Inclusão Escolar e Deficiência Visual: dificuldades e estratégias do professor no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Tamires Coimbra Bastos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Silvana Maria Moura da, Carvalho, Mariza Borges Wall Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9538
Resumo: A inclusão escolar compreende o convívio com as diferenças que contemple a subjetividade, a identidade, embora no coletivo da sala de aula. Pressupõe repensar as ações éticas nas escolas, por meio da adoção de estratégias de ensino condiz com a pluralidade educacional. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar como os professores do ensino regular e do atendimento educacional especializado estão viabilizando o processo de inclusão de alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) no ensino médio em São Luís-MA. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, a partir de estudo de caso em uma escola pública de ensino ludovicense. Os participantes desta pesquisa foram dois grupos de professores: oito professores do ensino regular e dois professores do atendimento educacional especializado que trabalhavam no ensino médio na referida escola, com os quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos pelas entrevistas foram analisados com base na técnica da análise de conteúdo. Os resultados dessa análise revelaram que as dificuldades e barreiras encontradas na prática cotidiana têm cerceado a garantia do direito a uma educação inclusiva plena para os alunos com deficiência visual. No entanto, importante destacar o reconhecimento da existência de esforços depreendidos pelos professores entrevistados que demonstraram avanços nas práticas de educação inclusiva.Palavras-chave: Inclusão escolar. Deficiência visual. Dificuldades. Estratégias. Ensino médio School Inclusion and Visual Deficiency: difficulties and strategies of the teacher in high schoolABSTRACTSchool inclusion includes the conviviality with the differences that contemplate the subjectivity, the identity, although in the collective of the classroom. It presupposes rethinking the ethical actions in schools, through the adoption of educational strategies that are consistent with educational plurality. Therefore, this research has as main objective to analyze how teachers of regular education and specialized educational service are enabling the process of inclusion of students with visual impairment (blindness and low vision) in high school in São Luís-Ma. This is a quantitative-qualitative research, based on a case study in a public Ludwig-of-State school. The participants of this research were two groups of teachers: eight regular teachers and two teachers of specialized educational services who worked in high school at the referred school, with whom semi-structured interviews were conducted. The data obtained from the interviews were analyzed based on the technique of content analysis. The results of this analysis revealed that the difficulties and barriers encountered in everyday practice have curtailed the guarantee of the right to full inclusive education for students with visual impairment. However, it is important to highlight the recognition of the eff orts made by the teachers interviewed who demonstrated advances in inclusive education practices.Keywords: School inclusion. Visual impairment. Difficulties. Strategies.High school Inclusión Escolar y Deficiencia Visual: dificultades y estrategias del profesor en la enseñanza mediaRESUMENLa inclusión escolar abarca la convivencia con las diferencias que contemple la subjetividad, la identidad, pese a lo colectivo del aula. Presupone repensar las acciones éticas en las escuelas, por medio de la adopción de estrategias de enseñanza concernientes con la pluralidad educacional. Ante lo dicho, esta investigación tiene como objetivo principal analizar como los profesores de la enseñanza regular y de la atención educacional especializada están posibilitando el proceso de inclusión de alumnos con deficiencia visual (ceguera y baja visión) en la enseñanza media en São Luís – MA. Se trata de una investigación cuanti-cualitativa, a partir de un estudio de caso en una escuela pública de enseñanza ludovicense. Sus participantes fueron dos grupos de profesores: ocho profesores de la enseñanza regular y dos profesores de atención educacional especializada que actúan en la enseñanza media del centro educativo, con quienes se realizaron entrevistas semiestructuradas. Los datos obtenidos a través de las entrevistas se analizaron con base en la técnica de análisis de contenido. Los resultados de ese análisis revelaron que las dificultades y las barreras encontradas en la práctica cotidiana han aminorado la garantía del derecho a una educación inclusiva plena para los alumnos con deficiencia visual. Sin embargo, es importante destacar el reconocimiento de la existencia de esfuerzos logrados por los profesores entrevistados que demostraron avances en las prácticas de educación inclusiva.Palabras clave: Inclusión escolar. Deficiencia visual. Dificultades.Estrategias. Enseñanza media
id UFMA-3_c507e687fba9f77f92c1e2928a693078
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9538
