Um mobiliário para o ensino profissional: notas sobre a carteira de desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kanazawa, Júlia Naomi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha, Heloísa Helena Pimenta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15686
Resumo: Este artigo tem como objetivo examinar o mobiliário destinado ao ensino de desenho técnico, que compõe o acervo do Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Cônego José Bento, detendo-se, de modo mais específico, na carteira de desenho. A investigação sobre essa peça do mobiliário escolar procura rastrear pistas dos processos de aquisição, da utilização desse tipo de carteira nas práticas escolares e do seu percurso no interior da Escola Profissional Agrícola Industrial Cônego José Bento, entre as décadas de 1930 e 1950, em paralelo com as mudanças curriculares. O trabalho arqueológico proposto visa capturar vestígios sobre peças de mobiliário que sobreviveram às várias mudanças pelas quais passou essa instituição, criada em Jacareí em 1935, no âmbito do plano de expansão do ensino profissional, elaborado pela Superintendência do Ensino Profissional e Doméstica. Procura-se, por essa via, contribuir com os esforços dos historiadores da educação, com vistas a compreender a cultura material da escola como uma dimensão significativa da cultura escolar.Palavras-chave: Cultura material. Mobiliário escolar. Carteira de desenho.Furniture for vocational education: notes on the drawing deskABSTRACTThis article aims at analyzing the furniture designed for the teaching of technical drawing, which is part of the collection of the Memory Center of the State Technical School Cônego José Bento. It focuses specifically on the drawing desk. The investigation on this piece of school furniture aims at tracing evidence of the acquisition process and the uses of this kind of desk in school practices and its itinerary within the Agricultural Industrial Professional School Cônego José Bento, between the 1930s and the 1950s, alongside curricular changes. This archeological work tries to capture traces of the pieces of furniture that survived the multiple changes that influenced this institution, created in Jacareí in 1935, as part of the expansion plan for professional education, developed by Superintendency for Professional and Householding Education. Thus, it aims at contributing to the efforts made by historians of education to comprehend school material culture as a meaningful dimension of school culture.Keywords: Material culture. School furniture. Drawing desk.Muebles para la enseñanza profesional: notas sobre la mesa de dibujoRESUMENEste artículo tiene como objetivo examinar los muebles destinados a la enseñanza del diseño técnico que componen el acervo del Centro de Memoria de la Escuela Técnica Estadual Cônego José Bento, deteniéndose más específicamente sobre la mesa de dibujo. La investigación sobre este tipo de mueble escolar busca rastrear huellas de los procesos de adquisición, su utilización en las prácticas escolares y su recorrido en el interior de la Escuela Profesional Agrícola Industrial Cônego José Bento, entre las décadas de 1930 y 1950, en paralelo con los cambios curriculares. El trabajo arqueológico que se propone busca capturar rastros sobre muebles que han sobrevivido a los varios cambios pasados por esta institución, creada en Jacareí en 1935, en el ámbito del plan de expansión de la enseñanza profesional elaborado por la Superintendencia de la Enseñanza Profesional y Doméstica. Se busca, de esta manera, contribuir con los esfuerzos de historiadores de la educación para comprender la cultura material de la escuela como una dimensión importante de la cultura escolar.Palabras clave: Cultura material. Mueble escolar. Mesa de dibujo.
id UFMA-3_b380ddba21c8548e2774da24ec56a632
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15686
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Um mobiliário para o ensino profissional: notas sobre a carteira de desenhoCultura materialMobiliário escolarCarteira de desenhoEste artigo tem como objetivo examinar o mobiliário destinado ao ensino de desenho técnico, que compõe o acervo do Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Cônego José Bento, detendo-se, de modo mais específico, na carteira de desenho. A investigação sobre essa peça do mobiliário escolar procura rastrear pistas dos processos de aquisição, da utilização desse tipo de carteira nas práticas escolares e do seu percurso no interior da Escola Profissional Agrícola Industrial Cônego José Bento, entre as décadas de 1930 e 1950, em paralelo com as mudanças curriculares. O trabalho arqueológico proposto visa capturar vestígios sobre peças de mobiliário que sobreviveram às várias mudanças pelas quais passou essa instituição, criada em Jacareí em 1935, no âmbito do plano de expansão do ensino profissional, elaborado pela Superintendência do Ensino Profissional e Doméstica. Procura-se, por essa via, contribuir com os esforços dos historiadores da educação, com vistas a compreender a cultura material da escola como uma dimensão significativa da cultura escolar.Palavras-chave: Cultura material. Mobiliário escolar. Carteira de desenho.Furniture for vocational education: notes on the drawing deskABSTRACTThis article aims at analyzing the furniture designed for the teaching of technical drawing, which is part of the collection of the Memory Center of the State Technical School Cônego José Bento. It focuses specifically on the drawing desk. The investigation on this piece of school furniture aims at tracing evidence of the acquisition process and the uses of this kind of desk in school practices and its itinerary within the Agricultural Industrial Professional School Cônego José Bento, between the 1930s and the 1950s, alongside curricular changes. This archeological work tries to capture traces of the pieces of furniture that survived the multiple changes that influenced this institution, created in Jacareí in 1935, as part of the expansion plan for professional education, developed by Superintendency for Professional and Householding Education. Thus, it aims at contributing to the efforts made by historians of education to comprehend school material culture as a meaningful dimension of school culture.Keywords: Material culture. School furniture. Drawing desk.Muebles para la enseñanza profesional: notas sobre la mesa de dibujoRESUMENEste artículo tiene como objetivo examinar los muebles destinados a la enseñanza del diseño técnico que componen el acervo del Centro de Memoria de la Escuela Técnica Estadual Cônego