Os professores de engenharia no Brasil e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urbanetz, Sandra Terezinha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes, Maria Amélia da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7714
Resumo: Há muito que se discute o modelo mais adequado para um sistema de ensino que contemple as demandas sociais ocorridas em razão das mudanças no mundo do trabalho, no qual a exigência de conhecimento científico, tecnológico e sócio-histórico se faz presente de forma cada vez mais intensa. Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de evidenciar a trajetória de constituição docente dos engenheiros, ou seja, identificar como os engenheiros tornam-se professores, bem como discutir o papel da formação pedagógica na constituição desses docentes. Para tanto foram realizadas entrevistas com professores de um curso de mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores em Portugal e de um curso de Engenharia Eletrônica no Brasil, com vista a dar conta do itinerário formativo e das características de percurso desses profissionais. Foram considerados os aspectos de motivação para ingresso na carreira docente, as mudanças, dificuldades e possibilidades encontradas nesse percurso, a formação pedagógica necessária e o sentimento de realização profissional. Os resultados indicam que os professores se sentem plenamente realizados profissionalmente, abertos a uma constante melhoria pedagógica, e que a formação pedagógica necessária ao desenvolvimento das atividades educativas estão vinculadas a demandas institucionais e pessoais dos professores. Palavras-chave: Formação de professores; itinerário formativo; engenharia.ENGINEERING TEACHERS IN BRAZIL AND PORTUGALABSTRACTThere has been a discussion for a long time about the most adequate model for a teaching system that looks on the social demands that have occurred due to changes in the working world, in which the demand for scientific, technological and socio-historical knowledge is increasingly present in an intensive manner. This article presents a research developed with the objective of showing the trajectory of engineering teachers’ training, that is, to identify how engineers become teachers, as well as to discuss the role of the pedagogical training in the formation of these teachers. For this purpose, interviews were conducted with teachers from a master’s degree integrated with Electronic and Computing Engineering in Portugal and an Electronic Engineering course in Brazil, in order to account for the training itinerary and the trajectory characteristics of these professionals. The motivation aspects to enter the teaching career, the changes, difficulties and possibilities found in this course, the necessary pedagogical training and the feeling of professional fulfillment were considered. The results indicate that teachers feel completely fulfilled professionally, open to a constant pedagogical improvement, and that the pedagogical training necessary for the development of educational activities are linked to the institutional and personal demands of teachers.Keywords: Teachers’ training; training itinerary; engineeringLOS PROFESORES DE INGENERÍA EN BRASIL Y EN PORTUGALRESUMEN Hace mucho que se discute el modelo más adecuado para un sistema de enseñanza que contemple las demandas sociales ocurridas en razón de los cambios en el mundo del trabajo, en el cual la exigencia de conocimiento científico, tecnológico y socio-histórico se hace presente de forma cada vez más intensa. Este artículo presenta una investigación desarrollada con el objetivo de evidenciar la trayectoria de constitución docente de los ingenieros, o sea, identificar como los ingenieros se vuelven profesores, así como discutir el papel de la formación pedagógica en la constitución de esos docentes. Para ese fin fueron realizadas entrevistas con profesores de un curso de maestría integrado en Ingeniería Electrotécnica y de Ordenadores en Portugal y de un curso de Ingeniería Electrónica en Brasil, con vista a tomar en cuenta el itinerario formativo y las características del recorrido de esos profesionales. Fueron considerados los aspectos de motivación para ingreso en la carrera docente, los cambios, dificultades y posibilidades encontradas en ese recorrido, la formación pedagógica necesaria y el sentimiento de realización profesional. Los resultados indican que los profesores se sienten plenamente realizados profesionalmente, abiertos a una constante mejoría pedagógica, y que la formación pedagógica necesaria al desarrollo de las actividades educativas están vinculadas a demandas institucionales y personales de los profesores. Palabras clave: Formación de profesores; itinerario formativo; ingeniería
id UFMA-3_e18805342b8c635354926aacd768fe07
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7714
