As tecnologias da informação no currículo do Ensino Médio: análise a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Jackeline de Freitas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, Ilzeni Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10753
Resumo: Trata-se de um recorte da pesquisa desenvolvida no mestrado em Educação, da Universidade Federal do Maranhão. Tem como objetivo analisar a aplicação das tecnologias da informação no currículo do Ensino Médio, especificamente a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), considerando as mudanças na sociedade ocasionadas pela transformação tecnológica nos modelos de produção que modificaram os padrões de trabalho e emprego, exigindo novos desafios para a educação na formação do educando. Para tanto, teve-se como percurso metodológico a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e de documentos normativos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, bem como a pesquisa de campo em uma escola de Ensino Médio da rede pública estadual, onde foram realizadas entrevistas com professores da disciplina de Língua Portuguesa, obtendo uma amostragem de 37,5% no turno vespertino, 42,85% no turno noturno e 33,33% no matutino; com as coordenadoras pedagógicas da área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, totalizando 100% - sendo uma coordenadora de cada turno; gestores adjunto e geral; e com os alunos. Obteve-se uma amostragem de 15% em cada turma selecionada nos três turnos. Os dados foram tabulados no software Excel, do Windows e confrontados com a literatura pertinente a área e também com as DCNEM. Concluiu-se que no momento do planejamento pedagógico, deveriam ser propostas intermediações e situações de aprendizagem com a utilização das tecnologias da informação, já que a escola dispõe desses recursos, tendo em vista todas as recomendações e inferências feitas pelas DCNEM.Palavras-chave: Sociedade do Conhecimento. Tecnologias da Informação. Diretrizes Curriculares Nacionais. The information technologies in the curriculum of middle school: analysis based on the National Curricular GuidelinesABSTRACTThis is a research developed in the Masters in Education of the Federal University of Maranhão. It aims to study Information Technology in High School (DCNEM), considering the changes in society and technologies changes that modified the work patterns, and employment, requiring new challenges for education in the training of the learner. So it was an exploratory research methodology with a qualitative approach, bibliographical research and normative documents such as the National Curriculum Guidelines for High School, interviews were conducted with the Portuguese Language teachers, obtaining a sample of 37.5% in the afternoon shift, 42.85% in the night shift and 33.33% in the morning, with the pedagogical coordinators of the area of Languages, Codes and its Technologies, totaling 100% - being a coordinator of each shift, assistant and general managers, and with the data were tabulated in the Excel software of Windows and confronted with a literature relevant to an area and also as DCNEM. It was concluded that the moment of the pedagogical planning, learning opportunities should be proposed with the use of information technologies, since the capacity of resources, the vision of all tasks and inferences by DCNEM.Keywords: Knowledge Society. Information Technologies. National Curricular Guidelines. Las tecnologías de la información en el currículo de la enseñanza medio: análisis a partir de las Directrices Curriculares NacionalesRESUMENSe trata de un recorte de la investigación desarrollada en el máster en Educación de la Universidad Federal de Maranhão. Se pretende analizar la aplicación de las tecnologías de la información en el currículo de la Enseñanza Media, específicamente a partir de las Directrices Curriculares Nacionales para la Enseñanza Media (DCNEM), considerando los cambios en la sociedad ocasionados por la transformación tecnológica en los modelos de producción que modifi caron los patrones de trabajo y empleo, exigiendo nuevos desafíos para la educación en la formación del educando. Para ello, se tuvo como recorrido metodológico la investigación exploratoria con abordaje cualitativo, investigación bibliográfica y de documentos normativos como las Directrices Curriculares Nacionales para la Enseñanza Media, así como la investigación de campo en una escuela de Enseñanza Media de la red pública estadual, donde se llevaron a cabo entrevistas con los maestros de la disciplina de la Lengua portuguesa, la obtención de una muestra de 37,5% en el turno de la tarde, el turno de noche, 42,85% y 33,33% por la mañana; con las coordinadoras pedagógicas del área de Lenguajes, Códigos y sus tecnologías, totalizando el 100% - siendo una coordinadora de cada turno; gestores adjunto y general; y con los alumnos. Se obtuvo un muestreo del 15% en cada clase seleccionada en los tres turnos. Los datos fueron tabulados en el software Excel, de Windows y confrontados con la literatura pertinente al área y también con las DCNEM. Se concluyó que en el momento de la planificación pedagógica, deberían realizar propuestas intermediaciones y situaciones de aprendizaje con la utilización de las tecnologías de la información, ya que la escuela dispone de esos recursos, teniendo en cuenta todas las recomendaciones e inferencias hechas por las DCNEM.Palabras clave: Sociedad del Conocimiento. Tecnologías de la Información. Directrices Curriculares Nacionales.
