Discutindo processos de aprendizagem e de escolarização de crianças em tratamento para câncer e atendidas na classe hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Jucélia Linhares Granemann de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9533
Resumo: No Brasil, o serviço de classe hospitalar vem a cada dia expandindo-se e estruturando-se. Atualmente, encontra-se vinculado à área de Educação Especial, tendo como principal meta a continuidade do processo escolar de crianças e adolescentes, matriculados ou não na educação infantil, no ensino fundamental e médio, hospitalizados e/ou em tratamento de saúde. Nesse processo, conforme diversos estudiosos, apoiados em Vygoskty (2001, 2003, 2005), para crianças e adolescentes, incluindo nesse cenário, educandos com câncer, em condições de saúde e/ou em tempos diversos de hospitalização, clientela essa também contemplada com esse atendimento, o maior desafio nesse período é sua inclusão nas diferentes atividades e vivências acadêmicas, próprias de sua idade, respeitando, portanto, suas condições físicas, cognitivas, sociais e emocionais, oriundas/ resultantes dessa fase do tratamento. A classe hospitalar, nesse sentido, pode colaborar paralelamente, no período, para adaptar e trabalhar com suas possíveis dificuldades e/ou deficiências surgidas em seu processo de aprendizagem, o que facilitará, após alta hospitalar, o seu retorno à escola. Em geral, observa-se que esse atendimento é realizado praticamente em quase todos os Estados brasileiros. Algumas estruturações ou adequações, tanto físicas como de funcionamento, necessitam ser revistas, a fim de melhor atender e/ou corresponder aos objetivos propostos pelo atendimento.Palavras-chave: Classe hospitalar. Aprendizagem. Escola. A debate of process of learning and schooling of children in cancer treatment attended in a hospital classABSTRACTIn Brazil, the hospital class service is every day expanding and structuring themselves. Currently, it is linked to special education, having as the main goal the continuity of the school process of children and adolescents, registered or not in early childhood education, primary and secondary education, hospitalized and/or in health care. In this process, as many scholars, supported by Vygoskty (2001, 2003, 2005) for children and adolescents, including in this scenario, students with cancer, in health and/or at different times of hospitalization clientele that are also contemplated with this service, the biggest challenge in this period will be included in the different activities and academic experiences, of their own ages, respecting thus their physical, cognitive, social and emotional conditions, arising / resulting from this phase of treatment. The hospital class, in this purport, can work in parallel, to adapt and work with their possible difficulties and / or deficiencies that arise in the learning process, which will facilitate, after discharge, their return to school. In general, it is observed that this procedure is carried out practically in almost all Brazilian states. Some structuring or adjustments, both physical and operational, need to be revised in order to better meet and / or correspond to the objectives proposed by the service.Keywords: Hospital class. Learning. School. Discutiendo los procesos del aprendizaje y de la escolarización de niños en tratamiento para el cáncer en la clase hospitalariaRESUMENEn Brasil la práctica de la clase hospitalaria se expande y se estructura a cada día. Actualmente se encuentra vinculada con el área de la Educación Especial, y presenta como reto principal la continuidad del proceso escolar de niños y adolescentes, inscritos o no en la educación preescolar, en la enseñanza fundamental y en la media, hospitalizados y/o en tratamiento. En ese proceso, según diversos estudiosos, apoyados en Vygotsky (2001, 2003, 2005), para niños y adolescentes, inclusos en este panorama niños enfermos de cáncer, con distintas condiciones de salud y tiempo de internación, los cuales son también usuarios de esta modalidad de enseñanza, el gran desafío en este periodo es la inclusión en las distintas actividades y experiencias académicas, propias de cada edad, para que se pueda tratar con respeto sus condiciones físicas, cognitivas, sociales y emocionales, pues que las mismas surgen de esa fase del tratamiento. En este sentido, la clase hospitalaria puede contribuir paralelamente en cada una de estas fases, adaptando y trabajando con las posibles dificultades y/o deficiencias que puedan surgir en el proceso de aprendizaje, lo que va a tornar más fácil, después de la baja médica, su regreso a la escuela. Algunas estructuraciones o adecuaciones, fiscas y del funcionamiento, necesitan una revisión, para que mejor puedan atender y/o corresponder a los objetivos propuestos por el atendimiento.Palabras clave: Clase hospitalaria. Aprendizaje. Escuela. 
