El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20567 |
Resumo: | Este artigo descreve e analisa uma experiência de formação continuada realizada pela Escuela de Capacitación do Centro de Pedagogías de Antecipación do governo de Buenos Aires, entre os anos 2000 e 2011. Trata-se de um curso de especialização em literatura infantil e juvenil, direcionado a professores e bibliotecários da capital argentina, que alcançou resultados muito relevantes, tendo baseado suas atividades em uma perspectiva dialógica de ensino. A partir de uma prática etnográfica, este estudo articula diversas fontes de informação sobre o Postítulo en literatura Infantil y Juvenil, como forma de reconhecer os elementos que favoreceram o sucesso da experiência formativa. Conclui-se que os elementos distintivos do processo analisado fundam-se na prática da conversação como metodologia e na consequente constituição de uma rede-de-afetos, demarcada pela coesão ética entre os participantes. |
id |
UFMA-3_dfc6c65d98899a76974bc3fe8f84c9cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20567 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuadaThe postítulo in children's and juvenile literature of the city of buenos Aires:: a network of affects in continued educationO postítulo em literatura infantil e juvenil da cidade de Buenos Aires: rede-de-afetos na formação continuadapostítulo in children’s and youth literaturenet-of-affectscontinuing educationpostítulo en literatura infantil y juvenilrede-de-afetosformação continuadapostítulo en literatura infantil y juvenilrede-de-afetosformação continuadaEste artigo descreve e analisa uma experiência de formação continuada realizada pela Escuela de Capacitación do Centro de Pedagogías de Antecipación do governo de Buenos Aires, entre os anos 2000 e 2011. Trata-se de um curso de especialização em literatura infantil e juvenil, direcionado a professores e bibliotecários da capital argentina, que alcançou resultados muito relevantes, tendo baseado suas atividades em uma perspectiva dialógica de ensino. A partir de uma prática etnográfica, este estudo articula diversas fontes de informação sobre o Postítulo en literatura Infantil y Juvenil, como forma de reconhecer os elementos que favoreceram o sucesso da experiência formativa. Conclui-se que os elementos distintivos do processo analisado fundam-se na prática da conversação como metodologia e na consequente constituição de uma rede-de-afetos, demarcada pela coesão ética entre os participantes.This article describes and analyzes a continuing education experience carried out by the Escuela de Capacitación of the Centro de Pedagogías de Antecipación of the government of Buenos Aires between the years 2000 and 2011. It is a specialization course in children's and youth literature, aimed at teachers and librarians in the Argentine capital, which achieved very relevant results, having based its activities on a dialogical teaching perspective. Based on an ethnographic practice, this study articulates diverse sources of information about Postítulo en literatura Infantil y Juvenil, as a way to recognize the elements that favored the success of the formative experience. It concludes that the distinctive elements of the analyzed process are based on the practice of conversation as methodology and on the consequent constitution of a net-of-affections, demarcated by the ethical cohesion among participants.Este artículo describe y analiza una experiencia de formación continua realizada por la Escuela de Capacitación del Centro de Pedagogías de Antecipación del Gobierno de Buenos Aires entre los años 2000 y 2011. Se trata de un curso de especialización en literatura infantil y juvenil, dirigido a docentes y bibliotecarios de la capital argentina, que logró resultados muy relevantes, al haber basado sus actividades en una perspectiva dialógica de la enseñanza. A partir de una práctica etnográfica, este estudio articula diferentes fuentes de información sobre el Postítulo en literatura Infantil y Juvenil, como forma de reconocer los elementos que favorecieron el éxito de la experiencia formativa. Concluye que los elementos distintivos del proceso analizado se basan en la práctica de la conversación como metodología y en la consecuente constitución de una red-de-afectos, marcada por la cohesión ética entre los participantes.Universidade Federal do Maranhão2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2056710.18764/2358-4319v15n3.2022.41Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 20222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20567/11539http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Sheila Oliveira2022-12-27T23:53:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20567Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-12-27T23:53:45Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada The postítulo in children's and juvenile literature of the city of buenos Aires:: a network of affects in continued education O postítulo em literatura infantil e juvenil da cidade de Buenos Aires: rede-de-afetos na formação continuada |
title |
El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada |
spellingShingle |
El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada Lima, Sheila Oliveira postítulo in children’s and youth literature net-of-affects continuing education postítulo en literatura infantil y juvenil rede-de-afetos formação continuada postítulo en literatura infantil y juvenil rede-de-afetos formação continuada |
title_short |
El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada |
title_full |
El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada |
title_fullStr |
El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada |
title_full_unstemmed |
El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada |
title_sort |
El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada |
author |
Lima, Sheila Oliveira |
author_facet |
Lima, Sheila Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Sheila Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
postítulo in children’s and youth literature net-of-affects continuing education postítulo en literatura infantil y juvenil rede-de-afetos formação continuada postítulo en literatura infantil y juvenil rede-de-afetos formação continuada |
topic |
postítulo in children’s and youth literature net-of-affects continuing education postítulo en literatura infantil y juvenil rede-de-afetos formação continuada postítulo en literatura infantil y juvenil rede-de-afetos formação continuada |
description |
Este artigo descreve e analisa uma experiência de formação continuada realizada pela Escuela de Capacitación do Centro de Pedagogías de Antecipación do governo de Buenos Aires, entre os anos 2000 e 2011. Trata-se de um curso de especialização em literatura infantil e juvenil, direcionado a professores e bibliotecários da capital argentina, que alcançou resultados muito relevantes, tendo baseado suas atividades em uma perspectiva dialógica de ensino. A partir de uma prática etnográfica, este estudo articula diversas fontes de informação sobre o Postítulo en literatura Infantil y Juvenil, como forma de reconhecer os elementos que favoreceram o sucesso da experiência formativa. Conclui-se que os elementos distintivos do processo analisado fundam-se na prática da conversação como metodologia e na consequente constituição de uma rede-de-afetos, demarcada pela coesão ética entre os participantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20567 10.18764/2358-4319v15n3.2022.41 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20567 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v15n3.2022.41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20567/11539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2022 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711322334560256 |