id UFMA-3_bc32d2788b46acc55ac0696fc4715daa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10753
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling As tecnologias da informação no currículo do Ensino Médio: análise a partir das Diretrizes Curriculares NacionaisSociedade do Conhecimento. Tecnologias da Informação. Diretrizes Curriculares Nacionais.Trata-se de um recorte da pesquisa desenvolvida no mestrado em Educação, da Universidade Federal do Maranhão. Tem como objetivo analisar a aplicação das tecnologias da informação no currículo do Ensino Médio, especificamente a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), considerando as mudanças na sociedade ocasionadas pela transformação tecnológica nos modelos de produção que modificaram os padrões de trabalho e emprego, exigindo novos desafios para a educação na formação do educando. Para tanto, teve-se como percurso metodológico a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e de documentos normativos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, bem como a pesquisa de campo em uma escola de Ensino Médio da rede pública estadual, onde foram realizadas entrevistas com professores da disciplina de Língua Portuguesa, obtendo uma amostragem de 37,5% no turno vespertino, 42,85% no turno noturno e 33,33% no matutino; com as coordenadoras pedagógicas da área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, totalizando 100% - sendo uma coordenadora de cada turno; gestores adjunto e geral; e com os alunos. Obteve-se uma amostragem de 15% em cada turma selecionada nos três turnos. Os dados foram tabulados no software Excel, do Windows e confrontados com a literatura pertinente a área e também com as DCNEM. Concluiu-se que no momento do planejamento pedagógico, deveriam ser propostas intermediações e situações de aprendizagem com a utilização das tecnologias da informação, já que a escola dispõe desses recursos, tendo em vista todas as recomendações e inferências feitas pelas DCNEM.Palavras-chave: Sociedade do Conhecimento. Tecnologias da Informação. Diretrizes Curriculares Nacionais. The information technologies in the curriculum of middle school: analysis based on the National Curricular GuidelinesABSTRACTThis is a research developed in the Masters in Education of the Federal University of Maranhão. It aims to study Information Technology in High School (DCNEM), considering the changes in society and technologies changes that modified the work patterns, and employment, requiring new challenges for education in the training of the learner. So it was an exploratory research methodology with a qualitative approach, bibliographical research and normative documents such as the National Curriculum Guidelines for High School, interviews were conducted with the Portuguese Language teachers, obtaining a sample of 37.5% in the afternoon shift, 42.85% in the night shift and 33.33% in the morning, with the pedagogical coordinators of the area of Languages, Codes and its Technologies, totaling 100% - being a coordinator of each shift, assistant and general managers, and with the data were tabulated in the Excel software of Windows and confronted with a literature relevant to an area and also as DCNEM. It was concluded that the moment of the pedagogical planning, learning opportunities should be proposed with the use of information technologies, since the capacity of resources, the vision of all tasks and inferences by DCNEM.Keywords: Knowledge Society. Information Technologies. National Curricular Guidelines. Las tecnologías de la información en el currículo de la enseñanza medio: análisis a partir de las Directrices Curriculares NacionalesRESUMENSe trata de un recorte de la investigación desarrollada en el máster en Educación de la Universidad Federal de Maranhão. Se pretende analizar la aplicación de las tecnologías de la información en el currículo de la Enseñanza