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Os professores de engenharia no Brasil e em PortugalFormação de professoresItinerário formativoEngenhariaHá muito que se discute o modelo mais adequado para um sistema de ensino que contemple as demandas sociais ocorridas em razão das mudanças no mundo do trabalho, no qual a exigência de conhecimento científico, tecnológico e sócio-histórico se faz presente de forma cada vez mais intensa. Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de evidenciar a trajetória de constituição docente dos engenheiros, ou seja, identificar como os engenheiros tornam-se professores, bem como discutir o papel da formação pedagógica na constituição desses docentes. Para tanto foram realizadas entrevistas com professores de um curso de mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores em Portugal e de um curso de Engenharia Eletrônica no Brasil, com vista a dar conta do itinerário formativo e das características de percurso desses profissionais. Foram considerados os aspectos de motivação para ingresso na carreira docente, as mudanças, dificuldades e possibilidades encontradas nesse percurso, a formação pedagógica necessária e o sentimento de realização profissional. Os resultados indicam que os professores se sentem plenamente realizados profissionalmente, abertos a uma constante melhoria pedagógica, e que a formação pedagógica necessária ao desenvolvimento das atividades educativas estão vinculadas a demandas institucionais e pessoais dos professores. Palavras-chave: Formação de professores; itinerário formativo; engenharia.ENGINEERING TEACHERS IN BRAZIL AND PORTUGALABSTRACTThere has been a discussion for a long time about the most adequate model for a teaching system that looks on the social demands that have occurred due to changes in the working world, in which the demand for scientific, technological and socio-historical knowledge is increasingly present in an intensive manner. This article presents a research developed with the objective of showing the trajectory of engineering teachers’ training, that is, to identify how engineers become teachers, as well as to discuss the role of the pedagogical training in the formation of these teachers. For this purpose, interviews were conducted with teachers from a master’s degree integrated with Electronic and Computing Engineering in Portugal and an Electronic Engineering course in Brazil, in order to account for the training itinerary and the trajectory characteristics of these professionals. The motivation aspects to enter the teaching career, the changes, difficulties and possibilities found in this course, the necessary pedagogical training and the feeling of professional fulfillment were considered. The results indicate that teachers feel completely fulfilled professionally, open to a constant pedagogical improvement, and that the pedagogical training necessary for the development of educational activities are linked to the institutional and personal demands of teachers.Keywords: Teachers’ training; training itinerary; engineeringLOS PROFESORES DE INGENERÍA EN BRASIL Y EN PORTUGALRESUMEN Hace mucho que se discute el modelo más adecuado para un sistema de enseñanza que contemple las demandas sociales ocurridas en razón de los cambios en el mundo del trabajo, en el cual la exigencia de conocimiento científico, tecnológico y socio-histórico se hace presente de forma cada vez más intensa. Este artículo presenta una investigación desarrollada con el objetivo de evidenciar la trayectoria de constitución docente de los ingenieros, o sea, identificar como los ingenieros se vuelven profesores, así como discutir el papel de la formación pedagógica en la constitución de esos docentes. Para ese fin fueron realizadas entrevistas con profesores de un curso de maestría integrado en Ingeniería Electrotécnica y de Ordenadores en Portugal y de un curso de Ingeniería Electrónica en Brasil, con vista a tomar en cuenta el itinerario formativo y las características del recorrido de esos profesionales. Fueron considerados los aspectos de motivación para ingreso en la carrera docente, los cambios, dificultades y posibilidades encontradas en ese recorrido, la formación pedagógica necesaria y el sentimiento de realización profesional. Los resultados indican que los profesores se sienten plenamente realizados profesionalmente, abiertos a una constante mejoría pedagógica, y que la formación pedagógica necesaria al desarrollo de las actividades educativas están vinculadas a demandas institucionales y personales de los profesores. Palabras clave: Formación de profesores; itinerario formativo; ingenieríaUniversidade Federal do Maranhão2017-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/771410.18764/2358-4319.v10n3p13-40Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 3, set./dez. 2017; p.13-402358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7714/4714Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessUrbanetz, Sandra TerezinhaLopes, Maria Amélia da Costa2018-12-31T23:40:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7714Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-12-31T23:40:14Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os professores de engenharia no Brasil e em Portugal
title Os professores de engenharia no Brasil e em Portugal
spellingShingle Os professores de engenharia no Brasil e em Portugal
Urbanetz, Sandra Terezinha
Formação de professores
Itinerário formativo
Engenharia
title_short Os professores de engenharia no Brasil e em Portugal
title_full Os professores de engenharia no Brasil e em Portugal
title_fullStr Os professores de engenharia no Brasil e em Portugal
title_full_unstemmed Os professores de engenharia no Brasil e em Portugal
title_sort Os professores de engenharia no Brasil e em Portugal
