Questão de materialidade: a carteira escolar no congresso da instrução pública do Rio de Janeiro (1883)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15684
Resumo: O artigo em tela volta-se para o Congresso da Instrução Pública, planejado para ocorrer no Rio de Janeiro, capital do Império, no ano de 1883. Toma como objeto de análise as discussões relacionadas à carteira escolar, e à sua materialidade, presentes nas Atas e Pareceres do congresso, publicadas apesar de o congresso efetivamente não ter sido realizado por falta de verbas. Valendo-se da metodologia da pesquisa histórica, o artigo persegue um duplo objetivo: 1) compreender o movimento de organização de tal congresso naquele período; 2) identificar que modelos de carteira foram debatidos e indicados como os mais adequados para serem utilizados nas escolas.Palavras-chave: Carteiras escolares. Congresso da instrução. Cultura material escolar.Materiality issue: the school desk at the congress of public instruction of Rio de Janeiro (1883)ABSTRACTThe article in question turns to the Congress of Public Instruction, which was planned to take place in Rio de Janeiro, capital of the Empire, in 1883. It takes as object of analysis the discussions related to the school desk and its materiality present in the Congressional Proceedings and Reports, which were published despite the fact that the Congress was not actually held due to lack of funds. Using the methodology of historical research, the article pursues a double objective: 1) to understand the movement of organizing such a congress in that period; 2) identify which desk models were discussed and indicated as the most suitable for use in schools.Keywords: School desks. Congress of instruction. School material culture.Cuestión de materialidad: el pupitre escolar en el congreso de instrucción pública de Río de Janeiro (1883)RESUMENEl artículo en cuestión se refiere al Congreso de Instrucción Pública, que estaba previsto que tuviera lugar en Río de Janeiro, capital del Imperio, en 1883. Toma como objeto de análisis las discusiones relacionadas con el pupitre escolar y su materialidad presentes en las Actas y Pareceres del congreso, las cuales fueron publicadas a pesar de que el Congreso no se realizó efectivamente por falta de fondos. Utilizando la metodología de investigación histórica, el artículo persigue un doble objetivo: 1) comprender el movimiento de organizar tal congreso en ese período; 2) identificar qué modelos de pupitre se discutieron e indicaron como los más adecuados para su uso en las escuelas.Palabras clave: Pupitres escolares. Congreso de instrucción. Cultura material da la escuela.
id UFMA-3_e2829e3242b8da45a7c6e1ae2c1565ab
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15684
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Questão de materialidade: a carteira escolar no congresso da instrução pública do Rio de Janeiro (1883)Carteiras escolaresCongresso da instruçãoCultura material escolarO artigo em tela volta-se para o Congresso da Instrução Pública, planejado para ocorrer no Rio de Janeiro, capital do Império, no ano de 1883. Toma como objeto de análise as discussões relacionadas à carteira escolar, e à sua materialidade, presentes nas Atas e Pareceres do congresso, publicadas apesar de o congresso efetivamente não ter sido realizado por falta de verbas. Valendo-se da metodologia da pesquisa histórica, o artigo persegue um duplo objetivo: 1) compreender o movimento de organização de tal congresso naquele período; 2) identificar que modelos de carteira foram debatidos e indicados como os mais adequados para serem utilizados nas escolas.Palavras-chave: Carteiras escolares. Congresso da instrução. Cultura material escolar.Materiality issue: the school desk at the congress of public instruction of Rio de Janeiro (1883)ABSTRACTThe article in question turns to the Congress of Public Instruction, which was planned to take place in Rio de Janeiro, capital of the Empire, in 1883. It takes as object of analysis the discussions related to the school desk and its materiality present in the Congressional Proceedings and Reports, which were published despite the fact that the Congress was not actually held due to lack of funds. Using the methodology of historical research, the article pursues a double objective: 1) to understand the movement of organizing such a congress in that period; 2) identify which desk models were discussed and indicated as the most suitable for use in schools.Keywords: School desks. Congress of instruction. School material culture.Cuestión de materialidad: el pupitre escolar en el congreso de instrucción pública de Río de Janeiro (1883)RESUMENEl artículo en cuestión se refiere al Congreso de Instrucción Pública, que estaba previsto que tuviera lugar en Río de Janeiro, capital del Imperio, en 1883. Toma como objeto de análisis las discusiones relacionadas con el pupitre escolar y su materialidad presentes en las Actas y Pareceres del congreso, las cuales fueron publicadas a pesar de que el Congreso no se realizó efectivamente por falta de fondos. Utilizando la metodología de investigación histórica, el artículo persigue un doble