GRAMSCI, ESCOLA UNITÁRIA E A FORMAÇÃO HUMANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zen, Eliesér Toretta
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Melo, Douglas Christian Ferrari de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4628
Resumo: O artigo tem como escopo refletir, do ponto de vista teórico, sobre a formação humana a partir da vida e obra do pensador italiano, Antonio Gramsci (1891-1937). Nesse sentido, objetiva abordar algumas categorias filosóficas de sua práxis político-pedagógica, entre elas, escola unitária, hegemonia e onilateralidade, como expressões de uma concepção teórica e política de um projeto socialista de sociedade e de ser humano. Nessa perspectiva, a escola unitária, ao integrar de forma dialética trabalho manual e intelectual, a dimensão técnica e política, autonomia intelectual e moral, conforma-se em princípio educativo do processo de formação humana. E, por fim, inaugura um autêntico humanismo em que o ser humano é compreendido como o conjunto das relações sociais, um ser concreto e histórico, um devir humano-social.Palavras-chave: Gramsci. Escola unitária. Formação humana. GRAMSCI, UNITARY SCHOOL AND HUMAN DEVELOPMENT Abstract: The scope of this article is to reflect from the theoretical point of view about the human formation on the basis of Antonio Gramsci's life and work (1891-1937). In this way, this text  aims to address some philosophical categories of this Italian thinker's  political and pedagogical praxis, such as Unitarian school,  hegemony and  omnilaterality. These expressions are instruments to build a political and theoretical conception of a socialist project of society and human being. On this perspective, the unitarian school, by integrating in a dialectic way the manual and intelectual job, the technical and political dimensions, the moral and intelectual autonomy, conforms it, in an educational principle of human's formation process. And finally, he inaugurates a authentic humanism in which human being is understood as a group of social relations, a be concrete and historical, a becoming social and human.Keywords: Gramsci. Unitarian school. Human Formation. GRAMSCI, ESCUELA UNITÁRIA Y FORMACIÓN HUMANAResumen: El artículo tiene como alcance reflejar desde el punto de vista teórico de la formación humana de la vida y el trabajo del pensador italiano Antonio Gramsci (1891-1937). En este sentido, tiene como objetivo hacer frente a algunas categorías filosóficas de su praxis político-pedagógica, entre ellos, la escuela unitaria, hegemonía y onilateralidade, como expresión de una concepción teórica y política de un proyecto socialista de la sociedad y del ser humano. Desde esta perspectiva, la escuela unitaria, mediante la integración del trabajo manual e intelectual dialécticamente, la dimensión técnica y política, autonomía intelectual y moral, se ajusta en principio educativo del proceso de desarrollo humano. Por último, inaugura un auténtico humanismo en el que el ser humano se entiende como un conjunto de relaciones sociales, un ser concreto y de la historia, convirtiéndose en un ser humano-social.Palabras clave: Gramsci. Escuela de unidad. Formación humana.   
id UFMA-5_8142ab7a6a295ba5a2ffb72a31bb9816
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4628
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling GRAMSCI, ESCOLA UNITÁRIA E A FORMAÇÃO HUMANAGramsci. Escola unitária. Formação humana.O artigo tem como escopo refletir, do ponto de vista teórico, sobre a formação humana a partir da vida e obra do pensador italiano, Antonio Gramsci (1891-1937). Nesse sentido, objetiva abordar algumas categorias filosóficas de sua práxis político-pedagógica, entre elas, escola unitária, hegemonia e onilateralidade, como expressões de uma concepção teórica e política de um projeto socialista de sociedade e de ser humano. Nessa perspectiva, a escola unitária, ao integrar de forma dialética trabalho manual e intelectual, a dimensão técnica e política, autonomia intelectual e moral, conforma-se em princípio educativo do processo de formação humana. E, por fim, inaugura um autêntico humanismo em que o ser humano é compreendido como o conjunto das relações sociais, um ser concreto e histórico, um devir humano-social.Palavras-chave: Gramsci. Escola unitária. Formação humana. GRAMSCI, UNITARY SCHOOL AND HUMAN DEVELOPMENT Abstract: The scope of this article is to reflect from the theoretical point of view about the human formation on the basis of Antonio Gramsci's life and work (1891-1937). In this way, this text  aims to address some philosophical categories of this Italian thinker's  political and pedagogical praxis, such as Unitarian school,  hegemony and  omnilaterality. These expressions are instruments to build a political and theoretical conception of a socialist project of society and human being. On this perspective, the unitarian school, by integrating in a dialectic way the manual and intelectual job, the technical and political dimensions, the moral and intelectual autonomy, conforms it, in an educational principle of human's formation process. And finally, he inaugurates a authentic humanism in which human being is understood as a group of social relations, a be concrete and historical, a becoming social and human.Keywords: Gramsci. Unitarian school. Human Formation. GRAMSCI, ESCUELA UNITÁRIA Y FORMACIÓN HUMANAResumen: El artículo tiene como alcance reflejar desde el punto de vista teórico de la formación humana de la vida y el trabajo del pensador italiano Antonio Gramsci (1891-1937). En este sentido, tiene como objetivo hacer frente a algunas categorías filosóficas de su praxis político-pedagógica, entre ellos, la escuela unitaria, hegemonía y onilateralidade, como expresión de una concepción teórica y política de un proyecto socialista de la sociedad y del ser humano. Desde esta perspectiva, la escuela unitaria, mediante la integración del trabajo manual e intelectual dialécticamente, la dimensión técnica y política, autonomía intelectual y moral, se ajusta en principio educativo del proceso de desarrollo humano. Por último, inaugura un auténtico humanismo en el que el ser humano se entiende como un conjunto de relaciones sociales, un ser concreto y de la historia, convirtiéndose en un ser humano-social.Palabras clave: Gramsci. Escuela de unidad. Formación humana.   Universidade Federal do Maranhão2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/462810.18764/2178-2229.v23n1p42-54Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 1, jan./ abr. 2016; 42 - 542178-22290102-417510.18764/2178-2229.v23n1reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4628/2506Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessZen, Eliesér TorettaMelo, Douglas Christian Ferrari de2017-01-23T13:55:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4628Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:47.497518Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv GRAMSCI, ESCOLA UNITÁRIA E A FORMAÇÃO HUMANA
title GRAMSCI, ESCOLA UNITÁRIA E A FORMAÇÃO HUMANA
spellingShingle GRAMSCI, ESCOLA UNITÁRIA E A FORMAÇÃO HUMANA
Zen, Eliesér Toretta
Gramsci. Escola unitária. Formação humana.
