Uma proposta de formação humana como campo de disputa pelo estado ampliado dentro do sistema capitalista: apontamentos gramscianos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zen, Eliesér Toretta
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mello, Douglas Christian Ferrari de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9733
Resumo: Objetivamos analisar, a partir de estudos bibliográficos, as relações sociais capitalistas, Estado ampliado e formação humana a partir do pensamento de Antonio Gramsci. Fizemos um estudo bibliográfico a partir do referencial teórico de Gramsci e de seus principais intérpretes. O estudo revelou, que para Gramsci, o Estado não é visto como algo monolítico, sem contradições internas. As frações do bloco no poder estão presentes no Estado, nos seus aparelhos e órgãos e na definição de políticas. As contradições que os acompanham também se apresentam no Estado. Assim, o Estado é um campo de disputas entre as classes fundamentais pela conquista da hegemonia. A escola unitária, promovendo a formação humana onilateral é fundamental para as classes subalternas na construção da nova hegemonia e, por sua vez, de um projeto alternativo de sociedade e de educação. Na escola unitária se realizará a união entre trabalho intelectual e manual, teoria e prática, formação profissional e formação geral, o especialista e o político, preparando as classes subalternas para as funções de direção, de governante, de especialista e de direção política, colocando-as em condições de dispor do Estado a serviço do bem comum.Palavras-chave: Gramsci. Estado ampliado. Formação humana. A proposal of human formation as a field of dispute for the enlarged state within the capitalist system: gramscian notes.ABSTRACTWe aim to analyze, from bibliographical studies, the capitalist social relations, expanded State and human formation based on the thought of Antonio Gramsci. We outlined a bibliographical study based on Gramsci’s theoretical background and his main interprets. The study disclosed that, for Gramsci, the State is not seen as something monolithic, without any internal contradictions, the fractions of the block in power are present in the State, in its apparatuses, organs and in the definition of policies. The contradictions that follow them also appear in the State. Thus, the State is a fi eld of disputes between the fundamental classes for the conquest of hegemony. The unitary school, promoting the unilateral human formation, is fundamental for the subaltern classes in the construction of the new hegemony and, on the other hand, an alternative project of society and education. In the unitary school will happen the union between intellectual and manual labor, theory and practice, professional and general formation, the specialist and the political, preparing the subaltern classes for the functions of management, of governor, of specialist and of political direction, placing them in conditions of disposing the State and in order to common good.Keywords: Gramsci. Expanded state. Human formation. Una propuesta de formación humana como campo de disputa por el estado ampliado dentro del sistema capitalista: apuntes gramscianos. RESUMENObjetivamos analizar, a partir de estudios bibliográficos, las relaciones sociales capitalistas, Estado ampliado y formación humana a partir del pensamiento de Antonio Gramsci. Hemos hecho un estudio bibliográfico a partir del referencial teórico de Gramsci y de sus principales intérpretes. El estudio reveló, que para Gramsci, el Estado no es visto como algo monolítico, sin contradicciones internas. Las fracciones del bloque en el poder están presentes en el Estado, en sus aparatos y órganos y en la definición de políticas. Las contradicciones que los acompañan también se presentan en el Estado. Así, el Estado es un campo de disputas entre las clases fundamentales por la conquista de la hegemonía. La escuela unitaria, promoviendo la formación humana omnilateral es fundamental para las clases subalternas en la construcción de la nueva hegemonía y, a su vez, de un proyecto alternativo de sociedad y de educación. En la escuela unitaria se realizará la unión entre trabajo intelectual y manual, teoría y práctica, formación profesional y formación general, el especialista y el político, preparando las clases subalternas para las funciones de dirección, de gobernante, de especialista y de dirección política, colocando-las en condiciones de disponer del Estado al servicio del bien común.Palabras clave: Gramsci. Estado ampliado. Formación humana.