objetivo: 1) comprender el movimiento de organizar tal congreso en ese período; 2) identificar qué modelos de pupitre se discutieron e indicaron como los más adecuados para su uso en las escuelas.Palabras clave: Pupitres escolares. Congreso de instrucción. Cultura material da la escuela.Universidade Federal do Maranhão2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1568410.18764/2358-4319.v13n3p113-136Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.113-1362358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15684/8266Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Etienne Baldez LouzadaAnjos, Juarez José Tuchinski dos2020-12-22T13:39:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15684Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-22T13:39:38Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Questão de materialidade: a carteira escolar no congresso da instrução pública do Rio de Janeiro (1883)
title Questão de materialidade: a carteira escolar no congresso da instrução pública do Rio de Janeiro (1883)
spellingShingle Questão de materialidade: a carteira escolar no congresso da instrução pública do Rio de Janeiro (1883)
Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Carteiras escolares
Congresso da instrução
Cultura material escolar
title_short Questão de materialidade: a carteira escolar no congresso da instrução pública do Rio de Janeiro (1883)
title_full Questão de materialidade: a carteira escolar no congresso da instrução pública do Rio de Janeiro (1883)
title_fullStr Questão de materialidade: a carteira escolar no congresso da instrução pública do Rio de Janeiro (1883)
title_full_unstemmed Questão de materialidade: a carteira escolar no congresso da instrução pública do Rio de Janeiro (1883)
title_sort Questão de materialidade: a carteira escolar no congresso da instrução pública do Rio de Janeiro (1883)
author Barbosa, Etienne Baldez Louzada
author_facet Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author_role author
author2 Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Anjos, Juarez José Tuchinski dos
dc.subject.por.fl_str_mv Carteiras escolares
Congresso da instrução
Cultura material escolar
topic Carteiras escolares
Congresso da instrução
Cultura material escolar
description O artigo em tela volta-se para o Congresso da Instrução Pública, planejado para ocorrer no Rio de Janeiro, capital do Império, no ano de 1883. Toma como objeto de análise as discussões relacionadas à carteira escolar, e à sua materialidade, presentes nas Atas e Pareceres do congresso, publicadas apesar de o congresso efetivamente não ter sido realizado por falta de verbas. Valendo-se da metodologia da pesquisa histórica, o artigo persegue um duplo objetivo: 1) compreender o movimento de organização de tal congresso naquele período; 2) identificar que modelos de carteira foram debatidos e indicados como os mais adequados para serem utilizados nas escolas.Palavras-chave: Carteiras escolares. Congresso da instrução. Cultura material escolar.Materiality issue: the school desk at the congress of public instruction of Rio de Janeiro (1883)ABSTRACTThe article in question turns to the Congress of Public Instruction, which was planned to take place in Rio de Janeiro, capital of the Empire, in 1883. It takes as object of analysis the discussions related to the school desk and its materiality present in the Congressional Proceedings and Reports, which were published despite the fact that the Congress was not actually held due to lack of funds. Using the methodology of historical research, the article pursues a double objective: 1) to understand the movement of organizing such a congress in that period; 2) identify which desk models were discussed and indicated as the most suitable for use in schools.Keywords: School desks. Congress of instruction. School material culture.Cuestión de materialidad: el pupitre escolar en el congreso de instrucción pública de Río de Janeiro (1883)RESUMENEl artículo en cuestión se refiere al Congreso de Instrucción Pública, que estaba previsto que tuviera lugar en Río de Janeiro, capital del Imperio, en 1883. Toma como objeto de análisis las discusiones relacionadas con el pupitre escolar y su materialidad presentes en las Actas y Pareceres del congreso, las cuales fueron publicadas a pesar de que el Congreso no se realizó efectivamente por falta de fondos. Utilizando la metodología de investigación histórica, el artículo persigue un doble objetivo: 1) comprender el movimiento de organizar tal congreso en ese período; 2) identificar qué modelos de pupitre se discutieron e indicaron como los más adecuados para su uso en las escuelas.Palabras clave: Pupitres escolares. Congreso de instrucción. Cultura material da la escuela.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15684
10.18764/2358-4319.v13n3p113-136
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15684
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v13n3p113-136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15684/8266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.113-136
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1750226203061518336