id UFMA-3_b7d4d7bce49269e47f4ad85c9e5eb6e2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9533
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Discutindo processos de aprendizagem e de escolarização de crianças em tratamento para câncer e atendidas na classe hospitalarClasse hospitalar. Aprendizagem. Escola.No Brasil, o serviço de classe hospitalar vem a cada dia expandindo-se e estruturando-se. Atualmente, encontra-se vinculado à área de Educação Especial, tendo como principal meta a continuidade do processo escolar de crianças e adolescentes, matriculados ou não na educação infantil, no ensino fundamental e médio, hospitalizados e/ou em tratamento de saúde. Nesse processo, conforme diversos estudiosos, apoiados em Vygoskty (2001, 2003, 2005), para crianças e adolescentes, incluindo nesse cenário, educandos com câncer, em condições de saúde e/ou em tempos diversos de hospitalização, clientela essa também contemplada com esse atendimento, o maior desafio nesse período é sua inclusão nas diferentes atividades e vivências acadêmicas, próprias de sua idade, respeitando, portanto, suas condições físicas, cognitivas, sociais e emocionais, oriundas/ resultantes dessa fase do tratamento. A classe hospitalar, nesse sentido, pode colaborar paralelamente, no período, para adaptar e trabalhar com suas possíveis dificuldades e/ou deficiências surgidas em seu processo de aprendizagem, o que facilitará, após alta hospitalar, o seu retorno à escola. Em geral, observa-se que esse atendimento é realizado praticamente em quase todos os Estados brasileiros. Algumas estruturações ou adequações, tanto físicas como de funcionamento, necessitam ser revistas, a fim de melhor atender e/ou corresponder aos objetivos propostos pelo atendimento.Palavras-chave: Classe hospitalar. Aprendizagem. Escola. A debate of process of learning and schooling of children in cancer treatment attended in a hospital classABSTRACTIn Brazil, the hospital class service is every day expanding and structuring themselves. Currently, it is linked to special education, having as the main goal the continuity of the school process of children and adolescents, registered or not in early childhood education, primary and secondary education, hospitalized and/or in health care. In this process, as many scholars, supported by Vygoskty (2001, 2003, 2005) for children and adolescents, including in this scenario, students with cancer, in health and/or at different times of hospitalization clientele that are also contemplated with this service, the biggest challenge in this period will be included in the different activities and academic experiences, of their own ages, respecting thus their physical, cognitive, social and emotional conditions, arising / resulting from this phase of treatment. The hospital class, in this purport, can work in parallel, to adapt and work with their possible difficulties and / or deficiencies that arise in the learning process, which will facilitate, after discharge, their return to school. In general, it is observed that this procedure is carried out practically in almost all Brazilian states. Some structuring or adjustments, both physical and operational, need to be revised in order to better meet and / or correspond to the objectives proposed by the service.Keywords: Hospital class. Learning. School. Discutiendo los procesos del aprendizaje y de la escolarización de niños en tratamiento para el cáncer en la clase hospitalariaRESUMENEn Brasil la práctica de la clase hospitalaria se expande y se estructura a cada día. Actualmente se encuentra vinculada con el área de la Educación Especial, y presenta como reto principal la continuidad del proceso escolar de niños y adolescentes, inscritos o no en la educación preescolar, en la enseñanza fundamental y en la media, hospitalizados y/o en tratamiento. En ese proceso, según diversos estudiosos, apoyados en Vygotsky (2001, 2003, 2005), para niños y adolescentes, inclusos en este panorama niños enfermos de cáncer, con distintas condiciones de salud y tiempo de internación, los cuales son también usuarios de esta modalidad de enseñanza, el gran desafío en este periodo es la inclusión en las distintas actividades y experiencias académicas, propias de cada edad, para que se pueda tratar con respeto sus condiciones físicas, cognitivas, sociales y emocionales, pues que las mismas surgen de esa fase del tratamiento. En este sentido, la clase hospitalaria puede contribuir paralelamente en cada una de estas fases, adaptando y trabajando con las posibles dificultades y/o deficiencias que puedan surgir en el proceso de aprendizaje, lo que va a tornar más fácil, después de la baja médica, su regreso a la escuela. Algunas estructuraciones o adecuaciones, fiscas y del funcionamiento, necesitan una revisión, para que mejor puedan atender y/o corresponder a los objetivos propuestos por el atendimiento.Palabras clave: Clase hospitalaria. Aprendizaje. Escuela. Universidade Federal do Maranhão2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/953310.18764/2358-4319.v11n2p151-171Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.151-1712358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9533/5556Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Jucélia Linhares Granemann de2019-01-01T00:12:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9533Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-01T00:12:32Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo processos de aprendizagem e de escolarização de crianças em tratamento para câncer e atendidas na classe hospitalar
title Discutindo processos de aprendizagem e de escolarização de crianças em tratamento para câncer e atendidas na classe hospitalar
spellingShingle Discutindo processos de aprendizagem e de escolarização de crianças em tratamento para câncer e atendidas na classe hospitalar
Medeiros, Jucélia Linhares Granemann de
Classe hospitalar. Aprendizagem. Escola.
