As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Andréa Bezerra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: França, Franciele Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15668
Resumo: Neste artigo, temos por proposição acercar-nos de elementos constitutivos da escola que podem revelar resquícios do cotidiano escolar: os sujeitos que a compõem, as materialidades que a distinguem e as práticas que nela se formalizam, com o intuito principal de voltar o olhar para a materialidade escolar na relação com o fazer docente. Assim, pretendemos perspectivar a constituição da materialidade escolar na e a partir da constituição da profissão docente. Para tanto recorreremos à composição de uma análise a partir de fontes que apresentam perspectivas da relação de docentes com o mobiliário escolar, em meados do século XIX e início do século XX, compreendendo este recorte temporal como significativo na expansão dos discursos e produção, tanto do mobiliário escolar como da profissionalização docente. Buscamos também analisar estas relações abarcando discursos docentes no Brasil e Argentina, compreendendo a relevância da transnacionalização dos saberes e fazeres que compõe a cultura escolar e cultura material escolar no projeto moderno de expansão da escola de massa.Palavras-chave: Materialidade escolar. Saberes docentes. História da Educação Brasil-Argentina.The words of teachers and things of school: school materiality, furniture and teachers practices in the nineteenth and twentieth centuriesABSTRACTIn this article, we propose to approach constituent elements of the school that can reveal traces of its routine: the subjects that compose it, the materialities that distinguish it and the practices that are formalized in it, with the main intention of looking back at school materiality in relation to teaching. Thus, we intend to envisage the constitution of school materiality in and from the constitution of the teaching profession. For that, we will resort to the composition of analysis from sources that present perspectives of the teachers' relationship with school furniture, in the middle of the 19th century and the beginning of the 20th century, understanding this temporal cut as significant in the expansion of the discourses and production, both of the school furniture as well as teaching professionalization. We also seek to analyze these relationships, encompassing teaching discourses in Brazil and Argentina, understanding the relevance of the transnationalization of knowledge and practices that makeup school culture and school material culture in the modern expansion project of the mass school.Keywords: School materiality. Teaching knowledge. History of Education Brazil-Argentina.Las palabras de los maestros y las cosas de la escuela: materialidad escolar, mobiliario y haceres docentes entre los siglos XIX y XXRESUMENEn este artículo, tenemos por proposición acercarnos a elementos constitutivos de la escuela que pueden revelar vestigios de la rutina escolar: los sujetos que la componen, las materialidades que la distinguen y las prácticas que se formalizan en ella, con la principal intención de mirar hacia la materialidad escolar con relación al hacer del docente. Por lo tanto, pretendemos reflexionar sobre la constitución de la materialidad escolar en y desde la constitución de la profesión docente. Para eso, recurriremos a la composición de un análisis de fuentes que presenten perspectivas de la relación del docente con el mobiliario escolar, a mediados del siglo XIX y principios del XX, eAntendiendo este corte temporal como significativo en la expansión de los discursos y la producción, tanto del mobiliario escolar como la profesionalización docente. También buscamos analizar estas relaciones, abarcando discursos docentes en Brasil y Argentina, comprendiendo la relevancia de la transnacionalización de saberes y prácticas que componen la cultura escolar y la cultura material escolar en el proyecto de expansión moderna de la escuela de masas.Palabras clave: Materialidad escolar. Saberes docentes. Historia de la Educación Brasil-Argentina.
id UFMA-3_dfbef7788e5cc6f96af025159edc23a2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15668
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XXMaterialidade escolarSaberes docentesHistória da Educação Brasil-ArgentinaNeste artigo, temos por proposição acercar-nos de elementos constitutivos da escola que podem revelar resquícios do cotidiano escolar: os sujeitos que a compõem, as materialidades que a distinguem e as práticas que nela se formalizam, com o intuito principal de voltar o olhar para a materialidade escolar na relação com o fazer docente. Assim, pretendemos perspectivar a constituição da materialidade escolar na e a partir da constituição da profissão docente. Para tanto recorreremos à composição de uma análise a partir de fontes que apresentam perspectivas da relação de docentes com o mobiliário escolar, em meados do século XIX e início do século XX, compreendendo este recorte temporal como significativo na expansão dos discursos e produção, tanto do mobiliário escolar como da profissionalização docente. Buscamos também analisar estas relações abarcando discursos docentes no Brasil e Argentina, compreendendo a relevância da transnacionalização dos saberes e fazeres que compõe a cultura escolar e cultura material escolar no projeto moderno de expansão da escola de massa.Palavras-chave: Materialidade escolar. Saberes docentes. História da Educação Brasil-Argentina.The words of teachers and things of school: school materiality, furniture and teachers practices in the nineteenth and twentieth centuriesABSTRACTIn this article, we propose to approach constituent elements of the school that can reveal traces of its routine: the subjects that compose it, the materialities that distinguish it and the practices that are formalized in it, with the main intention of looking back at school materiality in relation to teaching. Thus, we intend to envisage the constitution of school materiality in and from the constitution of the teaching profession. For that, we will resort to the composition of analysis from sources that present perspectives of the teachers' relationship with school furniture, in the middle of the 19th century and the beginning of the 20th century, understanding this temporal cut as significant in the expansion of the discourses and production, both of the school furniture as well as teaching professionalization. We also seek to analyze these relationships, encompassing teaching discourses in Brazil and Argentina, understanding the relevance of the transnationalization of knowledge and practices that makeup school culture and school material culture in the modern expansion project of the mass school.Keywords: School materiality. Teaching knowledge. History of Education Brazil-Argentina.Las palabras de los maestros y las cosas de la escuela: materialidad escolar, mobiliario y haceres docentes entre los siglos XIX y XXRESUMENEn este artículo, tenemos por proposición acercarnos a elementos