author Urbanetz, Sandra Terezinha
author_facet Urbanetz, Sandra Terezinha
Lopes, Maria Amélia da Costa
author_role author
author2 Lopes, Maria Amélia da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Urbanetz, Sandra Terezinha
Lopes, Maria Amélia da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Itinerário formativo
Engenharia
topic Formação de professores
Itinerário formativo
Engenharia
description Há muito que se discute o modelo mais adequado para um sistema de ensino que contemple as demandas sociais ocorridas em razão das mudanças no mundo do trabalho, no qual a exigência de conhecimento científico, tecnológico e sócio-histórico se faz presente de forma cada vez mais intensa. Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de evidenciar a trajetória de constituição docente dos engenheiros, ou seja, identificar como os engenheiros tornam-se professores, bem como discutir o papel da formação pedagógica na constituição desses docentes. Para tanto foram realizadas entrevistas com professores de um curso de mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores em Portugal e de um curso de Engenharia Eletrônica no Brasil, com vista a dar conta do itinerário formativo e das características de percurso desses profissionais. Foram considerados os aspectos de motivação para ingresso na carreira docente, as mudanças, dificuldades e possibilidades encontradas nesse percurso, a formação pedagógica necessária e o sentimento de realização profissional. Os resultados indicam que os professores se sentem plenamente realizados profissionalmente, abertos a uma constante melhoria pedagógica, e que a formação pedagógica necessária ao desenvolvimento das atividades educativas estão vinculadas a demandas institucionais e pessoais dos professores. Palavras-chave: Formação de professores; itinerário formativo; engenharia.ENGINEERING TEACHERS IN BRAZIL AND PORTUGALABSTRACTThere has been a discussion for a long time about the most adequate model for a teaching system that looks on the social demands that have occurred due to changes in the working world, in which the demand for scientific, technological and socio-historical knowledge is increasingly present in an intensive manner. This article presents a research developed with the objective of showing the trajectory of engineering teachers’ training, that is, to identify how engineers become teachers, as well as to discuss the role of the pedagogical training in the formation of these teachers. For this purpose, interviews were conducted with teachers from a master’s degree integrated with Electronic and Computing Engineering in Portugal and an Electronic Engineering course in Brazil, in order to account for the training itinerary and the trajectory characteristics of these professionals. The motivation aspects to enter the teaching career, the changes, difficulties and possibilities found in this course, the necessary pedagogical training and the feeling of professional fulfillment were considered. The results indicate that teachers feel completely fulfilled professionally, open to a constant pedagogical improvement, and that the pedagogical training necessary for the development of educational activities are linked to the institutional and personal demands of teachers.Keywords: Teachers’ training; training itinerary; engineeringLOS PROFESORES DE INGENERÍA EN BRASIL Y EN PORTUGALRESUMEN Hace mucho que se discute el modelo más adecuado para un sistema de enseñanza que contemple las demandas sociales ocurridas en razón de los cambios en el mundo del trabajo, en el cual la exigencia de conocimiento científico, tecnológico y socio-histórico se hace presente de forma cada vez más intensa. Este artículo presenta una investigación desarrollada con el objetivo de evidenciar la trayectoria de constitución docente de los ingenieros, o sea, identificar como los ingenieros se vuelven profesores, así como discutir el papel de la formación pedagógica en la constitución de esos docentes. Para ese fin fueron realizadas entrevistas con profesores de un curso de maestría integrado en Ingeniería Electrotécnica y de Ordenadores en Portugal y de un curso de Ingeniería Electrónica en Brasil, con vista a tomar en cuenta el itinerario formativo y las características del recorrido de esos profesionales. Fueron considerados los aspectos de motivación para ingreso en la carrera docente, los cambios, dificultades y posibilidades encontradas en ese recorrido, la formación pedagógica necesaria y el sentimiento de realización profesional. Los resultados indican que los profesores se sienten plenamente realizados profesionalmente, abiertos a una constante mejoría pedagógica, y que la formación pedagógica necesaria al desarrollo de las actividades educativas están vinculadas a demandas institucionales y personales de los profesores. Palabras clave: Formación de profesores; itinerario formativo; ingeniería
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7714
10.18764/2358-4319.v10n3p13-40
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7714
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v10n3p13-40
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7714/4714
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 3, set./dez. 2017; p.13-40
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320579244032