title_short Discutindo processos de aprendizagem e de escolarização de crianças em tratamento para câncer e atendidas na classe hospitalar
title_full Discutindo processos de aprendizagem e de escolarização de crianças em tratamento para câncer e atendidas na classe hospitalar
title_fullStr Discutindo processos de aprendizagem e de escolarização de crianças em tratamento para câncer e atendidas na classe hospitalar
title_full_unstemmed Discutindo processos de aprendizagem e de escolarização de crianças em tratamento para câncer e atendidas na classe hospitalar
title_sort Discutindo processos de aprendizagem e de escolarização de crianças em tratamento para câncer e atendidas na classe hospitalar
author Medeiros, Jucélia Linhares Granemann de
author_facet Medeiros, Jucélia Linhares Granemann de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Jucélia Linhares Granemann de
dc.subject.por.fl_str_mv Classe hospitalar. Aprendizagem. Escola.
topic Classe hospitalar. Aprendizagem. Escola.
description No Brasil, o serviço de classe hospitalar vem a cada dia expandindo-se e estruturando-se. Atualmente, encontra-se vinculado à área de Educação Especial, tendo como principal meta a continuidade do processo escolar de crianças e adolescentes, matriculados ou não na educação infantil, no ensino fundamental e médio, hospitalizados e/ou em tratamento de saúde. Nesse processo, conforme diversos estudiosos, apoiados em Vygoskty (2001, 2003, 2005), para crianças e adolescentes, incluindo nesse cenário, educandos com câncer, em condições de saúde e/ou em tempos diversos de hospitalização, clientela essa também contemplada com esse atendimento, o maior desafio nesse período é sua inclusão nas diferentes atividades e vivências acadêmicas, próprias de sua idade, respeitando, portanto, suas condições físicas, cognitivas, sociais e emocionais, oriundas/ resultantes dessa fase do tratamento. A classe hospitalar, nesse sentido, pode colaborar paralelamente, no período, para adaptar e trabalhar com suas possíveis dificuldades e/ou deficiências surgidas em seu processo de aprendizagem, o que facilitará, após alta hospitalar, o seu retorno à escola. Em geral, observa-se que esse atendimento é realizado praticamente em quase todos os Estados brasileiros. Algumas estruturações ou adequações, tanto físicas como de funcionamento, necessitam ser revistas, a fim de melhor atender e/ou corresponder aos objetivos propostos pelo atendimento.Palavras-chave: Classe hospitalar. Aprendizagem. Escola. A debate of process of learning and schooling of children in cancer treatment attended in a hospital classABSTRACTIn Brazil, the hospital class service is every day expanding and structuring themselves. Currently, it is linked to special education, having as the main goal the continuity of the school process of children and adolescents, registered or not in early childhood education, primary and secondary education, hospitalized and/or in health care. In this process, as many scholars, supported by Vygoskty (2001, 2003, 2005) for children and adolescents, including in this scenario, students with cancer, in health and/or at different times of hospitalization clientele that are also contemplated with this service, the biggest challenge in this period will be included in the different activities and academic experiences, of their own ages, respecting thus their physical, cognitive, social and emotional conditions, arising / resulting from this phase of treatment. The hospital class, in this purport, can work in parallel, to adapt and work with their possible difficulties and / or deficiencies that arise in the learning process, which will facilitate, after discharge, their return to school. In general, it is observed that this procedure is carried out practically in almost all Brazilian states. Some structuring or adjustments, both physical and operational, need to be revised in order to better meet and / or correspond to the objectives proposed by the service.Keywords: Hospital class. Learning. School. Discutiendo los procesos del aprendizaje y de la escolarización de niños en tratamiento para el cáncer en la clase hospitalariaRESUMENEn Brasil la práctica de la clase hospitalaria se expande y se estructura a cada día. Actualmente se encuentra vinculada con el área de la Educación Especial, y presenta como reto principal la continuidad del proceso escolar de niños y adolescentes, inscritos o no en la educación preescolar, en la enseñanza fundamental y en la media, hospitalizados y/o en tratamiento. En ese proceso, según diversos estudiosos, apoyados en Vygotsky (2001, 2003, 2005), para niños y adolescentes, inclusos en este panorama niños enfermos de cáncer, con distintas condiciones de salud y tiempo de internación, los cuales son también usuarios de esta modalidad de enseñanza, el gran desafío en este periodo es la inclusión en las distintas actividades y experiencias académicas, propias de cada edad, para que se pueda tratar con respeto sus condiciones físicas, cognitivas, sociales y emocionales, pues que las mismas surgen de esa fase del tratamiento. En este sentido, la clase hospitalaria puede contribuir paralelamente en cada una de estas fases, adaptando y trabajando con las posibles dificultades y/o deficiencias que puedan surgir en el proceso de aprendizaje, lo que va a tornar más fácil, después de la baja médica, su regreso a la escuela. Algunas estructuraciones o adecuaciones, fiscas y del funcionamiento, necesitan una revisión, para que mejor puedan atender y/o corresponder a los objetivos propuestos por el atendimiento.Palabras clave: Clase hospitalaria. Aprendizaje. Escuela. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9533
10.18764/2358-4319.v11n2p151-171
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9533
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v11n2p151-171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9533/5556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.151-171
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320706121728