José Bento, deteniéndose más específicamente sobre la mesa de dibujo. La investigación sobre este tipo de mueble escolar busca rastrear huellas de los procesos de adquisición, su utilización en las prácticas escolares y su recorrido en el interior de la Escuela Profesional Agrícola Industrial Cônego José Bento, entre las décadas de 1930 y 1950, en paralelo con los cambios curriculares. El trabajo arqueológico que se propone busca capturar rastros sobre muebles que han sobrevivido a los varios cambios pasados por esta institución, creada en Jacareí en 1935, en el ámbito del plan de expansión de la enseñanza profesional elaborado por la Superintendencia de la Enseñanza Profesional y Doméstica. Se busca, de esta manera, contribuir con los esfuerzos de historiadores de la educación para comprender la cultura material de la escuela como una dimensión importante de la cultura escolar.Palabras clave: Cultura material. Mueble escolar. Mesa de dibujo.Universidade Federal do Maranhão2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1568610.18764/2358-4319.v13n3p162-188Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.162-1882358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15686/8268Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKanazawa, Júlia NaomiRocha, Heloísa Helena Pimenta2020-12-22T13:46:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15686Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-22T13:46:04Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um mobiliário para o ensino profissional: notas sobre a carteira de desenho
title Um mobiliário para o ensino profissional: notas sobre a carteira de desenho
spellingShingle Um mobiliário para o ensino profissional: notas sobre a carteira de desenho
Kanazawa, Júlia Naomi
Cultura material
Mobiliário escolar
Carteira de desenho
title_short Um mobiliário para o ensino profissional: notas sobre a carteira de desenho
title_full Um mobiliário para o ensino profissional: notas sobre a carteira de desenho
title_fullStr Um mobiliário para o ensino profissional: notas sobre a carteira de desenho
title_full_unstemmed Um mobiliário para o ensino profissional: notas sobre a carteira de desenho
title_sort Um mobiliário para o ensino profissional: notas sobre a carteira de desenho
author Kanazawa, Júlia Naomi
author_facet Kanazawa, Júlia Naomi
Rocha, Heloísa Helena Pimenta
author_role author
author2 Rocha, Heloísa Helena Pimenta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kanazawa, Júlia Naomi
Rocha, Heloísa Helena Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura material
Mobiliário escolar
Carteira de desenho
topic Cultura material
Mobiliário escolar
Carteira de desenho
description Este artigo tem como objetivo examinar o mobiliário destinado ao ensino de desenho técnico, que compõe o acervo do Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Cônego José Bento, detendo-se, de modo mais específico, na carteira de desenho. A investigação sobre essa peça do mobiliário escolar procura rastrear pistas dos processos de aquisição, da utilização desse tipo de carteira nas práticas escolares e do seu percurso no interior da Escola Profissional Agrícola Industrial Cônego José Bento, entre as décadas de 1930 e 1950, em paralelo com as mudanças curriculares. O trabalho arqueológico proposto visa capturar vestígios sobre peças de mobiliário que sobreviveram às várias mudanças pelas quais passou essa instituição, criada em Jacareí em 1935, no âmbito do plano de expansão do ensino profissional, elaborado pela Superintendência do Ensino Profissional e Doméstica. Procura-se, por essa via, contribuir com os esforços dos historiadores da educação, com vistas a compreender a cultura material da escola como uma dimensão significativa da cultura escolar.Palavras-chave: Cultura material. Mobiliário escolar. Carteira de desenho.Furniture for vocational education: notes on the drawing deskABSTRACTThis article aims at analyzing the furniture designed for the teaching of technical drawing, which is part of the collection of the Memory Center of the State Technical School Cônego José Bento. It focuses specifically on the drawing desk. The investigation on this piece of school furniture aims at tracing evidence of the acquisition process and the uses of this kind of desk in school practices and its itinerary within the Agricultural Industrial Professional School Cônego José Bento, between the 1930s and the 1950s, alongside curricular changes. This archeological work tries to capture traces of the pieces of furniture that survived the multiple changes that influenced this institution, created in Jacareí in 1935, as part of the expansion plan for professional education, developed by Superintendency for Professional and Householding Education. Thus, it aims at contributing to the efforts made by historians of education to comprehend school material culture as a meaningful dimension of school culture.Keywords: Material culture. School furniture. Drawing desk.Muebles para la enseñanza profesional: notas sobre la mesa de dibujoRESUMENEste artículo tiene como objetivo examinar los muebles destinados a la enseñanza del diseño técnico que componen el acervo del Centro de Memoria de la Escuela Técnica Estadual Cônego José Bento, deteniéndose más específicamente sobre la mesa de dibujo. La investigación sobre este tipo de mueble escolar busca rastrear huellas de los procesos de adquisición, su utilización en las prácticas escolares y su recorrido en el interior de la Escuela Profesional Agrícola Industrial Cônego José Bento, entre las décadas de 1930 y 1950, en paralelo con los cambios curriculares. El trabajo arqueológico que se propone busca capturar rastros sobre muebles que han sobrevivido a los varios cambios pasados por esta institución, creada en Jacareí en 1935, en el ámbito del plan de expansión de la enseñanza profesional elaborado por la Superintendencia de la Enseñanza Profesional y Doméstica. Se busca, de esta manera, contribuir con los esfuerzos de historiadores de la educación para comprender la cultura material de la escuela como una dimensión importante de la cultura escolar.Palabras clave: Cultura material. Mueble escolar. Mesa de dibujo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15686
10.18764/2358-4319.v13n3p162-188
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15686
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v13n3p162-188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15686/8268
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.162-188
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1750226203067809792