica da articulação música e educação.Palavras–chave: Música. Educação. Cotidiano. Inserção Social. Sujeito.AbstractIn this article are analyzed referring question to a group that composes a Band of Music in the level of the instituinte. Presence of symbolic practical rituals and produced by the organization is identified in this group spacetimein the musical formation. The emphasis for these rituals will be destined for the rites of symbolic representation of the joint music and education.Keywords: Music. Education. Daily. Social Insertion. Citizen.
id UFMA-3_b7463f6cc85546a3c33916621ad30ac4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5360
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagensMúsicaEducaçãoCotidianoInserção SocialSujeito.ResumoNeste artigo analisam-se questões referentes a um grupo que compõe uma Banda de Música no nível do instituinte. Identifica-se neste grupo presença de rituais e práticas simbólicas engendradas pela organização espaçotempona formação musical. A ênfase para estes rituais será destinada para os ritos de representação simbólica da articulação música e educação.Palavras–chave: Música. Educação. Cotidiano. Inserção Social. Sujeito.AbstractIn this article are analyzed referring question to a group that composes a Band of Music in the level of the instituinte. Presence of symbolic practical rituals and produced by the organization is identified in this group spacetimein the musical formation. The emphasis for these rituals will be destined for the rites of symbolic representation of the joint music and education.Keywords: Music. Education. Daily. Social Insertion. Citizen.Universidade Federal do Maranhão2016-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5360Revista Educação e Emancipação; v.5, n.1, jan./jun. 2012; p. 137-1572358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5360/3252Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Suely Simone CostaBarros, João de Deus Vieira2017-06-25T03:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5360Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T03:19:57Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens
title BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens
spellingShingle BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens
Lima, Suely Simone Costa
Música
Educação
Cotidiano
Inserção Social
Sujeito.
title_short BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens
title_full BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens
title_fullStr BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens
title_full_unstemmed BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens
title_sort BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens
author Lima, Suely Simone Costa
author_facet Lima, Suely Simone Costa
Barros, João de Deus Vieira
author_role author
author2 Barros, João de Deus Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Suely Simone Costa
Barros, João de Deus Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Educação
Cotidiano
Inserção Social
Sujeito.
topic Música
Educação
Cotidiano
Inserção Social
Sujeito.
description ResumoNeste artigo analisam-se questões referentes a um grupo que compõe uma Banda de Música no nível do instituinte. Identifica-se neste grupo presença de rituais e práticas simbólicas engendradas pela organização espaçotempona formação musical. A ênfase para estes rituais será destinada para os ritos de representação simbólica da articulação música e educação.Palavras–chave: Música. Educação. Cotidiano. Inserção Social. Sujeito.AbstractIn this article are analyzed referring question to a group that composes a Band of Music in the level of the instituinte. Presence of symbolic practical rituals and produced by the organization is identified in this group spacetimein the musical formation. The emphasis for these rituals will be destined for the rites of symbolic representation of the joint music and education.Keywords: Music. Education. Daily. Social Insertion. Citizen.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5360
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5360/3252
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.5, n.1, jan./jun. 2012; p. 137-157
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1750226201848315904