AS RELAÇÕES E APRENDIZAGENS PRESENTES ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES DE DIFERENTES CATEGORIAS PROFISSIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragança, Sabrina Zientarski de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Zientarski, Clarice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5901
Resumo: O artigo trata das relações presentes entre os movimentos sociais autogestionários realizados pelos professores e os movimentos sociais dos trabalhadores de outras áreas profissionais. Estabelece como período histórico o final da década de 1970, década de 1980 e início dos anos 1990 no Brasil, tendo como enfoque especial o Estado Rio Grande do Sul. Objetiva trazer elementos que permitam compreender as relações entre os movimentos sociais dos trabalhadores de diferentes categorias. Utiliza como opção metodológica a pesquisa qualitativa e, como sujeitos professores que participaram dos movimentos sociais no período em estudo. Conclui que os professores aprenderam com trabalhadores de outras categorias (metalúrgicos, servidores públicos e trabalhadores do campo) e ensinaram com suas experiências e movimentos. Palavras-chave: Autogestão. Movimentos sociais. Aprendizagens.ABSTRACTThe article deals with the present relations between the self-managed social movements made by the teachers and the social movements of workers in other professional areas. Establishes as a historical period the late 1980s and early 1990s in Brazil, with the special focus the state of Rio Grande do Sul. It aims at bringing evidence to understand the relationship between social movements of workers of different categories. Uses as a methodological option qualitative research and as subject were teachers who participated in social movements during the study period. Concludes that teachers learned from workers in other categories (metallurgical, civil servants and workers in the field ) and taught from their experiences and movements.Keywords: Self-management. Social Movements of Workers. Learning.RESUMENEl artículo trata de las relaciones presentes entre los movimientos sociales autogestionarios realizados por los maestros y los movimientos sociales de los trabajadores de otras áreas profesionales. Establece como período histórico el final de la década de 1970, 1980 y principios de los  años 1990 en Brasil, teniendo como enfoque especial el Estado Rio Grande do Sul. Pretende traer elementos que permitan comprender la relación entre los movimientos sociales de los trabajadores de las diferentes categorías. Utiliza como  opción metodológica la investigación cualitativa y, como sujetos profesores que participaron de los movimientos sociales durante el período de estudio. Concluye que los maestros aprendieron con trabajadores de otras categorías (metalurgicos, funcionarios públicos y los trabajadores del campo ) y enseñaron com sus experiencias y movimientos.Palabras clave: Autogestión. Mmovimientos sociales. Aprendizaje. 
id UFMA-3_b845a6313736f6bb4ac54dd6a87f2940
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5901
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling AS RELAÇÕES E APRENDIZAGENS PRESENTES ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES DE DIFERENTES CATEGORIAS PROFISSIONAISAutogestão. Movimentos sociais. Aprendizagens.O artigo trata das relações presentes entre os movimentos sociais autogestionários realizados pelos professores e os movimentos sociais dos trabalhadores de outras áreas profissionais. Estabelece como período histórico o final da década de 1970, década de 1980 e início dos anos 1990 no Brasil, tendo como enfoque especial o Estado Rio Grande do Sul. Objetiva trazer elementos que permitam compreender as relações entre os movimentos sociais dos trabalhadores de diferentes categorias. Utiliza como opção metodológica a pesquisa qualitativa e, como sujeitos professores que participaram dos movimentos sociais no período em estudo. Conclui que os professores aprenderam com trabalhadores de outras categorias (metalúrgicos, servidores públicos e trabalhadores do campo) e ensinaram com suas experiências e movimentos. Palavras-chave: Autogestão. Movimentos sociais. Aprendizagens.ABSTRACTThe article deals with the present relations between the self-managed social movements made by the teachers and the social movements of workers in other professional areas. Establishes as a historical period the late 1980s and early 1990s in Brazil, with the special focus the state of Rio Grande do Sul. It aims at bringing evidence to understand the relationship between social movements of workers of different categories. Uses as a methodological option qualitative research and as subject were teachers who participated in social movements during the study period. Concludes that teachers learned from workers in other categories (metallurgical, civil servants and workers in the field ) and taught from their experiences and movements.Keywords: Self-management. Social Movements of Workers. Learning.RESUMENEl artículo trata de las relaciones presentes entre los movimientos sociales autogestionarios realizados por los maestros y los movimientos sociales de los trabajadores de otras áreas profesionales. Establece como período histórico el final de la década de 1970, 1980 y principios de los  años 1990 en Brasil, teniendo como enfoque especial el Estado Rio Grande do Sul. Pretende traer elementos que permitan comprender la relación entre los movimientos sociales de los trabajadores de las diferentes categorías. Utiliza como  opción metodológica la investigación cualitativa y, como sujetos profesores que participaron de los movimientos sociales durante el período de estudio. Concluye que los maestros aprendieron con trabajadores de otras categorías (metalurgicos, funcionarios públicos y los trabajadores del campo ) y enseñaron com sus experiencias y movimientos.Palabras clave: Autogestión. Mmovimientos sociales. Aprendizaje. Universidade Federal do Maranhão2016-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/590110.18764/2358-4319.v9n2p228-256Revista Educação e Emancipação; v.9, n.2, jul./dez. 2016; p. 228-2562358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5901/3514Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBragança, Sabrina Zientarski deZientarski, Clarice2017-06-25T06:05:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5901Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:05:11Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv AS RELAÇÕES E APRENDIZAGENS PRESENTES ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES DE DIFERENTES CATEGORIAS PROFISSIONAIS
title AS RELAÇÕES E APRENDIZAGENS PRESENTES ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES DE DIFERENTES CATEGORIAS PROFISSIONAIS
spellingShingle AS RELAÇÕES E APRENDIZAGENS PRESENTES ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES DE DIFERENTES CATEGORIAS PROFISSIONAIS
Bragança, Sabrina Zientarski de
Autogestão. Movimentos sociais. Aprendizagens.