title_short GRAMSCI, ESCOLA UNITÁRIA E A FORMAÇÃO HUMANA
title_full GRAMSCI, ESCOLA UNITÁRIA E A FORMAÇÃO HUMANA
title_fullStr GRAMSCI, ESCOLA UNITÁRIA E A FORMAÇÃO HUMANA
title_full_unstemmed GRAMSCI, ESCOLA UNITÁRIA E A FORMAÇÃO HUMANA
title_sort GRAMSCI, ESCOLA UNITÁRIA E A FORMAÇÃO HUMANA
author Zen, Eliesér Toretta
author_facet Zen, Eliesér Toretta
Melo, Douglas Christian Ferrari de
author_role author
author2 Melo, Douglas Christian Ferrari de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zen, Eliesér Toretta
Melo, Douglas Christian Ferrari de
dc.subject.por.fl_str_mv Gramsci. Escola unitária. Formação humana.
topic Gramsci. Escola unitária. Formação humana.
description O artigo tem como escopo refletir, do ponto de vista teórico, sobre a formação humana a partir da vida e obra do pensador italiano, Antonio Gramsci (1891-1937). Nesse sentido, objetiva abordar algumas categorias filosóficas de sua práxis político-pedagógica, entre elas, escola unitária, hegemonia e onilateralidade, como expressões de uma concepção teórica e política de um projeto socialista de sociedade e de ser humano. Nessa perspectiva, a escola unitária, ao integrar de forma dialética trabalho manual e intelectual, a dimensão técnica e política, autonomia intelectual e moral, conforma-se em princípio educativo do processo de formação humana. E, por fim, inaugura um autêntico humanismo em que o ser humano é compreendido como o conjunto das relações sociais, um ser concreto e histórico, um devir humano-social.Palavras-chave: Gramsci. Escola unitária. Formação humana. GRAMSCI, UNITARY SCHOOL AND HUMAN DEVELOPMENT Abstract: The scope of this article is to reflect from the theoretical point of view about the human formation on the basis of Antonio Gramsci's life and work (1891-1937). In this way, this text  aims to address some philosophical categories of this Italian thinker's  political and pedagogical praxis, such as Unitarian school,  hegemony and  omnilaterality. These expressions are instruments to build a political and theoretical conception of a socialist project of society and human being. On this perspective, the unitarian school, by integrating in a dialectic way the manual and intelectual job, the technical and political dimensions, the moral and intelectual autonomy, conforms it, in an educational principle of human's formation process. And finally, he inaugurates a authentic humanism in which human being is understood as a group of social relations, a be concrete and historical, a becoming social and human.Keywords: Gramsci. Unitarian school. Human Formation. GRAMSCI, ESCUELA UNITÁRIA Y FORMACIÓN HUMANAResumen: El artículo tiene como alcance reflejar desde el punto de vista teórico de la formación humana de la vida y el trabajo del pensador italiano Antonio Gramsci (1891-1937). En este sentido, tiene como objetivo hacer frente a algunas categorías filosóficas de su praxis político-pedagógica, entre ellos, la escuela unitaria, hegemonía y onilateralidade, como expresión de una concepción teórica y política de un proyecto socialista de la sociedad y del ser humano. Desde esta perspectiva, la escuela unitaria, mediante la integración del trabajo manual e intelectual dialécticamente, la dimensión técnica y política, autonomía intelectual y moral, se ajusta en principio educativo del proceso de desarrollo humano. Por último, inaugura un auténtico humanismo en el que el ser humano se entiende como un conjunto de relaciones sociales, un ser concreto y de la historia, convirtiéndose en un ser humano-social.Palabras clave: Gramsci. Escuela de unidad. Formación humana.   
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4628
10.18764/2178-2229.v23n1p42-54
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4628
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v23n1p42-54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4628/2506
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 1, jan./ abr. 2016; 42 - 54
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v23n1
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878454628352