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Inclusão Escolar e Deficiência Visual: dificuldades e estratégias do professor no ensino médioInclusão escolar. Deficiência visual. Dificuldades. Estratégias. Ensino médioA inclusão escolar compreende o convívio com as diferenças que contemple a subjetividade, a identidade, embora no coletivo da sala de aula. Pressupõe repensar as ações éticas nas escolas, por meio da adoção de estratégias de ensino condiz com a pluralidade educacional. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar como os professores do ensino regular e do atendimento educacional especializado estão viabilizando o processo de inclusão de alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) no ensino médio em São Luís-MA. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, a partir de estudo de caso em uma escola pública de ensino ludovicense. Os participantes desta pesquisa foram dois grupos de professores: oito professores do ensino regular e dois professores do atendimento educacional especializado que trabalhavam no ensino médio na referida escola, com os quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos pelas entrevistas foram analisados com base na técnica da análise de conteúdo. Os resultados dessa análise revelaram que as dificuldades e barreiras encontradas na prática cotidiana têm cerceado a garantia do direito a uma educação inclusiva plena para os alunos com deficiência visual. No entanto, importante destacar o reconhecimento da existência de esforços depreendidos pelos professores entrevistados que demonstraram avanços nas práticas de educação inclusiva.Palavras-chave: Inclusão escolar. Deficiência visual. Dificuldades. Estratégias. Ensino médio School Inclusion and Visual Deficiency: difficulties and strategies of the teacher in high schoolABSTRACTSchool inclusion includes the conviviality with the differences that contemplate the subjectivity, the identity, although in the collective of the classroom. It presupposes rethinking the ethical actions in schools, through the adoption of educational strategies that are consistent with educational plurality. Therefore, this research has as main objective to analyze how teachers of regular education and specialized educational service are enabling the process of inclusion of students with visual impairment (blindness and low vision) in high school in São Luís-Ma. This is a quantitative-qualitative research, based on a case study in a public Ludwig-of-State school. The participants of this research were two groups of teachers: eight regular teachers and two teachers of specialized educational services who worked in high school at the referred school, with whom semi-structured interviews were conducted. The data obtained from the interviews were analyzed based on the technique of content analysis. The results of this analysis revealed that the difficulties and barriers encountered in everyday practice have curtailed the guarantee of the right to full inclusive education for students with visual impairment. However, it is important to highlight the recognition of the eff orts made by the teachers interviewed who demonstrated advances in inclusive education practices.Keywords: School inclusion. Visual impairment. Difficulties. Strategies.High school Inclusión Escolar y Deficiencia Visual: dificultades y estrategias del profesor en la enseñanza mediaRESUMENLa inclusión escolar abarca la convivencia con las diferencias que contemple la subjetividad, la identidad, pese a lo colectivo del aula. Presupone repensar las acciones éticas en las escuelas, por medio de la adopción de estrategias de enseñanza concernientes con la pluralidad educacional. Ante lo dicho, esta investigación tiene como objetivo principal analizar como los profesores de la enseñanza regular y de la atención educacional especializada están posibilitando el proceso de inclusión de alumnos con deficiencia visual (ceguera y baja visión) en la enseñanza media en São Luís – MA. Se trata de una investigación cuanti-cualitativa, a partir de un estudio de caso en una escuela pública de enseñanza ludovicense. Sus participantes fueron dos grupos de profesores: ocho profesores de la enseñanza regular y dos profesores de atención educacional especializada que actúan en la enseñanza media del centro educativo, con quienes se realizaron entrevistas semiestructuradas. Los datos obtenidos a través de las entrevistas se analizaron con base en la técnica de análisis de contenido. Los resultados de ese análisis revelaron que las dificultades y las barreras encontradas en la práctica cotidiana han aminorado la garantía del derecho a una educación inclusiva plena para los alumnos con deficiencia visual. Sin embargo, es importante destacar el reconocimiento de la existencia de esfuerzos logrados por los profesores entrevistados que demostraron avances en las prácticas de educación inclusiva.Palabras clave: Inclusión escolar. Deficiencia visual. Dificultades.Estrategias. Enseñanza mediaUniversidade Federal do Maranhão2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/953810.18764/2358-4319.v11n2p264-287Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.264-2872358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9538/5561Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Tamires Coimbra BastosSilva, Silvana Maria Moura daCarvalho, Mariza Borges Wall Barbosa de2019-01-01T00:12:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9538Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-01T00:12:32Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão Escolar e Deficiência Visual: dificuldades e estratégias do professor no ensino médio
title Inclusão Escolar e Deficiência Visual: dificuldades e estratégias do professor no ensino médio
spellingShingle Inclusão Escolar e Deficiência Visual: dificuldades e estratégias do professor no ensino médio
Borges, Tamires Coimbra Bastos
Inclusão escolar. Deficiência visual. Dificuldades. Estratégias. Ensino médio
title_short Inclusão Escolar e Deficiência Visual: dificuldades e estratégias do professor no ensino médio
title_full Inclusão Escolar e Deficiência Visual: dificuldades e estratégias do professor no ensino médio
title_fullStr Inclusão Escolar e Deficiência Visual: dificuldades e estratégias do professor no ensino médio
title_full_unstemmed Inclusão Escolar e Deficiência Visual: dificuldades e estratégias do professor no ensino médio
