Ensino Integrado: perspectivas e provocações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
DOI: | 10.18764/2358-4319.v13n2p133-151 |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14941 |
Resumo: | O presente ensaio problematiza o ensino integrado no Brasil. Assim, a partir de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa bibliográfica, empírica e reflexiva busca explorar o ensino integrado a partir de dois vieses: a) trata dos limites, das controvérsias e das possibilidades do ensino integrado; b) aborda os motivos que justificam a implementação do ensino integral na Educação Profissional e Tecnológica. Como considerações finais, salientamos que a maior parte do ensino no Brasil ainda dificulta a integração entre as unidades curriculares. Mas, destacamos possibilidades de experiências exitosas no que concerne a um ensino e um currículo integrado, no qual se articulam práticas educativas que atrelem a formação humana e técnica e de um currículo que afine o mundo do trabalho ao contexto em que os sujeitos estão inscritos.Palavras-chave: Ensino integrado. Currículo integrado. Educação Profissional e Tecnológica.Integrated Teaching: perspectives and provocationsABSTRACTThis essay questions the integrated teaching in Brazil. Thus, from a qualitative approach, this bibliographical, empirical and reflexive research seeks to explore integrated teaching from two biases: a) deals with the limits, controversies and possibilities of integrated education; b) addresses the reasons that justify the implementation of integral education. As final considerations, we emphasize that most of the education in Brazil still hinders the integration between the curricular units. However, we highlight possibilities for successful experiences in teaching and an integrated curriculum, in which educational practices that link human and technical education and a curriculum that refines the world of work to the context in which subjects are enrolled are articulated.Keywords: Integrated teaching. Integrated curriculum. Professional and Technological Education.Enseñanza Integrada: perspectivas y provocacionesRESUMENEl presente ensayo problematiza la enseñanza integrada en Brasil. Así, a partir de un abordaje cualitativo, esta investigación bibliográfica, empírica y reflexiva busca explorar la enseñanza integrada a partir de dos vieses: a) trata de los límites, de las controversias y de las posibilidades de la enseñanza integrada en Brasil; b) aborda los motivos que justifican la implementación de la enseñanza integral en la Educación Profesional y Tecnológica. Como consideraciones finales, subrayamos que la mayor parte de la enseñanza en Brasil todavía dificulta la integración entre las unidades curriculares. Pero, destacamos posibilidades de experiencias exitosas en lo que concierne a una enseñanza y un currículo integrado, en el que se articulan prácticas educativas que atrele la formación humana y técnica y de un currículo que afine el mundo del trabajo al contexto en que los sujetos están inscritos.Palabras clave: Enseñanza integrada. Currículo integrado. Educación Profesional y Tecnológica. |
id |
UFMA-3_cd83dbc32cf592834dae466d7924e354 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14941 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
spelling |
Ensino Integrado: perspectivas e provocaçõesEnsino integradoCurrículo integradoEducação Profissional e TecnológicaO presente ensaio problematiza o ensino integrado no Brasil. Assim, a partir de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa bibliográfica, empírica e reflexiva busca explorar o ensino integrado a partir de dois vieses: a) trata dos limites, das controvérsias e das possibilidades do ensino integrado; b) aborda os motivos que justificam a implementação do ensino integral na Educação Profissional e Tecnológica. Como considerações finais, salientamos que a maior parte do ensino no Brasil ainda dificulta a integração entre as unidades curriculares. Mas, destacamos possibilidades de experiências exitosas no que concerne a um ensino e um currículo integrado, no qual se articulam práticas educativas que atrelem a formação humana e técnica e de um currículo que afine o mundo do trabalho ao contexto em que os sujeitos estão inscritos.Palavras-chave: Ensino integrado. Currículo integrado. Educação Profissional e Tecnológica.Integrated Teaching: perspectives and provocationsABSTRACTThis essay questions the integrated teaching in Brazil. Thus, from a qualitative approach, this bibliographical, empirical and reflexive research seeks to explore integrated teaching from two biases: a) deals with the limits, controversies and possibilities of integrated education; b) addresses the reasons that justify the implementation of integral education. As final considerations, we emphasize that most of the education in Brazil still hinders the integration between the curricular units. However, we highlight possibilities for successful experiences in teaching and an integrated curriculum, in which educational practices that link human and technical education and a curriculum that refines the world of work to the context in which subjects are enrolled are articulated.Keywords: Integrated teaching. Integrated curriculum. Professional and Technological Education.Enseñanza Integrada: perspectivas y provocacionesRESUMENEl presente ensayo problematiza la enseñanza integrada en Brasil. Así, a partir de un abordaje cualitativo, esta investigación bibliográfica, empírica y reflexiva busca explorar la enseñanza integrada a partir de dos vieses: a) trata de los límites, de las controversias y de las posibilidades de la enseñanza integrada en Brasil; b) aborda los motivos que justifican la implementación de la enseñanza integral en la Educación Profesional y Tecnológica. Como consideraciones