Media, específicamente a partir de las Directrices Curriculares Nacionales para la Enseñanza Media (DCNEM), considerando los cambios en la sociedad ocasionados por la transformación tecnológica en los modelos de producción que modifi caron los patrones de trabajo y empleo, exigiendo nuevos desafíos para la educación en la formación del educando. Para ello, se tuvo como recorrido metodológico la investigación exploratoria con abordaje cualitativo, investigación bibliográfica y de documentos normativos como las Directrices Curriculares Nacionales para la Enseñanza Media, así como la investigación de campo en una escuela de Enseñanza Media de la red pública estadual, donde se llevaron a cabo entrevistas con los maestros de la disciplina de la Lengua portuguesa, la obtención de una muestra de 37,5% en el turno de la tarde, el turno de noche, 42,85% y 33,33% por la mañana; con las coordinadoras pedagógicas del área de Lenguajes, Códigos y sus tecnologías, totalizando el 100% - siendo una coordinadora de cada turno; gestores adjunto y general; y con los alumnos. Se obtuvo un muestreo del 15% en cada clase seleccionada en los tres turnos. Los datos fueron tabulados en el software Excel, de Windows y confrontados con la literatura pertinente al área y también con las DCNEM. Se concluyó que en el momento de la planificación pedagógica, deberían realizar propuestas intermediaciones y situaciones de aprendizaje con la utilización de las tecnologías de la información, ya que la escuela dispone de esos recursos, teniendo en cuenta todas las recomendaciones e inferencias hechas por las DCNEM.Palabras clave: Sociedad del Conocimiento. Tecnologías de la Información. Directrices Curriculares Nacionales.Universidade Federal do Maranhão2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1075310.18764/2358-4319.v12n1p204-226Revista Educação e Emancipação; v.12, n.1, jan./abr.2019; p.204-2262358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10753/6237Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Jackeline de FreitasDias, Ilzeni Silva2019-01-31T02:04:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10753Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-31T02:04:18Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias da informação no currículo do Ensino Médio: análise a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais
title As tecnologias da informação no currículo do Ensino Médio: análise a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais
spellingShingle As tecnologias da informação no currículo do Ensino Médio: análise a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais
Nunes, Jackeline de Freitas
Sociedade do Conhecimento. Tecnologias da Informação. Diretrizes Curriculares Nacionais.
title_short As tecnologias da informação no currículo do Ensino Médio: análise a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais
title_full As tecnologias da informação no currículo do Ensino Médio: análise a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais
title_fullStr As tecnologias da informação no currículo do Ensino Médio: análise a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais
title_full_unstemmed As tecnologias da informação no currículo do Ensino Médio: análise a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais
title_sort As tecnologias da informação no currículo do Ensino Médio: análise a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais
author Nunes, Jackeline de Freitas
author_facet Nunes, Jackeline de Freitas
Dias, Ilzeni Silva
author_role author
author2 Dias, Ilzeni Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Jackeline de Freitas
Dias, Ilzeni Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade do Conhecimento. Tecnologias da Informação. Diretrizes Curriculares Nacionais.
topic Sociedade do Conhecimento. Tecnologias da Informação. Diretrizes Curriculares Nacionais.