title_sort Inclusão Escolar e Deficiência Visual: dificuldades e estratégias do professor no ensino médio
author Borges, Tamires Coimbra Bastos
author_facet Borges, Tamires Coimbra Bastos
Silva, Silvana Maria Moura da
Carvalho, Mariza Borges Wall Barbosa de
author_role author
author2 Silva, Silvana Maria Moura da
Carvalho, Mariza Borges Wall Barbosa de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Tamires Coimbra Bastos
Silva, Silvana Maria Moura da
Carvalho, Mariza Borges Wall Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar. Deficiência visual. Dificuldades. Estratégias. Ensino médio
topic Inclusão escolar. Deficiência visual. Dificuldades. Estratégias. Ensino médio
description A inclusão escolar compreende o convívio com as diferenças que contemple a subjetividade, a identidade, embora no coletivo da sala de aula. Pressupõe repensar as ações éticas nas escolas, por meio da adoção de estratégias de ensino condiz com a pluralidade educacional. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar como os professores do ensino regular e do atendimento educacional especializado estão viabilizando o processo de inclusão de alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) no ensino médio em São Luís-MA. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, a partir de estudo de caso em uma escola pública de ensino ludovicense. Os participantes desta pesquisa foram dois grupos de professores: oito professores do ensino regular e dois professores do atendimento educacional especializado que trabalhavam no ensino médio na referida escola, com os quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos pelas entrevistas foram analisados com base na técnica da análise de conteúdo. Os resultados dessa análise revelaram que as dificuldades e barreiras encontradas na prática cotidiana têm cerceado a garantia do direito a uma educação inclusiva plena para os alunos com deficiência visual. No entanto, importante destacar o reconhecimento da existência de esforços depreendidos pelos professores entrevistados que demonstraram avanços nas práticas de educação inclusiva.Palavras-chave: Inclusão escolar. Deficiência visual. Dificuldades. Estratégias. Ensino médio School Inclusion and Visual Deficiency: difficulties and strategies of the teacher in high schoolABSTRACTSchool inclusion includes the conviviality with the differences that contemplate the subjectivity, the identity, although in the collective of the classroom. It presupposes rethinking the ethical actions in schools, through the adoption of educational strategies that are consistent with educational plurality. Therefore, this research has as main objective to analyze how teachers of regular education and specialized educational service are enabling the process of inclusion of students with visual impairment (blindness and low vision) in high school in São Luís-Ma. This is a quantitative-qualitative research, based on a case study in a public Ludwig-of-State school. The participants of this research were two groups of teachers: eight regular teachers and two teachers of specialized educational services who worked in high school at the referred school, with whom semi-structured interviews were conducted. The data obtained from the interviews were analyzed based on the technique of content analysis. The results of this analysis revealed that the difficulties and barriers encountered in everyday practice have curtailed the guarantee of the right to full inclusive education for students with visual impairment. However, it is important to highlight the recognition of the eff orts made by the teachers interviewed who demonstrated advances in inclusive education practices.Keywords: School inclusion. Visual impairment. Difficulties. Strategies.High school Inclusión Escolar y Deficiencia Visual: dificultades y estrategias del profesor en la enseñanza mediaRESUMENLa inclusión escolar abarca la convivencia con las diferencias que contemple la subjetividad, la identidad, pese a lo colectivo del aula. Presupone repensar las acciones éticas en las escuelas, por medio de la adopción de estrategias de enseñanza concernientes con la pluralidad educacional. Ante lo dicho, esta investigación tiene como objetivo principal analizar como los profesores de la enseñanza regular y de la atención educacional especializada están posibilitando el proceso de inclusión de alumnos con deficiencia visual (ceguera y baja visión) en la enseñanza media en São Luís – MA. Se trata de una investigación cuanti-cualitativa, a partir de un estudio de caso en una escuela pública de enseñanza ludovicense. Sus participantes fueron dos grupos de profesores: ocho profesores de la enseñanza regular y dos profesores de atención educacional especializada que actúan en la enseñanza media del centro educativo, con quienes se realizaron entrevistas semiestructuradas. Los datos obtenidos a través de las entrevistas se analizaron con base en la técnica de análisis de contenido. Los resultados de ese análisis revelaron que las dificultades y las barreras encontradas en la práctica cotidiana han aminorado la garantía del derecho a una educación inclusiva plena para los alumnos con deficiencia visual. Sin embargo, es importante destacar el reconocimiento de la existencia de esfuerzos logrados por los profesores entrevistados que demostraron avances en las prácticas de educación inclusiva.Palabras clave: Inclusión escolar. Deficiencia visual. Dificultades.Estrategias. Enseñanza media
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9538
10.18764/2358-4319.v11n2p264-287
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9538
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v11n2p264-287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9538/5561
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.264-287
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320721850368