title_short AS RELAÇÕES E APRENDIZAGENS PRESENTES ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES DE DIFERENTES CATEGORIAS PROFISSIONAIS
title_full AS RELAÇÕES E APRENDIZAGENS PRESENTES ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES DE DIFERENTES CATEGORIAS PROFISSIONAIS
title_fullStr AS RELAÇÕES E APRENDIZAGENS PRESENTES ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES DE DIFERENTES CATEGORIAS PROFISSIONAIS
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES E APRENDIZAGENS PRESENTES ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES DE DIFERENTES CATEGORIAS PROFISSIONAIS
title_sort AS RELAÇÕES E APRENDIZAGENS PRESENTES ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES DE DIFERENTES CATEGORIAS PROFISSIONAIS
author Bragança, Sabrina Zientarski de
author_facet Bragança, Sabrina Zientarski de
Zientarski, Clarice
author_role author
author2 Zientarski, Clarice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragança, Sabrina Zientarski de
Zientarski, Clarice
dc.subject.por.fl_str_mv Autogestão. Movimentos sociais. Aprendizagens.
topic Autogestão. Movimentos sociais. Aprendizagens.
description O artigo trata das relações presentes entre os movimentos sociais autogestionários realizados pelos professores e os movimentos sociais dos trabalhadores de outras áreas profissionais. Estabelece como período histórico o final da década de 1970, década de 1980 e início dos anos 1990 no Brasil, tendo como enfoque especial o Estado Rio Grande do Sul. Objetiva trazer elementos que permitam compreender as relações entre os movimentos sociais dos trabalhadores de diferentes categorias. Utiliza como opção metodológica a pesquisa qualitativa e, como sujeitos professores que participaram dos movimentos sociais no período em estudo. Conclui que os professores aprenderam com trabalhadores de outras categorias (metalúrgicos, servidores públicos e trabalhadores do campo) e ensinaram com suas experiências e movimentos. Palavras-chave: Autogestão. Movimentos sociais. Aprendizagens.ABSTRACTThe article deals with the present relations between the self-managed social movements made by the teachers and the social movements of workers in other professional areas. Establishes as a historical period the late 1980s and early 1990s in Brazil, with the special focus the state of Rio Grande do Sul. It aims at bringing evidence to understand the relationship between social movements of workers of different categories. Uses as a methodological option qualitative research and as subject were teachers who participated in social movements during the study period. Concludes that teachers learned from workers in other categories (metallurgical, civil servants and workers in the field ) and taught from their experiences and movements.Keywords: Self-management. Social Movements of Workers. Learning.RESUMENEl artículo trata de las relaciones presentes entre los movimientos sociales autogestionarios realizados por los maestros y los movimientos sociales de los trabajadores de otras áreas profesionales. Establece como período histórico el final de la década de 1970, 1980 y principios de los  años 1990 en Brasil, teniendo como enfoque especial el Estado Rio Grande do Sul. Pretende traer elementos que permitan comprender la relación entre los movimientos sociales de los trabajadores de las diferentes categorías. Utiliza como  opción metodológica la investigación cualitativa y, como sujetos profesores que participaron de los movimientos sociales durante el período de estudio. Concluye que los maestros aprendieron con trabajadores de otras categorías (metalurgicos, funcionarios públicos y los trabajadores del campo ) y enseñaron com sus experiencias y movimientos.Palabras clave: Autogestión. Mmovimientos sociales. Aprendizaje. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5901
10.18764/2358-4319.v9n2p228-256
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5901
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v9n2p228-256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5901/3514
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.9, n.2, jul./dez. 2016; p. 228-256
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320195465216