description Trata-se de um recorte da pesquisa desenvolvida no mestrado em Educação, da Universidade Federal do Maranhão. Tem como objetivo analisar a aplicação das tecnologias da informação no currículo do Ensino Médio, especificamente a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), considerando as mudanças na sociedade ocasionadas pela transformação tecnológica nos modelos de produção que modificaram os padrões de trabalho e emprego, exigindo novos desafios para a educação na formação do educando. Para tanto, teve-se como percurso metodológico a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e de documentos normativos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, bem como a pesquisa de campo em uma escola de Ensino Médio da rede pública estadual, onde foram realizadas entrevistas com professores da disciplina de Língua Portuguesa, obtendo uma amostragem de 37,5% no turno vespertino, 42,85% no turno noturno e 33,33% no matutino; com as coordenadoras pedagógicas da área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, totalizando 100% - sendo uma coordenadora de cada turno; gestores adjunto e geral; e com os alunos. Obteve-se uma amostragem de 15% em cada turma selecionada nos três turnos. Os dados foram tabulados no software Excel, do Windows e confrontados com a literatura pertinente a área e também com as DCNEM. Concluiu-se que no momento do planejamento pedagógico, deveriam ser propostas intermediações e situações de aprendizagem com a utilização das tecnologias da informação, já que a escola dispõe desses recursos, tendo em vista todas as recomendações e inferências feitas pelas DCNEM.Palavras-chave: Sociedade do Conhecimento. Tecnologias da Informação. Diretrizes Curriculares Nacionais. The information technologies in the curriculum of middle school: analysis based on the National Curricular GuidelinesABSTRACTThis is a research developed in the Masters in Education of the Federal University of Maranhão. It aims to study Information Technology in High School (DCNEM), considering the changes in society and technologies changes that modified the work patterns, and employment, requiring new challenges for education in the training of the learner. So it was an exploratory research methodology with a qualitative approach, bibliographical research and normative documents such as the National Curriculum Guidelines for High School, interviews were conducted with the Portuguese Language teachers, obtaining a sample of 37.5% in the afternoon shift, 42.85% in the night shift and 33.33% in the morning, with the pedagogical coordinators of the area of Languages, Codes and its Technologies, totaling 100% - being a coordinator of each shift, assistant and general managers, and with the data were tabulated in the Excel software of Windows and confronted with a literature relevant to an area and also as DCNEM. It was concluded that the moment of the pedagogical planning, learning opportunities should be proposed with the use of information technologies, since the capacity of resources, the vision of all tasks and inferences by DCNEM.Keywords: Knowledge Society. Information Technologies. National Curricular Guidelines. Las tecnologías de la información en el currículo de la enseñanza medio: análisis a partir de las Directrices Curriculares NacionalesRESUMENSe trata de un recorte de la investigación desarrollada en el máster en Educación de la Universidad Federal de Maranhão. Se pretende analizar la aplicación de las tecnologías de la información en el currículo de la Enseñanza Media, específicamente a partir de las Directrices Curriculares Nacionales para la Enseñanza Media (DCNEM), considerando los cambios en la sociedad ocasionados por la transformación tecnológica en los modelos de producción que modifi caron los patrones de trabajo y empleo, exigiendo nuevos desafíos para la educación en la formación del educando. Para ello, se tuvo como recorrido metodológico la investigación exploratoria con abordaje cualitativo, investigación bibliográfica y de documentos normativos como las Directrices Curriculares Nacionales para la Enseñanza Media, así como la investigación de campo en una escuela de Enseñanza Media de la red pública estadual, donde se llevaron a cabo entrevistas con los maestros de la disciplina de la Lengua portuguesa, la obtención de una muestra de 37,5% en el turno de la tarde, el turno de noche, 42,85% y 33,33% por la mañana; con las coordinadoras pedagógicas del área de Lenguajes, Códigos y sus tecnologías, totalizando el 100% - siendo una coordinadora de cada turno; gestores adjunto y general; y con los alumnos. Se obtuvo un muestreo del 15% en cada clase seleccionada en los tres turnos. Los datos fueron tabulados en el software Excel, de Windows y confrontados con la literatura pertinente al área y también con las DCNEM. Se concluyó que en el momento de la planificación pedagógica, deberían realizar propuestas intermediaciones y situaciones de aprendizaje con la utilización de las tecnologías de la información, ya que la escuela dispone de esos recursos, teniendo en cuenta todas las recomendaciones e inferencias hechas por las DCNEM.Palabras clave: Sociedad del Conocimiento. Tecnologías de la Información. Directrices Curriculares Nacionales.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10753
10.18764/2358-4319.v12n1p204-226
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10753
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v12n1p204-226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10753/6237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.12, n.1, jan./abr.2019; p.204-226
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321085706240