El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sheila Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20567
Resumo: Este artigo descreve e analisa uma experiência de formação continuada realizada pela Escuela de Capacitación do Centro de Pedagogías de Antecipación do governo de Buenos Aires, entre os anos 2000 e 2011. Trata-se de um curso de especialização em literatura infantil e juvenil, direcionado a professores e bibliotecários da capital argentina, que alcançou resultados muito relevantes, tendo baseado suas atividades em uma perspectiva dialógica de ensino. A partir de uma prática etnográfica, este estudo articula diversas fontes de informação sobre o Postítulo en literatura Infantil y Juvenil, como forma de reconhecer os elementos que favoreceram o sucesso da experiência formativa. Conclui-se que os elementos distintivos do processo analisado fundam-se na prática da conversação como metodologia e na consequente constituição de uma rede-de-afetos, demarcada pela coesão ética entre os participantes.
id UFMA-3_dfc6c65d98899a76974bc3fe8f84c9cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20567
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuadaThe postítulo in children's and juvenile literature of the city of buenos Aires:: a network of affects in continued educationO postítulo em literatura infantil e juvenil da cidade de Buenos Aires: rede-de-afetos na formação continuadapostítulo in children’s and youth literaturenet-of-affectscontinuing educationpostítulo en literatura infantil y juvenilrede-de-afetosformação continuadapostítulo en literatura infantil y juvenilrede-de-afetosformação continuadaEste artigo descreve e analisa uma experiência de formação continuada realizada pela Escuela de Capacitación do Centro de Pedagogías de Antecipación do governo de Buenos Aires, entre os anos 2000 e 2011. Trata-se de um curso de especialização em literatura infantil e juvenil, direcionado a professores e bibliotecários da capital argentina, que alcançou resultados muito relevantes, tendo baseado suas atividades em uma perspectiva dialógica de ensino. A partir de uma prática etnográfica, este estudo articula diversas fontes de informação sobre o Postítulo en literatura Infantil y Juvenil, como forma de reconhecer os elementos que favoreceram o sucesso da experiência formativa. Conclui-se que os elementos distintivos do processo analisado fundam-se na prática da conversação como metodologia e na consequente constituição de uma rede-de-afetos, demarcada pela coesão ética entre os participantes.This article describes and analyzes a continuing education experience carried out by the Escuela de Capacitación of the Centro de Pedagogías de Antecipación of the government of Buenos Aires between the years 2000 and 2011. It is a specialization course in children's and youth literature, aimed at teachers and librarians in the Argentine capital, which achieved very relevant results, having based its activities on a dialogical teaching perspective. Based on an ethnographic practice, this study articulates diverse sources of information about Postítulo en literatura Infantil y Juvenil, as a way to recognize the elements that favored the success of the formative experience. It concludes that the distinctive elements of the analyzed process are based on the practice of conversation as methodology and on the consequent constitution of a net-of-affections, demarcated by the ethical cohesion among participants.Este artículo describe y analiza una experiencia de formación continua realizada por la Escuela de Capacitación del Centro de Pedagogías de Antecipación del Gobierno de Buenos Aires entre los años 2000 y 2011. Se trata de un curso de especialización en literatura infantil y juvenil, dirigido a docentes y bibliotecarios de la capital argentina, que logró resultados muy relevantes, al haber basado sus actividades en una perspectiva dialógica de la enseñanza. A partir de una práctica etnográfica, este estudio articula diferentes fuentes de información sobre el Postítulo en literatura Infantil y Juvenil, como forma de reconocer los elementos que favorecieron el éxito de la experiencia formativa. Concluye que los elementos distintivos del proceso analizado se basan en la práctica de la conversación como metodología y en la consecuente constitución de una red-de-afectos, marcada por la cohesión ética entre los participantes.Universidade Federal do Maranhão2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2056710.18764/2358-4319v15n3.2022.41Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 20222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20567/11539http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Sheila Oliveira2022-12-27T23:53:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20567Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-12-27T23:53:45Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada
The postítulo in children's and juvenile literature of the city of buenos Aires:: a network of affects in continued education
O postítulo em literatura infantil e juvenil da cidade de Buenos Aires: rede-de-afetos na formação continuada
title El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada
spellingShingle El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada
Lima, Sheila Oliveira
postítulo in children’s and youth literature
net-of-affects
continuing education
postítulo en literatura infantil y juvenil
rede-de-afetos
formação continuada
postítulo en literatura infantil y juvenil
rede-de-afetos
formação continuada
title_short El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada
title_full El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada
title_fullStr El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada
title_full_unstemmed El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada
title_sort El postítulo en la literatura infantil y juvenil de la ciudad de Buenos Aires: red de efectos en la formación continuada
author Lima, Sheila Oliveira
author_facet Lima, Sheila Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Sheila Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv postítulo in children’s and youth literature
net-of-affects
continuing education
postítulo en literatura infantil y juvenil
rede-de-afetos
formação continuada
postítulo en literatura infantil y juvenil
rede-de-afetos
formação continuada
topic postítulo in children’s and youth literature
net-of-affects
continuing education
postítulo en literatura infantil y juvenil
rede-de-afetos
formação continuada
postítulo en literatura infantil y juvenil
rede-de-afetos
formação continuada
description Este artigo descreve e analisa uma experiência de formação continuada realizada pela Escuela de Capacitación do Centro de Pedagogías de Antecipación do governo de Buenos Aires, entre os anos 2000 e 2011. Trata-se de um curso de especialização em literatura infantil e juvenil, direcionado a professores e bibliotecários da capital argentina, que alcançou resultados muito relevantes, tendo baseado suas atividades em uma perspectiva dialógica de ensino. A partir de uma prática etnográfica, este estudo articula diversas fontes de informação sobre o Postítulo en literatura Infantil y Juvenil, como forma de reconhecer os elementos que favoreceram o sucesso da experiência formativa. Conclui-se que os elementos distintivos do processo analisado fundam-se na prática da conversação como metodologia e na consequente constituição de uma rede-de-afetos, demarcada pela coesão ética entre os participantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20567
10.18764/2358-4319v15n3.2022.41
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20567
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v15n3.2022.41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20567/11539
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2022
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711322334560256