constitutivos de la escuela que pueden revelar vestigios de la rutina escolar: los sujetos que la componen, las materialidades que la distinguen y las prácticas que se formalizan en ella, con la principal intención de mirar hacia la materialidad escolar con relación al hacer del docente. Por lo tanto, pretendemos reflexionar sobre la constitución de la materialidad escolar en y desde la constitución de la profesión docente. Para eso, recurriremos a la composición de un análisis de fuentes que presenten perspectivas de la relación del docente con el mobiliario escolar, a mediados del siglo XIX y principios del XX, eAntendiendo este corte temporal como significativo en la expansión de los discursos y la producción, tanto del mobiliario escolar como la profesionalización docente. También buscamos analizar estas relaciones, abarcando discursos docentes en Brasil y Argentina, comprendiendo la relevancia de la transnacionalización de saberes y prácticas que componen la cultura escolar y la cultura material escolar en el proyecto de expansión moderna de la escuela de masas.Palabras clave: Materialidad escolar. Saberes docentes. Historia de la Educación Brasil-Argentina.Universidade Federal do Maranhão2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1566810.18764/2358-4319.v13n3p94-112Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.94-1122358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15668/8265Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Andréa BezerraFrança, Franciele Ferreira2020-12-22T16:36:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15668Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-22T16:36:36Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XX
title As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XX
spellingShingle As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XX
Cordeiro, Andréa Bezerra
Materialidade escolar
Saberes docentes
História da Educação Brasil-Argentina
title_short As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XX
title_full As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XX
title_fullStr As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XX
title_full_unstemmed As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XX
title_sort As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XX
author Cordeiro, Andréa Bezerra
author_facet Cordeiro, Andréa Bezerra
França, Franciele Ferreira
author_role author
author2 França, Franciele Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Andréa Bezerra
França, Franciele Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Materialidade escolar
Saberes docentes
História da Educação Brasil-Argentina
topic Materialidade escolar
Saberes docentes
História da Educação Brasil-Argentina
description Neste artigo, temos por proposição acercar-nos de elementos constitutivos da escola que podem revelar resquícios do cotidiano escolar: os sujeitos que a compõem, as materialidades que a distinguem e as práticas que nela se formalizam, com o intuito principal de voltar o olhar para a materialidade escolar na relação com o fazer docente. Assim, pretendemos perspectivar a constituição da materialidade escolar na e a partir da constituição da profissão docente. Para tanto recorreremos à composição de uma análise a partir de fontes que apresentam perspectivas da relação de docentes com o mobiliário escolar, em meados do século XIX e início do século XX, compreendendo este recorte temporal como significativo na expansão dos discursos e produção, tanto do mobiliário escolar como da profissionalização docente. Buscamos também analisar estas relações abarcando discursos docentes no Brasil e Argentina, compreendendo a relevância da transnacionalização dos saberes e fazeres que compõe a cultura escolar e cultura material escolar no projeto moderno de expansão da escola de massa.Palavras-chave: Materialidade escolar. Saberes docentes. História da Educação Brasil-Argentina.The words of teachers and things of school: school materiality, furniture and teachers practices in the nineteenth and twentieth centuriesABSTRACTIn this article, we propose to approach constituent elements of the school that can reveal traces of its routine: the subjects that compose it, the materialities that distinguish it and the practices that are formalized in it, with the main intention of looking back at school materiality in relation to teaching. Thus, we intend to envisage the constitution of school materiality in and from the constitution of the teaching profession. For that, we will resort to the composition of analysis from sources that present perspectives of the teachers' relationship with school furniture, in the middle of the 19th century and the beginning of the 20th century, understanding this temporal cut as significant in the expansion of the discourses and production, both of the school furniture as well as teaching professionalization. We also seek to analyze these relationships, encompassing teaching discourses in Brazil and Argentina, understanding the relevance of the transnationalization of knowledge and practices that makeup school culture and school material culture in the modern expansion project of the mass school.Keywords: School materiality. Teaching knowledge. History of Education Brazil-Argentina.Las palabras de los maestros y las cosas de la escuela: materialidad escolar, mobiliario y haceres docentes entre los siglos XIX y XXRESUMENEn este artículo, tenemos por proposición acercarnos a elementos constitutivos de la escuela que pueden revelar vestigios de la rutina escolar: los sujetos que la componen, las materialidades que la distinguen y las prácticas que se formalizan en ella, con la principal intención de mirar hacia la materialidad escolar con relación al hacer del docente. Por lo tanto, pretendemos reflexionar sobre la constitución de la materialidad escolar en y desde la constitución de la profesión docente. Para eso, recurriremos a la composición de un análisis de fuentes que presenten perspectivas de la relación del docente con el mobiliario escolar, a mediados del siglo XIX y principios del XX, eAntendiendo este corte temporal como significativo en la expansión de los discursos y la producción, tanto del mobiliario escolar como la profesionalización docente. También buscamos analizar estas relaciones, abarcando discursos docentes en Brasil y Argentina, comprendiendo la relevancia de la transnacionalización de saberes y prácticas que componen la cultura escolar y la cultura material escolar en el proyecto de expansión moderna de la escuela de masas.Palabras clave: Materialidad escolar. Saberes docentes. Historia de la Educación Brasil-Argentina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15668
10.18764/2358-4319.v13n3p94-112
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15668
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v13n3p94-112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15668/8265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.94-112
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321591119872