COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7779 |
Resumo: | Este artigo realiza a proposta dialética e dialógica na perspectiva da coeducação entre as gerações e da educação popular. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, do tipo revisão crítica de literatura, que visa analisar as relações existentes entre esses dois processos na contemporaneidade. Busca-se refletir sobre a potência social transformadora das interações geracionais e evoca-se a necessidade de investimentos para alcançar a convivência intergeracional em prol da coeducação efetiva, sinalizando a importância da mediação como um meio de solução consensual de conflitos apto para (re)estabelecer a comunicação nas relações intra e intergeracionais e multiculturais, em consonância com a proposta pedagógica freiriana. Inferiu-se que a educação popular é uma abordagem com potencial para impulsionar a coeducação intergeracional e romper com a segregação societária de grupos geracionais, ao passo que a mediação de conflitos é uma ferramenta social privilegiada para qualificação do diálogo, favorecendo a integração dos sujeitos de múltiplas gerações e culturas em prol da aprendizagem ao longo da vida. |
id |
UNOCHAPO-1_dd810e39a6d571d9d0b9f46360c533fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7779 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógicaRelação entre geraçõesCoeducaçãoEducação popularMediação dialéticaEnvelhecimentoEste artigo realiza a proposta dialética e dialógica na perspectiva da coeducação entre as gerações e da educação popular. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, do tipo revisão crítica de literatura, que visa analisar as relações existentes entre esses dois processos na contemporaneidade. Busca-se refletir sobre a potência social transformadora das interações geracionais e evoca-se a necessidade de investimentos para alcançar a convivência intergeracional em prol da coeducação efetiva, sinalizando a importância da mediação como um meio de solução consensual de conflitos apto para (re)estabelecer a comunicação nas relações intra e intergeracionais e multiculturais, em consonância com a proposta pedagógica freiriana. Inferiu-se que a educação popular é uma abordagem com potencial para impulsionar a coeducação intergeracional e romper com a segregação societária de grupos geracionais, ao passo que a mediação de conflitos é uma ferramenta social privilegiada para qualificação do diálogo, favorecendo a integração dos sujeitos de múltiplas gerações e culturas em prol da aprendizagem ao longo da vida.Unochapecó2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/777910.22196/rp.v25i1.7779Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7779/4059Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira Bezerra Rodrigues Matos, Germanne PatriciaRocha Ferreira de Oliveira, CamilaNogueira Bezerra Rodrigues Matos, RodrigoAccioly Rodrigues da Costa Domingues, Marisa2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7779Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica |
title |
COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica |
spellingShingle |
COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Germanne Patricia Relação entre gerações Coeducação Educação popular Mediação dialética Envelhecimento |
title_short |
COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica |
title_full |
COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica |
title_fullStr |
COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica |
title_full_unstemmed |
COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica |
title_sort |
COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica |
author |
Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Germanne Patricia |
author_facet |
Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Germanne Patricia Rocha Ferreira de Oliveira, Camila Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Rodrigo Accioly Rodrigues da Costa Domingues, Marisa |
author_role |
author |
author2 |
Rocha Ferreira de Oliveira, Camila Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Rodrigo Accioly Rodrigues da Costa Domingues, Marisa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Germanne Patricia Rocha Ferreira de Oliveira, Camila Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Rodrigo Accioly Rodrigues da Costa Domingues, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação entre gerações Coeducação Educação popular Mediação dialética Envelhecimento |
topic |
Relação entre gerações Coeducação Educação popular Mediação dialética Envelhecimento |
description |
Este artigo realiza a proposta dialética e dialógica na perspectiva da coeducação entre as gerações e da educação popular. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, do tipo revisão crítica de literatura, que visa analisar as relações existentes entre esses dois processos na contemporaneidade. Busca-se refletir sobre a potência social transformadora das interações geracionais e evoca-se a necessidade de investimentos para alcançar a convivência intergeracional em prol da coeducação efetiva, sinalizando a importância da mediação como um meio de solução consensual de conflitos apto para (re)estabelecer a comunicação nas relações intra e intergeracionais e multiculturais, em consonância com a proposta pedagógica freiriana. Inferiu-se que a educação popular é uma abordagem com potencial para impulsionar a coeducação intergeracional e romper com a segregação societária de grupos geracionais, ao passo que a mediação de conflitos é uma ferramenta social privilegiada para qualificação do diálogo, favorecendo a integração dos sujeitos de múltiplas gerações e culturas em prol da aprendizagem ao longo da vida. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7779 10.22196/rp.v25i1.7779 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7779 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v25i1.7779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7779/4059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25 Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991627116544 |