id UFMA-3_d11adfcffe5ce6f1d104e0de075b75c9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9733
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Uma proposta de formação humana como campo de disputa pelo estado ampliado dentro do sistema capitalista: apontamentos gramscianos.Gramsci. Estado ampliado. Formação humana.Objetivamos analisar, a partir de estudos bibliográficos, as relações sociais capitalistas, Estado ampliado e formação humana a partir do pensamento de Antonio Gramsci. Fizemos um estudo bibliográfico a partir do referencial teórico de Gramsci e de seus principais intérpretes. O estudo revelou, que para Gramsci, o Estado não é visto como algo monolítico, sem contradições internas. As frações do bloco no poder estão presentes no Estado, nos seus aparelhos e órgãos e na definição de políticas. As contradições que os acompanham também se apresentam no Estado. Assim, o Estado é um campo de disputas entre as classes fundamentais pela conquista da hegemonia. A escola unitária, promovendo a formação humana onilateral é fundamental para as classes subalternas na construção da nova hegemonia e, por sua vez, de um projeto alternativo de sociedade e de educação. Na escola unitária se realizará a união entre trabalho intelectual e manual, teoria e prática, formação profissional e formação geral, o especialista e o político, preparando as classes subalternas para as funções de direção, de governante, de especialista e de direção política, colocando-as em condições de dispor do Estado a serviço do bem comum.Palavras-chave: Gramsci. Estado ampliado. Formação humana. A proposal of human formation as a field of dispute for the enlarged state within the capitalist system: gramscian notes.ABSTRACTWe aim to analyze, from bibliographical studies, the capitalist social relations, expanded State and human formation based on the thought of Antonio Gramsci. We outlined a bibliographical study based on Gramsci’s theoretical background and his main interprets. The study disclosed that, for Gramsci, the State is not seen as something monolithic, without any internal contradictions, the fractions of the block in power are present in the State, in its apparatuses, organs and in the definition of policies. The contradictions that follow them also appear in the State. Thus, the State is a fi eld of disputes between the fundamental classes for the conquest of hegemony. The unitary school, promoting the unilateral human formation, is fundamental for the subaltern classes in the construction of the new hegemony and, on the other hand, an alternative project of society and education. In the unitary school will happen the union between intellectual and manual labor, theory and practice, professional and general formation, the specialist and the political, preparing the subaltern classes for the functions of management, of governor, of specialist and of political direction, placing them in conditions of disposing the State and in order to common good.Keywords: Gramsci. Expanded state. Human formation. Una propuesta de formación humana como campo de disputa por el estado ampliado dentro del sistema capitalista: apuntes gramscianos. RESUMENObjetivamos analizar, a partir de estudios bibliográficos, las relaciones sociales capitalistas, Estado ampliado y formación humana a partir del pensamiento de Antonio Gramsci. Hemos hecho un estudio bibliográfico a partir del referencial teórico de Gramsci y de sus principales intérpretes. El estudio reveló, que para Gramsci, el Estado no es visto como algo monolítico, sin contradicciones internas. Las fracciones del bloque en el poder están presentes en el Estado, en sus aparatos y órganos y en la definición de políticas. Las contradicciones que los acompañan también se presentan en el Estado. Así, el Estado es un campo de disputas entre las clases fundamentales por la conquista de la hegemonía. La escuela unitaria, promoviendo la formación humana omnilateral es fundamental para las clases subalternas en la construcción de la nueva hegemonía y, a su vez, de un proyecto alternativo de sociedad y de educación. En la escuela unitaria se realizará la unión entre trabajo intelectual y manual, teoría y práctica, formación profesional y formación general, el especialista y el político, preparando las clases subalternas para las funciones de dirección, de gobernante, de especialista y de dirección política, colocando-las en condiciones de disponer del Estado al servicio del bien común.Palabras clave: Gramsci. Estado ampliado. Formación humana.Universidade Federal do Maranhão2018-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/973310.18764/2358-4319.v11n3p200-220Revista Educação e Emancipação; v.11, n.3, Dossiê Temático, set./dez. 2018; p.200-2202358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9733/5657Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZen, Eliesér TorettaMello, Douglas Christian Ferrari de2018-11-05T04:27:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9733Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-11-05T04:27:18Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de formação humana como campo de disputa pelo estado ampliado dentro do sistema capitalista: apontamentos gramscianos.
title Uma proposta de formação humana como campo de disputa pelo estado ampliado dentro do sistema capitalista: apontamentos gramscianos.
spellingShingle Uma proposta de formação humana como campo de disputa pelo estado ampliado dentro do sistema capitalista: apontamentos gramscianos.