finales, subrayamos que la mayor parte de la enseñanza en Brasil todavía dificulta la integración entre las unidades curriculares. Pero, destacamos posibilidades de experiencias exitosas en lo que concierne a una enseñanza y un currículo integrado, en el que se articulan prácticas educativas que atrele la formación humana y técnica y de un currículo que afine el mundo del trabajo al contexto en que los sujetos están inscritos.Palabras clave: Enseñanza integrada. Currículo integrado. Educación Profesional y Tecnológica.Universidade Federal do Maranhão2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1494110.18764/2358-4319.v13n2p133-151Revista Educação e Emancipação; v.13, n.2, maio/ago.2020; p.133-1512358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14941/7950Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastaman, Ana SaraRodrigues, Ricardo Antonio2020-09-17T00:31:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14941Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-09-17T00:31:23Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Integrado: perspectivas e provocações |
title |
Ensino Integrado: perspectivas e provocações |
spellingShingle |
Ensino Integrado: perspectivas e provocações Ensino Integrado: perspectivas e provocações Castaman, Ana Sara Ensino integrado Currículo integrado Educação Profissional e Tecnológica Castaman, Ana Sara Ensino integrado Currículo integrado Educação Profissional e Tecnológica |
title_short |
Ensino Integrado: perspectivas e provocações |
title_full |
Ensino Integrado: perspectivas e provocações |
title_fullStr |
Ensino Integrado: perspectivas e provocações Ensino Integrado: perspectivas e provocações |
title_full_unstemmed |
Ensino Integrado: perspectivas e provocações Ensino Integrado: perspectivas e provocações |
title_sort |
Ensino Integrado: perspectivas e provocações |
author |
Castaman, Ana Sara |
author_facet |
Castaman, Ana Sara Castaman, Ana Sara Rodrigues, Ricardo Antonio Rodrigues, Ricardo Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Ricardo Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castaman, Ana Sara Rodrigues, Ricardo Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino integrado Currículo integrado Educação Profissional e Tecnológica |
topic |
Ensino integrado Currículo integrado Educação Profissional e Tecnológica |
description |
O presente ensaio problematiza o ensino integrado no Brasil. Assim, a partir de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa bibliográfica, empírica e reflexiva busca explorar o ensino integrado a partir de dois vieses: a) trata dos limites, das controvérsias e das possibilidades do ensino integrado; b) aborda os motivos que justificam a implementação do ensino integral na Educação Profissional e Tecnológica. Como considerações finais, salientamos que a maior parte do ensino no Brasil ainda dificulta a integração entre as unidades curriculares. Mas, destacamos possibilidades de experiências exitosas no que concerne a um ensino e um currículo integrado, no qual se articulam práticas educativas que atrelem a formação humana e técnica e de um currículo que afine o mundo do trabalho ao contexto em que os sujeitos estão inscritos.Palavras-chave: Ensino integrado. Currículo integrado. Educação Profissional e Tecnológica.Integrated Teaching: perspectives and provocationsABSTRACTThis essay questions the integrated teaching in Brazil. Thus, from a qualitative approach, this bibliographical, empirical and reflexive research seeks to explore integrated teaching from two biases: a) deals with the limits, controversies and possibilities of integrated education; b) addresses the reasons that justify the implementation of integral education. As final considerations, we emphasize that most of the education in Brazil still hinders the integration between the curricular units. However, we highlight possibilities for successful experiences in teaching and an integrated curriculum, in which educational practices that link human and technical education and a curriculum that refines the world of work to the context in which subjects are enrolled are articulated.Keywords: Integrated teaching. Integrated curriculum. Professional and Technological Education.Enseñanza Integrada: perspectivas y provocacionesRESUMENEl presente ensayo problematiza la enseñanza integrada en Brasil. Así, a partir de un abordaje cualitativo, esta investigación bibliográfica, empírica y reflexiva busca explorar la enseñanza integrada a partir de dos vieses: a) trata de los límites, de las controversias y de las posibilidades de la enseñanza integrada en Brasil; b) aborda los motivos que justifican la implementación de la enseñanza integral en la Educación Profesional y Tecnológica. Como consideraciones finales, subrayamos que la mayor parte de la enseñanza en Brasil todavía dificulta la integración entre las unidades curriculares. Pero, destacamos posibilidades de experiencias exitosas en lo que concierne a una enseñanza y un currículo integrado, en el que se articulan prácticas educativas que atrele la formación humana y técnica y de un currículo que afine el mundo del trabajo al contexto en que los sujetos están inscritos.Palabras clave: Enseñanza integrada. Currículo integrado. Educación Profesional y Tecnológica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14941 10.18764/2358-4319.v13n2p133-151 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14941 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v13n2p133-151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14941/7950 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.13, n.2, maio/ago.2020; p.133-151 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1822183033196773376 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18764/2358-4319.v13n2p133-151 |