Zen, Eliesér Toretta
Gramsci. Estado ampliado. Formação humana.
title_short Uma proposta de formação humana como campo de disputa pelo estado ampliado dentro do sistema capitalista: apontamentos gramscianos.
title_full Uma proposta de formação humana como campo de disputa pelo estado ampliado dentro do sistema capitalista: apontamentos gramscianos.
title_fullStr Uma proposta de formação humana como campo de disputa pelo estado ampliado dentro do sistema capitalista: apontamentos gramscianos.
title_full_unstemmed Uma proposta de formação humana como campo de disputa pelo estado ampliado dentro do sistema capitalista: apontamentos gramscianos.
title_sort Uma proposta de formação humana como campo de disputa pelo estado ampliado dentro do sistema capitalista: apontamentos gramscianos.
author Zen, Eliesér Toretta
author_facet Zen, Eliesér Toretta
Mello, Douglas Christian Ferrari de
author_role author
author2 Mello, Douglas Christian Ferrari de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zen, Eliesér Toretta
Mello, Douglas Christian Ferrari de
dc.subject.por.fl_str_mv Gramsci. Estado ampliado. Formação humana.
topic Gramsci. Estado ampliado. Formação humana.
description Objetivamos analisar, a partir de estudos bibliográficos, as relações sociais capitalistas, Estado ampliado e formação humana a partir do pensamento de Antonio Gramsci. Fizemos um estudo bibliográfico a partir do referencial teórico de Gramsci e de seus principais intérpretes. O estudo revelou, que para Gramsci, o Estado não é visto como algo monolítico, sem contradições internas. As frações do bloco no poder estão presentes no Estado, nos seus aparelhos e órgãos e na definição de políticas. As contradições que os acompanham também se apresentam no Estado. Assim, o Estado é um campo de disputas entre as classes fundamentais pela conquista da hegemonia. A escola unitária, promovendo a formação humana onilateral é fundamental para as classes subalternas na construção da nova hegemonia e, por sua vez, de um projeto alternativo de sociedade e de educação. Na escola unitária se realizará a união entre trabalho intelectual e manual, teoria e prática, formação profissional e formação geral, o especialista e o político, preparando as classes subalternas para as funções de direção, de governante, de especialista e de direção política, colocando-as em condições de dispor do Estado a serviço do bem comum.Palavras-chave: Gramsci. Estado ampliado. Formação humana. A proposal of human formation as a field of dispute for the enlarged state within the capitalist system: gramscian notes.ABSTRACTWe aim to analyze, from bibliographical studies, the capitalist social relations, expanded State and human formation based on the thought of Antonio Gramsci. We outlined a bibliographical study based on Gramsci’s theoretical background and his main interprets. The study disclosed that, for Gramsci, the State is not seen as something monolithic, without any internal contradictions, the fractions of the block in power are present in the State, in its apparatuses, organs and in the definition of policies. The contradictions that follow them also appear in the State. Thus, the State is a fi eld of disputes between the fundamental classes for the conquest of hegemony. The unitary school, promoting the unilateral human formation, is fundamental for the subaltern classes in the construction of the new hegemony and, on the other hand, an alternative project of society and education. In the unitary school will happen the union between intellectual and manual labor, theory and practice, professional and general formation, the specialist and the political, preparing the subaltern classes for the functions of management, of governor, of specialist and of political direction, placing them in conditions of disposing the State and in order to common good.Keywords: Gramsci. Expanded state. Human formation. Una propuesta de formación humana como campo de disputa por el estado ampliado dentro del sistema capitalista: apuntes gramscianos. RESUMENObjetivamos analizar, a partir de estudios bibliográficos, las relaciones sociales capitalistas, Estado ampliado y formación humana a partir del pensamiento de Antonio Gramsci. Hemos hecho un estudio bibliográfico a partir del referencial teórico de Gramsci y de sus principales intérpretes. El estudio reveló, que para Gramsci, el Estado no es visto como algo monolítico, sin contradicciones internas. Las fracciones del bloque en el poder están presentes en el Estado, en sus aparatos y órganos y en la definición de políticas. Las contradicciones que los acompañan también se presentan en el Estado. Así, el Estado es un campo de disputas entre las clases fundamentales por la conquista de la hegemonía. La escuela unitaria, promoviendo la formación humana omnilateral es fundamental para las clases subalternas en la construcción de la nueva hegemonía y, a su vez, de un proyecto alternativo de sociedad y de educación. En la escuela unitaria se realizará la unión entre trabajo intelectual y manual, teoría y práctica, formación profesional y formación general, el especialista y el político, preparando las clases subalternas para las funciones de dirección, de gobernante, de especialista y de dirección política, colocando-las en condiciones de disponer del Estado al servicio del bien común.Palabras clave: Gramsci. Estado ampliado. Formación humana.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9733
10.18764/2358-4319.v11n3p200-220
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9733
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v11n3p200-220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9733/5657
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.11, n.3, Dossiê Temático, set./dez. 2018; p.200-220
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320754356224